Hehe, voltando à histórinha que eu inventei: o Famado, mesmo sem querer, acabou respondendo.
Se ele fosse professor das duas ele daria nota 10 pra burra que não sabe nada mas inventa respostas de bate-pronto e daria 0 pra que acerta quase tudo, mas que vez por outra não consegue responder uma questão e diz humildemente: "Essa eu não sei mas vou me esforçar para aprender querido professor". Puta Famado, inda bem que você está estudando para ser fadólogo. Se eu soubesse que uma única classe de adolescentes ávidos por aprender algo que preste (Língua Portuguesa, Biologia, Física, Antropologia...) tivesse sido entregue em suas mãos eu ia ficar assaz preocupado.
Aliás Famado, nestas semanas você tem demonstrado uma habilidade inequívoca e extremamente interessante: escorrega mais que uma salamandra. Faz afirmações absurdas (sobre a diferença de tamanho do pescoço entre girafas e ocapis desmerecer a TE, por exemplo) mas não responde a refutação nenhuma. Quer dizer: pior, muito pior! Responde desconversando, como se não tivesse entendido. Parte para malabarismos pseudo-exegéticos, para leituras subjetivas de realidades objetivas, embroma, embroma e anda em círculos que nem peru tonto...
Então vou reprisar algumas questões pelas quais você espertamente passou por cima
: Vou reeditá-las bem mastigadinhas, pra você não dizer que não entendeu, mas por misericórdia: já que você tá gostando tanto da brinacdeira responda uma por uma, sem partir para malabarismos fadológicos...
Questão 1 -
Você leva em conta o critério de verossimilhança, de plausibilidade, para tomar suas decisões cotidianas? (Tipo: se você sabe que sua filha adora biscoitos de morango mas sempre reclama quando você compra qualquer coisa de chocolate você enche o carrinho de Chocolícia ou de Wafer de Morango Piraquê? Ou: se sua mulher chega em casa contando que foi assaltada você acredita nela
a priori? E se ela diz que viu o Gyodai lutando com os Power Rangers na calçada? Quando você percebe que uma embalagem de iogurte está com a data de validade raspada você compra assim mesmo? Troca por outra que esteja com a data de validade em ordem? Vai fazer compras em outro lugar?)
Questão 2 - Qual história é mais verossímil?
a) Um homem sobreviveu a uma enchente por obra do acaso e a sua história acabou virando uma lenda, à qual, a medida que ia sendo passada a frente, iam sendo adicionados elementos fantásticos como já observamos milhares de vezes em diversos casos de catástrofes naturais ou não.
b) Um ser imaterial e tímido venceu a sua vergonha de aparecer em público e suas limitações físicas e se apresentou a um velho dizendo que iria destruir o mundo todo com uma chuvarada mas que o tal velho se safaria se fizesse um baita barcão. Aí ele acabou com o mundo ou com o vilarejo em que o tal velho morava com uma chuvarada especial que não deixou nenhum traço geológico como seria esperado dado as proporções relatadas no mito.
Questão 3 - Qual das duas versões sobre os motivos para o cristianismo predominar entre nós e ser tido como a religião do deus verdadeiro e do livro infalível por quase todos que conhecemos é mais razoável?
a) A Providência (com P grandão) se encarregou de resguardar a Verdade (com V grandão) para que fosse anunciada a nós apesar de séculos de perseguição pelos governantes deste mundo.
b) O cristianismo foi estatizado por um imperador romano e defendido a ferro e fogo pelos Imperadores, Senhores Feudais e Reis seguintes que, por razões políticas, econômicas e imperialistas, proibiram a prática de cultos concorrentes fazendo com que estes desaparessessem. Razões idênticas às que fizeram do Islão a Verdade do Oriente Médio. Ou seja: o ocidente cristão é apenas um aborto da História e se Constantino tivesse tido umas conversinhas amigáveis com uns sacerdotes hindus a Verdade (com V maiúsculo e tudo mais) seria outra.
Off- topic meio
ad hominen: você é o mesmo Famado que participa do
Webservos, não é? Por uma enorme coincidência (estava pesquisando sobre que raios é isso de "credo básico" de que você tanto fala e fui procurar no Google). Te achei falando do mesmo "credo básico" por lá e achei muito
interessante...