Citação de: Geotecton em 22 de Novembro de 2015, 01:57:36Citação de: Sergiomgbr em 21 de Novembro de 2015, 12:43:47Citação de: Lorentz em 21 de Novembro de 2015, 11:46:19Citação de: Sergiomgbr em 20 de Novembro de 2015, 19:35:32Essa coisa de América do Sul emendar nas costas da África e outras "emendinhas" não deixa muito claro pra onde vão as terras imersas entre as regiões emersas consideradas.Imersas = para baixo.Emersas = para cima.Isso responde?E por que seria assim? Uma conta mágica com base apenas na molhação? Para baixo onde? Para cima onde? E se algo vai pra baixo, o que substitui o que foi pra baixo? Continua muito "superficial",sem trocadilhos.Citação de: Sergiomgbr em 21 de Novembro de 2015, 16:30:28Citação de: Lorentz em 21 de Novembro de 2015, 15:53:46Citação de: Sergiomgbr em 21 de Novembro de 2015, 12:43:47Citação de: Lorentz em 21 de Novembro de 2015, 11:46:19Citação de: Sergiomgbr em 20 de Novembro de 2015, 19:35:32Essa coisa de América do Sul emendar nas costas da África e outras "emendinhas" não deixa muito claro pra onde vão as terras imersas entre as regiões emersas consideradas.Imersas = para baixo.Emersas = para cima.Isso responde?E por que seria assim? Uma conta mágica com base apenas na molhação? Para baixo onde? Para cima onde? E se algo vai pra baixo, o que substitui o que foi pra baixo? Continua muito "superficial",sem trocadilhos.Para baixo é para o manto. Para cima é para a crosta, criando montanhas. O que substitui o que foi para baixo é solo novo, como o oceano atlântico inteiro.Mas existe a possibilidade de eu não ter entendido suas dúvidas.Você compreendeu. Óbvio que entre um litoral e outro, principalmente um que se proponha ser o "encaixe" do outro, como o que se "sugere" com parte oriental da América do Sul coincidindo fisicamente como um encaixe com a parte ocidental da África e no meio o oceano Atlântico, intuitivamente se imagine que as terras imersas devam ser descontinuadas de alguma forma, mas eu acho simplista até o nível da imponderabilidade(a um nível de algo como a ideia do "ajuste fino" criacionista), que tão somente a parte imersa ceda, com se houvesse uma força oculta preservando o desenho de cada área emersa a ser "encaixada".Simplificadamente, as "terras emersas" são constituídas quase 100% de crosta continental. As exceções são algumas ilhotas nos meio dos oceanos, surgidas quase todas por ação de hot spots trazendo material direto do manto ou por estarem em regiões conhecidas como 'arcos-de-ilha', que constituem parte da crosta oceânica retrabalhada. As 'terras imersas' são constituídas em sua imensa maioria por crosta oceânica.A crosta oceânica é muito mais nova que a crosta continental. De fato, a porção mais antiga de oceano não chega a 290 milhões de anos, ao passo que as grandes porções de continente mais antigos (conhecidos como 'crátons') tem mais de 3,5 bilhões de anos. E isto ocorre porque quase todo material que subducta (ou seja, mergulha e é reabsorvido no manto) é da crosta oceânica.Então não entendi onde está a dúvida e ou o problema?Tanto a duvida quanto o "problema"(principalmente), persistem pra quem quer continuar a identificá-los. Eu acho simplista toda esse "embasamento", sem trocadilhos! das crostas continentais em relação às oceânicas.
Citação de: Sergiomgbr em 21 de Novembro de 2015, 12:43:47Citação de: Lorentz em 21 de Novembro de 2015, 11:46:19Citação de: Sergiomgbr em 20 de Novembro de 2015, 19:35:32Essa coisa de América do Sul emendar nas costas da África e outras "emendinhas" não deixa muito claro pra onde vão as terras imersas entre as regiões emersas consideradas.Imersas = para baixo.Emersas = para cima.Isso responde?E por que seria assim? Uma conta mágica com base apenas na molhação? Para baixo onde? Para cima onde? E se algo vai pra baixo, o que substitui o que foi pra baixo? Continua muito "superficial",sem trocadilhos.Citação de: Sergiomgbr em 21 de Novembro de 2015, 16:30:28Citação de: Lorentz em 21 de Novembro de 2015, 15:53:46Citação de: Sergiomgbr em 21 de Novembro de 2015, 12:43:47Citação de: Lorentz em 21 de Novembro de 2015, 11:46:19Citação de: Sergiomgbr em 20 de Novembro de 2015, 19:35:32Essa coisa de América do Sul emendar nas costas da África e outras "emendinhas" não deixa muito claro pra onde vão as terras imersas entre as regiões emersas consideradas.Imersas = para baixo.Emersas = para cima.Isso responde?E por que seria assim? Uma conta mágica com base apenas na molhação? Para baixo onde? Para cima onde? E se algo vai pra baixo, o que substitui o que foi pra baixo? Continua muito "superficial",sem trocadilhos.Para baixo é para o manto. Para cima é para a crosta, criando montanhas. O que substitui o que foi para baixo é solo novo, como o oceano atlântico inteiro.Mas existe a possibilidade de eu não ter entendido suas dúvidas.Você compreendeu. Óbvio que entre um litoral e outro, principalmente um que se proponha ser o "encaixe" do outro, como o que se "sugere" com parte oriental da América do Sul coincidindo fisicamente como um encaixe com a parte ocidental da África e no meio o oceano Atlântico, intuitivamente se imagine que as terras imersas devam ser descontinuadas de alguma forma, mas eu acho simplista até o nível da imponderabilidade(a um nível de algo como a ideia do "ajuste fino" criacionista), que tão somente a parte imersa ceda, com se houvesse uma força oculta preservando o desenho de cada área emersa a ser "encaixada".Simplificadamente, as "terras emersas" são constituídas quase 100% de crosta continental. As exceções são algumas ilhotas nos meio dos oceanos, surgidas quase todas por ação de hot spots trazendo material direto do manto ou por estarem em regiões conhecidas como 'arcos-de-ilha', que constituem parte da crosta oceânica retrabalhada. As 'terras imersas' são constituídas em sua imensa maioria por crosta oceânica.A crosta oceânica é muito mais nova que a crosta continental. De fato, a porção mais antiga de oceano não chega a 290 milhões de anos, ao passo que as grandes porções de continente mais antigos (conhecidos como 'crátons') tem mais de 3,5 bilhões de anos. E isto ocorre porque quase todo material que subducta (ou seja, mergulha e é reabsorvido no manto) é da crosta oceânica.Então não entendi onde está a dúvida e ou o problema?
Citação de: Lorentz em 21 de Novembro de 2015, 11:46:19Citação de: Sergiomgbr em 20 de Novembro de 2015, 19:35:32Essa coisa de América do Sul emendar nas costas da África e outras "emendinhas" não deixa muito claro pra onde vão as terras imersas entre as regiões emersas consideradas.Imersas = para baixo.Emersas = para cima.Isso responde?E por que seria assim? Uma conta mágica com base apenas na molhação? Para baixo onde? Para cima onde? E se algo vai pra baixo, o que substitui o que foi pra baixo? Continua muito "superficial",sem trocadilhos.
Citação de: Sergiomgbr em 20 de Novembro de 2015, 19:35:32Essa coisa de América do Sul emendar nas costas da África e outras "emendinhas" não deixa muito claro pra onde vão as terras imersas entre as regiões emersas consideradas.Imersas = para baixo.Emersas = para cima.Isso responde?
Essa coisa de América do Sul emendar nas costas da África e outras "emendinhas" não deixa muito claro pra onde vão as terras imersas entre as regiões emersas consideradas.
Citação de: Lorentz em 21 de Novembro de 2015, 15:53:46Citação de: Sergiomgbr em 21 de Novembro de 2015, 12:43:47Citação de: Lorentz em 21 de Novembro de 2015, 11:46:19Citação de: Sergiomgbr em 20 de Novembro de 2015, 19:35:32Essa coisa de América do Sul emendar nas costas da África e outras "emendinhas" não deixa muito claro pra onde vão as terras imersas entre as regiões emersas consideradas.Imersas = para baixo.Emersas = para cima.Isso responde?E por que seria assim? Uma conta mágica com base apenas na molhação? Para baixo onde? Para cima onde? E se algo vai pra baixo, o que substitui o que foi pra baixo? Continua muito "superficial",sem trocadilhos.Para baixo é para o manto. Para cima é para a crosta, criando montanhas. O que substitui o que foi para baixo é solo novo, como o oceano atlântico inteiro.Mas existe a possibilidade de eu não ter entendido suas dúvidas.Você compreendeu. Óbvio que entre um litoral e outro, principalmente um que se proponha ser o "encaixe" do outro, como o que se "sugere" com parte oriental da América do Sul coincidindo fisicamente como um encaixe com a parte ocidental da África e no meio o oceano Atlântico, intuitivamente se imagine que as terras imersas devam ser descontinuadas de alguma forma, mas eu acho simplista até o nível da imponderabilidade(a um nível de algo como a ideia do "ajuste fino" criacionista), que tão somente a parte imersa ceda, com se houvesse uma força oculta preservando o desenho de cada área emersa a ser "encaixada".
Citação de: Sergiomgbr em 21 de Novembro de 2015, 12:43:47Citação de: Lorentz em 21 de Novembro de 2015, 11:46:19Citação de: Sergiomgbr em 20 de Novembro de 2015, 19:35:32Essa coisa de América do Sul emendar nas costas da África e outras "emendinhas" não deixa muito claro pra onde vão as terras imersas entre as regiões emersas consideradas.Imersas = para baixo.Emersas = para cima.Isso responde?E por que seria assim? Uma conta mágica com base apenas na molhação? Para baixo onde? Para cima onde? E se algo vai pra baixo, o que substitui o que foi pra baixo? Continua muito "superficial",sem trocadilhos.Para baixo é para o manto. Para cima é para a crosta, criando montanhas. O que substitui o que foi para baixo é solo novo, como o oceano atlântico inteiro.Mas existe a possibilidade de eu não ter entendido suas dúvidas.
Tem razão, toda essa explicação aí é muito simplista. Aqui (link) voce pode encontrar informações mais detalhadas. Divirta-se
Espera aew, eu devia ter lido toda a yottabítica literatura disponível a respeito???
Citação de: Enjolras em 22 de Novembro de 2015, 11:36:07Tem razão, toda essa explicação aí é muito simplista. Aqui (link) voce pode encontrar informações mais detalhadas. Divirta-se Valeu meu jovem, mas estou dando pistas sobre que tipo de "dúvidas" eu tenho o tempo todo. Citação de: Sergiomgbr em 21 de Novembro de 2015, 16:38:11Espera aew, eu devia ter lido toda a yottabítica literatura disponível a respeito???
Citação de: Sergiomgbr em 22 de Novembro de 2015, 11:41:31Citação de: Enjolras em 22 de Novembro de 2015, 11:36:07Tem razão, toda essa explicação aí é muito simplista. Aqui (link) voce pode encontrar informações mais detalhadas. Divirta-se Valeu meu jovem, mas estou dando pistas sobre que tipo de "dúvidas" eu tenho o tempo todo. Citação de: Sergiomgbr em 21 de Novembro de 2015, 16:38:11Espera aew, eu devia ter lido toda a yottabítica literatura disponível a respeito???Seria constrangedor pra você(ou quem sabe não?) começar uma coisa que não poderia terminar aqui, como já aconteceu antes, na mesma toada.
Sim, seria muito constrangedor. Licença, vou ali tirar a roupa da máquina, sabe como é, domingao, dia de lavar roupa.
CHARACTERISTICS OF OCEANIC CRUST AND CONTINENTAL CRUSTOCEANIC CRUSTCONTINENTAL CRUSTAVERAGE THICKNESS7 km30 to 50 kmDENSITY3.0 gm/cm32.7 gm/cm3COMPOSITIONbasalt underlain by gabbrogranite, other plutonic rocks, schist, gneissEARTH'S MASS0.099%0.374%
O google está ficando cada vez mais interessante. Googlando por "oceanic continental crust density" já vem uma tabelinha puxada de algum lugar:CitarCHARACTERISTICS OF OCEANIC CRUST AND CONTINENTAL CRUSTOCEANIC CRUSTCONTINENTAL CRUSTAVERAGE THICKNESS7 km30 to 50 kmDENSITY3.0 gm/cm32.7 gm/cm3COMPOSITIONbasalt underlain by gabbrogranite, other plutonic rocks, schist, gneissEARTH'S MASS0.099%0.374%Achava que a diferença de densidade fosse bem maior.
Não é interessante pensar que os piroxênios, as olivinas e, em menor grau, os anfibólios e o plagiocláio 'contribuíram' decisivamente para a Tectônica de Placas?
Eu não duvido, mas sem saber nada sobre essas coisas que suponho serem uns "tipos de pedras", não poderia realmente dar endosso a afirmação, se me perguntassem.
Citação de: Geotecton em 22 de Novembro de 2015, 16:19:14Não é interessante pensar que os piroxênios, as olivinas e, em menor grau, os anfibólios e o plagiocláio 'contribuíram' decisivamente para a Tectônica de Placas?Mas os Anfibólios não tornam seu argumento uma falácia da anfibolia?
Citação de: Sergiomgbr em 22 de Novembro de 2015, 16:36:20Citação de: Geotecton em 22 de Novembro de 2015, 16:19:14Não é interessante pensar que os piroxênios, as olivinas e, em menor grau, os anfibólios e o plagiocláio 'contribuíram' decisivamente para a Tectônica de Placas?Mas os Anfibólios não tornam seu argumento uma falácia da anfibolia?Se eu não posso convencê-lo, posso confundi-lo.
Tanto a duvida quanto o "problema"(principalmente), persistem pra quem quer continuar a identificá-los. Eu acho simplista toda esse "embasamento", sem trocadilhos! das crostas continentais em relação às oceânicas.