Autor Tópico: Qual a lenda mais asquerosa da Bíblia?  (Lida 12233 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Qual a lenda mais asquerosa da Bíblia?
« Resposta #50 Online: 13 de Julho de 2008, 18:44:36 »
Quanto a isso tudo bem, mas você não pode dizer que há menor probabilidade de o Deus cristão existir só por ele não ser gente boa... Você só pode dizer que ele é mentiroso porque diz que é bonzinho, mas para um canalha como Javé, ser só considerado mentiroso é refresco  :)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #51 Online: 13 de Julho de 2008, 20:13:38 »
Ok, mas não diga "inventado pelo homem", diga "crido pelo homem", uma vez que não se pode provar sua existência nem sua inexistência.
Qual é a diferença? Acho que você quis dizer "não diga 'inventado pelo homem', mas 'descoberto pelo homem' ". Mas que de uma forma ou de outra o homem inventou/criou o conceito de Deus, disso não há dúvidas.
Ele quis dizer "crido" de "crença". Só que, para se crer, é preciso inventar antes.

Não é isso. O que quis dizer é que como vc não pode provar que Deus existe ou não existe, vc não pode atribuir a ninguém a invenção.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 13 de Julho de 2008, 20:49:27 »
Como não?  As escrituras tem autores, a Igreja tem seus patriarcas e teólogos.  A começar por Abraão (se ele existiu historicamente), Moisés (idem) e Paulo de Tarso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #53 Online: 13 de Julho de 2008, 22:15:40 »
Olá caríssimo Luis, quanto tempo não nos  esbarramos num tópico...Sua ideia é  bem representada pelo senso comum, mas se detem no aspecto de que os textos bíblicos , todos eles, sem excessão, tem em seus escritores apenas a conotação de escritores , não de autores, pois que o autor de toda a Bíblia é o proprio Deus, na segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito santo.Acreditar nisso ou não é  outra coisa, mas é assim que as  igrejas cristãs  do mundo inteiro explicam tal autoria  , sendo estes textos até mesmo considerados  sagrados, como você bem deve saber.
Um abraço,
Artemis
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #54 Online: 13 de Julho de 2008, 22:17:44 »
Quanta viagem! Não posso me furtar a escrever aqui alguma coisa. Jó não necessáriamente existiu. O livro pode ser apenas uma ilustração com fins didáticos. Embora eu não concorde com isto, admito que é uma hipótese não desprezível.

Quem decide o que é didático e o que é verdade? O que tem de didático em as filhas de Lot lhe embebedarem e fazerem sexo com ele? O que deus quis nos ensinar com isso?
Com relação aos relatos de violência, como tenho repetidas vezes escrito aqui, os fatos devem ser analisados à luz da cultura e do contexto da época. Vossa análise é simplista, superficial e demonstra falta de conhecimento técnico.

Um deus que segue tendências de época? Então o que ele falou não vale mais? Quem decide o que vale e o que não vale mais?
Recomendo que assistam ao documentário "os arquivos da inquisição". Tem passado repetidamente no History Channel. Ali se faz uma análise um pouco mais técnica da inquisição, que é algo meio parecido com estes relatos do VT.

OK.

Me quoto porque não fui respondido.

Pelo menos eu nao vou considerar como resposta: "Não é Deus que segue tendências é o homem.".

Portanto, minhas dúvidas persistem.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 13 de Julho de 2008, 22:28:49 »
Artemis, eu não sei quanto das Igrejas e Teologias cristãs tem essa visão que você descreve.  Quero crer que não muito, já que afinal de contas o caráter sagrado das escrituras não impediu a formação de tantas linhas distintas desde o início - Adocionistas, Trinitaristas, Ortodoxos, Protestantes...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #56 Online: 13 de Julho de 2008, 22:36:14 »
Respondendo ao tópico, o texto mais asqueroso de toda  a Bíblia é mesmo gênesis.Não só é uma estorinha da carochinha, como também o inicio da ideia de punição a um suposto erro,afamado e mais conhecido como  PECADO.A ideia do pecado na história do homem se tornou elementar para se  interditar o proprio homem.Para se  usar a culpa como desculpa de muita coisa.Para dar razão a uns e julgameto a todos.A ideia do pecado, ao contrario do esperado, não diminuiu os  erros da humanidade, apenas os condensou em inumeras  esferas de poder.Não conseguiu evitar atrocidades, mas aumentou as injustiças.Sem falar do medo que causou o Boom das religiões terrenas, sejam elas quais forem.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #57 Online: 13 de Julho de 2008, 22:43:13 »
Caríssimo, ao que eu saiba toda a  a teologia cristã se baseia nos textos sagrados, independente dais tais linhas de pensamento muito bem citadas por você . Que tem como unico autor BÍBLICO, em seus diversos escritores, o Deus criador que é narrado em toda a Bíblia.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #58 Online: 13 de Julho de 2008, 22:49:19 »
Atheo, desculpe-me por apesar de estar entrando  no tópico só agora, já querer indagar algo a você.Mas  Não percebi bem quais seriam suas duvidas.Você se importa  de me esclarecer de uma maneira mais objetiva, pois  essas citações de acima não me permitiram sabe-las por completo.
Grata ,
Artemis.
(Nelson Mandela)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #59 Online: 13 de Julho de 2008, 22:55:50 »
Caríssimo, ao que eu saiba toda a  a teologia cristã se baseia nos textos sagrados, independente dais tais linhas de pensamento muito bem citadas por você . Que tem como unico autor BÍBLICO, em seus diversos escritores, o Deus criador que é narrado em toda a Bíblia.

Suponho que haja quem pensa assim, mas puxa vida... é uma postura um tanto ingênua para eu acreditar que seja frequente.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 13 de Julho de 2008, 23:19:50 »
Atheo, desculpe-me por apesar de estar entrando  no tópico só agora, já querer indagar algo a você.Mas  Não percebi bem quais seriam suas duvidas.Você se importa  de me esclarecer de uma maneira mais objetiva, pois  essas citações de acima não me permitiram sabe-las por completo.
Grata ,
Artemis.

Grata ,
Artemis.

Sem problemas.

Famado diz: "Jó não necessariamente existiu. O livro pode ser apenas uma ilustração com fins didáticos".

Minha pergunta: Quem decide qual livro é apenas didático e qual livro conta fatos reais? E se alguem decide isso, com qual autoridade?

Famado diz: "...os fatos devem ser analisados à luz da cultura e do contexto da época..."

Minhas perguntas: Deus segue tendências de época? Quem decide o que é apenas tendência de época e portanto não vale mais? Deus aparece numa época daquelas e só porque era "permitido" ele incentiva genocídios, preconceitos, intolerância, etc? Se esta é a palavra PERFEITA e infálivel de deus, porque essa mania de dizer que ela NÃO É perfeita e temos que na verdade interpreta-la e/ou traze-la para o nosso contexto de época já que a palavra supostamente PERFEITA de deus não vale mais hoje em dia? Álias, isso não me parece mto PERFEITO  :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #61 Online: 13 de Julho de 2008, 23:25:47 »
Concordo plenamente com você Luis.Porém estas correntes e linhas de pensamento, são apenas o que são, linhas de pensamento e correntes ideológicas em sua maioria, mesmo que adentrem nas religiões.Mas se conservam fiel ao principio Divino da criação do mundo e do homem, narrada na Bíblia .Ao se falar da autoria de tais textos( os Bíblicos) como sendo obra divina, dá-se  às religiões  base  e como que um consentimento próprio, para  argumentos  e entendimentos  sem a perspectiva do debate, como é na Igreja católica, segundo os dogmas ( e o dogma, nada mais é que algo inquestionável ).Então é muito cômodo ao cristianismo usar Deus como autor.Quem afinal poderia debater com ele,se o que ele fez e falou,do que é narrado ali  na Bíblia, está certo  ou errado?
A ingenuidade  da qual o  colega fala  se veste da necessidade que o homem  tem em saber mais sobre si mesmo.O que é um prato cheio aos fundadores de religião.O nome de Deus é barbaramente  usado para  tornar  puro, pois ato divino, o inaceitável.
Particularmente eu não credito uma linha sequer do  A.T. a Deus.Já o novo testamento, por serem atos e ensinamentos de  Yeshua , há um fundamento mais apreciável quando  nos detemos   nas mensagens de amor e paz  vividas  por ele próprio como exemplo a  cada um de nós.Porém , não creio na totalidade das diretrizes que hoje  viraram doutrinas em varias religiões cristãs.Infelizmente  Muitos homens tendem a ser ingenuos, pelo medo  da descoberta do novo e sua adaptação  e aceitação dos fatos e até mesmo a uma incrivel nostalgia da mentira e do engodo , qual viveu até então.
« Última modificação: 13 de Julho de 2008, 23:34:24 por Artemis »
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #62 Online: 14 de Julho de 2008, 01:02:18 »

para Atheo :
Minha pergunta: Quem decide qual livro é apenas didático e qual livro conta fatos reais? E se alguem decide isso, com qual autoridade?
R: A Igreja católica  decidiu isso e as outras igrejas cristãs vieram em seu rastro, aceitando isso como verdade satisfatória.
Autoridade?
R: Segundo ela mesma , a Igreja Católica  Apostólica Romana, pelo próprio Deus.Pois que lhe atribui , através do Espírito Santo, segunda pessoa da Santíssima Trindade,a INFALIBILIDADE  papal ( nos ensinamentos e doutrinas  dadas por essa mesma igreja)

Minhas perguntas: Deus segue tendências de época? Quem decide o que é apenas tendência de época e portanto não vale mais? Deus aparece numa época daquelas e só porque era "permitido" ele incentiva genocídios, preconceitos, intolerância, etc? Se esta é a palavra PERFEITA e infálivel de deus, porque essa mania de dizer que ela NÃO É perfeita e temos que na verdade interpreta-la e/ou traze-la para o nosso contexto de época já que a palavra supostamente PERFEITA de deus não vale mais hoje em dia? Álias, isso não me parece mto PERFEITO   

R: Eu poderia aqui colocar a mesma baboseira com que as igrejas , principalmente a católica vem enrolando seus seguidores, mas não vou.Até mesmo porque em alguma postagem anterior  eu já  falei que não atribuo a Deus  a origem do A.T. ( Antigo Testamento ).O que sem dúvida , desmistifica toda as atrocidades cometidas em nome dele ( que nem pode [Deus pode tudo, mas não se contradiz, e em nome da liberdade que nos deu, Ele  até permite que enlameiem  seu nome]se defender ) .E assim segue a humanidade , não assumindo por si os erros que a história nos registrou até aqui, mas à um Deus que eu creio Amor e um grande educador, sem duvida alguma, na covardia e omissão pertinentes  a nós, até que  despertemos para uma realidade  fraterna pungente  e urgente a nós a  ao nosso redor.Até que fiquemos atentos  para os erros do  passado que  nos permitiriam  viver de forma muito diferente e melhor, agora no  nosso presente e no futuro.
Abraços.
(Nelson Mandela)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 14 de Julho de 2008, 06:59:48 »
Olá caríssimo Luis, quanto tempo não nos  esbarramos num tópico...Sua ideia é  bem representada pelo senso comum, mas se detem no aspecto de que os textos bíblicos , todos eles, sem excessão, tem em seus escritores apenas a conotação de escritores , não de autores, pois que o autor de toda a Bíblia é o proprio Deus, na segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito santo.Acreditar nisso ou não é  outra coisa, mas é assim que as  igrejas cristãs  do mundo inteiro explicam tal autoria  , sendo estes textos até mesmo considerados  sagrados, como você bem deve saber.
Um abraço,
Artemis
O que vale para todas as outras religiões. Por outro lado, a origem do islamismo, por exemplo, está bem definida e seu criador é um personagem histórico.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 14 de Julho de 2008, 07:01:37 »
Artemis, eu não sei quanto das Igrejas e Teologias cristãs tem essa visão que você descreve.  Quero crer que não muito, já que afinal de contas o caráter sagrado das escrituras não impediu a formação de tantas linhas distintas desde o início - Adocionistas, Trinitaristas, Ortodoxos, Protestantes...
O início do mormonismo também está bem definido.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 14 de Julho de 2008, 07:03:20 »
Deus supostamente falou pelos profetas, mas, a partir de um certo ponto, segundo a Bíblia, os profetas perderam o crédito e foram considerados mentirosos. Talvez já fossem mentirosos desde o início.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #66 Online: 14 de Julho de 2008, 09:13:08 »
Artemis minha cara, do muito que vc escreveu eu entendi pouco. Entendi que vc crê em Deus. Mas no que mais? vc é cristã? :hein:
Ademais, não tá afim de me dizer diretamente, em uma linguagem mais clara à minha limitada mente newtoniana, no que exatamente vc discorda de mim? É para que possamos iniciar um debate daqueles!

Aliás, vc disse que o pior que pode haver na bíblia são os relatos do Gênesis. Diga algo especificamente por favor, para que possamos discutir.
« Última modificação: 14 de Julho de 2008, 09:17:57 por famado »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 14 de Julho de 2008, 09:25:55 »

para Atheo :
R: A Igreja católica  decidiu isso e as outras igrejas cristãs vieram em seu rastro, aceitando isso como verdade satisfatória.
Autoridade?
R: Segundo ela mesma , a Igreja Católica  Apostólica Romana, pelo próprio Deus.Pois que lhe atribui , através do Espírito Santo, segunda pessoa da Santíssima Trindade,a INFALIBILIDADE  papal ( nos ensinamentos e doutrinas  dadas por essa mesma igreja)

Então, qual são os livros didáticos, segundo a ICAR?

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 14 de Julho de 2008, 11:33:37 »
Seria mais fácil, qual a lenda que não é asquerosa na bíblia...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #69 Online: 14 de Julho de 2008, 18:40:24 »
Um abraço,
Artemis
O que vale para todas as outras religiões. Por outro lado, a origem do islamismo, por exemplo, está bem definida e seu criador é um personagem histórico.

Olá Fernando !
Bem,eu não falei todas as religiões, apenas as cristãs.No  caso do Islamismo que tem como seu profeta maior, Maomé, o livro santo  é o Corão.
Abraços.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #70 Online: 14 de Julho de 2008, 18:44:10 »
Deus supostamente falou pelos profetas, mas, a partir de um certo ponto, segundo a Bíblia, os profetas perderam o crédito e foram considerados mentirosos. Talvez já fossem mentirosos desde o início.
O que  você falou  não é mentira, porém o que eu disse  foi sobre a posição da Igreja Católica Apostolica Romana.Para  a ICAR  Deus é o autor da Bíblia, pois esta foi inspirada pelo Espírito Santo.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #71 Online: 14 de Julho de 2008, 19:06:05 »
Artemis minha cara, do muito que vc escreveu eu entendi pouco. Entendi que vc crê em Deus. Mas no que mais? vc é cristã? :hein:
Ademais, não tá afim de me dizer diretamente, em uma linguagem mais clara à minha limitada mente newtoniana, no que exatamente vc discorda de mim? É para que possamos iniciar um debate daqueles!

Aliás, vc disse que o pior que pode haver na bíblia são os relatos do Gênesis. Diga algo especificamente por favor, para que possamos discutir.

Olá Famado, muitíssima  boa noite.
Esclarecendo suas dúvidas, não, não sou cristã.Posto que para  ser cristã significa acreditar em uma salvação de Jesus que recebeu o título de  Cristo...O esperado  Salvador entre os Judeus.E não imagino  do que possamos ser salvos  pelo Deus criador, se estamos aqui para  um grande aprendizado.
Mas  sim, eu creio em Deus e que Jesus  é  Deus  que veio aqui, não para salvar, no sentido religioso, mas para até nos salvar dos desastres  de nossas ambições, de nossos egoísmo e falta de amor fraterno.Os ensinamentos de Yeshua são maravilhosos  estando fora do  foco e luz das igrejas cristãs.

Quanto a discordar de você...Bem , nem entendi o porque o colega  disse isso , já que em nenhum momento  eu citei algum comentário seu .Mas se é seu desejo um debate saudável , terei prazer em ler  mais acentuadamente suas colocações aqui .Fique no aguardo, caso haja discordâncias minhas  sobre suas postagens.
E por último, eu pensei ter deixado claro que falava sobre o  PECADO.
Abraços,
Ártemis.
(Nelson Mandela)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #72 Online: 15 de Julho de 2008, 13:18:04 »
Mas vc há de convir que estes últimos são muito difícil de existirem.  :hihi:

Pessoalmente acho as figuras folclóricas mas fáceis de considerar como existentes.  O Deus da Bíblia é contraditório e moralmente insustentável, enquanto que o saci e companhia são apenas exóticos.

Tanto são mais verossímeis que os crentes ficam " pegando no pé" do H.Potter, do Tolkien etc.
   Prefiro mil vezes o condado de Frodo Bolseiro, as liçoes de amizade do Tolkien do que a Bíblia como literatura para meu filho.
    Alertar sobre isso foi a idéia deste tópico. 
    Veleu Luis Dantas.
    Abraços.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #73 Online: 15 de Julho de 2008, 13:24:28 »

Pessoalmente acho as figuras folclóricas mas fáceis de considerar como existentes.  O Deus da Bíblia é contraditório e moralmente insustentável, enquanto que o saci e companhia são apenas exóticos.

Tanto são mais verossímeis que os crentes ficam " pegando no pé" do H.Potter, do Tolkien etc.
   Prefiro mil vezes o condado de Frodo Bolseiro, as liçoes de amizade do Tolkien do que a Bíblia como literatura para meu filho.
    Veleu Luis Dantas.
    Abraços.

Nem as lendas e programas que vc citou, nem as históricas do VT são o ideal para a educação do seu filho. Como tenho dito aqui, a bíblia não é um livro para crianças.

Que tal o Discovery kids?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #74 Online: 15 de Julho de 2008, 13:40:05 »

Veleu Luis Dantas.
    Abraços.

Nem as lendas e programas que vc citou, nem as históricas do VT são o ideal para a educação do seu filho. Como tenho dito aqui, a bíblia não é um livro para crianças.

Que tal o Discovery kids?

Tenho minhas restrições ao Disney.
Existe um livro famoso: PARA LER O PATO DONALD
que fala bem dissso.
Gosto mais do Ziraldo,  na TURMA DO PERÊRE
Abraços
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!