Autor Tópico: Deus no budismo  (Lida 18802 vezes)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: Deus no budismo
« Resposta #200 Online: 03 de Outubro de 2008, 16:57:32 »

Ué, não tem do que se descupar, afinal ele  não está certo? E o que estou falando qualquer religioso afirma o mesmo em relação à sua crença.

Religiões/teorias filosóficas abstratas não dão satisfação no que, na essência, depende de impressões pessoais ou emoções? Logo qualquer pessoa que seja adepta do budismo ou do ateismo não chegará às mesmas conclusões o as mesmas sensações que você ou eu chegou então, eles são subjetivos, e depende exclusivamente de quem o pratica, não havendo debate possível.

Como havia colocado que achava ruim falar do budismo justamente como se fosse uma entidade bem definida para julga-lo pelas demais religiões, reconheço meu erro.

Afinal qual a nescessitade de conhecer o budismo para medi-lo, julga-lo e condena-lo?

Que ele é subjetivo nunca esteve em dúvida, mas sim a conotação dele ser tão dogmático ou mistico ou igual aos fundamentalismo das outras.

Nunca falei que budismo é melhor ou pior que qualquer religião, só disse que por ele ser religião, é subjetivo, e portanto serve para você, mas não necessariamente para qualquer outra pessoa.

Ser de uma de outra religião, ou de nenhuma, por si só não mostra nada sobre o sujeito. O Dantas é budista e é um cara excelente. Há evangélicos, espíritas, católicos, que são excelentes.

Para alguns faz mais sentido o budismo, mas para outros, o budismo não faz mais sentido que o Candomblé, por exemplo.

Não entendo, no entanto, por mais que eu tenha dito mais de uma vez que isso não significa absolutamente nada, que algo ser subjetivo não é crime, e que a subjetividade é excelente muitas vezes, você ainda assim ter ficado ofendido.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #201 Online: 03 de Outubro de 2008, 17:09:01 »
Você joga o budismo SEM SEGUER CONHECER QUALQUER FUNDAMENTO, no mesmo balaio de gato de uma IURD ou do espiritismo e quando coloco que pelo menos ele se preocupam mais com a prática do que as outras (justamente para diminuir a subjetividade) você desdenha dizendo que "todas dizem isso" SEM CONHECER PORRA NENHUMA e ainda quer que eu ache lindo?

Mas como o Dantas apoiou eu é que devo estar enganado com o budismo.

Seu ideal de subjetidade é tão bom que até o ceticismo pode ser  incluso.

Pelo menos o agnostico teve a decência de pelo menos apontar seu conhecimento dos pontos que critica (afinal deve-se descer do pedestal para fazer um julgamento).

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #202 Online: 03 de Outubro de 2008, 17:15:23 »

Puta merda.

Qualquer religioso fundamentalista age como você quando se mostra similitudes entre a sua religião e alguma outra.

"Olha aqui, a minha é melhor!" "Você não pode criticar minha religião se não leu a doutrina inteira!"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 03 de Outubro de 2008, 17:23:01 »
2
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #204 Online: 03 de Outubro de 2008, 17:24:14 »
Eu confesso que estou surpreso, Victor.  Não vejo motivo para tanto incômodo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 03 de Outubro de 2008, 17:28:13 »
Dantas, poderia explicar minhas falhas?

Gente, o que quis passar é que o budismo é tão pior do que imaginam do que o é na realidade.
Como coloquei várias interpretações dos defeitos do budismo nem são budismo.
Aliás parece que estão se pautando no dogmatismo cristão para julgar o budismo.

Ele tem defeitos e furos?
Com certeza, então para que inventar novos?

"Se alguém quiser uma satisfação objetiva, então deve se pautar pelo método científico, que é o melhor que se pode alcançar nesse prisma.".

Nossa, me arrepiei com essa frase!
Lembrei imediatamente dos fundamentalistas;

"Se alguém quiser uma satisfação objetiva, então deve se pautar pela biblia , que é o melhor que se pode alcançar nesse prisma."

"O tentei dizer é que o conteúdo da doutrina budista não a diferencia das demais porque são basicamente as mesmas propostas e inconsistências."

Deus acima de tudo --------------------------------- sem deus.
Paraiso após a morte ---------------------- não
verdade absoluta de textos --------------- verdade reflexiva.
Obediência a eclesia ----------------------- contestação de doutrinas
Alma imortal -------------------------------- não existe almas

Que propostas são iguais?

Vitor, se você olhar na primeira página, verá uma série de textos do budismo prometendo mundos e fundos para quem seguir as nobres sei lá o que.  Que você não acredite nisso ou que um árabe não acredite nas 70 virgens, não quer dizer que a doutrina não as proponha.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #206 Online: 03 de Outubro de 2008, 17:30:49 »
Acho difícil imaginar um budista que veja essas coisas como verdade literal.  Teria de ser alguém muito mal orientado.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 03 de Outubro de 2008, 17:33:04 »
Ok, Luis, isso realmente não sei julgar, como te disse, não conheço a prática.
Estou focando no que leio, no que está escrito.

Me parece estranho ignorar/relativizar a doutrina da religião, mas se o budismo consegue isso, sorte dele.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #208 Online: 03 de Outubro de 2008, 17:36:55 »
Ok, Luis, isso realmente não sei julgar, como te disse, não conheço a prática.
Estou focando no que leio, no que está escrito.

Me parece estranho ignorar/relativizar a doutrina da religião, mas se o budismo consegue isso, sorte dele.

Relativizar?  Ora, doutrina alguma existe realmente sem o discernimento e a intenção dos praticantes.  É um grande erro querer que a primeira seja válida sem estes.  A Doutrina existe para ser elaborada, corrigida e tornada válida pelos praticantes.  Isso é explicitamente verdade para o Budismo e não menos verdadeiro para qualquer outra religião.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #209 Online: 03 de Outubro de 2008, 17:39:51 »
A Doutrina existe para ser elaborada, corrigida e tornada válida pelos praticantes.
Fale por você, Dantas... Muitos religiosos não pensam assim, e nem por isso são menos religiosos... Existem religiões que não prezam pela correção de sua doutrina e etc.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #210 Online: 03 de Outubro de 2008, 17:41:11 »
Ora, chamar algo assim de religião é um contra-senso.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #211 Online: 03 de Outubro de 2008, 17:41:58 »
Islamismo, então, não é religião???
Cristianismo?
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #212 Online: 03 de Outubro de 2008, 17:46:09 »
Islamismo, então, não é religião???
Cristianismo?

Depende de como seja praticado.  Um Espiritismo da vida, uma IURD ou um Jim Jones não são religiões.  São manipulação, no máximo Programação Neuro-Linguística direcionada.  Religião é algo bem mais ambicioso.

Imagino que parte desta dificuldade de entendimento esteja no que eu chamo de religião dármica.  O Hinduísmo, o Jainismo e o Budismo não são religiões do mesmo molde das abraâmicas (Judaísmo, Cristianismo e Islã).  A doutrina não é tão baseada em escrituras e não há tanta pretensão de que ela "venha de cima para baixo".  A responsabilidade pessoal é muito maior, mesmo que seja apenas via escolha de um Guru (com sua própria vertente de interpretação) entre muitos.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2008, 22:24:41 por Luis Dantas »

Offline Hud

• Nível 00
  • *
« Resposta #213 Online: 05 de Outubro de 2008, 18:47:27 »
As religiões são como os animais. Há espécies diferentes :stunned:

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #214 Online: 09 de Outubro de 2008, 09:41:40 »
Olhem, tive de me ausentar alguns dias por diversos motivos.

Refleti e cheguei a conclusão que me excedi.
Peço desculpas por isso.

Mas não retiro a colocação de que para criticar algo (quanto mais para fazer comparações e decretar ser tudo igual) é necessário (no mínimo) conhecer o básico do fundamento e dos paradigmas.

Sem mais no momento.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #215 Online: 09 de Outubro de 2008, 10:46:54 »
Tupac, acho que o que o Dantas quis dizer é que no budismo (como regra) a doutrina não tem peso de dogma e que os budistas (pelo menos deveriam ser) são induzidos a achar a resposta suas dúvidas nas parábolas (parábolas estas diferentes das de “outra religião”, são encaradas como histórias ilustrativas e não documentais).
Vide o exemplo que dei sobre a diferença entre um padre e um monge.

Agora, acho que devemos ter um certo cuidado.
Como colocou o Dantas, o espiritismo (que eu já acho religião sim) tem uma visão diferente de doutrinas da maioria do cristianismo (daí eu não a achar cristã como esta apregoa).
Mas vejo muitas vezes o uso “do espiritismo para definir o cristianismo”.

Calma que eu explico.
Várias das visões que vejo atribuídas ao budismo não são exatamente dele, mas da vertente do Dalai Lama.
Por que as acho diferente do budismo?

Bem, é que essa vertente é a amalgama do budismo com a religião bon, (de onde vaio um panteão de deuses, um misticismo carregado, UMA ECLESIA, praticas mais litúrgicas, uma ALMA (ou fagulha de continuidade após morte), um apego maior aos sutras do que as demais vertentes e vários outros conceitos não exatamente budistas), tanto que alguns a classificam de Lamanismo.

É budismo?
Tecnicamente é, mas (ao meu ver) da mesma forma que o espiritismo pode ser considerada cristianismo.

Como disse antes, o budismo tem vários defeitos.
Não precisamos inventar outros.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #216 Online: 09 de Outubro de 2008, 11:19:15 »
Tupac, acho que o que o Dantas quis dizer é que no budismo (como regra) a doutrina não tem peso de dogma e que os budistas (pelo menos deveriam ser) são induzidos a achar a resposta suas dúvidas nas parábolas (parábolas estas diferentes das de “outra religião”, são encaradas como histórias ilustrativas e não documentais).
Vide o exemplo que dei sobre a diferença entre um padre e um monge.

Concordo, embora haja outros recursos além de parábolas.  Como por exemplo as "Rodas de Dharma".

Agora, acho que devemos ter um certo cuidado.
Como colocou o Dantas, o espiritismo (que eu já acho religião sim) tem uma visão diferente de doutrinas da maioria do cristianismo (daí eu não a achar cristã como esta apregoa).
Mas vejo muitas vezes o uso “do espiritismo para definir o cristianismo”.

Calma que eu explico.
Várias das visões que vejo atribuídas ao budismo não são exatamente dele, mas da vertente do Dalai Lama.
Por que as acho diferente do budismo?

Bem, é que essa vertente é a amalgama do budismo com a religião bon, (de onde vaio um panteão de deuses, um misticismo carregado, UMA ECLESIA, praticas mais litúrgicas, uma ALMA (ou fagulha de continuidade após morte), um apego maior aos sutras do que as demais vertentes e vários outros conceitos não exatamente budistas), tanto que alguns a classificam de Lamanismo.

É budismo?
Tecnicamente é, mas (ao meu ver) da mesma forma que o espiritismo pode ser considerada cristianismo.

Como disse antes, o budismo tem vários defeitos.
Não precisamos inventar outros.

Isso é verdade.  Pessoalmente acho que você está subestimando as diferenças de interpretação e doutrina entre as várias linhagens tibetanas, mas é uma leitura válida.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #217 Online: 09 de Outubro de 2008, 12:28:25 »
É eu tambem pensei bastante e agora consigo vislumbrar esses pontos.

Mas ainda acho que religião é tudo shit... hauhauh
 - Carl Sagan

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!