Autor Tópico: Qual a lenda mais asquerosa da Bíblia?  (Lida 12231 vezes)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
Qual a lenda mais asquerosa da Bíblia?
« Online: 08 de Julho de 2008, 11:13:18 »
Para mim é a do Jó!

1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal.
2 Nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
3 Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente.

6 Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
7 O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela.
8 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?
9 Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde?
10 Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra.
11 Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face!
12 Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.

COMENTÁRIO: Ou seja parece briga de 2 velhas fofoqueiras!

13 Certo dia, quando seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho em casa do irmão mais velho,
14 veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;
15 e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram; mataram os moços ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te a nova.
16 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei para trazer-te a nova.
17 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Os caldeus, dividindo-se em três bandos, deram sobre os camelos e os tomaram; e mataram os moços ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
18 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmão mais velho;
19 e eis que sobrevindo um grande vento de além do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os mancebos, de sorte que morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.
20 Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou;
21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.
22 Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

DEPOIS DE MUITA DESGRAÇA JÓ TERIA RECEBIDO " EM DOBRO" TUDO QUE PERDEU. AS IGREJAS CRISTÃS UTILIZAM MUITO ESTA LENDA PARA JUSTIFICAR O "MISÊRÊ" QUE OS FIÉIS VIVEM, APESAR DE ORAREM E " ANDAREM NA LINHA".
   É INTERESSANTE QUE NEM SE DÃO AO TRABALHO DE NOTAR QUE:
15 e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram; mataram os moços ao fio da espada, e só eu escapei para trazer-te a nova.
16 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei para trazer-te a nova.
   OS PASTORES FORAM MORTOS. SERÁ QUE DEUS RECOMPENSOU AS FAMÍLIAS DELES TAMBÉM?
   E PIOR AINDA:
18 Enquanto este ainda falava, veio outro e disse: Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmão mais velho;
19 e eis que sobrevindo um grande vento de além do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre os mancebos, de sorte que morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.
   QUANDO DEUS LHE RESTITUÍU EM DOBRO, LHE DEU 20 FILHOS? 2 FILHOS VALEM 1 FILHO MORTO?

Esta, para mim é o ápice da submissão cristã. E, é usada com sucesso até hoje!
Abraços!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Qual a lenda mais asquerosa da Bíblia?
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2008, 16:18:52 »
Sem me aprofundar tanto quanto você, mas há duas histórias que acho particularmente absurdas na Bíblia: a primeira diz respeito à destruição de Sodoma quando Ló oferece suas duas filhas virgens para serem estupradas por uma turba para assim proteger seus hóspedes anjos (além da própria destruição da cidade em si, que é um genocídio). A segunda é ainda mais hedionda, é a história de quando Deus ordena Abraão a sacrificar seu próprio filho -  tudo bem que no final, quando Abraão já está com uma faca encostada no pescoço de Isaque aparece um anjo e diz que tudo era só uma pegadinha, mas o fato de Abraão renunciar ao que é certo para atender a uma ordem malévola de Deus simboliza para mim o momento em que a humanidade vendeu sua alma ao demônio - essa é a raiz simbólica de todos os crimes cometidos em nome de Deus na civilização Ocidental.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2008, 17:00:04 »
A lenda do dilúvio eu acho ridícula demais, ela é muito infantil,  alem de ser uma tremenda sacanagem escolher meia dúzia e ferrar com o resto .

Tem RPG por ai que da de 10 a zero na bíblia no que se refere a criatividade  :biglol:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2008, 18:54:45 »
A lenda do dilúvio eu acho ridícula demais, ela é muito infantil,  alem de ser uma tremenda sacanagem escolher meia dúzia e ferrar com o resto .

E Deus acabou com a raça humana porque pecavam, e deixou meia dúzia de humanos para repovoarem a Terra toda.

Então temos: Um casal que teve filhos que depois se casaram entre si e tiveram bisnetos que se casaram entre si e no fim tudo acabou em uma enorme suruba incestuosa que  diga-se de passagem é um dos pecados que fez Deus acabar com o mundo antes.

Muito legal essa parte da Bíblia.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2008, 20:00:04 »
Fora que logo depois do dilúvio Noé planta uma videira , colhe a uva , faz vinho e toma um porre.
A própia Bíblia mostra que o dilúvio foi em vão (e Deus é muito incompetente)
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2008, 12:43:59 »
Sem me aprofundar tanto quanto você, mas há duas histórias que acho particularmente absurdas na Bíblia: a primeira diz respeito à destruição de Sodoma quando Ló oferece suas duas filhas virgens para serem estupradas por uma turba para assim proteger seus hóspedes anjos (além da própria destruição da cidade em si, que é um genocídio). A segunda é ainda mais hedionda, é a história de quando Deus ordena Abraão a sacrificar seu próprio filho -  tudo bem que no final, quando Abraão já está com uma faca encostada no pescoço de Isaque aparece um anjo e diz que tudo era só uma pegadinha, mas o fato de Abraão renunciar ao que é certo para atender a uma ordem malévola de Deus simboliza para mim o momento em que a humanidade vendeu sua alma ao demônio - essa é a raiz simbólica de todos os crimes cometidos em nome de Deus na civilização Ocidental.
Jefté também promete sacrificar a Deus a primeira pessoa que lhe sair ao encontro quando ele voltar para casa se ganhar a guerra. Ele ganha e, por azar, é a filha que vem correndo abraçá-lo.
Ela mesma reconhece que promessa a Deus tem que ser cumprida e só pede 2 meses para chorar.

Quanto às filhas de Lot, há um outro caso, em Juízes, em que um sujeito oferece as filhas e depois a própria mulher.
De manhã, ele encontra a mulher caída do lado de fora da porta e lhe diz, carinhosamente: "Levanta e vamos andando!".
Como ela está morta, ele a corta em 12 pedaços e envia cada um a uma das tribos.

Lindo isto. Uma lição de vida!

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2008, 12:47:05 »
QUANDO DEUS LHE RESTITUÍU EM DOBRO, LHE DEU 20 FILHOS? 2 FILHOS VALEM 1 FILHO MORTO?

Esta, para mim é o ápice da submissão cristã. E, é usada com sucesso até hoje!
Abraços!
Pois é, devolveu riqueza e escravos, mas a família continuou morta.
Deus perdeu a aposta e nem deu satisfações a Jó. Por mais que Jó lhe perguntasse "Por que?", Deus só respondeu: "Sou Deus e faço o que quiser". E Jó baixou a cabeça e entendeu que o diálogo era impossível.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2008, 13:20:43 »
"Só acredita em Deus quem NÂO leu a Biblia, ou leu e não entendeu"
Abraços!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2008, 15:37:41 »
Jesus é sem sombra de duvida a lenda mais asquerosa da biblia.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2008, 18:45:58 »
Pensando bem, devo concordar com a do Jesus. Imprime um "Q" de humildade, messianismo e tendência à auto-flagelação.
Valeu. Me rendo às EVIDÊNCIAS.
Abraço.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2008, 19:22:49 »
O final do livro de Jó é muito posterior ao resto.
A narrativa mais antiga termina na maior miséria mesmo, e é de origem bem mais antiga que o próprio judaismo. O final "recebendo tudo em dobro" é mais moderno e tenta deixar tudo bonitinho como recompensa pela paciência de Jó.

O sacrifício de Abrahão até tem uma explicação bem consistente, mas serve para quem quer acreditar. Procurem ler "Temor e Tremor" de S. Kierkegaard.

O dilúvio é a pior mesmo, e por um motivo, ainda tem gente que acredita que foi mesmo do jeito que é narrado. Isso sim é o fim da picada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2008, 00:27:15 »
Há algumas lendas bem chocantes do ponto de vista moral na Bíblia.  As orientações de Moisés sobre como se deve tratar prisioneiros de guerra são simplesmente tenebrosas - genocídio acompanhado de escravidão para fins sexuais aparentemente agrada a Deus, segundo Moisés.

Aliás, o Deus das escrituras judaicas é tão claramente etnocêntrico, até mesmo genocida, que chega a ser surpreendente que haja quem defenda que _todos_ deveriam crer nele; afinal, é um típico deus tribal, feito para reforçar o senso de união da comunidade a partir do repúdio a todos os estrangeiros...

Para quem quiser conferir, a história está contada em Números 25 e Números 31.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2008, 07:15:55 »
No fim das contas, o bondoso "Deus" dos Cristãos não é muito diferente do Deus daqueles canibais que sacrificavam crianças em ilhas do Pacífico há séculos atrás já que não faltam sacrifícios humanos na Bíblia.

Tudo para agradar ao bondoso Deus que mandava trucidarem crianças em guerras tribais nas disputas por áreas de deserto no meio do nada.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2008, 07:22:23 »
Pensando bem, devo concordar com a do Jesus. Imprime um "Q" de humildade, messianismo e tendência à auto-flagelação.
Jesus é muito humilde. Ele mesmo disse que era: "Sejam como eu, que sou manso e humilde de coração".

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2008, 12:58:21 »
Eu não acho a pior, mas a mais engraçada, aquela onde Moisés da um corte no bobão do Jeová. Depois de fazer um monte para tirar o povo Hebreu do Egito, coisa que o bobão mesmo tratou de piorar quando "endureceu" o coração do faraó, resolve matar todo mundo ali mesmo, no deserto. A sorte foi Moisés que saiu com algo parecido: Poizé Jeóva, o que vão falar a teu respeito? Tão bãozão e não dá conta do recado?  :P
Para quem não acredita, tá lá, exôdo 32, 09-12.  :ok:

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 10 de Julho de 2008, 14:34:23 »
Uma coisa particularmente enojante no cristianismo é a nomeclatura que utilizam:
"Ovelhas", "Rebanho", "Mansos", "Pastor" etc., referindo-se à seres humanos.
Por isso concordei com a do Jesus.
Abraços.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Julho de 2008, 06:53:29 »
Eu não acho a pior, mas a mais engraçada, aquela onde Moisés da um corte no bobão do Jeová. Depois de fazer um monte para tirar o povo Hebreu do Egito, coisa que o bobão mesmo tratou de piorar quando "endureceu" o coração do faraó, resolve matar todo mundo ali mesmo, no deserto. A sorte foi Moisés que saiu com algo parecido: Poizé Jeóva, o que vão falar a teu respeito? Tão bãozão e não dá conta do recado?  :P
Para quem não acredita, tá lá, exôdo 32, 09-12.  :ok:

beijos
Êxodo 32:5            E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor.      
Êxodo 32:6       No dia seguinte levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo sentou-se a comer e a beber; depois levantou-se para folgar.    
Êxodo 32:7       Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu;    
Êxodo 32:8       depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.    
Êxodo 32:9       Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz.    
Êxodo 32:10 Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação.    
11       Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: ç Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?    
12       Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra?. Torna-te da tua ardente ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Julho de 2008, 06:54:54 »
Uma coisa particularmente enojante no cristianismo é a nomeclatura que utilizam:
"Ovelhas", "Rebanho", "Mansos", "Pastor" etc., referindo-se à seres humanos.
Por isso concordei com a do Jesus.
Abraços.
E os crentes vivem falando em "joelho no chão". Sinto nojo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Julho de 2008, 07:03:24 »
Deuteronômio, 13
1.   Se se levantar no meio de ti um profeta ou um visionário, anunciando-te um sinal ou prodígio,
2.   e suceder o sinal ou o prodígio que anunciou e te disser: vamos, sigamos outros deuses que te são desconhecidos e prestemos-lhes culto,
3.   tu não ouvirás as palavras desse profeta ou desse visionário; porque o Senhor, vosso Deus, vos põe à prova para ver se o amais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.
4.   Seguireis o Senhor, vosso Deus, e o temereis; observareis seus mandamentos, obedecereis à sua voz e o servireis com muito zelo.
5.   Aquele profeta, aquele visionário, porém, será morto, por ter pregado a revolta contra o Senhor, vosso Deus, que vos tirou do Egito e vos libertou da casa da servidão, e por ter procurado desviar-vos do caminho que o Senhor, vosso Deus, vos traçou. Assim tirarás o mal do meio de ti.
6.   Se teu irmão, filho de tua mãe, ou teu filho, tua filha, a mulher que repousa no teu seio, ou o amigo a quem amas como a ti mesmo, tentar seduzir-te, dizendo em segredo: Vamos servir outros deuses - deuses desconhecidos de ti' e de teus pais,
7.   ou deuses das nações próximas ou distantes que estão em torno de ti, de uma extremidade da terra a outra -,
8.   tu não lhe cederás no que te disser, nem o ouvirás. Teu olho não terá compaixão dele, não o pouparás e não ocultarás o seu crime.
9.   Tens, ao contrário, o dever de matá-lo: serás o primeiro a levantar a mão para matá-lo, e a levantará em seguida o povo.
10.   Tu o apedrejarás até que ele morra, porque tentou desviar-te do Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da servidão.'
11.   Todo o Israel será tomado de temor ao sabê-lo, e não se renovará mais tal crime no meio de vós.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Julho de 2008, 07:06:08 »
Êxodo 32
25.   Moisés viu que o povo estava desenfreado, porque Aarão tinha-lhe soltado as rédeas, expondo-o assim à mofa de seus adversários.
26.   Pôs-se de pé à entrada do acampamento e exclamou: “Venham a mim todos aqueles que são pelo Senhor!” Todos os filhos de Levi se ajuntaram em torno dele.
27.   Ele disse-lhes: “Eis o que diz o Senhor, o Deus de Israel: cada um de vós meta a espada sobre sua coxa. Passai e repassai através do acampamento, de uma porta à outra, e cada um de vós mate o seu irmão, seu amigo, seu parente!”
28.   Os filhos de Levi fizeram o que ordenou Moisés, e cerca de três mil homens morreram naquele dia entre o povo.
29.   Moisés disse: “Consagrai-vos desde hoje ao Senhor, porque cada um de vós, ao preço de seu filho e de seu irmão, tendes atraído sobre vós hoje uma bênção.”

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Julho de 2008, 07:07:54 »
Oséias 13
16.   Samaria será punida (porque ela se revoltou contra o seu Deus). Seus habitantes cairão sob os golpes da espada, seus filhinhos serão esmagados, e rasgados os ventres de suas mulheres grávidas.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #21 Online: 11 de Julho de 2008, 08:38:33 »
Pois é , Javé é completamente doido , e no NT um terço dele que se diz bonzinho faz questão de lembrar o que acontecerá com quem nao babar ovo por ele

Isso doentio

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Julho de 2008, 12:11:11 »
Pois é , Javé é completamente doido , e no NT um terço dele que se diz bonzinho faz questão de lembrar o que acontecerá com quem nao babar ovo por ele

Isso doentio

O pior foi a criação de "Filhinho Bonzinho", personagem muito mais palatável, que os crentes podem adorar sem medo. Claro que sem excluir o INFERNO ( O Ás na manga )
e o Coitado do Demônio - Cupincha de plantão ( como no caso de Jó ).
Abraços

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #23 Online: 11 de Julho de 2008, 16:57:15 »
Eu acho legal depois da destruição de Gomorra e depois que Javé sacaneia Lot e transforma a mulher dele em pedra (acho). Na caverna, as filhas dele o embebedam para fazerem sexo :D

Que lindo exemplo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Julho de 2008, 22:52:47 »
Quanta viagem! Não posso me furtar a escrever aqui alguma coisa. Jó não necessáriamente existiu. O livro pode ser apenas uma ilustração com fins didáticos. Embora eu não concorde com isto, admito que é uma hipótese não desprezível.

Com relação aos relatos de violência, como tenho repetidas vezes escrito aqui, os fatos devem ser analisados à luz da cultura e do contexto da época. Vossa análise é simplista, superficial e demonstra falta de conhecimento técnico.

Recomendo que assistam ao documentário "os arquivos da inquisição". Tem passado repetidamente no History Channel. Ali se faz uma análise um pouco mais técnica da inquisição, que é algo meio parecido com estes relatos do VT.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!