https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:sbqp7UZxmXoJ:https://www.prensalatina.com.br/%3Fo%3Drn%26id%3D25028%26SEO%3Dincendios-florestais-no-sul-da-franca-persistem-piloto-morre+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=brIncêndios florestais no sul da França persistem, piloto morreParis, 3 ago (Prensa Latina) Centenas de bombeiros continuam hoje em zonas do sul francês o combate a incêndios florestais, após uma trágica jornada na que um piloto perdeu a vida quando bateu sua aeronave especializada em aplacar as chamas.
No departamento de Gard, especificamente nas localidades de Vauvert, Montignargues e Generac, ontem declararam-se novos fogos ao começar a tarde, o que obrigou ao despliegue a mais de 500 bombeiros, alguns procedentes de territórios vizinhos, e uma centena de gendarmes.
A situação é em particular tensa em Generac, onde foi necessário transportar 140 veículos e quatro aviões bombardeiros de água, além de evacuar a dezenas de pessoas, com um estimado preliminar de 320 hectares e uma casa destruídas.
No meio das ações de extinção das chamas, um avião de Segurança Civil que intervinha no combate às mesmas se precipitou a terra e seu piloto morreu no ato.
De acordo com autoridades, ainda se desconhecem as causas do acidente, que pôs em marcha uma investigação e
gerou uma mensagem de condolências e de pesar do presidente Emmanuel Macron.
Também seguem as pesquisas pelas provas encontradas que sugerem a origem criminosa de ao menos um dos incêndios no sul francês.
Segundo o governo, os fogos em departamentos meridionais como Gard, Var e Aude já deixaram um maior impacto que os do verão de 2018, com ao redor de cinco mil hectares devorados pelos lumes.
A França vive um palco de forte seca -que levou a decretar restrições no uso não vital da água em mais de 70 dos 96 departamentos do território metropolitano- situação propícia para a ocorrência de incêndios florestais, panorama agravado pelas ondas de calor de finais de junho e igual período de julho.