Autor Tópico: O que o Deus biblico e um psicopata tem em comum?  (Lida 13048 vezes)

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
Re: O que o Deus biblico e um psicopata tem em comum?
« Resposta #50 Online: 25 de Julho de 2008, 09:44:37 »
eu ainda estou amadureçendo minhas opniões a respeito da religião, eu analizo à luz da logica tudo o que todos escrevem aqui, considero a maioria esmagadora muito inteligente pois tem muitos tópicos que eu não tenho como partiçipar pelo desenvolvimento dos argumentos, como por exemplo no caso do engodo que o famado citou, é serio ainda me sinto preso nos grilhões da doutrina e as vezes me pego pensando que o que eu estou fazendo é realmente uma abominação aos olhos de deus, muitas das coisas por aqui eu não acreditei à primeira vista e foi um choque quando eu fui pesquisar e percebi que era a verdade... como por exemplo é dito que deus é o mesmo de ontem de hoje e amanha, fatos acontecido em épocas passadas pode ser acometidas nos dias de hoje pois tem respaldo bíblico e isto assusta pois é realmente degradante ver que tudo o que eu acreditava sobre o deus de amor é a maior mentira de todos os tempos...

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 25 de Julho de 2008, 10:39:30 »
Guardião,

Quando o processo de condicionamento religioso foi feito durante vários anos, o processo de descondicionamento também pode ser  bastante longo.

Este processo de descondicionamento religioso pode exigir muito  estudo , leitura e reflexão.

Você não precisa de uma hora para outra deixar de freqüentar  uma igreja e/ou afastar-se de seus amigos e amigas crentes.  Tampouco é prudente começar a contestar frontalmente os amigos e líderes religiosos (principalmente dentro do ambiente da igreja).

Há crentes mais liberais e com mentalidade mais aberta , que inclusive aceitam coisas como a evolução  e outras proposições da ciência , sem que isso seja um problema intransponível para crença deles.  Eu mesmo conheço um .

O problemático são os fundamentalistas  que por qualquer coisinha já partem para ataques pessoais  e argumentos  de apelo à força  .

Eu mesmo ainda vou de vez em quando em igrejas  e tenho vários amigos crentes, que por sinal são ótimas pessoas.

Além do mais, você  pode acreditar em Deus sem necessariamente ser um religioso e acreditar em tudo que está na Bíblia.

:ok:
« Última modificação: 25 de Julho de 2008, 10:42:56 por Helder »

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #52 Online: 25 de Julho de 2008, 10:45:51 »
neste ponto de vista eu sigo prudentemente, pois apesar da longa data em que eu era crente(desde os dois anos) faz um certo tempo que questiono os fundamentos da fé cristã, tbm não sou tão xenófobo a ponto de afastar dos meus amigos :) e tbm tenho como preferencia musical as musicas gospel, pois elas são maravilhosa, concordo com vc de não confrontar  frontalmente os lideres religiosos apesar de ás vezes é dificil segurar principalmente com o pessoal da deus é amor e mentalidade similares, mas seu conselho é correto e bom e pode ter certeza que vou segui-lo (ou pelo menos tentar a parte de nao confrontar o povo) :)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #53 Online: 31 de Julho de 2008, 00:00:17 »
é famado pode ate ser verdade mesmo porem é dificil explicar e de entender por que deus fica tão distante a ponto de fazer que pessoas como esses "caras" proliferem, eu não acho legal a versão biblica do inferno ainda mais sabendo que eu que sou trabalhador, honesto, e só por que nao sou temente a deus que irei para o mesmo lugar que estrupadores e ladrões... somente por não acreditar nele...

Eis um ponto.
Porque um temente a Deus porem desonesto e sacana (mas ele sempre se arrepende depois...) poderia ir para o céu,
enquanto que alguem que não acredita nele mas que é honesto e bom, estaria fadado a fazer compania para hitler e o capeta por toda a eternidade?

Uma vez fiquei realmente enfurecido com um crente que insinuou que eu era da mesma laia que algumas figuras sinistras de que ouvimos falar de vez em quando, só porque eu nao acreditava em Deus.
Cara, sou honesto, nao sacaneio ninguem, ajudo quando posso e o sujeito ainda veio dizer aquilo?

Ok, então vou sair por aí pondo chifres em minha esposa, roubando e sacaneando com todo mundo, chutando o pau da barraca.
Se eu passar a acreditar em Deus e me arrepender das calhordices depois, fica tudo bem.
« Última modificação: 31 de Julho de 2008, 00:09:37 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #54 Online: 31 de Julho de 2008, 00:01:52 »
Eis outra ideia:

Cristo disse na bíblia que devemos amar tambem o inimigo, porque não há muito mérito em amar somente quem te ama (mais ou menos assim).

Agora vou supor que o Deus bíblico existe de fato.

Não seria mais meritório da parte dele que ele tambem amasse quem caga e anda para ele em lugar de bajular e pagiar quem puxa o saco dele o tempo inteiro alugando seu ouvido com louvores e lamurias interminaveis? (que fardo este!)

- Mas ele tambem te ama!

( diria o crente )

- É mesmo? Agora a pouco voce disse que quem não acredita nele vai fazer compania pro capeta!

- Veja bem, ele quer que voce mude para o seu proprio bem. Aceite ele, irmão.

- E se eu nao mudar? Ele vai continuar me amando me mandando pro inferno?
« Última modificação: 31 de Julho de 2008, 00:10:35 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #55 Online: 31 de Julho de 2008, 21:43:33 »
A salvação da alma na teologia protestante não depende de méritos próprios. Não adianta dizer que não faz mal a ninguém nem que cumpre seus deveres. Isso não servirá de justificativa para livrar ninguém do inferno. É necessário aceitara a Jesus como slavado, ou seja, Sua morte substitui a sua. A teologia católica já diz o contrário. A salvação é questão de méritos próprios. Para o catolicismo, sua alma vai para o purgatório e depois para o céu, independente de ter crido em Deus. Para o espiritismo, seu espírito incrédulo vai evoluir para um crédulo nas próximas encarnações.

Resumindo, vc só está ferrado do ponto de vista dos crentes.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 31 de Julho de 2008, 22:32:43 »
Quem se ferra com o protestantismo são os crentes mesmo...

O cara faz (teria feito) o universo, o atomo, a gravidade, as particulas sub-atomicas, a distorçao do tempo, o cérebro humano....  e age igual um adolecente idiota que não teve seu nome lembrado...

E tem cara que acredita...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #57 Online: 01 de Agosto de 2008, 10:04:25 »
Quanta bobagem!

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #58 Online: 01 de Agosto de 2008, 15:58:32 »
A salvação da alma na teologia protestante não depende de méritos próprios. Não adianta dizer que não faz mal a ninguém nem que cumpre seus deveres.
A questão, não é apenas dizer que não faz mal e que cumpre seus deveres, e sim, se uma pessoa que agiu dessa forma durante toda vida, ou seja, não apenas disse, mas fez, merece ir para o inferno sofrer eternamente apenas por não considerar a existencia de um ser incoerente. Se esse 3 em 1 fosse justo, ele entenderia os motivos que fizeram tal pessoa não crer na existencia Dele, e não o puniria com o sofrimento eterno por ter sido honesto.

Isso não servirá de justificativa para livrar ninguém do inferno. É necessário aceitara a Jesus como slavado, ou seja, Sua morte substitui a sua.
Ou seja, você pode ser um filhodaputademarcamaior, mas se aceitar o filho-que-é-pai-e-que-se-sacrifica-pra-si-mesmo (?), se arrenpender e etc., nada lhe acontece. é realmente, não se pode entender a mente desse deus, se ele tiver uma.

Quanta bobagem!
de acordo.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2008, 16:00:53 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #59 Online: 10 de Agosto de 2008, 12:23:23 »
Antigamente e por muitos anos o povo escolhido de Deus se perguntava porque o Soberano Senhor teria escolhido um povo e desprezado o resto das nações. Este dilema por muitos anos ficou gravado na mente dos mais inteligentes judeus. Eles gostariam de desvendar este mistério.
Jesus Cristo no entanto apareceu pregando ao povo escolhido e não saiu da sua pátria pregando o evangelho a nção escolhida.
Os judeus na verdade é o foco central desta parada toda. Se existisse um título para este filme diríamos que ele seria: OS JUDEUS E O RESTO DO MUNDO.
Na tentativa de salvar o povo amado das mãos de seus inimigos muitos messias apareceram e foram frustados, inclusive Jesus Cristo na qual foi morto e pregado numa cruz.
Se houve uma armação para contrariar os judeus e fazer esclarecer um mistério oculto isto veio com a pregação de Cristo que pregou as outras demais tribos porque o contexto bíblico já dizia que ele(os judeus) iriam negá-lo.
Uma novela, um plano que na qual foi armazenado e colocado em prática ao longo dos anos.
Antes de morrer pediu ao seus seguidores que pregassem as boas novas ao mundo inteiro e mais tarde o apóstolo Paulo lhe coube um destino talvez inesperado.
Existe um plano divino na qual está escrito nos contextos das escrituras. Foi plano de Deus?
É claro que em meio a tantas desgraças somos mais que humanos para entender que um Deus bom jamais permitiria tanta coisa ruim.
Por mais que esforçemos para buscar uma resposta, nunca encontraremos e com isto as opiniões vão se divergindo entre tantas religiões e filosofias da vida.
Talvez possamos até ter chegado bem perto das conclusões, mas a etapa seguinte nos faz outra pergunta: NÃO PODERIA SER MELHOR OU...
A proposta que Cristo fez era de unir todos os povos e mesmo que Deus não exista temos a obrigação de fazer esta união. Aliás não estamos sozínhos e vivemos numa sociedade.
Se tem o lado para não acreditar em nada, por outro muitos preferem ficar calado a meio a tantas dúvidas.
Talvez estejamos mortos como se fosse vivos e na verdade a vida não teria nenhum sentido.
Jesus em uma das suas inteligêntes afirmações disse: Deixai que os mortos enterrem seus mortos. Que coisa não!
Para entender Deus ou qualquer outra questão da vida é preciso se partir de um princípio.
Acompanhando a evolução científica poderemos obter detalhes mínimos de como o homem começou habitar a terra e da sua ignorância chegar até onde chegamos.
Sei que aqui tudo é baseado em provas e todos sabem que elas jamais virão. Com isto iremos sempre ficar cercado dentro de um aquário flutundo em um pequeno espaço de tempo.
Perguntas e mais perguntas, dúvidas e mais dúvidas, tópicos e mais tópicos vão sendo abertos e a resposta fica paralisada numa questão central: DEUS EXISTE?
QUEM PODE PROVAR?
Se ninguém pode provar algo que não possa existir, também não tem o direito de afirmar que possa não exisitir. Se o intuito cético é partir para uma provocação pedindo aos cristãos que provem a Deus, então o racional passa a ser irracional.
Eu poderia dizer também que não existe vida em outros planetas, no entanto até agora ninguém pode provar nada. Quem sabe se algum dia esta vida que hoje não acredito se manifesta?
Faço esta comparação não como um alerta de provocar mêdo e sim mostrar o lado lógico e racional de assumir certas posições.
Penso que esta guerra precisa acabar tirando daquilo que pensa algo para atacar o que se não entende.
Cristão nunca irá dar a resposta que os céticos querem e ateus jamais vão satisfazer a vontade de alguns que possuem certas dúvidas a respeito.
Levando-se em conta que Jesus é o próprio Deus ele realmente mostrou porque realmente sofremos.
Esta é a minha visão no momento.
Respeito a opinião de todos, já professei o ateísmo, mas hoje recuei apostando num desgni inteligênte.
Existem muitos mistérios para serem desvendados e para mim existe alguma coisa por detrás de tudo isto.
Sei que é mais palusível de se acreditar que um Deus não exista do que acreditar que possa existir, mas enquanto estivermos num mundo infinito como este tudo é possível.
De uma coisa eu tenho certeza: Ninguém chegará próximo ao infinito porque ele não tem fim.
Conclusão: Verdade por verdade cada um que fique com a sua.
A sua verdade pode servir para voce e alguns mais nunca servirá para todos. E assim o mundo continuará.
Abração a todos.

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 10 de Agosto de 2008, 13:55:02 »
Antigamente e por muitos anos o povo escolhido de Deus se perguntava porque o Soberano Senhor teria escolhido um povo e desprezado o resto das nações. Este dilema por muitos anos ficou gravado na mente dos mais inteligentes judeus. Eles gostariam de desvendar este mistério.
Jesus Cristo no entanto apareceu pregando ao povo escolhido e não saiu da sua pátria pregando o evangelho a nção escolhida.
Os judeus na verdade é o foco central desta parada toda. Se existisse um título para este filme diríamos que ele seria: OS JUDEUS E O RESTO DO MUNDO.
Na tentativa de salvar o povo amado das mãos de seus inimigos muitos messias apareceram e foram frustados, inclusive Jesus Cristo na qual foi morto e pregado numa cruz.
Erivelton, na verdade o que você poderia escrever é: O nome do filme é minha religião e o resto do mundo. Boa parte das religiões são criadas dentro de um contexto que definem os criadores como o povo escolhido.
Sem levarmos em consideração a existência ou não de deus, é fato que essa simples colocação acima já poderia certificar o deus abraâmico como criatura e não como criador.

Se houve uma armação para contrariar os judeus e fazer esclarecer um mistério oculto isto veio com a pregação de Cristo que pregou as outras demais tribos porque o contexto bíblico já dizia que ele(os judeus) iriam negá-lo.
Veja, eu, não sendo profeta, posso fazer a mesma afirmação: qualquer messias que aparecer para nós vai ser negado. É evidente. E só soa estranho para quem julga cristo a priori (é um cristão) como messias, não para o contexto de qualquer época.

Uma novela, um plano que na qual foi armazenado e colocado em prática ao longo dos anos.
Antes de morrer pediu ao seus seguidores que pregassem as boas novas ao mundo inteiro e mais tarde o apóstolo Paulo lhe coube um destino talvez inesperado.
Existe um plano divino na qual está escrito nos contextos das escrituras. Foi plano de Deus?

Qualquer religioso que vê a expansão da sua religião iria perguntar: foi plano de deus? Ou deus tem planos messiânicos para dezenas de religiões mundiais, sem contar as sub-correntes, e esses planos se contradizem, OU fica claro que:

1- Existe um povo escolhido, portanto deus é estúpido, mas não temos critérios objetivos para saber qual é o povo escolhido, já que todos se acham escolhidos
2- deus é meramente uma interpretação, uma criação humana.

Em 2 não foi afirmado que um deus/deuses não existem, foi afirmado que qualquer interpretação dele não corresponde a realidade.
É claro que esperar humildade dos crentes para que eles quetionassem a situação de justamente eles conhecerem a religião correta e que coincidentemente é a qual foram criados ou tiveram contato é querer demais.

É claro que em meio a tantas desgraças somos mais que humanos para entender que um Deus bom jamais permitiria tanta coisa ruim.
Por mais que esforçemos para buscar uma resposta, nunca encontraremos e com isto as opiniões vão se divergindo entre tantas religiões e filosofias da vida.
Talvez possamos até ter chegado bem perto das conclusões, mas a etapa seguinte nos faz outra pergunta: NÃO PODERIA SER MELHOR OU...
A proposta que Cristo fez era de unir todos os povos e mesmo que Deus não exista temos a obrigação de fazer esta união. Aliás não estamos sozínhos e vivemos numa sociedade.
A proposta de cristo não foi união dos povos. Foi uní-los sob seu ideal ou inferno. É falacioso crer que essa mensagem seja de união.

Se tem o lado para não acreditar em nada, por outro muitos preferem ficar calado a meio a tantas dúvidas.
Talvez estejamos mortos como se fosse vivos e na verdade a vida não teria nenhum sentido.
Jesus em uma das suas inteligêntes afirmações disse: Deixai que os mortos enterrem seus mortos. Que coisa não!
Para entender Deus ou qualquer outra questão da vida é preciso se partir de um princípio.

Na verdade é necessário partir de um dogma.

Acompanhando a evolução científica poderemos obter detalhes mínimos de como o homem começou habitar a terra e da sua ignorância chegar até onde chegamos.
Sei que aqui tudo é baseado em provas e todos sabem que elas jamais virão. Com isto iremos sempre ficar cercado dentro de um aquário flutundo em um pequeno espaço de tempo.
Perguntas e mais perguntas, dúvidas e mais dúvidas, tópicos e mais tópicos vão sendo abertos e a resposta fica paralisada numa questão central: DEUS EXISTE?
QUEM PODE PROVAR?

Que dúvida Erivelton? No que essa dúvida é relevante?
Provar que deus não existe é impossível.
Provar que o deus abraâmico é uma farsa é extremamente possível para qualquer pessoa razoável. Que deus você quer provar a não existência?

Se ninguém pode provar algo que não possa existir, também não tem o direito de afirmar que possa não exisitir. Se o intuito cético é partir para uma provocação pedindo aos cristãos que provem a Deus, então o racional passa a ser irracional.
Eu poderia dizer também que não existe vida em outros planetas, no entanto até agora ninguém pode provar nada. Quem sabe se algum dia esta vida que hoje não acredito se manifesta?

Mas não existe nenhuma razão para acreditar em algo sem nenhum motivo razoável para tanto, formalmente falando. Você seria tão relativista para defender o deus vomitador Bumba? Da mesma maneira que não há nenhuma razão para acreditar nele, não há razão para acreditar no deus abraâmico.

Faço esta comparação não como um alerta de provocar mêdo e sim mostrar o lado lógico e racional de assumir certas posições.
Penso que esta guerra precisa acabar tirando daquilo que pensa algo para atacar o que se não entende.
Cristão nunca irá dar a resposta que os céticos querem e ateus jamais vão satisfazer a vontade de alguns que possuem certas dúvidas a respeito.
Levando-se em conta que Jesus é o próprio Deus ele realmente mostrou porque realmente sofremos.
Esta é a minha visão no momento.
Respeito a opinião de todos, já professei o ateísmo, mas hoje recuei apostando num desgni inteligênte.
Existem muitos mistérios para serem desvendados e para mim existe alguma coisa por detrás de tudo isto.
Sei que é mais palusível de se acreditar que um Deus não exista do que acreditar que possa existir, mas enquanto estivermos num mundo infinito como este tudo é possível.
De uma coisa eu tenho certeza: Ninguém chegará próximo ao infinito porque ele não tem fim.
Conclusão: Verdade por verdade cada um que fique com a sua.
A sua verdade pode servir para voce e alguns mais nunca servirá para todos. E assim o mundo continuará.

Não acho tão simples assim. Toda ação tem uma reação. É infantil imaginar que eu viver em um mundo ilusório messiânico junto com bilhôes de outras pessoas em uma ilusão diferente não vai gerar os problemas que todos conhecemos.

Principalmente se a ilusão é excludente e odiosa.

abraço

« Última modificação: 10 de Agosto de 2008, 14:00:04 por Agnostico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #61 Online: 10 de Agosto de 2008, 17:35:11 »
Não acho tão simples assim. Toda ação tem uma reação. É infantil imaginar que eu viver em um mundo ilusório messiânico junto com bilhôes de outras pessoas em uma ilusão diferente não vai gerar os problemas que todos conhecemos.
Principalmente se a ilusão é excludente e odiosa.
A tua ação gerou uma reação.
Provar aquilo que não existe é quando se realmente se prova que algo não existe mesmo.
No caso do Deus abraâmico poderíamos absorver diferentes modos de pensar que provocaria uma reação pessoal de cada um.
Precisamos a princípio nos perguntar: Quém é Deus? Sempre exisitiu? sempre foi eterno? sempre foi inteligênte?
Qual o poder que tem em relação aquilo que o criou?
Deus tem seus limites?
Estamos diante de um Deus que tudo pode ou tudo pode naquilo que a natureza lhe entregou?
Baseado neste conceito podemos afirmar que Deus pode existir sim e ter executado suas obras dentro de um padrão evolutivo.
Ela existe e quem sabe através desta evolução cada um não chegue a obter uma perfeição X para entender os mistérios de Deus?
Se existe e quiz que tudo fosse assim quem impedirá? Quem seria inteligênte ao máximo para corrigir e consertar todos os problemas deste mundo?
A princípio penso que se Deus existe ele teve a idéia de dar vida. Planejou todos os meios e viu que esta era a melhor opção.
Sempre tenho dito aqui que as escrituras fala uma grande verdade.
Mitologia não inventa FÉ.
Abraços.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 10 de Agosto de 2008, 17:51:36 »
A tua ação gerou uma reação.
Provar aquilo que não existe é quando se realmente se prova que algo não existe mesmo.
No caso do Deus abraâmico poderíamos absorver diferentes modos de pensar que provocaria uma reação pessoal de cada um.

Baseado neste conceito podemos afirmar que Deus pode existir sim e ter executado suas obras dentro de um padrão evolutivo.

Sim, podemos fazer qualquer esquema mental para falar qualquer coisa. Esse é o ponto. E nesse contexto, vou aceitar inclusive o deus vomitador Buba, com esse mesmo esquema mental que você usa.

E quanto a deus ter executado suas obras em um padrão evolutivo, era de se esperar ao menos que ele fosse evoluido frente ao contexto da época... eu esperaria suas lições fossem evoluidas para qualquer época...

E mais uma vez, pessoas razoáveis sabem que a bíblia é falsa. A terra não pode ser plana, um ser supremo não manda fazer genocidios nem é homofóbico nem escravista... nem seria capaz não prever o impacto que suas afirmações imbecis iriam causar.

Precisamos a princípio nos perguntar: Quém é Deus? Sempre exisitiu? sempre foi eterno? sempre foi inteligênte?
Qual o poder que tem em relação aquilo que o criou?
Deus tem seus limites?
Estamos diante de um Deus que tudo pode ou tudo pode naquilo que a natureza lhe entregou?

Suas perguntas já nos dão a resposta. Se algo é fato, eu não posso ficar aqui dando 1000 opções completamente antagônicas para ela. Deus influencia ou não? Pronto... é não.

Ela existe e quem sabe através desta evolução cada um não chegue a obter uma perfeição X para entender os mistérios de Deus?
Se existe e quiz que tudo fosse assim quem impedirá? Quem seria inteligênte ao máximo para corrigir e consertar todos os problemas deste mundo?
A princípio penso que se Deus existe ele teve a idéia de dar vida. Planejou todos os meios e viu que esta era a melhor opção.
Sempre tenho dito aqui que as escrituras fala uma grande verdade.
Mitologia não inventa FÉ.
Quem disse que mitologia não inventa fé? Você diz que os Bushongos realmente viram bumba vomitando o universo?

Falar que as escrituras falam grandes verdades é evidentemente uma groselha. Temos desde genocidios, até terras planas, etc.. Só a crença permite uma afirmação como essa.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #63 Online: 10 de Agosto de 2008, 20:08:43 »
Agnostico, existe um topico onde se tem mais de 30 paginas de discussão com o Erivelton, chama-se "o mundo de erivelton", feito pelo grande Pedro AC. Acontece que os argumentos mais fidedignos não conseguiram influenciar mundança alguma no comportamento do Erivelton. Ele não muda!

sei lá, parece perda de tempo...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #64 Online: 10 de Agosto de 2008, 20:42:36 »
Sim, podemos fazer qualquer esquema mental para falar qualquer coisa. Esse é o ponto. E nesse contexto, vou aceitar inclusive o deus vomitador Buba, com esse mesmo esquema mental que você usa.
Sinceramente eu não entendo porque uma mitologia criaria um deus abrâmico para fazer seu povo passar dificuldades. Voce pode me explicar?
E quanto a deus ter executado suas obras em um padrão evolutivo, era de se esperar ao menos que ele fosse evoluido frente ao contexto da época... eu esperaria suas lições fossem evoluidas para qualquer época...
E voce conheçe a verdadeira evolução da época?
E mais uma vez, pessoas razoáveis sabem que a bíblia é falsa. A terra não pode ser plana, um ser supremo não manda fazer genocidios nem é homofóbico nem escravista... nem seria capaz não prever o impacto que suas afirmações imbecis iriam causar.
Muito discutir isto com o Pedro Ac e mostrei que a cultura semítica dos povos primitivos poderia ser uma e a interpretação ser outra nos dias de hoje.
Tudo é baseado num sentido figurativo que até a ciência não sabe descrever o sentiudo original desta comunicação dos povoas antigos.
Suas perguntas já nos dão a resposta. Se algo é fato, eu não posso ficar aqui dando 1000 opções completamente antagônicas para ela. Deus influencia ou não? Pronto... é não.
Este é o seu modo de ver as coisas que reduz tudo aquilo que voce parece entender.
Desta forma é muito fácil concretizar nossos pensamentos.
As opções precisam ser apresentadas para que haja questionamentos?
O que pretende ao escolher um clube cético e falar que Deus não existe?
Ainda que voce reduza as 1000 opções em apenas uma, nada valerá em sentido de aperfeiçoamento no conceito Deus.
Quem disse que mitologia não inventa fé? Você diz que os Bushongos realmente viram bumba vomitando o universo?
Falar as escrituras falam grandes verdades é evidentemente uma groselha. Temos desde genocidios, até terras planas, etc.. Só a crença permite uma afirmação como essa.que
Voce ganharia o prêmio nobel se conseguisse interpretar o verdadeiro sentido da linguagem original para uma tranformação em sentido figurado.
Terra plana, adão e eva, sepente no paraíso e outras mais são mensagens que precisam ser descodificadas. A sua codificação gerou um resultado acima do contexto original.
Me apresente uma mitologia que é comparada ao Deus abraâmico?
Abraços

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #65 Online: 10 de Agosto de 2008, 20:50:16 »
Agnostico, existe um topico onde se tem mais de 30 paginas de discussão com o Erivelton, chama-se "o mundo de erivelton", feito pelo grande Pedro AC. Acontece que os argumentos mais fidedignos não conseguiram influenciar mundança alguma no comportamento do Erivelton. Ele não muda!
Em que preciso mudar?
Acredito que voce não quer me obrigar a mudar de opinião.
Sou livre para pensar e obter os resultados.
Estou aqui não para convencer ninguém e sim para ser convencido daqueles que julgam dono da verdade.
Confesso sim que tenho um certo grau de ceticismo, mas nunca irei aceitar algo sem provas verdadeiras.
Acreditar faz parte de cada um e tenho buscado através das moléculas da inteligência um ser inteligênte que gerou a matemática do universo.
Abraços e muita paz entre nós.
Erivelton, o profeta dos ateus  :ok:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #66 Online: 10 de Agosto de 2008, 21:36:51 »
Em que preciso mudar?
Em sua desonestidade intelectual;
Em sua mania de usar a lista de falacias inteira;
Em sua...
e assim por diante.
 - Carl Sagan

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 10 de Agosto de 2008, 22:52:13 »

eu sei, mas é aquele estudo lembra?? :-)

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 10 de Agosto de 2008, 23:10:56 »
Confesso sim que tenho um certo grau de ceticismo, mas nunca irei aceitar algo sem provas verdadeiras.
sendo provas verdadeiras qualquer evidência anedótica que você escolha...
eu realmente não sei porque discuto com crentes...

Sinceramente eu não entendo porque uma mitologia criaria um deus abrâmico para fazer seu povo passar dificuldades. Voce pode me explicar?

Você está brincando Erivelton? Uma mitologia é uma mitologia, e um dos arquétipos é a redenção por exemplo. O povo passa dificuldades para depois encontrar algo SE continuar servindo a deus. A biblia está cheia disso

E voce conheçe a verdadeira evolução da época?
Todos conhecemos isso, e todos vimos um deus boçal tão preconceituoso quanto os que o adoravam.

Muito discutir isto com o Pedro Ac e mostrei que a cultura semítica dos povos primitivos poderia ser uma e a interpretação ser outra nos dias de hoje.
Tudo é baseado num sentido figurativo que até a ciência não sabe descrever o sentiudo original desta comunicação dos povoas antigos.

Você le um texto imbecil e acredita que é figurativo porque você crê nele.
Se você le um texto imbecil de outra religião, você vai achar que é um texto imbecil
Eu leio um texto imbecil e vejo um texto imbecil

Se o todo-poderoso não sabe se fazer entender, ele é um imbecil. E não deveria ter aberto a boca se o registro do que ele disse ia ficar tão deprimente.

Erivelton, com a sua boa vontade, alguém pode acreditar em papai noel. É exatamente o mesmo, basta a fé.

Este é o seu modo de ver as coisas que reduz tudo aquilo que voce parece entender.
Desta forma é muito fácil concretizar nossos pensamentos.
As opções precisam ser apresentadas para que haja questionamentos?
O que pretende ao escolher um clube cético e falar que Deus não existe?
Ainda que voce reduza as 1000 opções em apenas uma, nada valerá em sentido de aperfeiçoamento no conceito Deus.

Não, é ver como as coisas são e não tentar marretar a realidade para se enquadrar na fé.
Porque você não acredita no Buba? Porque voce nasceu em uma comunidade cristã, ou com fácil acesso a ela.
Se voce fosse um muçulmano, ia ser fundamentalista igual a hoje, mas com uma outra crença.

Voce ganharia o prêmio nobel se conseguisse interpretar o verdadeiro sentido da linguagem original para uma tranformação em sentido figurado.
Terra plana, adão e eva, sepente no paraíso e outras mais são mensagens que precisam ser descodificadas. A sua codificação gerou um resultado acima do contexto original.

INCRIVEL!!! COMO escrever um livro errado e ter um bilhão de pessoas mudando a interpretação dele durante séculos para ajustar ao conhecimento da época e não fazê-lo ridículo.

Me apresente uma mitologia que é comparada ao Deus abraâmico?

Gigalmesh (temos um especialista aqui), pode olhar. Vedas, temos a nórdica, quantas você quer?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 11 de Agosto de 2008, 07:16:01 »
Todos os povos passam por dificuldades, daí ficam tentando arranjar uma explicação.
Se Deus quisesse ser compreendido, teria escrito de forma clara. Se escreveu por enigmas, dane-se. Vamos esperar até que ele se explique.
Por outro lado, se foi Deus que disse tudo aquilo, quem somos nós para afirmar que, na verdade, ele quis dizer outra coisa?

Offline Eri

• Nível 03
  • *
« Resposta #70 Online: 29 de Agosto de 2008, 08:05:21 »
Citação de Tupac:
Em sua...
e assim por diante.
Falas como se eu estivesse ganhando algum dinheiro para pregar o cristianismo. Foi isto que pensei  :umm:
Se voce não sabe, sou um cristão que possui idéias bem diferentes da maioria dos cristãos.
Citação de Agnóstico:Erivelton, com a sua boa vontade, alguém pode acreditar em papai noel. É exatamente o mesmo, basta a fé.
É exatamente isto que compreendendo e a bíblia não fala nenhuma mentira em relação a isto.
Até Abraão pelo que sei largou sua terra natal pela fé.
O sentido figurativo das escrituras dá a entender que Abraão nunca ouviu a voz de um Deus na natureza.
Se tudo foi baseado pela fé então...onde está Deus?  :umm:
Além da fé nada mais justo que pedir  que amemos uns aos outros.
Não, é ver como as coisas são e não tentar marretar a realidade para se enquadrar na fé.
Porque você não acredita no Buba? Porque voce nasceu em uma comunidade cristã, ou com fácil acesso a ela.
Se voce fosse um muçulmano, ia ser fundamentalista igual a hoje, mas com uma outra crença.
Não importa a religião na qual a pessoa pertença. Jesus reduziu todo judaísmo em apenas 2 palavras.
Não mandou fazer templos e ainda disse que se duas pessoas estivessem reunidas em seu nome alí ele estaria no meio.
INCRIVEL!!! COMO escrever um livro errado e ter um bilhão de pessoas mudando a interpretação dele durante séculos para ajustar ao conhecimento da época e não fazê-lo ridículo.
Será que voce e muitos ainda não perceberam que a letra para nada adianta?
O cristianismo ensina que tudo vai acabar, mas o amor permanecerá eternamente.
Ninguém precisaria ler a bíblia para praticar o mais importante que é exigido. Captou? :umm:
Gigalmesh (temos um especialista aqui), pode olhar. Vedas, temos a nórdica, quantas você quer?
Enquanto ninguém puder provar a existência de Deus tudo se fará parte de uma mitologia.
Se Deus existe ele bem sabia que pela fé muitos não acreditariam em sua existência. E agora?
A humanidade tem culpa se muitos tomariam esta atitude?
Independente disto creio que estamos fazendo parte de uma evolução.
Por mais cético que possamos ser nunca podemos comparar qualquer mitologia com o Deus abraâmico.
Abraão tomou uma atitude fé mostrando que nada poderia provar, enquanto as demais mitologias apresentam fantasias com muito colorido.
Citação de Fernando Silva:Se Deus quisesse ser compreendido, teria escrito de forma clara. Se escreveu por enigmas, dane-se. Vamos esperar até que ele se explique.
Por outro lado, se foi Deus que disse tudo aquilo, quem somos nós para afirmar que, na verdade, ele quis dizer outra coisa?
A compreenssão se resume em duas palavras.

GOSTARIA DE PEDIR A MODERAÇÃO QUE ATIVE MIMHA CONTA DE ERIVELTON JOSÉ.
No aguardo.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 29 de Agosto de 2008, 08:18:03 »

Simples,   para todos os seres vivos que existem no mundo  a vida é dura, cheia de obstáculos e dificuldades.

Então para explicar os problemas e as dificuldades, os povos antigos  inventaram esses mitos,  como a historinha da desobediência da Evinha e do Adãozinho   ao  papai   deus , na qual eles tentaram justificar as dificuldades da vida como castigo do papai deus.       :P   

Além do mais essas historinhas  ensinam obediência e submissão  ao deus, que afinal de contas é representado  e intermediado pelos  sacerdotes, de modo que a obediência ao deus se torna obediência aos sacerdotes. E isso é extremamente conveniente para os sacerdotes .  Ter um bando de gente submissa  e te sustentando é muito conveniente.     :hihi:
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 15:24:35 por Helder »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #72 Online: 29 de Agosto de 2008, 11:26:05 »
Citação de: tupac
Em sua...
e assim por diante.
Falas como se eu estivesse ganhando algum dinheiro para pregar o cristianismo. Foi isto que pensei  Erm... Umm...
Sério que você entendeu isso??? Mas... sério mesmo???

Se voce não sabe, sou um cristão que possui idéias bem diferentes da maioria dos cristãos.
e desde quando isso é evidencia a favor de alguma coisa???

-------------------------------
p.s. porque mudou de conta??
 - Carl Sagan

Offline Gene Egoísta

• Nível 01
  • *
« Resposta #73 Online: 29 de Agosto de 2008, 13:39:49 »
Tem um site super legal chamado reduto dos ateus,aqui tem um link para ele. Procurem o vídeo: " A justiça do Deus Bíblico ".http://redutodosateus.blogspot.com/2008/04/vdeo-justia-do-deus-bblico.html

O final é espirituoso!
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 13:43:11 por Gene Egoísta »
Quousque tanden Catillina abutere paciencia nostra?

Quousque tanden "preconceito contra ateu" abutere
paciencia mea?

Offline Eri

• Nível 03
  • *
« Resposta #74 Online: 29 de Agosto de 2008, 14:57:41 »
Sério que você entendeu isso??? Mas... sério mesmo???
Sério mesmo!
e desde quando isso é evidencia a favor de alguma coisa???
Apenas quiz mostrar o meu lado religioso.
p.s. porque mudou de conta??
Troquei meu email para receber tudo pelo outlook sem precisar abrir o site.
Nesta mudança recebi a ativação, mas não conseguir mais me conectar.
Não sei o que houve.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!