Autor Tópico: Deus no budismo  (Lida 18800 vezes)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: Deus no budismo
« Resposta #150 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:53:23 »

Concordo em parte.  A religião pode e deve ter resultados concretos e objetivos.  O que ela não faz nem deve tentar é explicar o mundo de forma objetiva.

O que quis dizer é que, se você quiser alguma satisfação que não depende de emoções ou percepções individuais (p. ex., saber porque você é atraído de volta para a Terra quando pula), então o método científico é sua praia.

Agora, se você quiser "paz interna", "tranquilidade", "desapego", "sensação de felicidade constante", "concentração", "ficar focado", então de nada lha adiantará o método científico, sendo útil aqui os postulados de religiões ou teorias filosóficas abstratas.

Método científico - > satisfação no que, na essência, independe de impressões pessoais ou emoções.

Religiões/teorias filosóficas abstratas - > satisfação no que, na essência, depende de impressões pessoais ou emoções.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #151 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:57:30 »
Eu acho que o metodo cientifico me transmite mais paz interna, tranquilidade, sensação de felicidade constante...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #152 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:59:03 »

Não duvido, mas não é esse o objetivo dele.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #153 Online: 03 de Outubro de 2008, 12:00:53 »
Dantas, poderia explicar minhas falhas?

Gente, o que quis passar é que o budismo é tão pior do que imaginam do que o é na realidade.
Como coloquei várias interpretações dos defeitos do budismo nem são budismo.
Aliás parece que estão se pautando no dogmatismo cristão para julgar o budismo.

Ele tem defeitos e furos?
Com certeza, então para que inventar novos?

"Se alguém quiser uma satisfação objetiva, então deve se pautar pelo método científico, que é o melhor que se pode alcançar nesse prisma.".

Nossa, me arrepiei com essa frase!
Lembrei imediatamente dos fundamentalistas;

"Se alguém quiser uma satisfação objetiva, então deve se pautar pela biblia , que é o melhor que se pode alcançar nesse prisma."

"O tentei dizer é que o conteúdo da doutrina budista não a diferencia das demais porque são basicamente as mesmas propostas e inconsistências."

Deus acima de tudo --------------------------------- sem deus.
Paraiso após a morte ---------------------- não
verdade absoluta de textos --------------- verdade reflexiva.
Obediência a eclesia ----------------------- contestação de doutrinas
Alma imortal -------------------------------- não existe almas

Que propostas são iguais?

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #154 Online: 03 de Outubro de 2008, 12:05:25 »

Acho que novamente não me fiz claro.

Através do método científico, qualquer pessoa pode lhe mostrar que juntando duas moléculas de hidrogênio e mais uma de oxigênio, se obtém água. Isso é falar e provar. Isso é ser objetivo.

Qualquer religião/teoria filosófica abstrata pode lhe dizer que fazendo isso ou aquilo, você encontrará paz e tranquilidade. Acontece que uns conseguem, outros não. A confirmação depende exclusivamente do sujeito que experimenta a situação. Isso é ser subjetivo.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #155 Online: 03 de Outubro de 2008, 12:18:40 »
Eu particularmente não gosto muito de usar a palavra religião. Prefiro pensar em termos de auto-conhecimento, coisas que não está diretamente ligadas nem a ciência, nem a religião.

Penso que a religião investiga os fenomenos de modo diferente da ciência, a partir de um ponto de vista mais humanista, o que de certa maneira também é interessante de ser analisado. Porém acho que o erro consiste em seguir determinado sistema e se fechar à outros. Isso é valido tanto para religião, como para a ciência, ou como para qualquer outra coisa nesse mundo.

O problema de se seguir um método, ou ter uma crença, seja ela religiosa ou cientifica é que de certa maneira aquilo cria um conforto e um conformismo intelectual e muitas vezes a investigação do mundo é colocada de lado.

É o caso em que uma pessoa crê na ciência e espera que a ciência lhe de as resposta, ou espera que os cientistas saceiem sua curiosidade em relação ao mundo, mas ele continua vivendo sua vidinha, todas aquelas respostas, na maioria das vezes, não causam uma transformação radical no individuo, todas as resposta, sejam elas religiosas ou cientificas na maioria dos casos ficam somente no nível do intelecto ou das emoções.

O que o budismo ensina de importante é algo que não depende de religião alguma, é algo inerente à propria natureza de todos nós, individuos. É a observação da própria mente, o desenvolvimento da própria mente, e com isso permite que nós purifiquemos nossa própria mente.

Da mesma maneira que a ciência estabeleceu um método e após as investigações, documenta os resultados, o budismo, que é uma ciência da mente, após as observações, também documentou os resultados, permitindo que todos os individuos tivessem acesso à isso. Mas isso não quer dizer que o budismo ensine algo de outro mundo, ou algo que não tenha qualquer validade para nós como seres humanos, ao contrário, o que o budismo faz é provocar o despertar na mente adormecida, moldada e conformista que existe em todos nós.

Abraços.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #156 Online: 03 de Outubro de 2008, 12:27:54 »
Agora, se você quiser "paz interna", "tranquilidade", "desapego", "sensação de felicidade constante", "concentração", "ficar focado", então de nada lha adiantará o método científico, sendo útil aqui os postulados de religiões ou teorias filosóficas abstratas.

Eu não diria de nada.  Há aplicações da ciência nesses campos.  Mas realmente não é o enfoque.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #157 Online: 03 de Outubro de 2008, 12:31:23 »
Luis Dantas, poderia colocar a ortoxia de meus conceitos?

Na boa, é para eu me corrigir (ou não) como pessoa.
E quem sabe poder com isso contribuir para o tópico.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #158 Online: 03 de Outubro de 2008, 12:40:34 »

O método das Ciências Naturais desconsidera qualquer impressão pessoal. Portanto, "paz interna", "tranquilidade", "desapego", "sensação de felicidade constante", "concentração", "ficar focado", são todas situações que não lhe interessa.

O método da Psiquiatria, da Psicologia e do Direito, entre outros, por considerar impressões pessoais, é diferente do método das ciências naturais. Consideram como válidas várias falácias que não são consideradas no método científico das ciencias naturais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #159 Online: 03 de Outubro de 2008, 12:45:18 »
Luis Dantas, poderia colocar a ortoxia de meus conceitos?

Na boa, é para eu me corrigir (ou não) como pessoa.
E quem sabe poder com isso contribuir para o tópico.

Eu acho que você pegou bem a idéia, Victor.  Foi o que quis dizer com "ortodoxo".

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #160 Online: 03 de Outubro de 2008, 12:51:20 »
Há tá, pensei que havia sido de alguma forma fundamentalista ou distorcido algum paradigma.
Fico mais tranquilo.

JUS EST ARS, o budismo justamente por tratar de "desapego", "paz interna", "tranquilidade", "concentração", etc não daria para ser "cobrado" de não seguir o método científico.
Mas não deixa de ter seus argumentos pautados menos em crenças e mais em praticas do que várias religiões.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #161 Online: 03 de Outubro de 2008, 13:17:41 »

JUS EST ARS, o budismo justamente por tratar de "desapego", "paz interna", "tranquilidade", "concentração", etc não daria para ser "cobrado" de não seguir o método científico.
Mas não deixa de ter seus argumentos pautados menos em crenças e mais em praticas do que várias religiões.
Não conheço a doutrina budista Victor Pax, mas qualquer religioso afirma o mesmo em relação à sua crença.

Como o que importa é justamente a parte subjetiva, para você faz mais sentido o budismo, mas para alguma outra pessoa, o budismo não faria mais sentido que o Candomblé, por exemplo.

Uma religião nunca funcionará igual para todos, porque não se sustenta objetivamente.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #162 Online: 03 de Outubro de 2008, 13:25:48 »
Hum, debater sobre budismo sem ter qualquer noção dele... bem coerente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #163 Online: 03 de Outubro de 2008, 13:27:38 »
Não conheço a doutrina budista Victor Pax, mas qualquer religioso afirma o mesmo em relação à sua crença.

Deveria.  Mas espíritas e criacionistas, entre outros, caem no erro de tentar se apresentar como "científicos".

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #164 Online: 03 de Outubro de 2008, 13:34:18 »

Hum, debater sobre budismo sem ter qualquer noção dele... bem coerente.

Começou  :no:.

Não estou criticando o budismo especificamente, mas dizendo que qualquer religião encontra importância no aspecto subjetivo. Se alguma religião fosse objetiva, ela passaria pelo crivo do método científico, e automaticamente seria incorporada à ciência.

Como não é esse o caso, e como o efeitos das religiões todas, incluindo-se aí o budismo, são subjetivos, cada um escolhe a que acha melhor.

Quem escolhe o budismo, age assim porque crê que ele faz mais sentido. Quem escolhe qualquer outra, assim o faz porque crê que ela faz mais sentido.

E várias vezes, cada um critica a religião dos outros, enaltecendo as qualidades da sua e apontando defeitos da dos outros, sempre se achando certo, assim como você faz, quando afirma que o budismo tem "seus argumentos pautados menos em crenças e mais em práticas do que várias religiões".

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #165 Online: 03 de Outubro de 2008, 13:37:46 »
E você como não tem a menor idéia do que estou falando está apto a julgar se é crença ou opinião.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #166 Online: 03 de Outubro de 2008, 13:41:40 »
Tenho de dar certa razão ao Jus, Victor; é fácil falar "do Budismo" como se fosse uma entidade bem definida.  Não é o caso; cada budista tem sua própria prática, e não poucos estão significativamente enganados ou iludidos.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #167 Online: 03 de Outubro de 2008, 13:45:05 »

E você como não tem a menor idéia do que estou falando está apto a julgar se é crença ou opinião.
Sempre a mesma groselha, Victor.

Você não leu os anais da ufologia; você não leu o compêndio sobre o espiritismo; você não vivenciou o que eu vivi.

Só importa uma coisa Victor: qualquer pessoa que seja adepta do budismo chegará às mesmas conclusões e sensações que você chegou? Se sim, então ele é objetivo e temos condições de debater. Do contrário, ele é subjetivo, e depende exclusivamente de quem o pratica, não havendo debate possível.

Como é evidente que várias pessoas abandonam o budismo diariamente (enquanto outras ingressam, evidentemente), fica claro que você achou conforto ali, mas não houve o mesmo resultado para outras pessoas.

Entenda que não é crime algo ser subjetivo. Eu inclusive julgo que todas as coisas mais importantes são subjetivas.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #168 Online: 03 de Outubro de 2008, 13:48:24 »
Entenda que não é crime algo ser subjetivo. Eu inclusive julgo que todas as coisas mais importantes são subjetivas.
Como o que?
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #169 Online: 03 de Outubro de 2008, 13:53:37 »
A maior parte das motivações humanas são subjetivas.  E, de fato, não há nada de errado com o subjetivismo, desde que se entenda que ele tem o seu espaço e o objetivismo tem o dele.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #170 Online: 03 de Outubro de 2008, 13:53:57 »
Tenho de dar certa razão ao Jus, Victor; é fácil falar "do Budismo" como se fosse uma entidade bem definida.  Não é o caso; cada budista tem sua própria prática, e não poucos estão significativamente enganados ou iludidos.

Tudo bem Dantas, a questão é fazer pré e pós julgamentos de um assunto que nem conhece.

O Agnostico pelo menos argumentou a apontou o que achava errado.
Agora tomar uma decisão sem nem menos ter a mínima noção do que está julgando e fazendo comparações por "baciada" acho meio falacioso.

Acho pior falar do budismo justamente como se fosse uma entidade bem definida para julga-lo pelas demais religiões.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #171 Online: 03 de Outubro de 2008, 13:54:37 »
A maior parte das motivações humanas são subjetivas.  E, de fato, não há nada de errado com o subjetivismo, desde que se entenda que ele tem o seu espaço e o objetivismo tem o dele.
Como, por exemplo, o que???
 - Carl Sagan

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #172 Online: 03 de Outubro de 2008, 14:00:10 »
Tupac, acho que posso dar um exemplo.

Satisfação.
Tem um cara que trabalha comigo que é tão insaciável sobre ganhar um extra que vive fora de casa viajando 10 -15 horas no dia, se arrisca em locais insalubres e não pensa duas vezes em passar quem for para trás.

Eu já prefiro ter menos no final do mes e dormir quentinho com minha esposa do lado, sem ter tido de entrar no esgoto ou ser mordido por uma cobra e com a conciência tranquila de nunca ter fudido ninguém (nem ter feito inimigos).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #173 Online: 03 de Outubro de 2008, 14:03:22 »
Como, por exemplo, o que???

Uai.  Motivação.  Coisas como que a cidade em que se quer viver, ou a pessoa com quem se quer estar.  O tipo de meta de vida que se valoriza.

Não são escolhas e entidades objetivas, porque valem pelo que significam para o sujeito (por isso são subjetivos).  Mas não deixam por isso de ser importantes.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #174 Online: 03 de Outubro de 2008, 14:15:43 »
Não sei se concordo, mas como não elaborei meu argumento (descobri que não o tinha coerente e completamente formado), então esquece por enquanto... hehe
 - Carl Sagan

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!