Vc já deveria me conhecer bem o suficiente para saber que não sigo essa groselhada toda...
Segue sim. Porque mesmo sabendo que essas coisas todas que os espíritos falaram são falsas, ainda acredita que existiam espiritos falando e não era o CX e o Kardec que estavam escrevendo por eles mesmo (o que por ockham seria muito mais plausivel), ainda mais porque eram coisas que eles acreditavam.
Deixa te dizer, Vitor. Te falei que eu era espirita, vou te dar mais uma informação para sua equação: Eu era espirita com mediunidade avançada.
O que fui vendo com o tempo (tempo demais):
1- Que as coisas que eu ouvia (fisicamente até) não fazia sentido, não eram referenciaveis
2- Que os lugares em que eu estava quando me projetava não podiam ser encontrados. Mesmo quando controlava a minha posição e me movia por mim mesmo, e podia buscar referencias, coisas escritas, conexões entre algumas conversas, informações com pessoas... nada existia fora da experiencia, isto é, não podia ser verificada.
3- Os mediuns (diversos) que convivi não falavam nada que não podia ser dito por algum leitor de mão
Então: Reputei o fenomeno a um bug/comportamento de minha mente, simplesmente.
Reforçado pelas inconsistencias da crença, incluindo a base Kardecista, abandonei o espiritismo, os fenomenos se reduziram praticamente a zero (segundo os espiritas os espiritos me abandonaram porque eu não dava mais bola para eles, segundo EU mesmo, quando parei de acreditar todo o meu viés interpretativo caiu por terra e o fenomeno fisico que eu tinha passou a ser interpretado de outra maneira)
De quebra, ganhei a cura para a gagueira, porque ela era alimentada pela questão espirita de carma e culpa, purificação, etc..
Outro exemplo: Fizemos, minha esposa e eu, diversas tentativas de ter filhos (tinhamos problemas com aborto, etc..). Já não era espirita, quando ela ficou grávida, tive um sentimento inequívoco que ela estava nesta condição. Reputei isso a alguma coisa de espirito, energias? De modo algum, porque havia outras explicações mais plausíveis para um cético (ela estava fazendo tratamento (era de se esperar o filho), meu desejo de ter o filho era bem forte, se depois ela não estivesse grávida eu provavelmente iria esquecer do ocorrido (estatísticas dos grandes numeros)
Então eu reputo realmente a crença como, além de prejudicial, algo que destroi nossa capacidade de interpretação. Acreditou em uma religião, vc vai ganhar a comunidade etc.., que muitas vezes é saudável para a pessoa, MAS vai ter sua capacidade crítica avariada.
Dentro deste mesmo conceito, não consigo sequer imaginar que um PABX possa ser influenciado pela energia (imensuravel e indetectavel) de uma pessoa. Vou reputar de uma maneira clara ao viés interpretativo dos crentes (que a maioria é) que estavam la.
POR ISSO, que prefiro postar com pessoas que não são crentes sobre esse assunto, como parece ser o caso do Tupac. Por que não teremos a merda da dissonancia cognitiva entre nós e partimos mais ou menos do mesmo ponto. E como disse, considero o assunto importante, e poderei ver melhor as evidencias se não tiver que rebater coisas que considero absurdas. Veja, os seus posts sobre o caso Piper me parecem todo um grande absurdo, as questoes dos construtos, detecção das informações dos mortos a partir dos vivos da sala, etc.., e para vc faz todo o sentido.
Então, Vitor, por isso que não quero mais postar contigo mas sim com pessoas que não acreditam. Porque quem acredita, acredita mesmo, e nesse sentido a parapsicologia vai virar a apologética do espiritismo. Por favor, não me cite nem me conteste.