Autor Tópico: Qual a lenda mais asquerosa da Bíblia?  (Lida 12232 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re: Qual a lenda mais asquerosa da Bíblia?
« Resposta #25 Online: 11 de Julho de 2008, 23:06:06 »
Jó não necessáriamente existiu. O livro pode ser apenas uma ilustração com fins didáticos. Embora eu não concorde com isto, admito que é uma hipótese não desprezível.

Eu acho legal depois da destruição de Gomorra e depois que Javé sacaneia Lot e transforma a mulher dele em pedra (acho). Na caverna, as filhas dele o embebedam para fazerem sexo

Outra ilustração com fins didáticos?

26.   Pôs-se de pé à entrada do acampamento e exclamou: “Venham a mim todos aqueles que são pelo Senhor!” Todos os filhos de Levi se ajuntaram em torno dele.
27.   Ele disse-lhes: “Eis o que diz o Senhor, o Deus de Israel: cada um de vós meta a espada sobre sua coxa. Passai e repassai através do acampamento, de uma porta à outra, e cada um de vós mate o seu irmão, seu amigo, seu parente!”
28.   Os filhos de Levi fizeram o que ordenou Moisés, e cerca de três mil homens morreram naquele dia entre o povo.

E essa tb?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #26 Online: 11 de Julho de 2008, 23:10:25 »
Quanta viagem! Não posso me furtar a escrever aqui alguma coisa. Jó não necessáriamente existiu. O livro pode ser apenas uma ilustração com fins didáticos. Embora eu não concorde com isto, admito que é uma hipótese não desprezível.

Quem decide o que é didático e o que é verdade? O que tem de didático em as filhas de Lot lhe embebedarem e fazerem sexo com ele? O que deus quis nos ensinar com isso?
Com relação aos relatos de violência, como tenho repetidas vezes escrito aqui, os fatos devem ser analisados à luz da cultura e do contexto da época. Vossa análise é simplista, superficial e demonstra falta de conhecimento técnico.

Um deus que segue tendências de época? Então o que ele falou não vale mais? Quem decide o que vale e o que não vale mais?
Recomendo que assistam ao documentário "os arquivos da inquisição". Tem passado repetidamente no History Channel. Ali se faz uma análise um pouco mais técnica da inquisição, que é algo meio parecido com estes relatos do VT.

OK.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 12 de Julho de 2008, 13:06:08 »
Aliás, o Deus das escrituras judaicas é tão claramente etnocêntrico, até mesmo genocida, que chega a ser surpreendente que haja quem defenda que _todos_ deveriam crer nele; afinal, é um típico deus tribal, feito para reforçar o senso de união da comunidade a partir do repúdio a todos os estrangeiros...
Ele era o deus pessoal de Abraão, depois passou a tomar conta também da sua família, depois da tribo e, finalmente, de todos os judeus.
Aí veio Paulo, tomou-o dos judeus e o impingiu ao resto da humanidade.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Julho de 2008, 13:08:24 »
Pois é , Javé é completamente doido , e no NT um terço dele que se diz bonzinho faz questão de lembrar o que acontecerá com quem nao babar ovo por ele

Isso doentio
Pelo menos, com Javé o sofrimento terminava com a morte. Com o "manso e humilde" Jesus, a tortura é por toda a eternidade.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 12 de Julho de 2008, 13:10:56 »
Quanta viagem! Não posso me furtar a escrever aqui alguma coisa. Jó não necessáriamente existiu. O livro pode ser apenas uma ilustração com fins didáticos. Embora eu não concorde com isto, admito que é uma hipótese não desprezível.
Sua Bíblia é a hipotética palavra de Deus?
Se é bonito é verdade e se é feio é coisa dos homens e da cultura da época?
Mesmo que a coisa feia seja atribuída a Javé?

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #30 Online: 12 de Julho de 2008, 14:08:39 »
Vossa análise é simplista, superficial e demonstra falta de conhecimento técnico

Eu diria falta de alienação mental.

Para acreditar integralmente na bíblia, e ainda que ela é a palavra de deus, infalível, perfeita, sem contradições, e que deve ser lida e seguida como guia de vida, só passando por uma completa lavagem cerebral.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Julho de 2008, 17:40:59 »
Muitas palavras, vou tentar responder de uma veizada só (novamente).

O que falei de Jó é uma informação da sinopse do livro na versão de estudo Almeida. Há uma linha teológica que discute a real existência do personagem. Não estou com isso querendo dizer que os outros relatos, dos outros livros, não tenham sido reais. Não é isso

Um deus que segue tendências de época? Então o que ele falou não vale mais?

Não é Deus que segue tendências é o homem.

Fernando, eu não disse isso. Vc está usando uma falácia em sua argumentação e aí não vale. Não ponha palavras na minha boca e não tire conclusões atravessadas. Isso é um circulus in demonstrando além de outras. Respeite a lista de falácias.

Eu diria falta de alienação mental.

Para acreditar integralmente na bíblia, e ainda que ela é a palavra de deus, infalível, perfeita, sem contradições, e que deve ser lida e seguida como guia de vida, só passando por uma completa lavagem cerebral.

WstEagle

Esta é outra conclusão falaciosa. É um acidente invertido/generalização grosseira. Nem todas as pessoas que crêem na bíblia sofreram lavagem cerebral. Aliás, a maioria não.

Precisamos melhorar o nível da argumantação. Procurem treinar e apresentar argumentos válidos.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Julho de 2008, 19:40:32 »
WstEagle

Esta é outra conclusão falaciosa. É um acidente invertido/generalização grosseira. Nem todas as pessoas que crêem na bíblia sofreram lavagem cerebral. Aliás, a maioria não.

Precisamos melhorar o nível da argumantação. Procurem treinar e apresentar argumentos válidos.

Vamos lá então, apenas me responda essas perguntas:

Você acredita que uma mulher virgem (sem intervenção humana) pode dá a luz?
Você acredita que é possível uma pessoa transformar água em vinho num passe de mágica?
Você acredita que um morto pode ressucitar depois de três dias do seu sepultamento?

Se suas respostas forem sim, não posso chegar a outra conclusão senão que há alguma coisa muito errada com o seu senso de realidade.

Uma pessoa que acredita nesse tipo de coisas (e alguém para ser crente obrigatoriamente deve acreditar) pode até não concordar, mas passou sim por um processo de alienação.

Não temos como negar a influência religiosa na formação cultural das pessoas.
Se você tivesse nascido no Japão, na Índia, ou no Egito, certamente não estaria defendendo a veracidade da bíblia. A verdade é que somos inevitavelmente influenciados pela cultura religiosa do lugar em que nascemos. Ainda que de forma imperceptível, as pessoas desde seus primeiros anos, passam por um processo de convencimento e doutrinação religiosa, que tem início na própria família com os pais.

Aos poucos vamos sendo convencidos acerca da total e absoluta veracidade e validade do conteúdo do livro sagrado de nossa religião, ao mesmo tempo em que somos levados a excluir e ter como falsas todas as demais crenças.

Ou você acredita que poderá ser uma barata em uma vida futura? ou que o homem foi criado de um coágulo de sangue e que se for fiel a deus depois da morte herdará um harém com 70 virgens?...

Logo, queira ou não, há sim, em maior ou menor grau, uma inevitável alienação religiosa que leva as pessoas a acreditar nesses absurdos como verdades inquestionáveis e não só isso, mas a matarem e morrem em nome delas.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Julho de 2008, 19:45:57 »

Um deus que segue tendências de época? Então o que ele falou não vale mais?

Não é Deus que segue tendências é o homem.

Justamente.
Deus, como criação humana que é, apenas reflete essas tendências.

Por isso a diferênça entre os deuses do novo e antigo testamento.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #34 Online: 12 de Julho de 2008, 20:26:44 »
Ok, melhorou um pouco. De qualquer maneira, nem todas as pessoas creem naquilo que seus pais creem. No meu caso, eu cri primeiro que eles. Tive experiências pessoais que me levaram a crer da maneira que creio. Não foi o meu pastor (aliás, nós discordamos sobre vários pontos e discutimos teologia em bom nível), não foi meus pais, não foi ninguém. Sou muito mais um formador de opinião do que o contrário.

Justamente.
Deus, como criação humana que é, apenas reflete essas tendências.

Por isso a diferênça entre os deuses do novo e antigo testamento.

Da mesma meneira que não podemos provar que Deus existe, vc não pode provar que deus é uma criação humana.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #35 Online: 13 de Julho de 2008, 10:19:57 »
Ok, melhorou um pouco. De qualquer maneira, nem todas as pessoas creem naquilo que seus pais creem. No meu caso, eu cri primeiro que eles. Tive experiências pessoais que me levaram a crer da maneira que creio. Não foi o meu pastor (aliás, nós discordamos sobre vários pontos e discutimos teologia em bom nível), não foi meus pais, não foi ninguém. Sou muito mais um formador de opinião do que o contrário.

Isso é a sua visão pessoal (a imagem formada) e subjetiva sobre as suas próprias crenças e sobre como você se convenceu que elas são verdadeiras.

Mas será que sua visão subjetiva corrensponde de fato a realidade objetiva. Será que quando criança ninguém nunca lhe contou estórias de um ser todo poderoso que criou o mundo em sete dias e o homem de um boneco de barro; que a mulher foi gerada da costela do homem; da arca de noé;...; que há vida após a morte e os que obedecerem a esse deus irão para o céu e os que não para o inferno; de que há muito tempo houve um homem muito bondoso chamado jesus que curava os doentes e ressuscitava os mortos; que esse homem bondoso foi morto cruelmente por pessoas más chamadas judeus, mas ressuscitou porque ele não era um homem comum mas o próprio filho de deus; que o mesmo deus que criou o mundo um dia o destruíra, que nesse dia esse mesmo deus julgará todos os homens por seus atos e por suas escolhas religiosas....

Será que você nunca ouviu nada acerca disso, até que um belo dia simplesmente se convenceu que tudo isso era a mais pura verdade?

Você pode até pertencer a uma facção cristã diferente da dos seus pais e acreditar em dogmas de fé diferente dos deles, mas isso não invalida a eventual doutrinação religiosa que eles exerceram sobre sua mente. Afinal você é cristão como seus pais e a maoria dos indivíduos da sociedade em que vive; e mesmo que, por acaso, você tivesse escolhido ser budista, ou maometano, ou xintuísta, ainda assim você não pode negar que essa escolha foi influenciada pelo fato de ter nascido em uma sociedade predominantemente teísta.

Não há como negar, todos nós, sem nenhuma exceção, somos de alguma forma influenciados pelo pensamento religioso presente na nossa sociedade. Isso é mera decorrência da vida em sociedade, pois ninguém consegue viver isolado do resto do mundo, como em uma bolha hermeticamente fechada que o impede de ter contato com o mundo exterior.

Da mesma meneira que não podemos provar que Deus existe, vc não pode provar que deus é uma criação humana.

Vamos usar só um pouquinho do bom senso e deixar por um momento o fanatismo religioso de lado.
Propunho o emprego do velho e bom princípio da parcimônia, popurlamente conhecido como navalha de occam.

Pois bem, das duas assertivas seguintes, qual  você acha ser a mais provável:

(1) Que um ser indetectável criou do nada tudo que existe em meros sete dias; que o mesmo deus criou o homem de um boneco de barro e a mulher de uma costela desse primeiro homem; que toda a humanidade descende desse primeio casal; que houve um dilúvio universal e a estória da arca de nóe é a mais pura verdade; que a origem da diversidade linguística é explicada pela estória da torre de Babel; Que a despeito de todo o restante da humanidade, esse deus tem um predileção especial por uma pequena tribo de nômades que vagueiam por uma estreita região do planeta, se revelando somente a este pequeno grupo de pessoas e se mantendo oculto do restante da humanidade; que existe vida após a morte e que as pessoas que seguirem ao deus verdadeiro (o deus desse pequena tribo nômade) serão eternamente recompensadas, ao passo que os seguidores de outros deuses serão eternamente punidos; que é possível uma mula falar, a terra parar, pessoas transformadas em sal, mortos que ressuscitam, virgens que dão a luz; existirem anjos e demônios; mesmo que nossa experiência e senso comum nos diga que nada disso é possível de ocorrer e que esse tipo de acontecimentos subrenaturais somente sejam relatados por pessoas que defendem a veracidade dos mesmo, mas nunca por observadores independentes. 

(2) Tudo isso não passa de mera invencionice, produto da fértil imaginação humana. Afinal como a bíblia existem outros milhares de livros sagrados cujos relatos e estórias neles presente são não menos fantásticas, expetaculares e incríveis dos que os narrados na bíblia. Em resumo, a bíblia não passa de pura obra de ficção como tantas milhares de outras existentes.

E então, das duas qual a que tem a maior possibilidade de ser a verdadeira?

A navalha de occam invariavelmente nos dá como resposta a segunda assertiva.
« Última modificação: 13 de Julho de 2008, 10:28:39 por wstEagle »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 13 de Julho de 2008, 11:18:10 »
Ok, melhorou um pouco. De qualquer maneira, nem todas as pessoas creem naquilo que seus pais creem. No meu caso, eu cri primeiro que eles. Tive experiências pessoais que me levaram a crer da maneira que creio.
Sua crença não surgiu do nada. A Bíblia não foi revelada a você primeiro e só depois você descobriu que ela  já existia. Você nasceu e cresceu numa família e numa sociedade cristãs, encharcado de conceitos cristãos. O que aconteceu é que, num determinado instante, você decidiu levar esses conceitos a sério.

Por outro lado, se você quisesse ser totalmente racional, deveria admitir a hipótese de que suas "experiências pessoais" foram alucinações.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 13 de Julho de 2008, 11:26:10 »
wstEagle, você falou da Navalha de Occam.  Me parece que o Famado não acha conveniente se guiar por ela, pelo menos nesta questão específica.

O que, é claro, é direito pleno dele.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #38 Online: 13 de Julho de 2008, 14:25:49 »
Primeiramente parabens pelo texto e pelo nível. Afora a falta de pontos de interrogação e algumas vírgulas, não há muitas falácias.

Isso é a sua visão pessoal (a imagem formada) e subjetiva sobre as suas próprias crenças e sobre como você se convenceu que elas são verdadeiras.

Mas será que sua visão subjetiva corrensponde de fato a realidade objetiva. Será que quando criança ninguém nunca lhe contou estórias de um ser todo poderoso que criou o mundo em sete dias e o homem de um boneco de barro; que a mulher foi gerada da costela do homem; da arca de noé;...; que há vida após a morte e os que obedecerem a esse deus irão para o céu e os que não para o inferno; de que há muito tempo houve um homem muito bondoso chamado jesus que curava os doentes e ressuscitava os mortos; que esse homem bondoso foi morto cruelmente por pessoas más chamadas judeus, mas ressuscitou porque ele não era um homem comum mas o próprio filho de deus; que o mesmo deus que criou o mundo um dia o destruíra, que nesse dia esse mesmo deus julgará todos os homens por seus atos e por suas escolhas religiosas....

Será que você nunca ouviu nada acerca disso, até que um belo dia simplesmente se convenceu que tudo isso era a mais pura verdade?

Você pode até pertencer a uma facção cristã diferente da dos seus pais e acreditar em dogmas de fé diferente dos deles, mas isso não invalida a eventual doutrinação religiosa que eles exerceram sobre sua mente. Afinal você é cristão como seus pais e a maoria dos indivíduos da sociedade em que vive; e mesmo que, por acaso, você tivesse escolhido ser budista, ou maometano, ou xintuísta, ainda assim você não pode negar que essa escolha foi influenciada pelo fato de ter nascido em uma sociedade predominantemente teísta.

Não há como negar, todos nós, sem nenhuma exceção, somos de alguma forma influenciados pelo pensamento religioso presente na nossa sociedade. Isso é mera decorrência da vida em sociedade, pois ninguém consegue viver isolado do resto do mundo, como em uma bolha hermeticamente fechada que o impede de ter contato com o mundo exterior.
De fato, seria muito mais difícil eu me tornar um cristão em um país de predominância islâmica que no Brasil. Com meu relato eu apenas estava querendo dizer que meus pais não tentaram me catequizar. Eu freqüentava a igreja por livre e expontânea vontade. Coisa que não acontece com minha filha, pois eu a obrigo a ir.

Vamos usar só um pouquinho do bom senso e deixar por um momento o fanatismo religioso de lado.
Propunho o emprego do velho e bom princípio da parcimônia, popurlamente conhecido como navalha de occam.

Pois bem, das duas assertivas seguintes, qual  você acha ser a mais provável:

(1) Que um ser indetectável criou do nada tudo que existe em meros sete dias; que o mesmo deus criou o homem de um boneco de barro e a mulher de uma costela desse primeiro homem; que toda a humanidade descende desse primeio casal; que houve um dilúvio universal e a estória da arca de nóe é a mais pura verdade; que a origem da diversidade linguística é explicada pela estória da torre de Babel; Que a despeito de todo o restante da humanidade, esse deus tem um predileção especial por uma pequena tribo de nômades que vagueiam por uma estreita região do planeta, se revelando somente a este pequeno grupo de pessoas e se mantendo oculto do restante da humanidade; que existe vida após a morte e que as pessoas que seguirem ao deus verdadeiro (o deus desse pequena tribo nômade) serão eternamente recompensadas, ao passo que os seguidores de outros deuses serão eternamente punidos; que é possível uma mula falar, a terra parar, pessoas transformadas em sal, mortos que ressuscitam, virgens que dão a luz; existirem anjos e demônios; mesmo que nossa experiência e senso comum nos diga que nada disso é possível de ocorrer e que esse tipo de acontecimentos subrenaturais somente sejam relatados por pessoas que defendem a veracidade dos mesmo, mas nunca por observadores independentes. 

(2) Tudo isso não passa de mera invencionice, produto da fértil imaginação humana. Afinal como a bíblia existem outros milhares de livros sagrados cujos relatos e estórias neles presente são não menos fantásticas, expetaculares e incríveis dos que os narrados na bíblia. Em resumo, a bíblia não passa de pura obra de ficção como tantas milhares de outras existentes.

E então, das duas qual a que tem a maior possibilidade de ser a verdadeira?

A navalha de occam invariavelmente nos dá como resposta a segunda assertiva.
Eu não sei o que é Navalha de Occan, mas vamos lá.

Do seu ponto de vista a opção 2 seria a resposta mais óbvia e coerente. Mas a minha resposta é: nenhuma das respostas anteriores.

A opção 1 é uma visão literalista dos relatos históricos da bíblia e o método literalista é altamente questionável. Realmente há uma série de relatos que devem ser tidos como literais, mas a quantidade de simbolismo alí é enorme e não deve ser desprezada.

Na opção 2 vc afirma que o sobrenatural é uma invencionice e vc não pode provar isso. Vc têm o direito de não crer, mas não pode afirmar categoricamente que o sobrenatural não existe.
« Última modificação: 13 de Julho de 2008, 14:28:06 por famado »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 13 de Julho de 2008, 14:29:51 »
Navalha de Occam, Famado, é a atitude de preferir as explicações mais simples quando elas se mostram satisfatórias.

Uma atitude de valor prático, pois evita que nos percamos em especulações desnecessárias.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #40 Online: 13 de Julho de 2008, 15:40:00 »
De fato, seria muito mais difícil eu me tornar um cristão em um país de predominância islâmica que no Brasil. Com meu relato eu apenas estava querendo dizer que meus pais não tentaram me catequizar. Eu freqüentava a igreja por livre e expontânea vontade. Coisa que não acontece com minha filha, pois eu a obrigo a ir.

Se nunca nenhum cristão tivesse te contado acerca do cristianismo, você sequer saberia o que essa palavra significa.

E se você tivesse nascido em um pais islâmico, seguramente estaria dizendo a mesma coisa em relação a sua fé no islamismo.

Na opção 2 vc afirma que o sobrenatural é uma invencionice e vc não pode provar isso. Vc têm o direito de não crer, mas não pode afirmar categoricamente que o sobrenatural não existe.

E não foi isso que eu fiz. Em momento algum eu afirmei categoricamente que o sobrenatural não existe.

O que eu fiz foi apenas utilizar  a navalha de occam para demonstrar que entre as hipótese de (1) o sobrenatural realmente existir e (2) ser ele mera invenção da mente humana, essa última é a que tem a maior possibilidade (o que é muito diferente de certeza) de ser a verdadeira.

Não posso provar a inexistência do deus judaico-islâmico-cristão da mesma forma que você também não pode provar a inexistência de qualquer outra divindade ou ser mitológico a qualquer tempo já inventado pelo homem, nisso incluso o saci-pererê, a mula-sem-cabeça, o curupira, ....

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #41 Online: 13 de Julho de 2008, 15:46:09 »

Não posso provar a inexistência do deus judaico-islâmico-cristão da mesma forma que você também não pode provar a inexistência de qualquer outra divindade ou ser mitológico a qualquer tempo já inventado pelo homem, nisso incluso o saci-pererê, a mula-sem-cabeça, o curupira, ....

Concordo. Mas vc há de convir que estes últimos são muito difícil de existirem.  :hihi:

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #42 Online: 13 de Julho de 2008, 15:47:18 »

Concordo. Mas vc há de convir que estes últimos são muito difícil de existirem.  :hihi:

Ontologicamente a probabilidade é a mesma.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #43 Online: 13 de Julho de 2008, 15:50:55 »
Ok, mas não diga "inventado pelo homem", diga "crido pelo homem", uma vez que não se pode provar sua existência nem sua inexistência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 13 de Julho de 2008, 16:05:28 »
Ok, mas não diga "inventado pelo homem", diga "crido pelo homem", uma vez que não se pode provar sua existência nem sua inexistência.

Qual é a diferença? Acho que você quis dizer "não diga 'inventado pelo homem', mas 'descoberto pelo homem' ". Mas que de uma forma ou de outra o homem inventou/criou o conceito de Deus, disso não há dúvidas.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 13 de Julho de 2008, 16:56:11 »
Qual é a diferença? Acho que você quis dizer "não diga 'inventado pelo homem', mas 'descoberto pelo homem' ". Mas que de uma forma ou de outra o homem inventou/criou o conceito de Deus, disso não há dúvidas.
Ele quis dizer "crido" de "crença". Só que, para se crer, é preciso inventar antes.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 13 de Julho de 2008, 17:38:19 »
Ah, eu imaginei que tinha um typo ali...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 13 de Julho de 2008, 18:08:53 »
Mas vc há de convir que estes últimos são muito difícil de existirem.  :hihi:

Pessoalmente acho as figuras folclóricas mas fáceis de considerar como existentes.  O Deus da Bíblia é contraditório e moralmente insustentável, enquanto que o saci e companhia são apenas exóticos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 13 de Julho de 2008, 18:13:21 »
Qual é o problema quanto a Deus ser moralmente insustentável? Não poderia haver um Deus mal ou indiferente?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 13 de Julho de 2008, 18:18:24 »
Qual é o problema quanto a Deus ser moralmente insustentável? Não poderia haver um Deus mal ou indiferente?

Poderia, sim.  Mas eu lá ia me dar ao trabalho de acreditar na existência dele? :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!