para Atheo :
Minha pergunta: Quem decide qual livro é apenas didático e qual livro conta fatos reais? E se alguem decide isso, com qual autoridade?
R: A Igreja católica decidiu isso e as outras igrejas cristãs vieram em seu rastro, aceitando isso como verdade satisfatória.
Autoridade?
R: Segundo ela mesma , a Igreja Católica Apostólica Romana, pelo próprio Deus.Pois que lhe atribui , através do Espírito Santo, segunda pessoa da Santíssima Trindade,a INFALIBILIDADE papal ( nos ensinamentos e doutrinas dadas por essa mesma igreja)
Minhas perguntas: Deus segue tendências de época? Quem decide o que é apenas tendência de época e portanto não vale mais? Deus aparece numa época daquelas e só porque era "permitido" ele incentiva genocídios, preconceitos, intolerância, etc? Se esta é a palavra PERFEITA e infálivel de deus, porque essa mania de dizer que ela NÃO É perfeita e temos que na verdade interpreta-la e/ou traze-la para o nosso contexto de época já que a palavra supostamente PERFEITA de deus não vale mais hoje em dia? Álias, isso não me parece mto PERFEITO
R: Eu poderia aqui colocar a mesma baboseira com que as igrejas , principalmente a católica vem enrolando seus seguidores, mas não vou.Até mesmo porque em alguma postagem anterior eu já falei que não atribuo a Deus a origem do A.T. ( Antigo Testamento ).O que sem dúvida , desmistifica toda as atrocidades cometidas em nome dele ( que nem pode [Deus pode tudo, mas não se contradiz, e em nome da liberdade que nos deu, Ele até permite que enlameiem seu nome]se defender ) .E assim segue a humanidade , não assumindo por si os erros que a história nos registrou até aqui, mas à um Deus que eu creio Amor e um grande educador, sem duvida alguma, na covardia e omissão pertinentes a nós, até que despertemos para uma realidade fraterna pungente e urgente a nós a ao nosso redor.Até que fiquemos atentos para os erros do passado que nos permitiriam viver de forma muito diferente e melhor, agora no nosso presente e no futuro.
Abraços.