Enquete

Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?

There is no atheists in foxholes.
4 (8.3%)
Aposta de Pascal
7 (14.6%)
Com Deus não se brinca.
14 (29.2%)
Apelos à autoridade.
8 (16.7%)
Outro argumento não presente nesta lista.
15 (31.3%)

Votos Totais: 47

Autor Tópico: Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?  (Lida 42510 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?
« Resposta #150 Online: 19 de Julho de 2008, 18:09:33 »
Inclusive, quando comparamos as noções do espiritismo com hinduísmo, encontramos similariedades, no meu entender pelo mesmo motivo: as crenças judaicas são adaptações de crenças persas, por sua vez hindus (ou indo-europeias, isto é, todas tiveram em definitiva a mesma raíz, embora tenham mudado ao longo do tempo).

O Hinduísmo, por ser uma linguagem religiosa (que abarca correntes com filosofias e teologias de todo tipo) em vez de uma religião única com uma doutrina definida, pode ser similar a qualquer doutrina religiosa que se queira.  Só depende de qual amostragem se escolha dentre as inúmeras linhagens e gurus disponíveis.

Nisso de fato há uma certa semelhança com o Espiritismo, ainda mais porque o melhor precursor do conceito moderno de reencarnação realmente vem de certas linhas hinduístas.

É uma pena que o Espiritismo tenha assimilado também uma influência iluminista que enfraqueceu os mecanismos de autocontrole herdados do Hinduísmo e da Religião em geral, baseados na competição entre várias tradições orais divergentes e no confronto de retóricas de linhas de transmissão distintas.  Em seu lugar, o Espiritismo encaixa um literalismo incestuoso que só tem paralelo nas religiões mais decadentes.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #151 Online: 19 de Julho de 2008, 19:53:44 »
Eu sempre escuto essa:

O fato de você estar vivo prova que deus existe. :chorao:

Vou contar tudo pro meu pai, que deus tá pegando minha mãe.
Vai ter que pagar pensão!!!!!!!!!!!

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #152 Online: 21 de Julho de 2008, 00:13:14 »
Eu sempre escuto essa:

Vou contar tudo pro meu pai, que deus tá pegando minha mãe.
Vai ter que pagar pensão!!!!!!!!!!!

É que normalmente a existencia de "coisas" precedem a um criador. Da tampinha do refrigerante ao reator nuclear.
Percebe com é dificil convencer que o ser humano que é mais complexo que estas duas coisas, não pode ser obra da casualidade?
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #153 Online: 21 de Julho de 2008, 00:33:06 »

Agora, sempre que ouço isso, eu sempre sorrio e me calo. Raramente tento argumentar...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 21 de Julho de 2008, 07:29:55 »
É que normalmente a existencia de "coisas" precedem a um criador. Da tampinha do refrigerante ao reator nuclear.
Percebe com é dificil convencer que o ser humano que é mais complexo que estas duas coisas, não pode ser obra da casualidade?
E Deus, também não é complexo? Se é complexo, não precisa de um criador?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #155 Online: 21 de Julho de 2008, 09:03:46 »

Não. Deus é a excessão da regra. Porque queremos que seja. xD
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #156 Online: 22 de Julho de 2008, 14:15:47 »

Não! porque é a melhor resposta.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #157 Online: 22 de Julho de 2008, 14:16:28 »

Já te responderam isso trilhões de vezes. Nã tem mais graça.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #158 Online: 22 de Julho de 2008, 15:42:23 »

Não, não é. Alias, não é nem uma resposta.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #159 Online: 22 de Julho de 2008, 19:14:30 »

eu a considero a pior resposta...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 23 de Julho de 2008, 07:29:30 »
Melhor porque é ou porque você gostaria que fosse melhor?

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #161 Online: 27 de Julho de 2008, 11:12:55 »
eu acho que é por que ele gostaria que fosse a melhor...

aposta de pascal, perco até o tesão de debater quando ela entra no meio... alguem tem uma porcentagem entre o cristianismo e as outras religião ai pra mim?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 27 de Julho de 2008, 11:23:05 »
eu acho que é por que ele gostaria que fosse a melhor...

aposta de pascal, perco até o tesão de debater quando ela entra no meio... alguem tem uma porcentagem entre o cristianismo e as outras religião ai pra mim?
Há em torno de 2 bilhões de cristãos, sendo 1,1 bilhões de católicos.
Os islamitas estão crescendo e já chegam a 1,4 bilhões, se não me engano.
Ou seja, os cristãos são menos de 1/3 da humanidade (e divididos em dezenas de milhares de seitas).

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #163 Online: 27 de Julho de 2008, 11:30:10 »
valeu fernando, então essa historia de 50% ao meu favor e 50% ao seu, esta me cheirando a mais ou menos 50% a meu favor 0,50% a favor deles... :D

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #164 Online: 27 de Julho de 2008, 11:30:32 »
mas a pascal é triste mesmo viu...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #165 Online: 27 de Julho de 2008, 11:35:21 »
(...)
Não morreram 199 pra que um quite seu karma. Vou repetir. Muitos que ali estavam poderiam estar em prova.
(...)

Então devemos interromper a investigação sobre as causas do avião ter escorregado da pista e ter se chocado contra um prédio, afinal, era o destino daquelas pessoas ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 27 de Julho de 2008, 11:37:42 »
A Aposta de Pascal – Um Desdobramento

A Aposta de Pascal – o cristão nada perde se sua fé for falsa e tudo ganha se for verdadeira – tem uma de suas falhas intrínsecas no fato de considerar o Cristianismo como uma doutrina monolítica e não como um conjunto de ramos, doutrinas e vertentes unidas por alguns pontos comuns e separadas por muitos pontos de divergência.

Pascal era católico romano, religião que tem como dogma a máxima “Fora da Igreja não há salvação”, o que significava que protestantes e ortodoxos estavam destinados a irem todos para os quintos, pouco importando serem cristãos ou não.

Nota: Este dogma católico hoje se encontra relativizado, pois o Vaticano admite que até não-cristãos possam ser salvos. Mas não fiquem esperançosos: ateus, agnósticos e companhia continuam destinados ao inferno segundo a Santa Madre, embora ela atualmente se limite a definir o inferno como “ausência de Deus”.

Protestantes em geral e as vertentes fundamentalistas em particular são taxativos em classificar o Catolicismo Romano como apostasia da verdadeira Igreja cristã, o que significa que os católicos estão destinados a irem todos para os quintos, pouco importando serem cristãos ou não.

O desdobramento da aposta de Pascal é o seguinte, você podia ser um crente fundamentalista, passar a sua vida toda puxando o saco do Senhor Jesus, deixando uma gorda fatia de seus ganhos na caixa do dízimo, vivendo uma vida de eletrodoméstico na qual a Bíblia é o manual de instruções e convivendo com gente igualmente chata. E no fim queimar no inferno por toda a eternidade porque os católicos estavam certos.

Idem para os católicos, considerado suas particularidades e diferenciações, caso quem estivesse certo fossem os evangélicos.

Nesta História toda, os ateus vão para o inferno de qualquer jeito, não importa qual dos grupos estivesse certo, mas com um atenuante: pelo menos não passaram a vida babando o ovo de seu algoz e carrasco.

A Aposta de Pascal é intrinsecamente imoral, pois parte do princípio que devemos acolher como verdade aquilo que melhor nos convém, o que é desonestidade pura e simples.

Autor: Acauan dos Tupis

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #167 Online: 27 de Julho de 2008, 11:38:39 »
é o absurdo de acreditar nesta porcaria de destino, eu não sou controlado por nenhum destino... meu destino sou eu quem faço, as escolhas sou eu quem faço

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 27 de Julho de 2008, 11:40:45 »
é o absurdo de acreditar nesta porcaria de destino, eu não sou controlado por nenhum destino... meu destino sou eu quem faço, as escolhas sou eu quem faço
Dentro dos limites do que você consegue fazer.

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #169 Online: 27 de Julho de 2008, 11:42:17 »
novamente... valeu fernando, tenho aprendido muito com vc aqui :ok:

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #170 Online: 10 de Agosto de 2008, 22:05:19 »
.... é verdade, conte também com a sorte e a falta dela, a vida quando não planejada e com um propósito é um sistema aleatório de seqüências que tudo pode acontecer. Se for bom pra vc, sorte sua, se foi ruim, azar o seu.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #171 Online: 10 de Agosto de 2008, 22:20:47 »
(...)
Não morreram 199 pra que um quite seu karma. Vou repetir. Muitos que ali estavam poderiam estar em prova.
(...)

Então devemos interromper a investigação sobre as causas do avião ter escorregado da pista e ter se chocado contra um prédio, afinal, era o destino daquelas pessoas ?

Não! Quem falou aqui em certezas? E mesmo que a tivéssemos quem em seu pleno juízo diria que não existem culpados, pois era parte da quitação de um karma, logo não há responsáveis?
Esta é uma idéia que vem sendo repetida e que mesmo depois de explicada, parece que vcs teimam em não entender.
O acidente não foi causado para quitar karmas. O que há é um aproveitamento do evento que a de vir para se fazer justiça. Aqueles que provocaram o acidente continuam culpados e a vida segue.
Achar que se deve desculpar quem fez a pista escorregadia baseado na questão do merecimento de quem estava no avião, seria o mesmo que achar que quem projetou a pista já a fez pensando em causar um acidente para quitar o karma de futuros acidentados. E isso simplesmente não acontece.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 10 de Agosto de 2008, 22:33:20 »
sem comentários...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #173 Online: 11 de Agosto de 2008, 11:48:35 »
sem comentários...

É uma pena, seus comentarios são tão bons...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #174 Online: 11 de Agosto de 2008, 12:01:12 »

Melhor por um critério de necessidade emocional de algumas pessoas, sim.

Por muitos outros, como já disseram, nem resposta é.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!