E lá vamos nós de novo...
E lá vamos. Ah, e esqueci que tem cientista por aí adotando a exobiologia, em substituição à abiogênese. Se bem que vcs vão falar que a abiogênese não faz parte da teoria da evolução. Contudo ela é a condição de contorno não é mesmo?
Quando eu disse "e lá vamos de novo" estava falando sobre confundir teoria com hipótese. A gravidade é uma teoria, a evolução é uma teoria... a criação é uma hipótese. Uma teoria é uma hipótese corroborada, não há como reprisar a sua proposição, mas há como testar indícios, como elaborar esquemas lógicos. Não consigo ver um macaco virar homem mas vejo que espécies de mosquitos adquirem habilidades, que vírus sofrem mutações, consigo demonstrar o porquê de determinados ossos terem menor quantidade de determinado elemento que outro.
Eu disse lá vamos de novo porque esta confusão semântica é um dos maiores lugares comuns do discurso religioso anticientífico. Em primeiro lugar temos que lembrar, embora eu ache que você já devesse saber, que muitos termos são utilizados com um significado dentro dos laboratórios e universidades e com o outro na conversa de botequim. Na conversa de botequim teoria e hipótese são exatamente a mesma porcaria. Tanto faz dizer "Eu tenho uma teoria sobre o porquê da Ana ter te chifrado." para um amigo ou "Eu tenho uma hipótese sobre o porquê do seu time não ganhar um título há uma paca de tempo..." para o outro. Teoria e hipótese aí são
sinônimos.
Já para o linguajar acadêmico toda teoria é uma hipótese. Mas nem toda hipótese é teoria, o primeiro verbete é
hiperônimo do segundo. Então dizer "isto é só uma hipótese" ou "isto é só uma teoria" não são frases que se equivalham no debate que estamos tendo. O criacionismo cristão é só uma hipótese; a evolução é sim uma teoria e é por isso que damos algum crédito a ela.
Ah, e quanto à exobiologia. Que tem a ver o zíper com as calças? Condição de contorno? Por quê? Por acaso a possibilidade de vida fora da Terra (que eu considero bem plausível) ou mesmo a chance de a vida na Terra ter se originado fora dela (o que já é mais difícil conceber, mas continua não sendo uma possibilidade riscada) modifica o fato de que os seres vivos terrestres tenham evoluído ? Você se refere a qual exobiologia?
Porque a que eu já estudei até fala da
possibilidade de que bactérias e outros seres microscópicos tenham vindo de outro planeta através de meteoros ou coisa assim; mas não de que elefantes tenham chegado aqui em viagem interestelares.
Isto tudo lembrando que neste ponto estamos falando mesmo só de hipóteses, hipóteses bem mais plausíveis do que a de um ser invisível e incorpóreo esculpindo bonecos de barro e soprando nas narinas deles, mas ainda hipóteses.