Teorias criacionistas.
Os criacionistas, afirmam que tudo o que está contido na bíblia é real, verdadeiro, pois, foi escrito sob inspiração de deus aos profetas.
Dessa forma, os criacionistas lançaram várias teorias baseadas nos escritos bíblicos, para confrontar as teorias do surgimento da vida na terra, o surgimento de nosso sistema solar, o surgimento do universo e a teoria da evolução das espécies.
Dentre as teorias que os criacionistas defendem, irei destacar algumas, para o debate com o famado, para que o mesmo apresente seus argumentos, que, diz ele, serem muito bons...
Caso outros foristas queiram participar, dando apoio ou explicações mais detalhadas ou correções sobre algum argumento, será muito bem vindo, para enriquecer este debate.
Para iniciarmos, selecionei 05 das teorias defendidas pelos criacionistas, 03 delas contidas no primeiro livro do volume bíblico, denominado: Gênesis, 01 delas, pinçada aleatoriamente dos escritos bíblicos e 01 que, apesar de não constar na bíblia, é defendida pelos criacionistas.
Teoria 1
A terra, seu sistema solar e o universo como um todo, foram criados em apenas seis dias e tem atualmente, não muito mais do que 6.500 anos de existência.
Teoria 2
A terra, a lua, o sol e todos os planetas do nosso sistema solar, foram criados antes das estrelas (os luminares), ou seja, deus criou primeiro o nosso sistema estelar e depois criou o resto do universo.
Teoria 3
É a terra e não o sol, o centro de nosso sistema estelar.
Teoria 4
A arca de noé conseguiu comportar um casal de cada espécie de ser vivo existente na terra.
Teoria 5
Os dinossauros morreram durante o dilúvio, porque eram grandes demais para entrarem na arca...
Agora, passarei a enumerar as evidências contra a veracidade de tais argumentos contidos nas teorias criacionistas, defendidas por “cientistas” que afirmam ser essas teorias comprováveis, porque estão contidas na bíblia e sendo a bíblia a palavra do deus deles, são na verdade, FATOS incontestáveis.
Teoria 1
A terra, seu sistema solar e o universo como um todo, foram criados em apenas seis dias e tem atualmente, não muito mais do que 6.500 anos de existência.
O grande problema desta teoria é que ela, de forma taxativa, impõe que deus teria criado um universo imutável, ou seja, que deus teria criado o universo como um todo, pronto e sem perspectiva de modificação, uma máquina, como um relógio.
Esse é o tipo clássico de visão, que hoje denominamos: visão cartesiana, imaginada por Descartes.
Ele achava que o universo funcionaria como uma máquina, e, dessa forma, poderíamos desmontar essa máquina e analisar peça por peça para conhecermos seu funcionamento.
Todavia, percebemos que o universo, apesar de seguir leis rígidas de funcionamento, não é imutável como uma máquina.
O universo se recria a todo instante, estrelas morrem e novas estrelas surgem, o universo se expande, surgem novas galáxias e percebemos um infindável numero de eventos que comprovam que o universo não é algo pronto e acabado, formatado e imutável, como sugere a teoria criacionista, que afirma que o universo surgiu pronto e acabado em apenas 06 dias.
A outra grande falha dessa teoria criacionista, versa sobre a idade do universo.
Os criacionistas alegam que o universo tem no máximo, 6.500 anos de idade.
Mas, novamente, ao observarmos o universo, percebemos o erro dessa teoria.
Se o universo tivesse realmente sido criado em 6 dias e este tivesse somente entre 6500 e 10.000 anos de existência, ao olharmos para o céu noturno, não veríamos mais do que talvez, umas 1500 estrelas brilhando na noite.
Por que esse número tão limitado?
Se o universo existe há no máximo 10.000 anos, este seria o número médio de estrelas que estariam visíveis, pois elas estão no limite máximo de 10.000 anos luz de distância de nosso planeta, e por isso, somente esse pequeno número de estrelas seria observável.
Se o universo existisse há apenas 10.000 anos, todos os bilhões de estrelas, galáxias, quasares e nebulosas que podemos observar a olho nu ou através de telescópios, não poderiam ser visíveis, pois a luz por elas emitida, ainda não teria chegado até nós, e para que pudessem ser observáveis aqui da Terra, se passariam bilhões de anos para que a luz por elas emitida, fosse perceptível por nós.
A idade média de nosso universo atualmente está estimada em 15 bilhões de anos, pois essa é a distância máxima da luz de estrelas e galáxias que podemos observar hoje.
O universo pode ser muito mais antigo e só não podemos perceber isso, porque podem existir galáxias e estrelas que estão tão distantes, mas tão distantes, que podem se passar milhares de anos até que a luz por elas emitida possa ser observável por nós, aqui deste grão de poeira estelar.
Estima-se que nosso sistema estelar (o sol e seus planetas), possui perto de 05 bilhões de anos, ou seja, o nosso sistema é muito mais jovem do que o universo em si, ele surgiu muito tempo depois do universo ter começado sua existência.
Teoria 2
A terra, a lua, o sol e todos os planetas do nosso sistema solar, foram criados antes das estrelas (os luminares), ou seja, deus criou primeiro o nosso sistema estelar e depois criou o resto do universo.
Ora, como já expliquei acima, o nosso sistema solar é muito mais jovem do que o universo como um todo, vamos deixar isso bem claro:
1- Através de evidências palpáveis determina-se que a idade média de nosso universo está estimada em 15 bilhões de anos, pois essa é a distância máxima da luz de estrelas e galáxias que podemos observar hoje.
2- Através de Evidências Palpáveis, estima-se que nosso sistema estelar (o sol e seus planetas), possui perto de 05 bilhões de anos de existência, ou seja, o nosso sistema é muito mais jovem do que o universo em si, ele surgiu pelo menos dez bilhões de anos depois do universo ter começado sua existência.
Teoria 3
É a terra e não o sol, o centro de nosso sistema estelar.
Bem, creio que nem mesmo um criacionista “sério” ainda queira defender tal sandice.
Mas a questão é que os criacionistas defendem as teorias contidas na bíblia, como um todo, e não, em partes.
A refutação a essa teoria se encontra em qualquer livro de 2º grau e não é necessário nos estendermos sobre o assunto.
Teoria 4
A arca de noé conseguiu comportar um casal de cada espécie de ser vivo existente na terra.
Não lembro agora as dimensões exatas, da arca de noé, essas medidas foram passadas pelo próprio deus dos hebreus e cristãos e se encontram em qualquer bíblia, mas, essas medidas que definem o tamanho da arca, fazem com que ela pudesse comportar, no máximo, umas 30 espécies de animais, em casais e os mantimentos necessários para mantê-los vivos por quase um ano, que foi o tempo que alega-se que a água permaneceu encobrindo todo o planeta.
Só para citar um exemplo, apenas na Amazônia brasileira, existem mais de 10 milhões de espécies diferentes. Só na Amazônia BRASILEIRA, imagine então, quantas espécies existem no mundo inteiro, sem contar, as espécies que já se extinguiram.
A tal arca de noé, teria simplesmente que ter o tamanho do continente americano todo e mais o continente Africano juntos, para transportar todas as espécies vivas existentes e seus mantimentos.
Creio que não é necessário nos estendermos mais sobre o assunto, não é mesmo?
Teoria 5
Os dinossauros morreram durante o dilúvio, porque eram grandes demais para entrarem na arca...
Bem, essa teoria não se encontra propriamente na bíblia, mas é defendida pelos criacionistas, para explicar por que não existem mais dinossauros...
Vejamos o que diz a bíblia:
deus decretou que noé deveria recolher um casal de cada espécie, independente do seu tamanho e tipo.
Ora, se deus decretou isso, a teoria de que os sáurios eram grandes demais e por isso morreram porque não cabiam na arca, é por si só, falsa.
Além do mais, precisamos ressaltar que, os sáurios de grande porte, eram apenas uma pequena parcela, de todos os tipos de sáurios existentes.
Existiam sáurios do tamanho de coelhos, do tamanho de galinhas, no tamanho de cachorros, do tamanho de homens, do tamanho de elefantes, etc, etc, etc.
No entanto, esses sáurios de micro, pequeno e médio porte, não tiveram sua chance de entrar na tal arca, sendo isso inclusive, uma transgressão direta da ordem dita divina, emanada pelo próprio deus a noé, em relação ao transporte de um casal de TODOS os animais existentes.
Bem, findas as minhas colocações em relação às teorias ditas “científicas”, defendidas pelos criacionistas, aguardo o parecer do debatedor famado, com suas evidências que corroborem e validem as teorias criacionistas que ele defende e de quem mais queira participar.
Obrigado...
..."Por que vagueias assim Gilgamech?
A vida sem fim que tu procuras,
Tu, nunca a encontrarás.
Quando os deuses criaram os homens,
Consignaram-lhes a morte,
Reservando a imortalidade unicamente para eles próprios.
Tu deves comer com prazer,
Proceder com alegria dia e noite,
Fazendo do quotidiano uma festa,
Dança e diverte-te, dia e noite,
Adota hábitos higiênicos,
Lava-te e banha-te,
Olha com ternura o teu filho
Que te segura a mão,
Faz a felicidade da tua mulher
Apertada contra ti
Porque é através dela
Que nasce a unica perspectiva dos homens"...