Autor Tópico: Pelo direito de dirigir alcoolizado  (Lida 32539 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Pelo direito de dirigir alcoolizado
« Resposta #300 Online: 14 de Janeiro de 2009, 23:30:15 »
Você já usou drogas ou já bebeu bebida alcoolica? Conhece os efeito, mecanismo de ação no corpo e etc?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #301 Online: 14 de Janeiro de 2009, 23:31:13 »
Você já dormiu enquanto dirige?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #302 Online: 14 de Janeiro de 2009, 23:42:01 »
Nunca, mas to perguntando, você já usou drogas? drogas não é homeopatia, você não precisa acreditar nos efeitos, a química entra no seu organismo e fica fazendo efeito até ser eliminada, não é algo que você possa controlar....

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #303 Online: 14 de Janeiro de 2009, 23:54:14 »
Nunca tive interesse. Mas eu sei o que é.
a química entra no seu organismo e fica fazendo efeito até ser eliminada, não é algo que você possa controlar....
Stress no volante?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #304 Online: 15 de Janeiro de 2009, 00:14:35 »
A questão é proibir o que é reconhecidamente um causador da maior parte dos acidentes que ocorrem nas estradas. A partir do momento que resolvo ingerir algo que reduza minhas faculdades e mobilidade, certamente estou sujeito a perder o controle... ou não.

O que ocorre, Foxes, é que estamos vivendo em sociedade e precisamos abrir mão de condutas potencialmente lesivas porque existem precedentes que demonstrem tais fatores. Não acho que o legislador criou uma vedação desse tipo somente pelo prazer de 'tolher' nosso direito de ir e vir. Para se chegar à uma lei como essa, estudos são avaliados e dados são coletados. Uma lei não surge do nada: via de regra, existe o fato em sociedade e este precisa ser regulamentado. Como não estamos numa sociedade em que obedecer a lei é algo natural, criam-se sanções para aqueles que descumprirem o previsto. Indo mais além: como a punição anterior não era suficiente para inibir, nada mais natural que a sanção se torne ainda mais restritiva.

É bem diferente estar com sono ou apresentar problemas de saúde que, em algum momento, reduzem as faculdades do motorista. Não foi uma opção pessoal, são fatores orgânicos que impedem o bom funcionamento do corpo e mente humanos. Já o alcóol é um agente externo que provoca a mesma redução e é ingerido por vontade própria do indivíduo.

Por fim, a minha posição é a mesma de muitas pessoas que eu conheço: quem bebe e conhece os efeitos da ingestão do alcool assume o risco de, eventualmente ocorrendo um acidente, ser responsabilizado criminalmente por ele. O agente assume conscientemente que poderá vir a provocar algum tipo de acidente, embora pense que irá evitá-lo caso  situação de perigo se apresente. É a velha história: "Eu sei dirigir e não fico "bêbado", logo, não vou provocar um acidente pois não me sinto mal e estou enxergando direito" (frase de um amigo que, via de regra, entra no carro trôpego e mal sabe como chega em casa)...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #305 Online: 15 de Janeiro de 2009, 00:23:14 »
Não foi uma opção pessoal, são fatores orgânicos que impedem o bom funcionamento do corpo e mente humanos. Já o alcóol é um agente externo que provoca a mesma redução e é ingerido por vontade própria do indivíduo.
Percebe o erro de pensar assim? :)

Além do mais sono e fatores químicos do nosso corpo causados pelo humor são questão de escolha de um modo geral.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #306 Online: 15 de Janeiro de 2009, 00:29:06 »
Nunca tive interesse. Mas eu sei o que é.
a química entra no seu organismo e fica fazendo efeito até ser eliminada, não é algo que você possa controlar....
Stress no volante?

Bom, é que parece que você não sabe.... ninguém pode controlar os efeitos de uma droga, se você bebe uma bebida alcoolica você vai ficar bebado, vai diminuir seus reflexos. Se você cheirar cocaina você vai ficar ligadão, se você fumar maconha você vai ficar sabe... que nem maconheiro.... meio lento.... Se você tomar lsd você vai ter alucinações...não é homeopatia.... se você ingerir, inalar a substancia...ela vai provocar efeitos no seu cérebro....é assim que funciona....não tente comparar uso de drogas com doenças metabólicas que podem variar de pessoa pra pessoa...e que existe tratamento... não é a mesma coisa...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #307 Online: 15 de Janeiro de 2009, 00:33:53 »
Bom, é que parece que você não sabe....
Isso é só falácia.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #308 Online: 15 de Janeiro de 2009, 00:43:21 »
é que comparar efeito de drogas com doenças não é uma boa comparação....

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #309 Online: 15 de Janeiro de 2009, 01:29:35 »
("Da mesma forma"? Leia o que eu escrevi.) Eu sei que morre menos gente nas estradas por causa de obesidade do que por bebida, mas só porque são em número menor essas mortes são inválidas?

Eu continuo a ver essa proibição do álcool como uma afronta a liberdade com desculpas que não se aplicam a todos os casos. Tem gente sonolenta, acima do peso, ou que já nasceram com reflexos lentos. Me cheira como aquele negócio de proibir maconha mas não proibir tabaco... "cigarro um monte de gente fuma então não dá pra proibir"

Foxes, Tu quoque não se aplica nas leis.Beber e dirigir mata, não é porque outras coisas também matam e não são proibidas que devemos permitir beber e dirigir.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #310 Online: 15 de Janeiro de 2009, 01:41:36 »
Não foi uma opção pessoal, são fatores orgânicos que impedem o bom funcionamento do corpo e mente humanos. Já o alcóol é um agente externo que provoca a mesma redução e é ingerido por vontade própria do indivíduo.
Percebe o erro de pensar assim? :)

Além do mais sono e fatores químicos do nosso corpo causados pelo humor são questão de escolha de um modo geral.

Variabilidade de humor que ocasiona perda de reflexo e redução de mobilidade certamente não é uma questão de escolha, Foxes. E outra, ninguém aqui está afirmando que outros fatores não reduzem a capacidade do motorista: sim, existem fatores que alteram essa capacidade. No entanto, a partir do momento que o EFEITO ACIDENTE ocorre e tem como fator predominante a CAUSA BEBIDA ALCÓOLICA, não acho absurdo que exista intromissão estatal no sentido de assegurar o bem estar de todos.

E quanto a perceber o erro de "pensar assim", eu não percebi. Caso você tenha percebido onde está o erro, aponte-o e eu terei a humildade de reconhecê-lo. :ok:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #311 Online: 15 de Janeiro de 2009, 07:43:01 »
("Da mesma forma"? Leia o que eu escrevi.) Eu sei que morre menos gente nas estradas por causa de obesidade do que por bebida, mas só porque são em número menor essas mortes são inválidas?

Eu continuo a ver essa proibição do álcool como uma afronta a liberdade com desculpas que não se aplicam a todos os casos. Tem gente sonolenta, acima do peso, ou que já nasceram com reflexos lentos. Me cheira como aquele negócio de proibir maconha mas não proibir tabaco... "cigarro um monte de gente fuma então não dá pra proibir"

Foxes, Tu quoque não se aplica nas leis.Beber e dirigir mata, não é porque outras coisas também matam e não são proibidas que devemos permitir beber e dirigir.

2

(Como se já não tivesse sido explicado)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #312 Online: 15 de Janeiro de 2009, 08:44:10 »
Citação de: Humberto Francis
A idéia contida na Lei e legislação derivada é a proibição do direito de dirigir para quem tem determinada dosagem alcoólica no sangue, em virtude de tal substância ser entorpecente legal que causa redução na atenção necessária à direção de veículos. Só isso.  Não se impede que as pessoas bebam. O que se impede é que pessoas alcoolizadas dirijam.

A concordância na proibição do direito de dirigir a pessoas alcoolizadas  não implica  na concordância em imposição a outros limites.

Mostrada e refutada sua falácia, IconoclastaSP.

Demonstração totalmente tautológica, mesmo porque:

Seria se o instrumento tratado fosse somente retórica, o que nem de longe é o caso.
Na demonstração da sua utilização da falácia do declive escorregadio (ou derrapagem, ou bola de neve) bastou simples demonstração de que seu argumento está atribuindo consequências inaceitáveis a partir do evento que vc considera consequente, mas que na verdade não o é.
Recomendo a leitura de um bom dicionário de português, um bom dicionário de filosofia e uma coleção sobre lógica e lógica do discurso.
Lamento tanto por vc não entender onde cometeu a falácia, quanto por vc parecer não entender os termos falácia e tautologia.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #313 Online: 15 de Janeiro de 2009, 09:13:53 »
Para mostrar seu erro na argumentação de eu teria usado uma tautologia ("
Demonstração totalmente tautológica, mesmo porque:
"), ainda estou tentando compreender onde vc enxergou a alegada tautologia e como vc acha que sua nova falácia da pergunta complexa demonstraria existência de tautologia na demonstração.

Para ajudar vc a entender, faça uma consulta ao Guia das Falácias de Stephen Downes. Vai ajudar muito.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #314 Online: 15 de Janeiro de 2009, 17:11:48 »
A grande questão é: tais pessoas não apresentam esses problemas por opção pessoal e nem se sentem a vontade quando eles se manifestam em situações que exigem cuidado e atenção.
Não acredite nos gordinhos quando eles dizem que tem "problemas glandulares".
A idéia contida na Lei e legislação derivada é a proibição do direito de dirigir para quem tem determinada dosagem alcoólica no sangue, em virtude de tal substância ser entorpecente legal que causa redução na atenção necessária à direção de veículos.
Uma pessoa com colesterol alto tem problemas de reflexos e mobilidade.
Nossa, que analogia mais... exótica...
Os fundamentos são os mesmos.

Tudo bem, foxes... mostre então uma única fonte que diga que uma pessoa com colesterol alto tem suas capacidades motoras reduzidas da mesma forma que alguém sob influência de bebida ou drogas...

Colesterol alterado é opcional? :?
Dá pra alterar no boteco? ::)
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Pelo direito de dirigir alcoolizado
« Resposta #315 Online: 30 de Agosto de 2013, 14:55:15 »
Semáforos = escravidão. FUCK YOU I WON'T DO WHAT YOU TELL ME

FUCK YOU I WON'T DO WHAT YOU TELL ME

LIBERTARIANISMO RULEZ!!!!111onze!!!!!11111

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #316 Online: 30 de Agosto de 2013, 15:07:07 »
Não adianta, ser partidário e defender sua ideologia (ou o que você acha que ela é) ao invés de analisar cada caso separadamente e usar a razão para chegar numa conclusão sempre dá merda.

Querendo ou não, vivemos numa sociedade estatal, e a vontade da maioria prevalece. Dirigir alcoolizado oferece riscos grandes à outras pessoas que estão nas ruas, não é uma mera questão de liberdade pessoal e o que você quer fazer com seu corpo e propriedade. O mesmo vale para o cinto de segurança: o não uso poderá causar gastos maiores ao estado. A saúde é pública (parcialmente) e as ruas também, então o coletivo é que deve ser priorizado.

Se as ruas fossem privadas como idealizado por ancaps e você quisesse dirigir alcoolizado em uma rua em que isso fosse permitido, problema seu, ia morrer num acidente rapidinho. Mas não é o caso.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #317 Online: 30 de Agosto de 2013, 17:00:38 »
Velho, olha o título desse tópico, isso devia estar na área de Papo Furado...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #318 Online: 21 de Maio de 2016, 14:04:21 »
Semáforos = escravidão. FUCK YOU I WON'T DO WHAT YOU TELL ME

LIBERTARIANISMO RULEZ!!!!111onze!!!!!11111

THEY USE FORCE TO MAKE YOU DO WHAT THE DECIDERS HAVE DECIDE YOU MUST DO!!!!one

:) Zack De La Rocha é o cara.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #319 Online: 14 de Maio de 2019, 12:46:33 »
 :no:O argumento de que não se pode criminalizar alguém por "estar com a substância errada no sangue", sem que tenha sido cometida una ação criminosa nao leva em conta que o direito para dirigir é dado para seres humanos. Ser humano nao tem álcool no sangue.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #320 Online: 14 de Maio de 2019, 17:30:08 »
:no:O argumento de que não se pode criminalizar alguém por "estar com a substância errada no sangue", sem que tenha sido cometida una ação criminosa nao leva em conta que o direito para dirigir é dado para seres humanos. Ser humano nao tem álcool no sangue.

Tendi nada. Pra variar.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #321 Online: 14 de Maio de 2019, 17:53:57 »

Tendi nada. Pra variar.
Agora estou comecando a entender você, PedroVai ver você não leu o quote que inicia o tópico. Ou não procede?
« Última modificação: 14 de Maio de 2019, 18:00:26 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #322 Online: 14 de Maio de 2019, 21:47:19 »

Tendi nada. Pra variar.
Agora estou comecando a entender você, PedroVai ver você não leu o quote que inicia o tópico. Ou não procede?

Gostaria de dizer o mesmo mas a real é que não entendo patavinas do que você escreve.

O argumento contestado por vossa senhoria seria "estar com a substância errada no sangue não é motivo para multar alguém".

Para isso você nos lembra que o direito de dirigir é dado somente a humanos.  E para sangue de humanos álcool é uma substância errada pois normalmente não deveria ser encontrada no sangue.

(????!!!!!!)

A estrutura lógica desse argumento continua um completo mistério pra mim.

( Eu não li o texto inicial mas ainda me lembro do que se trata. )

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #323 Online: 14 de Maio de 2019, 21:52:31 »
É tipo assim: você só está concordando que álcool é uma substância que não faz parte da composição normal do sangue humano.

Mas pro autor do tópico isso não é motivo pra multar. Para você é.

Ok. O autor deu as razões malucas dele do porquê isto não deva ser motivo para proibir alguém de dirigir.

Faltou você dar as suas.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #324 Online: 14 de Maio de 2019, 21:56:53 »
Sim, é óbvio que os efeitos desta substância colocam em risco a vida de outros.

Mas por que ele não estaria levando em conta que só os humanos podem dirigir?

Que diferença faria no seu argumento, se macacos também pudessem tirar carteira e sair por aí ao volante de um automóvel, embriagados ou não?

Dá a impressão que você está sugerindo que se mais algum animal pudesse tirar carteira, o argumento de que não se deva proibir bêbados de dirigir faria sentido. O único problema, e que o autor não teria percebido, é que macacos não dirigem.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!