Autor Tópico: O que o Deus biblico e um psicopata tem em comum?  (Lida 13046 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
O que o Deus biblico e um psicopata tem em comum?
« Online: 11 de Julho de 2008, 10:31:31 »
Oséias 13:16 - Samaria será punida (porque ela se revoltou contra o seu Deus). Seus habitantes cairão sob os golpes da espada, seus filhinhos serão esmagados, e rasgados os ventres de suas mulheres grávidas.

Nao vejo como um contexto historico ou relativismo espaco-temporal, contextualidade, hermeneutica ou exegese justificariam um ato repugnante destes. 

...seus filhinhos serão esmagados, e rasgados os ventres de suas mulheres grávidas

Sadico, para dizer o minimo.

E como acreditar num Deus que faz isto diferenciaria de acreditar numa especie de messias psicopata, capaz de atos similares, como um Charles Manson?

Ah, o primeiro é ninguem menos que Deus, que pode mandar rasgar barrigas de gravidas e por algum improvavel malabarismo hemeneutico ou por uma confissao de ignorancia humana dos designios divinos, ainda assim continuar bonzinho e legal...

Porque nao usar os mesmos malabarismos hermeneuticos e confissao de ignorancia humana dos designios de Manson (nao se pode ler a mente dele) para liberta-lo da prisao e considera-lo tao bonzinho e legal quanto deus?

Ah, o primeiro é Deus e Ele é assim e assado. E assim pisamos na logica e no bom-senso e voltamos ao inicio, numa circularidade obvia, falaciosa, irritante, cara de pau, contraditoria e estupida ao extremo.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: O que o Deus biblico e um psicopata tem em comum?
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2008, 14:20:24 »
Mas respeito com os psicopatas  :biglol:

Uma desculpa esfarrapada que recebi de um crente uma vez era a seguinte:

"Deus é soberano, ele faz o que quer"

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2008, 22:35:06 »
Meu jovem Fenrir. Vc esqueceu de outros milhares de citações bíblicas que mostram crueldade ainda maior que esta que vc evidenciou!
Sua mera e simplista análise o levou a conclusões, estas sim, falaciosas.
O que vc acha da inquisição? "Eu acho que foi um horror! Um espetáculo de crueldade humana", diria vc precipitadamente. "Mostra a crueldade da ICAR, mostra qual é realmente a intenção dos líderes religiosos", completaria. Mas não é assim que se analisa uma questão como essa. Os fatos devem ser analisados à luz da cultura da época. Já falei isso um milhão de vezes aqui.
Analisar os relatos bíblicos, e especialmente os veterotestamentários, à luz da moral e da ética praticada hoje é loucura! Não tire conclusões infundadas. Aprofunde-se.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2008, 23:32:26 »
Analisar os relatos bíblicos, e especialmente os veterotestamentários, à luz da moral e da ética praticada hoje é loucura! Não tire conclusões infundadas. Aprofunde-se.

É você quem precisa se aprofundar. Existem textos mais antigos ou contemporaneos ao VT que mostram condutas mais contidas e
exemplares que os do VT. Leia um pouco de  Platao e o Bhagavad Ghita, por exemplo.

Detalhe: a moral e a ética praticada na época do NT nao era em nada diferente da do VT. Porque o deus do NT nao é o mesmo
monstro sanguinário do VT (embora continue sádico)? Leia um pouco de Plutarco e Josefo.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2008, 00:11:40 »
Meu jovem Fenrir. Vc esqueceu de outros milhares de citações bíblicas que mostram crueldade ainda maior que esta que vc evidenciou!
Sua mera e simplista análise o levou a conclusões, estas sim, falaciosas.
O que vc acha da inquisição? "Eu acho que foi um horror! Um espetáculo de crueldade humana", diria vc precipitadamente. "Mostra a crueldade da ICAR, mostra qual é realmente a intenção dos líderes religiosos", completaria. Mas não é assim que se analisa uma questão como essa. Os fatos devem ser analisados à luz da cultura da época. Já falei isso um milhão de vezes aqui.

Famado, PELAMORDOFANTASMÃO.

Vc não precebe que podemos esperar assassinatos da ICAR porque ela é uma instituição humana e sujeita ao padrão cultural humano, MAS deus não seria humano e não deveria se influenciar por nossas questões culturais e de época????

Isto não é um argumento lógico. Para um humano é, mas como deus era perfeito e não mudou, ele foi assassino/psicopata com os mesmos atributos que Ele tem hoje. Esqueça isso de padrão cultural para deus...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2008, 13:54:32 »

"Deus diz: "Faça o que você quiser mas, se escolher errado, você será torturado no inferno por toda a
eternidade". Isto não é liberdade de escolha. Equivale a um homem que diz a sua namorada: "Faça o que
você quiser mas, se escolher me deixar, eu vou atrás de você e estouro seus miolos". Quando um homem
diz isto, nós o chamamos de psicopata e exigimos sua prisão. Quando Deus diz isto, nós dizemos que ele
nos ama e construímos igrejas em seu louvor" (William C. Easttom II)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2008, 13:56:20 »
Os fatos devem ser analisados à luz da cultura da época. Já falei isso um milhão de vezes aqui.
Não tem essa de cultura da época.
Você acha certo reeducar um estuprador participando de estupros com ele (e até o mandando estuprar, em alguns casos) para só então dizer a ele que é errado?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2008, 18:01:17 »
Muito boa esta. É isso mesmo. Só que a coisa está invertida. O certo é: Veja estas duas opções. Comigo é lucro, sem migo, é prejuízo. Percebe a sutil diferença?

"Deus diz: "Faça o que você quiser mas, se escolher errado, você será torturado no inferno por toda a
eternidade". Isto não é liberdade de escolha. Equivale a um homem que diz a sua namorada: "Faça o que
você quiser mas, se escolher me deixar, eu vou atrás de você e estouro seus miolos". Quando um homem
diz isto, nós o chamamos de psicopata e exigimos sua prisão. Quando Deus diz isto, nós dizemos que ele

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Julho de 2008, 10:48:35 »
Muito boa esta. É isso mesmo. Só que a coisa está invertida. O certo é: Veja estas duas opções. Comigo é lucro, sem migo, é prejuízo. Percebe a sutil diferença?
Eu é que tenho que definir o que eu quero, em vez de ter que escolher entre obedecer ou ser castigado.
Eu é que tenho que definir se é lucro, não o monstro que está me impondo a escolha.

Por que devo pressupor que escolher babar o ovo de Deus seja bom para mim?

Eu tenho que ter o direito de ir embora sem aceitar nenhuma das opções e sem que o monstro me faça sofrer por isso.
« Última modificação: 13 de Julho de 2008, 10:50:47 por Fernando Silva »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Julho de 2008, 15:02:24 »
Eu é que tenho que definir o que eu quero, em vez de ter que escolher entre obedecer ou ser castigado.
Eu é que tenho que definir se é lucro, não o monstro que está me impondo a escolha.
Mas é vc quem define. Não há ninguém no mundo que possa definir por vc. Só que as opções não são muitas, apenas duas

Por que a outra opção é preju total.

Eu tenho que ter o direito de ir embora sem aceitar nenhuma das opções e sem que o monstro me faça sofrer por isso.

Mas não tem. Não existe a terceira via. Ninguém, mas ninguem mesmo, pode viver à revelia de Deus.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Julho de 2008, 16:51:14 »
Mas é vc quem define. Não há ninguém no mundo que possa definir por vc. Só que as opções não são muitas, apenas duas
Então não há livre arbítrio, há a escolha entre 2 opções que nem sabemos se são verdadeiras. Por acaso você foi convidado por Deus a visitar o céu e o inferno antes de escolher?

Não tive nem o livre arbítrio de nascer ou não, não escolhi de que modo e onde nasceria e ainda tenho tenho que aceitar imposições e ameaças.
Belo deus, o seu. Fique com ele. Babe o ovo dele pela eternidade.
Mas não tem. Não existe a terceira via. Ninguém, mas ninguem mesmo, pode viver à revelia de Deus.
Então não há livre arbítrio.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Julho de 2008, 17:34:32 »

Eu vivo assim. Prove que o que vc está falando é verdade.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2008, 20:43:42 »

Eu vivo assim. Prove que o que vc está falando é verdade.

Não amigão, não estou dizendo que a realidade da vida e da eternidade é essa, estou dizendo que é isso que está escrito na bíblia. Agora, crer na bíblia ou não é uma opção de cada um. Não há provas. É crer no escuro.
E tem mais, se aquilo que vc crê, ou seja, que não há Deus, for verdade, melhor pra mim. Mas, por outro lado, se for verdade o que eu creio, vc está ferrado.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Julho de 2008, 21:41:53 »
Opções

1- Deus existe. E quando eu encontrar ele, ele vai me dizer: Vc não seguiu as palavras que eu coloquei na Biblia grrrr. Neste caso, eu QUERO ir para o inferno porque não quero ficar babando ovo de um deus maluco, infantilóide, genocida, homofóbico, e etc.. Ele não precisa nem me julgar, a solicitação tá feita.

2- Deus existe. Ele, como criador do universo, do átomo, da vida, vai entender as razões de minha dúvida, que o livro é apenas um mito mal escrito, e que há muitas religiões e todas elas são interpretações toscas. Na verdade, não haveria nem conversa entre eu e ele, porque seria como eu explicar o funcionamento de um foguete para um rato.
Neste caso, sou um cara bacana, respeito e ajuda as pessoas, passei e hehhhehehe  VC SE FERROU porque passou sua vida acreditando em uma coisa ridícula e poderia ter usado melhor seu tempo e aproveitado mais

3- Não há deus. Morreu, acabou. Me dei bem também

Famado, acho que vc se ferrou hahaha

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Julho de 2008, 06:56:40 »
Opções

1- Deus existe. E quando eu encontrar ele, ele vai me dizer: Vc não seguiu as palavras que eu coloquei na Biblia grrrr. Neste caso, eu QUERO ir para o inferno porque não quero ficar babando ovo de um deus maluco, infantilóide, genocida, homofóbico, e etc.. Ele não precisa nem me julgar, a solicitação tá feita.

2- Deus existe. Ele, como criador do universo, do átomo, da vida, vai entender as razões de minha dúvida, que o livro é apenas um mito mal escrito, e que há muitas religiões e todas elas são interpretações toscas. Na verdade, não haveria nem conversa entre eu e ele, porque seria como eu explicar o funcionamento de um foguete para um rato.
Neste caso, sou um cara bacana, respeito e ajuda as pessoas, passei e hehhhehehe  VC SE FERROU porque passou sua vida acreditando em uma coisa ridícula e poderia ter usado melhor seu tempo e aproveitado mais

Faltou a opção "O verdadeiro deus é outro e ele não vai gostar de quem seguiu um falso deus".
Quanto à segunda opção, talvez os crentes que acreditaram "por via das dúvidas" sejam vistos como hipócritas e os ateus sinceros tenham a preferência de Deus por terem sido honestos.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Julho de 2008, 09:31:04 »
Ok vcs venceram. Esse tipo de argumento é ridículo.

Opções

Faltou a opção "O verdadeiro deus é outro e ele não vai gostar de quem seguiu um falso deus".
Quanto à segunda opção, talvez os crentes que acreditaram "por via das dúvidas" sejam vistos como hipócritas e os ateus sinceros tenham a preferência de Deus por terem sido honestos.

Mesmo assim, gosto dele e não pensem que vou desistir!

O Deus dos crentes é um Deus que não se deixa escarnecer, logo não há chances para quem não seguiu critérios pré-estabelecidos. O sofrimento eterno não é algo desejável ou irrelevante. É horrível. Poderíamos até partir para uma descrição antropomórfica de sofrimetos para os sentidos (dor, trevas, ruídos, temperatura, mal cheiro, gosto amargo) ma ela é difícil de ser aceita para um cara como vc. O que posso dizer é que a condenação eterna é uma condição pior que o pior imaginável.
Volto a dizer, segunda à bíblia, ninguém pode viver à revelia de Deus. Não há a opção "tudo bem, eu quero ir para o inferno", esta afirmação é inconjecturável devido a realidade que ele representa.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Julho de 2008, 12:39:26 »
O Deus dos crentes é um Deus que não se deixa escarnecer, logo não há chances para quem não seguiu critérios pré-estabelecidos.
Esse é que é o "Deus de infinito amor" ? Parece mais um valentão inseguro de sua masculinidade que enfia porrada em quem faz piadinhas, talvez porque não se garanta.
O sofrimento eterno não é algo desejável ou irrelevante. É horrível. Poderíamos até partir para uma descrição antropomórfica de sofrimetos para os sentidos (dor, trevas, ruídos, temperatura, mal cheiro, gosto amargo) ma ela é difícil de ser aceita para um cara como vc. O que posso dizer é que a condenação eterna é uma condição pior que o pior imaginável.
Volto a dizer, segunda à bíblia, ninguém pode viver à revelia de Deus. Não há a opção "tudo bem, eu quero ir para o inferno", esta afirmação é inconjecturável devido a realidade que ele representa.
Você esteve lá para ver? Como pode falar em "realidade"?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Julho de 2008, 12:59:13 »

Não. Volto a dizer, não estou afirmando que é isso, mas que é isso que a bíblia diz.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #18 Online: 14 de Julho de 2008, 13:12:01 »

Não. Volto a dizer, não estou afirmando que é isso, mas que é isso que a bíblia diz.

E você teria um BOM motivo para acreditar na Bíblia e não no Corão?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #19 Online: 14 de Julho de 2008, 13:37:20 »

Essa é fácil: porque a Bíblia diz que se deve acreditar na Bíblia! Óbvio! Like, Duuuh!
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Julho de 2008, 13:53:40 »

Isso não está em discussão. Nossa discussão era sobre o conteúdo da bíblia.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 14 de Julho de 2008, 14:41:56 »

Isso não está em discussão. Nossa discussão era sobre o conteúdo da bíblia.

OK.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Julho de 2008, 14:48:53 »
Ok vcs venceram. Esse tipo de argumento é ridículo.

Opções

Mesmo assim, gosto dele e não pensem que vou desistir!

O Deus dos crentes é um Deus que não se deixa escarnecer, logo não há chances para quem não seguiu critérios pré-estabelecidos. O sofrimento eterno não é algo desejável ou irrelevante. É horrível. Poderíamos até partir para uma descrição antropomórfica de sofrimetos para os sentidos (dor, trevas, ruídos, temperatura, mal cheiro, gosto amargo) ma ela é difícil de ser aceita para um cara como vc. O que posso dizer é que a condenação eterna é uma condição pior que o pior imaginável.

Na verdade, o que vc está fazendo é vendendo seu presente para um futuro que vc conjectura que é algo, baseado em que chamamos de evidência anedótica, que nada mais é do que... NADA, e em um livro sem lógica.

A maior probabilidade, Famado, é de vc estar perdendo um tempo DANADO...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #23 Online: 14 de Julho de 2008, 15:03:49 »
Seria uma evidencia anedótica se eu estivesse tentando provar algo a vcs. Mas não estou fazendo isso. Eu estou apenas discutindo conteúdo bíblico. Volto pela enésima vez a dizer: não estou dizendo "é isso", mas "a bíblia diz isso". Cara, vcs fazem um rolo danado!
« Última modificação: 14 de Julho de 2008, 15:21:44 por famado »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Julho de 2008, 15:07:42 »
Seria uma evidencia anedótica se eu estivesse tentando provar algo a vcs. Mas não estou fazendo isso. Eu estou apenas discutindo conteúdo bíblico. Volto pela enezima vez a dizer: não estou dizendo "é isso", mas "a bíblia diz isso". Cara, vcs fazem um rolo danado!

Sim. Mas quando perguntamos porque a bíblia e não outro livro sagrado tu não responde.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!