Autor Tópico: Tópico para notícias bizarras  (Lida 547286 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Tópico para notícias bizarras
« Resposta #4400 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 12:26:43 »
Mas eles sao de fato machistas. Nao me importaria de ver esses adesivos vendidos avulsos em lojas de bugigangas, mas note que nesse caso trata-se de material escolar, voltado para o publico infanto-juvenil. Por isso, concordo com as reclamacoes.

Para ver o problema, basta imaginar se as piadinhas das figuras fossem sobre negros.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4401 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 12:30:51 »
Para ver o problema, basta imaginar se as piadinhas das figuras fossem sobre negros.

Os bonequinhos da pista são negros. Quer dizer que só negros cometem crimes como pegas e atropelam suas mulheres? :hein:

Quando eu vi essa imagem, imediatamente liguei o "animais" aos corredores justamente por causa da cena ser clássica de filmes com cenas de corridas de rua.

E os cadernos são da linha universitária, não direcionada para o público infantil.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 12:34:08 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4402 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 12:50:33 »
Pronto, protejam nossas crianças desses cadernos perigosos.

Aparentemente uma geração de emos não é suficiente, temos que piorar as coisas.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4403 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 13:27:11 »

Os bonequinhos da pista são negros. Quer dizer que só negros cometem crimes como pegas e atropelam suas mulheres? :hein:

Quando eu vi essa imagem, imediatamente liguei o "animais" aos corredores justamente por causa da cena ser clássica de filmes com cenas de corridas de rua.

E os cadernos são da linha universitária, não direcionada para o público infantil.

Linha universitaria? Ah, entao nao vejo problema, alem da escrotice do publicitario. E tambem pensei que se referia aos motoristas. Mas aquele que iguala uma mulher bebada a uma noite de amor eh dose.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4404 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 14:22:13 »

2. Embora também imediatamente pensei que essa referência talvez fosse meio datada demais.

Não tinha ao menos um em que a garota jogava um lenço ou soltava o lenço para dar a largada? Talvez isso evitasse a confusão.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #4405 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 15:12:21 »

Linha universitaria? Ah, entao nao vejo problema, alem da escrotice do publicitario. E tambem pensei que se referia aos motoristas. Mas aquele que iguala uma mulher bebada a uma noite de amor eh dose.
Há quem use caderno universitário desde a quinta série.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4406 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 15:26:41 »

Mulher bêbada? Bancando o advogado do diabo:

Não vejo sugestão direta de "mulher bêbada", me parece necessariamente uma interpretação. E um jantar/vinho, não é algo culturalmente associado a romantismo, sem a implicação de embriaguez?

Não achei a "fórmula" boa para esse tipo de coisa, de qualquer forma, essa interpretação não é algo exagerado, e deveriam prever esse risco, de qualquer forma. Mas vejo mais a coisa sob a perspectiva de risco de caírem em cima, condenando como apologia ao estupro, do que de fato incentivar.

O "esgrima com talheres", simplesmente não entendi. A dos corações em diferentes partes do corpo me pareceu uma piada "feminista", não "machista". O de dar a preferência com um coração no meio me pareceu uma piadinha romântica do tipo "amar é..."

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4408 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 15:38:26 »
Achei bem engraçados. Na verdade são apenas representações visuais de piadas e tiradas antigas.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #4409 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 15:53:58 »
Se "femista" são as "feministas" radicais, então "machistas" são os "machinistas" radicais?

"Machistas" são os "masculinistas" radicais.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4410 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 16:15:55 »
Achava que os masculinistas fossem contrapartes masculinos dos femininistas... e os masculistas contrapartes dos feministas... :confuso:

Os ultra-radicais devem ser só Ms e Fs....

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #4411 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 16:50:59 »
O termo "femininista" não existe "oficialmente".

Machista - Quem defende a superioridade do homem.
Masculinista - Quem defende os direitos do homem.
Feminista - Quem defende os direitos da mulher.
Femista - Quem defende a superioridade da mulher.

O mesmo ocorre com os recentes termos "homo/heterossexualista" e "homo/heterossexista".
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4412 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 16:59:38 »
Aquele post original era só um fill-in para um post que eu apaguei porque postei no tópico errado. Desculpe o incômodo. :-/

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #4413 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 18:02:01 »
Sabia do "gatilho" da coisa. Imaginei que fosse um tipo de manifestação que dificultaria a "traçarem a linha" entre Femen e os demais participantes/apoiadores dessa manifestação. Parece que cada um que dava uma opinião sobre a coisa tinha uma opinião meio diferente e bem mais abrangente, meio como em entrevistas dos "occupy wall street" ou "tea partiers". Lembro de ter lido ou ouvido até algo como que as mulheres deveriam "resgatar" o termo "slut", meio como negros fazem com "nigger"... ::)

Muitas das manifestantes não faziam a menor ideia do que estavam realmente fazendo ao participar da marcha. Ficaram sabendo pelo facebook e twitter e foram lá, desfilar de meia arrastão. O Femen não tem um número muito expressivo de integrantes; no Brasil são cerca de 20 mulheres que protestam de topless e são oficialmente ligadas, além de mais algumas pessoas que as ajudam mas não participam das manifestações.

O topless gera publicidade ao Femen e em mais de uma entrevista as próprias integrantes disseram que o grupo iniciou os protestos com as participantes vestidas, mas sem nenhuma atenção da mídia e foi apenas para atrair a atenção que resolveram protestar com os seios à mostra. Logo, parece óbvio que se a repercussão depende exclusivamente desse recurso, não é a causa que desperta o interesse.

Aliás, só as mulheres bonitas são fotografadas e estampam jornais. O Femen sabe disso e, de fato, passou a rejeitar garotas fora dos padrões de beleza, apenas porque elas não geram publicidade. Não tem como levar a sério um grupo que pretende combater, entre outras coisas, a exploração da imagem da mulher como objeto sexual, fazendo exatamente isso.   

(parece que a composição da palavra tem alguma similaridade com vegetariano →vegano)

Acho que isso deve vir das pessoas terem normalmente alguma resistência a generalizações, especialmente se se virem incluídas nela. Um pouco como cristãos vão tentar se dissociar de cruzadas, inquisição, e até de fundamentalistas ou radicais anti-aborto, ou ateus vão querer se distanciar de comunismo ou da ATEA .

Exagerei ao misturar, por impaciência, feministas e femistas (resultado de uma implicância pessoal). Sobre os termos, entendo a diferença e concordo que sejam necessárias para separar grupos que defendam conceitos diferentes. Minha crítica é, basicamente, ao fato de que femistas não costumam se identificar dessa forma, usando o feminismo (com toda a carga que essa expressão possui) para mascarar seu sexismo. Não raro as auto proclamadas feministas defendem ideias femistas que são tão deploráveis quanto a ideias machistas.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #4414 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 18:07:49 »
Que bobagem essa dos cadernos. É um produto como outro qualquer, compra quem quer.

O que me lembrou o também ridículo caso da Gillette, que teve uma propaganda retirada do ar por preconceito aos homens de peito peludo. Quando me contaram eu ri, achei que fosse piada... :stunned:

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/gillette-vai-parar-no-conar-por-preconceito-contra-peludos

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4415 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 20:46:39 »
<a href="http://www.youtube.com/v/r6drdI_RBt8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/r6drdI_RBt8</a>

Já vi esse anúncio sendo taxado independentemente de racista e de racista e sexista ("usa estereótipos raciais para lembrar a mulher de que o trabalho doméstico é sua responsabilidade")

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4416 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 21:22:24 »
Sabia do "gatilho" da coisa. Imaginei que fosse um tipo de manifestação que dificultaria a "traçarem a linha" entre Femen e os demais participantes/apoiadores dessa manifestação. Parece que cada um que dava uma opinião sobre a coisa tinha uma opinião meio diferente e bem mais abrangente, meio como em entrevistas dos "occupy wall street" ou "tea partiers". Lembro de ter lido ou ouvido até algo como que as mulheres deveriam "resgatar" o termo "slut", meio como negros fazem com "nigger"... ::)

Muitas das manifestantes não faziam a menor ideia do que estavam realmente fazendo ao participar da marcha. Ficaram sabendo pelo facebook e twitter e foram lá, desfilar de meia arrastão. O Femen não tem um número muito expressivo de integrantes; no Brasil são cerca de 20 mulheres que protestam de topless e são oficialmente ligadas, além de mais algumas pessoas que as ajudam mas não participam das manifestações.

O topless gera publicidade ao Femen e em mais de uma entrevista as próprias integrantes disseram que o grupo iniciou os protestos com as participantes vestidas, mas sem nenhuma atenção da mídia e foi apenas para atrair a atenção que resolveram protestar com os seios à mostra. Logo, parece óbvio que se a repercussão depende exclusivamente desse recurso, não é a causa que desperta o interesse.

Não sei, sem considerar todos os pormenores que desconheço, até acho válido considerar isso como estratégia para chamar atenção, partindo da suposição de que isso serviria à finalidade de provocar/aquecer algum debate importante na sociedade. Apenas tenho sérias dúvidas se isso realmente ocorre, acho que na maior parte do tempo ninguém dá a mínima, não sabe nem sobre o que é a manifestação, etc. Não dá em nada, não desencadeia algum "debate" que já não existisse, nem o impulsiona, ou mesmo adiciona algo novo.

Mas ao mesmo tempo há o risco de estratégias desse tipo para a chamar a atenção terem um impacto negativo na "imagem" dos ativistas/"causa". Eu tenho a impressão que ativistas em geral bolam sozinhos alguma idéia de "marketing" para alguma coisa em acreditam, e vão "implementando" sem nunca "testar" antes ou mesmo se importar muito com a recepção ou efeito que têm (ou mesmo questionar mais cuidadosamente as próprias idéias)...

Depois esbarram com rejeição e enxergam isso como mais uma prova da "sociedade contra eles". O que acho que talvez até seja interesse de alguns (para os quais o ativismo talvez seja mais uma coisa profissional/pessoal do que "social"), ainda que provavelmente a maioria apenas não se dê conta do erro estratégico.

Aliás, só as mulheres bonitas são fotografadas e estampam jornais. O Femen sabe disso e, de fato, passou a rejeitar garotas fora dos padrões de beleza, apenas porque elas não geram publicidade. Não tem como levar a sério um grupo que pretende combater, entre outras coisas, a exploração da imagem da mulher como objeto sexual, fazendo exatamente isso.   

Eu acho que talvez até mesmo isso fosse válido se considerar como estratégia, se desse certo no fim das contas. Por exemplo, talvez ajudasse a mudar a imagem de feministas como feias e/ou lésbicas butch, que, apesar de não ser algo relevante mesmo que fosse o caso, ainda contribui para o feminismo não ser levado sério por parte das pessoas*. Algo não muito diferente da estratégia "Lula light". Mas também acho que me lembro vagamente da no. 1 do Femen no Brasil ter negado isso na entrevista dela, de qualquer forma. Pelo menos lendo por cima passava uma impressão geral de algo mais sério/não tão babaca do que a dissidente deixou na própria entrevista.

* nesse sentido acho que é melhor uma estratégia que vi há algum tempo, uma camisa "↑ this is what a feminist looks like", e acho que deram um jeito de uns famosos posarem com essas camisas, para outdoors e coisas do tipo.

(parece que a composição da palavra tem alguma similaridade com vegetariano →vegano)

Acho que isso deve vir das pessoas terem normalmente alguma resistência a generalizações, especialmente se se virem incluídas nela. Um pouco como cristãos vão tentar se dissociar de cruzadas, inquisição, e até de fundamentalistas ou radicais anti-aborto, ou ateus vão querer se distanciar de comunismo ou da ATEA .

Exagerei ao misturar, por impaciência, feministas e femistas (resultado de uma implicância pessoal). Sobre os termos, entendo a diferença e concordo que sejam necessárias para separar grupos que defendam conceitos diferentes. Minha crítica é, basicamente, ao fato de que femistas não costumam se identificar dessa forma, usando o feminismo (com toda a carga que essa expressão possui) para mascarar seu sexismo. Não raro as auto proclamadas feministas defendem ideias femistas que são tão deploráveis quanto a ideias machistas.

Sim, entendo. Eu nem sei se acho necessários termos diferentes, só acho que é uma "reação natural de defesa," de quase qualquer "grupo". Tanto quem é contra as besteiras/extremismos pode rejeitar o rótulo/status de coisa legítima do grupo (assim "livrando a cara" de algo que é embaraçoso mas que não realmente acredita), como os defensores dessas coisas vão tentar protegê-las sob o rótulo "bom". Meio como, criacionistas vão se colocar como "religiosos" e a evolução/ciências discordantes com o gênesis como "ataque à religião", e mais raramente vão se auto-denominar fundamentalistas, literalistas, radicais, anti-ciência, etc. E os religosos não-fundamentalistas vão rejeitar essa posição mas também não parecem fazer muita questão de contestá-los tanto quanto poderiam...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4417 Online: 01 de Março de 2013, 18:25:54 »

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #4420 Online: 01 de Março de 2013, 22:53:55 »
Já vi esse anúncio sendo taxado independentemente de racista e de racista e sexista ("usa estereótipos raciais para lembrar a mulher de que o trabalho doméstico é sua responsabilidade")

E, sob uma ótica, é mesmo. Mas também poderia dizer que é misândrico (imagina se um homem empurrasse uma mulher daquela forma para dentro de uma máquina de lavar roupa? :o) e que reforça um padrão de beleza masculina discriminatório, sendo os musculosos mais atraentes do que os não musculosos.

Enquadro na mesma categoria dos programas "humorísticos" onde as mulheres são sempre idiotas que não entendem nada, que precisam de explicações detalhadinhas sentadas no colo de algum velho babão. Mais ou menos como as capas dos cadernos que pretendiam ser engraçadinhas, não me incomoda nem um pouco. É apenas um humor tão arcaico quanto ineficiente, ninguém mais ri e deve caminhar a passos largos rumo à extinção.

Esse sim é um exemplo de propaganda machista que extrapolou o limite do aceitável (pelo menos o meu).

<a href="http://www.youtube.com/v/Rjobi9hLuC8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/Rjobi9hLuC8</a>

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4421 Online: 01 de Março de 2013, 23:15:04 »
Porque machista?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4422 Online: 01 de Março de 2013, 23:19:17 »
Porque machista?

Porque a Guiness é uma cerveja forte, amarga, dirigida ao público masculino. As mulheres se sentiram excluídas. Estão certas....
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #4423 Online: 02 de Março de 2013, 00:30:53 »
Porque machista?

Objetificação do parceiro durante o ato sexual faz parte, acho saudável. Mas em um comercial, ao comparar/relacionar a mulher ao produto vendido/consumido, achei bastante machista. Existem muitas outras propagandas sexistas para ambos os lados, mas essa me chamou particular atenção por ser especialmente explícita em sua mensagem para os dias atuais, anúncios antigos são imbatíveis nesse aspecto. E o limite a que referi foi o de tolerância (a minha) ao machismo. No caso, acho a propaganda escrota como mulher e como diretora de arte de filmes publicitários acho apenas passável. Mas é só, não acho que não possam existir propagandas assim e jamais iria me mobilizar para impedir sua veiculação.

Porque machista?

Porque a Guiness é uma cerveja forte, amarga, dirigida ao público masculino. As mulheres se sentiram excluídas. Estão certas....

Giga, lembrei de você.  :)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4424 Online: 02 de Março de 2013, 01:06:26 »
Tudo depende do lugar onde essa propaganda é  veiculada.  Ela é perfeita para canais eróticos,  revistas masculinas e etc.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!