Não acho que seja elaborado demais para ser coisa de criança, pelo contrário, acho que só uma criança faria esse tipo de "molecagem" que não traz nenhum benefício imediato para si. Adulto tem que trabalhar, o que ele vai ganhar com isso?
O mesmo que uma criança ganharia: diversão. Vejo você dizendo que isso foi coisa de criança por não ser algo racional para um adulto, mas quem disse que todos os adultos são racionais? O que mais tem por aí é espírito de porco!
Um exemplo que aconteceu na minha casa há menos de um ano. Na última reforma nós mudamos o ponto onde ficavam os relógios de luz e água, e fizemos a tradicional gaiolinha na grade para os funcionários da Eletropaulo e da Sabesp fazerem a leitura sem precisar nos chamar para abrir o portão. A propria gaiolinha em si tem um portão, mas que sempre ficava sem cadeado apesar de já ter o furo para colocá-lo. Pois bem, depois de uns tempos começamos a notar que a gaiolinha volta e meia amanhecia aberta (chegamos até a desconfiar de bandido se escondendo) mas com o tempo começamos a notar que sempre havia embalagem de camisinha por lá. Com isso ficou óbvio o que estava acontecendo. Então meu pai resolveu amarrar o portão com fita plástica durante a noite para ver se o cara se tocava que a gente já sabia o que estava acontecendo e parasse com isso. Que nada, o cara só começou a cortar a fita toda noite. Depois de alguns dias meu pai viu que não teria jeito de fazer o cara parar numa boa e resolveu comprar um cadeado para fechar a gaiolinha a noite.
Mas antes de usar o cadeado resolveu fazer uma armadilha para o elemento. Colocou água, óleo velho de carro e mais um monte de porcarias num balde e deixou em cima do relógio de luz. Prendeu uma fita no balde, passando por fora da gaiolinha e voltando para dentro por baixo, na altura dos tornozelos. Deixou a armação instável de jeito que um toque leve na fita embaixo derrubaria o balde na cabeça do elemento. E como a gaiolinha quase não recebe luz a noite, seria muito difícil para a pessoa perceber. Pois bem, no dia seguinte só encontramos o balde no chão, mas com o chão pouco molhado, de maneira que parece que o sujeito levou a maior parte do banho. E daí em diante colocamos o cadeado todas as noites.