Autor Tópico: Famado, atendendo ao seu pedido, o novo tópico sobre teorias criacionistas  (Lida 53009 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Famado, atendendo ao seu pedido, o novo tópico sobre teorias criacionistas
« Resposta #25 Online: 19 de Julho de 2008, 21:16:12 »
Bom, então temos o seguinte, segundo a sua interpretação:

Os seis dias, são na verdade, 6.000 anos.
Somando os 6.000 anos que são os anos da criação do universo, mais os 6.500 anos que vão desde a criação de adão, até os dias de hoje, temos então um total de 12.500 anos.

Esta, segundo o que você afirmou, é a idade do universo, segundo o que consta na bíblia.

Concordo com você nesse ponto, é essa a idade máxima a que podemos chegar, baseados naquilo que está contido nesse livro.

Mas, mais uma vez, esse ponto em que concordamos, não oferece nenhum respaldo científico, pois, vai contra tudo aquilo que já foi comprovado científicamente, em relação a idade do universo e em relação a idade do nosso sistema solar, tendo respaldo unicamente numa questão baseada na fé.

Não é nada disso. Que viagem. Eu falei que 6 dias podem representar qualquer período, pois a bíblia fala que para Deus um dia é como mil anos. Isso não quer dizer mil anos literais. Quer dizer: para Deus, um dia, mil anos, dez milhões de anos, 14,5 bilhões de anos, tanto faz, não há diferença.

12.500? Eu devo ter me expressado muito mal!
 :?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #26 Online: 19 de Julho de 2008, 21:38:00 »
Citação de: Gilghamesh link=topic=16904.0.html#msg341330

Sou obrigado a discordar dessa tese, baseado em FATOS.
A bíblia deixa claro que o volume de águas liberado pelo dilúvio, conseguiu cobrir em sua totalidade, os montes Ararat.
Os montes Ararat estão a 4.600 metros acima do nível do mar.

Se a quantidade de agua foi suficiente para cobrir esses montes, percebemos que pouquíssimas áreas do planeta, ficaram livres do dilúvio, locais como por exemplo, o monte Everest.

Assim sendo, a sua alegação de que o dilúvio teria sido "localizado", acontecido em uma pequena área, cai por terra, concorda?

Dessa forma, resta-nos apenas a opção C:

Eu ia escrever sobre o monte Ararat, mas resolvi ocultar. Eu assisti um documentário na NatGeo sobre a lebra "b". Ali dava-se outra possibilidade para o que realmente eram os montes de Ararat. Em todo caso, o que a bíblia fala foi que os montes foram cobertos e que a arca encalhou nos motes de Ararat. Entendo que estas afirmações podem perfeitamente se encaixar em algum conjunto de montes locais.

Citação de: Gilghamesh link=topic=16904.0.html#msg341330
Exatamente, mais uma vez concordamos que não existe uma explicação científica e trata-se tão somente de uma prova baseada unicamente na fé...

Bem. Acho mesmo muito difícil provar alguma coisa do que está escrito em Gen 1. Todavia, a teoria da evolução tb tem muito de improvável. Acho que o que se deveria ensinar nas escolas é que o homem não sabe de onde veio e nem como surgiu o universo. Há apenas um monte de conjecturas e relatos religiosos. A ciência, como materialista que é, adotou a TEORIA da evolução como a mais simpática, uma vez que não leva em consideração nada que seja baseado em fé. Contudo, todos estão apalpando em busca da verdade.
Acho que seria mais realista e honesto!

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 19 de Julho de 2008, 23:18:39 »
Todavia, a teoria da evolução tb tem muito de improvável. Acho que o que se deveria ensinar nas escolas é que o homem não sabe de onde veio e nem como surgiu o universo. Há apenas um monte de conjecturas e relatos religiosos. A ciência, como materialista que é, adotou a TEORIA da evolução como a mais simpática, uma vez que não leva em consideração nada que seja baseado em fé. Contudo, todos estão apalpando em busca da verdade.
PPPPPPPPPPPPPPPQQQQQQQQQQQQQQQQQQPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 20 de Julho de 2008, 04:26:32 »
Quase off-topic. Em respeito à teorias de verdade, científicas, não seria melhor chamar os criacionismos só de criacionismos, ou, no máximo, de hipóteses?

Sei que estou sendo meio que um pé-no-saco de novo, em outro tópico do Gigamesh (nada contra), e que a definição desses termos não é algo inflexível, estando incontestavelmente errada aí... mas é triste ver a degradação do que é associado a um termo tão nobre.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 20 de Julho de 2008, 07:08:43 »

... é ou não é uma possibilidade bem mais plausível?

Não há muitas diferenças entre o seu relato e a letra b que postei. Obviamente que a sua vem carregada de desprezo pela palavra de Deus.
Sim, quase não há diferença. Só o detalhe de que numa estória um ser invisível e que ninguém por aquí jamais viu ou ouviu aparece a um velhinho e o avisa que vai detonar geral mas que se ele construir um barco ele se safa. Na outra não tem aviso nenhum, o cara se safa por pura sorte e a lenda de que um fantasminha bacana tinha avisado o sortudo antes da enchente só vai surgindo depois, na base do "quem conta um conto...".

Aí está: o pequeno detalhe, única diferença que faz uma estória milhares de léguas mais plausível que a outra.

Citação de: Famado
O que estou querendo dizer é que é melhor aceitar que as coisas aconteceram por milagre do que tentar provar cientificamente e ficar pagando mico.
É?

adotou a TEORIA
E lá vamos nós de novo...

Neste caso de Maomé é a mais deslavada mentira. Maomé copiou o VT e motivou seus homens com promessas políticas
Pô Famado, eu sei que você não se importa com a validade das suas premissas, com concatenamento lógico das suas afirmações ... mas você é um dos únicos por aqui que não tem este cuidado, então pega leve cara. Eu já falei em outro tópico: se a gente começar a listar os casos de plágio de outras religiões contidos naquele livrão de capa de couro montado no finzinho da Antiguidade e que ganhou o status de infalibilidade das mãos de um bando de estadistas sanguinários, durante a Idade Média, a gente acaba com o espaço do site. Se formos juntar os casos de plágio mitológico não presentes na Bíblia mas recebidos pelas tradições rituais então, aí é que babou.

Então não cospe pro alto não, my friend. Pode cair um catarrão verde e gosmento bem no meio do teu olho.
« Última modificação: 20 de Julho de 2008, 07:15:08 por Donatello van Dijck »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #30 Online: 20 de Julho de 2008, 08:39:29 »
É?

É! Em relação à opção de querer provar Gen. 1 cientificamente é!

E lá vamos. Ah, e esqueci que tem cientista por aí adotando a exobiologia, em substituição à abiogênese. Se bem que vcs vão falar que a abiogênese não faz parte da teoria da evolução. Contudo ela é a condição de contorno não é mesmo?

Pô Famado, eu sei que você não se importa com a validade das suas premissas, com concatenamento lógico das suas afirmações ... mas você é um dos únicos por aqui que não tem este cuidado, então pega leve cara. Eu já falei em outro tópico: se a gente começar a listar os casos de plágio de outras religiões contidos naquele livrão de capa de couro montado no finzinho da Antiguidade e que ganhou o status de infalibilidade das mãos de um bando de estadistas sanguinários, durante a Idade Média, a gente acaba com o espaço do site. Se formos juntar os casos de plágio mitológico não presentes na Bíblia mas recebidos pelas tradições rituais então, aí é que babou.

Então não cospe pro alto não, my friend. Pode cair um catarrão verde e gosmento bem no meio do teu olho.

Quanto ao que falei de Maomé, vc tem razão. É que eu não resistí em dar uma catucada.
Quanto ao que vc falou de plágio. Sou mais achar que o plágio veio das outras histórias ou então, relatavam o mesmo evento. Mais ou menos como este do dilúvio, em que outra cultura relata um aconteceimento comum às duas.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #31 Online: 20 de Julho de 2008, 08:46:26 »
Todavia, a teoria da evolução tb tem muito de improvável. Acho que o que se deveria ensinar nas escolas é que o homem não sabe de onde veio e nem como surgiu o universo. Há apenas um monte de conjecturas e relatos religiosos. A ciência, como materialista que é, adotou a TEORIA da evolução como a mais simpática, uma vez que não leva em consideração nada que seja baseado em fé. Contudo, todos estão apalpando em busca da verdade.
PPPPPPPPPPPPPPPQQQQQQQQQQQQQQQQQQPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP
Sua expressão mostra que vc adotou a teoria da evolução como verdade absoluta e incontestável. Gostaria de ver sua cara quando a ciência encontrar uma outra saída e adotá-la como mais viável. Quem foi mesmo o cientista que disse que a física não tinha muito mais o que descobrir, a não ser aperfeiçoar algumas equações, e logo depois quebrou a cara, porque veio Einsten com a relatividade? Poxa, vc vai ficar que nem ele.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #32 Online: 20 de Julho de 2008, 08:49:11 »
Quase off-topic. Em respeito à teorias de verdade, científicas, não seria melhor chamar os criacionismos só de criacionismos, ou, no máximo, de hipóteses?

Sei que estou sendo meio que um pé-no-saco de novo, em outro tópico do Gigamesh (nada contra), e que a definição desses termos não é algo inflexível, estando incontestavelmente errada aí... mas é triste ver a degradação do que é associado a um termo tão nobre.

Mandou! Concordo!

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #33 Online: 20 de Julho de 2008, 09:00:34 »
"Pô Famado, eu sei que você não se importa com a validade das suas premissas, com concatenamento lógico das suas afirmações ... mas você é um dos únicos por aqui que não tem este cuidado, então pega leve cara. Eu já falei em outro tópico: se a gente começar a listar os casos de plágio de outras religiões contidos naquele livrão de capa de couro montado no finzinho da Antiguidade e que ganhou o status de infalibilidade das mãos de um bando de estadistas sanguinários, durante a Idade Média, a gente acaba com o espaço do site. Se formos juntar os casos de plágio mitológico não presentes na Bíblia mas recebidos pelas tradições rituais então, aí é que babou.
peraí... eu ja tinha ouvido algo sobre a religião de mitra ter uma historia igual a de jesus cristo porem não sabia que era verdade, me informa qual tópico tal questão esta levantada para que eu possa dar uma olhada!!!
se isto for verdade ja complica um pouco pois alem do show de barbarie e contradição(mesmo com o famado dando uma explicação rasoavel a respeito de algumas) ela ainda é apenas uma copia de outra religião, e pior pagã!!! se puderem me informar onde encontro material para estudo ficaria bastante grato!

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #34 Online: 20 de Julho de 2008, 13:27:49 »

peraí... eu ja tinha ouvido algo sobre a religião de mitra ter uma historia igual a de jesus cristo porem não sabia que era verdade, me informa qual tópico tal questão esta levantada para que eu possa dar uma olhada!!!
se isto for verdade ja complica um pouco pois alem do show de barbarie e contradição(mesmo com o famado dando uma explicação rasoavel a respeito de algumas) ela ainda é apenas uma copia de outra religião, e pior pagã!!! se puderem me informar onde encontro material para estudo ficaria bastante grato!

Eu já vi um documentário sobre o mitraísmo no History Channel. Se não me falha a memória, a representação do deus é um touro ou tem touro no meio da coisa. De fato há um negócio de adoração de pastores após seu nascimento, uma eucaristia parecida com a da ICAR. Mas veja, de fato a ICAR incorporou muito dos cultos pagãos em sua liturgia. Ela tinha interesses políticos. A doutrina e os cultos protestantes são muito diferentes das doutrinas da ICAR. Lembremos tb que a adoração dos pastores ao menino Jesus já tinha sido prevista há mais de 600 anos no VT.

Se deseja saber mais sobre mitraísmo veja.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitra%C3%ADsmo

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 20 de Julho de 2008, 13:41:09 »
Não é nada disso. Que viagem. Eu falei que 6 dias podem representar qualquer período, pois a bíblia fala que para Deus um dia é como mil anos. Isso não quer dizer mil anos literais. Quer dizer: para Deus, um dia, mil anos, dez milhões de anos, 14,5 bilhões de anos, tanto faz, não há diferença.
Talvez Jesus só volte daqui a 10 milhões de anos.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 20 de Julho de 2008, 13:45:17 »
A doutrina e os cultos protestantes são muito diferentes das doutrinas da ICAR.
É, realmente, uma diferença completa...
Aliás, quais protestantes? Os mórmons, os calvinistas, os adventistas?
Lembremos tb que a adoração dos pastores ao menino Jesus já tinha sido prevista há mais de 600 anos no VT.
Qual versículo? Qual o contexto?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 20 de Julho de 2008, 13:49:17 »
Sua expressão mostra que vc adotou a teoria da evolução como verdade absoluta e incontestável. Gostaria de ver sua cara quando a ciência encontrar uma outra saída e adotá-la como mais viável. Quem foi mesmo o cientista que disse que a física não tinha muito mais o que descobrir, a não ser aperfeiçoar algumas equações, e logo depois quebrou a cara, porque veio Einsten com a relatividade? Poxa, vc vai ficar que nem ele.
Ainda bem que a ciência evolui, senão a gente não teria nem inventado o fogo ainda.
As religiões, por outro lado, ainda se agarram a crendices primitivas e à moral fossilizada de tribos desaparecidas há milhares de anos.
Não foi a religião que descobriu que a Terra não era o centro do universo, pelo contrário, a religião perseguiu os que diziam isto.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 20 de Julho de 2008, 13:54:21 »
A ciência, como materialista que é, adotou a TEORIA da evolução como a mais simpática, uma vez que não leva em consideração nada que seja baseado em fé. Contudo, todos estão apalpando em busca da verdade.
Na terminologia científica, uma teoria é uma hipótese confirmada pelos fatos.
Uma teoria continuará válida enquanto puder explicar e prever todos os fatos.
Se surgir um fato que não se encaixa nela, a teoria é abandonada ou aperfeiçoada.
Em resumo: uma teoria funciona. Dá resultados.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #39 Online: 20 de Julho de 2008, 14:06:44 »
Interessante você ter citado exatamente esta página. Hoje de manhã eu tinha passado por ela mas resolvi não postar aqui porque julguei que você fosse minimizar o valor de um artigo da Wikipedia como fonte  ::).

Realmente foi bem bacana para o cristianismo que Constantino tenha transformado o culto ao Rei dos Judeus em religião oficial de Roma e que Teodósio tenha proibido a prática de sua principal concorrente alguns anos depois.

Fosse o contrário - se Constantino tivesse tido melhores conversas poíticas com um grupo de sacerdotes mitraistas - você provavelmente estaria estudando para se tornar um sacerdote mitraista; e talvez até estivéssemos aqui neste fórum discutindo a validade de escritos religiosos, mas estes seriam escritos bem diferentes (a começar por declararem que o deus dos deuses é o deus dos indianos e não o dos judeus), e quando alguém fizesse comparações com religiões antigas que tinham uma inconveniente semelhança com o mitraísmo você pediria fontes e sairíamos em busca delas.

Mas descobriríamos desapontados que a maioria delas havia sido perdida no passado, restando apenas alguns indícios arqueológicos como pinturas e estátuas de um homem sendo crucificado, de um grupo de cavalheiros barbados tomando vinho e partilhando o pão...

Interessante observa os meandros pelos quais a história e seus agentes definem quem são os deuses verdadeiros, os livros realmente sagrados e respeitáveis, as tradições sacrosantas; e, por outro lado, quais eram os deuses falsos, as crendices humanas, os rituais pagãos e levianos. Não acha Famado?

« Última modificação: 20 de Julho de 2008, 14:09:08 por Donatello van Dijck »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #40 Online: 20 de Julho de 2008, 14:23:18 »
É, realmente, uma diferença completa...
Aliás, quais protestantes? Os mórmons, os calvinistas, os adventistas?
Quando falo protestantes eu falo das igrejas não adeptas do arianismo (doutrina que diz que Jesus não é Deus). Os calvinistas são os presbiterianos. Estes são considerados evangélicos regulares como batistas, assembleianos etc.

Outro criério que reune igrejas verdadeiramente evangélicas é o credo básico. Assim, batistas, presbiterianos, assembleianos, IURD, congregacionais, quadrangulares, luteranos, calvinistas, etc são evangélicos. Mas ICAR, TJ, mórmons não são porque, ou não adotam o credo básico, ou são arianos.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #41 Online: 20 de Julho de 2008, 14:54:26 »
E lá vamos. Ah, e esqueci que tem cientista por aí adotando a exobiologia, em substituição à abiogênese. Se bem que vcs vão falar que a abiogênese não faz parte da teoria da evolução. Contudo ela é a condição de contorno não é mesmo?
Quando eu disse "e lá vamos de novo" estava falando sobre confundir teoria com hipótese. A gravidade é uma teoria, a evolução é uma teoria... a criação é uma hipótese. Uma teoria é uma hipótese corroborada, não há como reprisar a sua proposição, mas há como testar indícios, como elaborar esquemas lógicos. Não consigo ver um macaco virar homem mas vejo que espécies de mosquitos adquirem habilidades, que vírus sofrem mutações, consigo demonstrar o porquê de determinados ossos terem menor quantidade de determinado elemento que outro.

Eu disse lá vamos de novo porque esta confusão semântica é um dos maiores lugares comuns do discurso religioso anticientífico. Em primeiro lugar temos que lembrar, embora eu ache que você já devesse saber, que muitos termos são utilizados com um significado dentro dos laboratórios e universidades e com o outro na conversa de botequim. Na conversa de botequim teoria e hipótese são exatamente a mesma porcaria. Tanto faz dizer "Eu tenho uma teoria sobre o porquê da Ana ter te chifrado." para um amigo ou "Eu tenho uma hipótese sobre o porquê do seu time não ganhar um título há uma paca de tempo..." para o outro. Teoria e hipótese aí são sinônimos.

Já para o linguajar acadêmico toda teoria é uma hipótese. Mas nem toda hipótese é teoria, o primeiro verbete é hiperônimo do segundo. Então dizer "isto é só uma hipótese" ou "isto é só uma teoria" não são frases que se equivalham no debate que estamos tendo. O criacionismo cristão é só uma hipótese; a evolução é sim uma teoria e é por isso que damos algum crédito a ela.

Ah, e quanto à exobiologia. Que tem a ver o zíper com as calças? Condição de contorno? Por quê? Por acaso a possibilidade de vida fora da Terra (que eu considero bem plausível) ou mesmo a chance de a vida na Terra ter se originado fora dela (o que já é mais difícil conceber, mas continua não sendo uma possibilidade riscada) modifica o fato de que os seres vivos terrestres tenham evoluído ? Você se refere a qual exobiologia?

Porque a que eu já estudei até fala da possibilidade de que bactérias e outros seres microscópicos tenham vindo de outro planeta através de meteoros ou coisa assim; mas não de que elefantes tenham chegado aqui em viagem interestelares.

Isto tudo lembrando que neste ponto estamos falando mesmo só de hipóteses, hipóteses bem mais plausíveis do que a de um ser invisível e incorpóreo esculpindo bonecos de barro e soprando nas narinas deles, mas ainda hipóteses.
« Última modificação: 20 de Julho de 2008, 15:36:33 por Donatello van Dijck »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 20 de Julho de 2008, 15:31:25 »
Sua expressão mostra que vc adotou a teoria da evolução como verdade absoluta e incontestável. Gostaria de ver sua cara quando a ciência encontrar uma outra saída e adotá-la como mais viável.
Você parece ter certeza disso. Mas quanto mais o tempo passa, mais ocorre o oposto, com cada evidência descoberta e experimento realizado reforçando a TE como a explicação mais viável para a biodiversidade.

Quem foi mesmo o cientista que disse que a física não tinha muito mais o que descobrir, a não ser aperfeiçoar algumas equações, e logo depois quebrou a cara, porque veio Einsten com a relatividade? Poxa, vc vai ficar que nem ele.
Só que a física moderna não invalidou a física clássica no seu domínio. Apenas ampliou a fronteira do conhecimento. Assim como as equações da relatividade e mecânica quântica tem que necessariamente recuperar as da física clássica nos domínios onde ela é amplamente comprovada, qualquer hipotética teoria que surja e seja mais abrangente que a TE tem que necessariamente recuperá-la no domínio onde ela é amplamente comprovada, a explicação da biodiversidade.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 20 de Julho de 2008, 15:35:45 »
Não. Existem várias hipóteses para o surgimento da vida. Nenhuma delas tem qualquer influência no mecanismo da evolução, a descendência com modificações. Tanto faz qual a origem da vida, se abiogênese, exobiologia, duendes roxos de saturno, o mecanismo evolutivo não tem qualquer relação com isso e permanece inalterado. A TE continua "funcionando" qualquer que tenha sido a origem da vida.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 20 de Julho de 2008, 17:04:07 »
Quando falo protestantes eu falo das igrejas não adeptas do arianismo (doutrina que diz que Jesus não é Deus). Os calvinistas são os presbiterianos. Estes são considerados evangélicos regulares como batistas, assembleianos etc.

Outro criério que reune igrejas verdadeiramente evangélicas é o credo básico. Assim, batistas, presbiterianos, assembleianos, IURD, congregacionais, quadrangulares, luteranos, calvinistas, etc são evangélicos. Mas ICAR, TJ, mórmons não são porque, ou não adotam o credo básico, ou são arianos.
Foi justamente a ICAR que rejeitou o arianismo no Concílio de Nicéia em 325.
E é claro que os católicos acreditam em que Jesus é Deus.
E foi a ICAR que criou o credo básico.
Acho que você não estudou sua lição direito.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 20 de Julho de 2008, 17:37:14 »

Eu já vi um documentário sobre o mitraísmo no History Channel. Se não me falha a memória, a representação do deus é um touro ou tem touro no meio da coisa. De fato há um negócio de adoração de pastores após seu nascimento, uma eucaristia parecida com a da ICAR. Mas veja, de fato a ICAR incorporou muito dos cultos pagãos em sua liturgia. Ela tinha interesses políticos. A doutrina e os cultos protestantes são muito diferentes das doutrinas da ICAR. Lembremos tb que a adoração dos pastores ao menino Jesus já tinha sido prevista há mais de 600 anos no VT.

Ah, Famado. Qualquer alegação da Biblia que é abjeta é uma alegoria, qualquer coisa sem lógica é metáfora, e você consegue acreditar que o texto foi específico o suficiente para prever cristo.
Famado, você não está sentindo nenhuma dica que você e seu credo são incoerentes?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #46 Online: 20 de Julho de 2008, 17:44:30 »
Citação de: famado  em  Hoje às 13:27:49Lembremos tb que a adoração dos pastores ao menino Jesus já tinha sido prevista há mais de 600 anos no VT.Qual versículo? Qual o contexto?

eu ainda gostaria de saber em qual contexto...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 20 de Julho de 2008, 18:08:53 »
Não. Existem várias hipóteses para o surgimento da vida. Nenhuma delas tem qualquer influência no mecanismo da evolução, a descendência com modificações. Tanto faz qual a origem da vida, se abiogênese, exobiologia, duendes roxos de saturno, o mecanismo evolutivo não tem qualquer relação com isso e permanece inalterado. A TE continua "funcionando" qualquer que tenha sido a origem da vida.

A menos se a origem da vida fosse essa super-abiogênese de "criações separadas" com parentescos falsos, geralmente proposta pelos criacionismos. Isso que disse vale para qualquer origem da vida de um "micróbio ancestral"; poderia ter sido um deus, um et, ou o deus de um et, de seus assistentes sobrenaturais, ou que a vida seja uma constante no universo.

É irrelevante como tenha se dado a origem do ancestral comum universal para a conclusão de que todos os seres são aparentados em graus diversos, como numa árvore genealógica e descendem de um ancestral comum universal, tal como não precisamos saber quem foram os pais dos nossos tatatataravós para aceitarmos que somos parentes de outros membros da mesma espécie, em vez famílias criadas separadamente, sem parentesco, onde houver um "fim" das genealogias conhecidas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 20 de Julho de 2008, 18:24:21 »

Bem. Acho mesmo muito difícil provar alguma coisa do que está escrito em Gen 1. Todavia, a teoria da evolução tb tem muito de improvável. Acho que o que se deveria ensinar nas escolas é que o homem não sabe de onde veio e nem como surgiu o universo. Há apenas um monte de conjecturas e relatos religiosos. A ciência, como materialista que é, adotou a TEORIA da evolução como a mais simpática, uma vez que não leva em consideração nada que seja baseado em fé. Contudo, todos estão apalpando em busca da verdade.

Bem, talvez você simplesmente não conheça bem as evidências da teoria da evolução. Você já comparou as expectativas do que se teria de uma ancestralidade comum universal, restringindo as características dos organismos genealogicamente, versus uma "hipótese nula", de simplesmente não haver uma restrição genealógica nas características dos seres?

Quanto ao "teoria" todo em maíusculas, como se para enfatizar que é só uma especulação. Isso não é bem o caso, teorias podem ser fatos. Por exemplo, "teoria celular" é a teoria de que todos os seres são compostos de células, e pode tranqüliamente ser dada como fato, mesmo que não tenhamos verificado que absolutamente todos os seres, um a um, sejam compostos de células. É apenas uma generalização muito razoável de se assumir como fato.

Quando se analisa as previsões da teoria da evolução, ainda mais se comparando com o que seria esperado duma "hipótese nula", se chega à mesma conclusão. Não há motivos razoáveis para supor que a evolução não seja um fato, a menos que se tenha como aceitável como provável realidade coisas no nível de solipsismo ou da fabricação por um algum tipo de deus(ses) ou demônio(s) de milhões de evidências falsas, plantadas para nos atazanar ou nos testar. E aí pode-se simplesmente inventar qualquer outra coisa livremente, como que o aparente fato dos aviões voarem é um tipo de ilusão de ótica que nada tem a ver com "aerodinâmica", que o George Bush jr é segunda ou terceira vinda de Jesus à Terra, que a Terra não tem 6000 anos aparentando 4,5 milhões, mas 6 minutos, e etc.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #49 Online: 20 de Julho de 2008, 22:22:19 »

Ah, e quanto à exobiologia. Que tem a ver o zíper com as calças? Condição de contorno? Por quê? Por acaso a possibilidade de vida fora da Terra (que eu considero bem plausível) ou mesmo a chance de a vida na Terra ter se originado fora dela (o que já é mais difícil conceber, mas continua não sendo uma possibilidade riscada) modifica o fato de que os seres vivos terrestres tenham evoluído ? Você se refere a qual exobiologia?

Eu quis dizer que a abiogênese é a condição em T=0 para a teoria da evolução. Mas há quem considerem que a vida veio de fora. Logo em T=0 a vida veio de outro planeta. O que não resolve o problema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!