Autor Tópico: Famado, atendendo ao seu pedido, o novo tópico sobre teorias criacionistas  (Lida 53029 vezes)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Famado, atendendo ao seu pedido, o novo tópico sobre teorias criacionistas
« Resposta #525 Online: 06 de Agosto de 2008, 20:18:52 »
Helder, obrigado. Era essa espécie da qual eu falava, mesmo.

Famado:
Mutação, heritabilidade e seleção. Somente com essas três coisas, há evolução.

Mutação aparece com genes novos pra lá e pra cá.
Heritabilidade faz com que genes sejam passados de geração em geração.
Seleção faz um gene mutante ter diferencial de sobrevivência/reprodução sobre o gene primitivo, seja positivo ou negativo, de acordo com seu resultado e o ambiente em que se encontra.
(Uso "primitivo" = forma antiga; "mutante" = forma nova do gene. E só.)

Portanto, é nonsense dizer que a seleção caminha ao rumo X e a evolução ao rumo Y; seleção é parte da evolução.

É comum p.ex. dizer por aí que um ornitorrinco é menos evoluído. Se você considera a reprodução dele, irá dizer que "se parece mais com a do ancestral comum dos mamíferos". Entretanto, olhando pelo ângulo do "bico" dele, você dirá que ele é mais evoluído que nós - pois o ancestral comum não apresenta aquele bico.

Para dizer que espécie X é mais evoluída que espécie Y, você precisa medir. E só há um modo de medir [que eu conheça]: cronologicamente. Somos mais evoluídos que qualquer espécie extinta, mas somos tão evoluídos quanto ornitorrincos, aves, bactérias, platelmintos ou [cite qualquer espécie atual aqui]. Da mesma forma, se a espécie humana for extinta, quem sobrar será mais evoluído que a espécie humana, cronologicamente falando.

Mesmo que quem sobre tenha menor cérebro, menor tamanho, e coma detrito.

A evolução não é boa. A evolução não é má.
Não caminha a um fim, não tem um objetivo.
Não hesita em destruir lentamente órgãos que antes foram funcionais.
Não quer fazer espécies "melhores" ou "piores".
Não "quer", aliás, absolutamente nada.
Ela não é controlada por uma mente, ou uma consciência.
É avassaladoramente amoral; não diz o que devemos fazer, apenas nos diz como.
É apenas um fenômeno que tentamos explicar, e para isso, recorremos a diversas teorias.

Se ela caminhasse "a algum sentido", não haveria seres unicelulares ainda hoje. É como se o gene mutante, portando uma característica nova, oferecesse um "gambito", que pode ajudar em algumas circunstâncias e atrapalhar em outras. (Ou lhe presenteasse com uma vaca leiteira, algo utilíssimo numa chácara, mas um problema em um apartamento.)

Lembra que você pediu por espécies transicionais? Entendi o que você pediu, e mostrei de acordo com o que considerei que você esperava. Mas, strictu sensu, todas as espécies são transicionais, exceto as que vão à extinção sem deixar descendentes.

Outro padrão para dizer "mais" ou "menos" evoluído seria complexidade. OK, mas isso não revela se uma espécie sobrevive ou não. Ou melhor: se um gene sobrevive ou não. Bactérias podem ter menos partes que nós, portanto sendo mais simples. Mas o modo de vida unicelular talvez seja uma das histórias de sucesso evolutivo mais marcante. As bactérias "assistiram" ao ocaso dos sinapsidas, dos dinossauros, e muito provavelmente assistirão ao dos mamíferos e de quaisquer outros pluricelulares que vierem depois de nós.

Fugindo um pouco de Biologia, e indo à Semântica.

As palavras têm significados, e normalmente, mais que um. É como se diversas palavras completamente diferentes em seu significado fossem exatamente iguais aos olhos e ouvidos.

Por exemplo, a palavra "evolução".

Computadores evoluíram e por isso tem mais memória, velocidade, HDs maiores, nitidamente dizendo "quanto mais potência, mais evoluído".

Um aço com um teor preciso de carbono e magnésio visando aumentar a pressão de ruptura é dito mais evoluído que um ferro-gusa que se rompa a um golpe de martelo. Nesse sentido, "quanto mais tecnologia requerida, mais evoluído".

Os espíritas dizem que espíritos evoluem, rumo ao Bem e com direito a Iniciais Maiúsculas Metafísicas. É uma evolução diferente da dos computadores, pois marca-se um fim e diz-se que "quanto mais próximo d'O Bem, mais Evoluído".
[Não vou entrar no caso de por que não acredito em espíritos e reencarnação.]

Por outro lado, o conceito biológico de evolução. Não fala de fins; somente teoriza o começo no RNA. Não diz que os seres mais evoluídos terão mais de X ou mais de Y categoricamente, apenas aponta em quais ambientes isso ocorre. Se o ambiente muda, o rumo da evolução muda, mas continua sem fim.

São quatro palavras "evolução" completamente diferentes. Há um sentido comum entre elas, o de "algo modificado com o tempo", mas só. E podem existir mais n sentidos para essas oito letras. Tome isso em conta, se for continuar debatendo, e sugiro que use evolução no sentido estritamente biológico neste tópico: mutação+heritabilidade+seleção.

Me retiro deste debate neste momento. Caso eu continue, tenho o palpite que somente farei ad nauseam e off-topics. (Continuarei assistindo, entretanto - mas de longe.)

Além do mais, do jeito que meus posts são gigantescos, ninguém mais vai ter saco de ler...

Um abraço ao Famado e a todos os outros debatentes.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2008, 20:21:49 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #526 Online: 07 de Agosto de 2008, 02:07:11 »
Mas como pode haver "evolução" ao longo de bilhões de anos se a SN leva à degeneração?

A seleção natural não "leva à degeneração", apenas se a "degeneração" significar maior aptidão, maior capacidade de sobrevivência e reprodução, o que pode ser até comum, dependendo do que se considerar "degeneração", mas não é um impedimento para que haja "evolução", que em biologia é "modificação na descendência" desde uma ancestral comum universal até as pontas dos ramos sobreviventes atuais.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #527 Online: 07 de Agosto de 2008, 02:15:25 »
Comentando a um ponto do Eremita,

Acho que é possível sim se dizer que algum organismo é mais ou menos evoluído que outro, o problema é que isso pode levar à confusão. No sentido popular do termo, poderia se entender algo como que um ser é "melhor" que outro, como um "modelo mais avançado", mas significaria de verdade apenas "mais derivado", mais modificado desde o ancestral comum com algum outro ser com o qual fosse comparado.

Evolução é modificação na descendência, e há diferentes graus de modificação, especialmente adaptativa (e nem tanto neutra, um tanto mais homogênea no ritmo), então se poderia se dizer sim que há os seres mais ou menos modificados/evoluídos.

De modo geral, os ornitorrincos provavelmente seriam menos modificados do que quase todos os demais mamíferos, mesmo que o bico seja bastante modificado. Talvez até pudesse ser tão modificado ao ponto de ser quase "igualmente" modificado em comparação à grupos tidos como mais derivados, mas não sei se é o caso, e acho que ainda assim seria útil como exemplo de bicho "pouco evoluído" ou modificado desde os répteis.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #528 Online: 07 de Agosto de 2008, 12:06:05 »
Mas como pode haver "evolução" ao longo de bilhões de anos se a SN leva à degeneração?

A seleção natural não "leva à degeneração", apenas se a "degeneração" significar maior aptidão, maior capacidade de sobrevivência e reprodução, o que pode ser até comum, dependendo do que se considerar "degeneração", mas não é um impedimento para que haja "evolução", que em biologia é "modificação na descendência" desde uma ancestral comum universal até as pontas dos ramos sobreviventes atuais.

Caraca Heremita e Bokaroo Banzai! Vcs ficam um dia inteiro escrevendo? Pô, meu tempo é curto. Mas vamos lá.

Não adianta escrever isso tudo aí. Eu tenho dito que a evolução existe, mas apenas dentro de uma mesma espécie (bem, não sei se espécie para mim e para vcs é a mesma coisa). Já dei o exemplo do gato pelo curto brasileiro. O que não existe é aquela que levou um único organismo unicelular à todo tipo de vida existente, ao longo de bilhões de anos. Isso é um sonho, uma quimera, uma loucura, uma total e irrestrita impossibilidade. Não há provas, não pode ser observado, não existe.

Agora, imagine o Sinonix perdendo suas pernas lentamente, de pouquinho em pouquinho. Imaginem quando suas pernas não são sem pernas nem nadadeiras, até chegar à baleia. Que sofrimento!
Imagine um peixe ficando cego, lentamente. Isso não faz o mínimo sentido. Além do mais, não há transicionais, mas espécies completamente estanques e por aí vai. FALA SÉRIO!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #529 Online: 07 de Agosto de 2008, 13:54:41 »
Não é possível delinear grupos biológicos "separados", ou seja, dizer que as espécies não são aparentadas - e mesmo a maioria dos criacionistas admitem isso.

Eles se vêem obrigados a estender o termo de "espécie" ou "tipo" para algo maior. Admitem, por exemplo, que tigres, leões e leopardos tenham tido um ancestral comum, mas "cortam" o grupo arbitrariamente onde desejarem, seja dizendo que há dois grupos originais de gatos, os grandes e os pequenos, ou que há um só, mas que é biologicamente separado dos demais feliformes. Ambas as afirmações são insustentáveis cientificamente, não há como provar que eles não são parentes, e muito menos que eles surgiram espontâneamente de alguma forma, sem ter parentesco biológico algum com qualquer outro ser.

As evidências de parentesco mais distante do que o entre raças de cães ou gatos são um pouco mais difíceis de serem compreendidas ou mesmo observadas - são chamadas evidências/observações indiretas.

Mas não são tão diferentes. Por exemplo, você provavelmente aceita que as raças de cães, tão variadas quanto o chihuahua e o São Bernardo descendem de um ancestral comum, e no entanto você não observou diretamente o desenvolvimento dessas linhagens.

Ao mesmo tempo, animais como tigres, leopardos e leões, nem são tão distintos em aparência quanto essas duas raças de cães, até a hibridação é possível em algum grau, o que leva até a maioria dos criacionistas a aceitarem que sejam parentes biológicos reais, apesar de não serem a mesma espécie.

O que faz uma "espécie" não é algo distinto das diferenças entre linhagens como as raças de cães; são características fisiológicas suscetíveis a variação genética que podem gerar gradualmente incompatibilidade reprodutiva entre populações. E essa compatibilidade é encontrada na natureza em diversos graus, como no caso dos leões e tigres, normalmente tidos como espécies, mas de hibridação viável, ainda que muitíssimo mais rara e distinta daquela entre raças de tigres ou leões.

Portanto não há realmente um ponto cientificamente sustentável nisso de que só há evolução "dentro das espécies".

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #530 Online: 07 de Agosto de 2008, 14:01:01 »
Entenda!! Eu não defendo o criacionismo "científico"! Eu defendo que a TE não se sustenta por total falta de provas e, pior, haver provas contrárias a ela.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #531 Online: 07 de Agosto de 2008, 14:32:48 »
Agora, imagine o Sinonix perdendo suas pernas lentamente, de pouquinho em pouquinho. Imaginem quando suas pernas não são sem pernas nem nadadeiras, até chegar à baleia. Que sofrimento!
Imagine um peixe ficando cego, lentamente. Isso não faz o mínimo sentido. Além do mais, não há transicionais, mas espécies completamente estanques e por aí vai. FALA SÉRIO!

Olha, ele não vai perdendo as pernas Famado. Ele nasce e morre da mesma maneira... sendo a condição dele a única que conhece. Algo como você sofrer por não enchergar igual a uma águia por exemplo.

Agora, vamos bem devagar famado, você consegue fazer uma consideração sobre o texto do Buckaroo abaixo?

Mas não são tão diferentes. Por exemplo, você provavelmente aceita que as raças de cães, tão variadas quanto o chihuahua e o São Bernardo descendem de um ancestral comum, e no entanto você não observou diretamente o desenvolvimento dessas linhagens.

Ao mesmo tempo, animais como tigres, leopardos e leões, nem são tão distintos em aparência quanto essas duas raças de cães, até a hibridação é possível em algum grau, o que leva até a maioria dos criacionistas a aceitarem que sejam parentes biológicos reais, apesar de não serem a mesma espécie.

O que faz uma "espécie" não é algo distinto das diferenças entre linhagens como as raças de cães; são características fisiológicas suscetíveis a variação genética que podem gerar gradualmente incompatibilidade reprodutiva entre populações. E essa compatibilidade é encontrada na natureza em diversos graus, como no caso dos leões e tigres, normalmente tidos como espécies, mas de hibridação viável, ainda que muitíssimo mais rara e distinta daquela entre raças de tigres ou leões.

obs: bem vindo ao tópico Buckaroo
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #532 Online: 07 de Agosto de 2008, 14:33:47 »
Entenda!! Eu não defendo o criacionismo "científico"! Eu defendo que a TE não se sustenta por total falta de provas e, pior, haver provas contrárias a ela.

Você não está "defendendo" nada. Não apresentou provas contrárias à teoria da evolução, apenas diz que duvida de provas e episódios e/ou dá a entender que não as entende/conhece.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #533 Online: 07 de Agosto de 2008, 14:48:20 »
Você continua a ignorar argumentos em prol de sua cegueira intelectual (acho que em breve, tomo um cartão amarelo). O que você defende é que a evolução acontece somente na especie, sem ligação com as demais, e o que o buckaroo demonstrou, foi que essa opinião é erronea. Independetemente de você ser a favor do criacionismo ou não, o texto do buckaroo vem refutar suas opiniões...

Imagine um peixe ficando cego, lentamente.
dã, mesmo que isso fosse o que realmente acontece (e não é), o peixe em questão vive na escuridão "absoluta",  e de nada lhe serve um olho em tal lugar, ele tendo sua visão como a de uma aguia ou sendo 100% cego não faz diferença, pois de qualquer maneira ele não enxerga nada além de escuridão...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #534 Online: 07 de Agosto de 2008, 14:53:52 »
quer ver uma especie se transformando em outra???

dê uma olhada aqui:
http://ceticismo.net/2008/06/13/experiencia-historica-mostra-evolucao-em-populacao-de-bacterias/
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #535 Online: 07 de Agosto de 2008, 16:20:48 »

Você não está "defendendo" nada. Não apresentou provas contrárias à teoria da evolução, apenas diz que duvida de provas e episódios e/ou dá a entender que não as entende/conhece.

Eu apresentei sim. Fiz uma lista de 6 provas e ainda há outras. Quando à sua exposição a respeito de cães e gatos, entenda, eu não defendo o que os criacionistas defendem ou deixam de defender, eu evidencio apenas que a TE é uma questão de fé, posto que não apresenta provas sustentáveis.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #536 Online: 07 de Agosto de 2008, 16:23:13 »

dê uma olhada aqui:
http://ceticismo.net/2008/06/13/experiencia-historica-mostra-evolucao-em-populacao-de-bacterias/

De novo? É como aquela da baleia ou do cavalo? E vc ainda acredita? Leia tudo que postei a respeito destes dois exemplos. Agora, se é a respeito da evolução dentro de uma espécie, essa é perfeitamente viável. Mas estendê-la a toda a vida existente é loucura! É a falácia da generalização grosseira!

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #537 Online: 07 de Agosto de 2008, 17:25:12 »
E o vírus? Não é prova da TE?
O vírus só invade a célula que ele é "compatível"...E porque isso? porque em algum momento aquele "código genético" defeituoso foi eliminado...
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #538 Online: 07 de Agosto de 2008, 19:31:08 »

Eu apresentei sim. Fiz uma lista de 6 provas e ainda há outras. Quando à sua exposição a respeito de cães e gatos, entenda, eu não defendo o que os criacionistas defendem ou deixam de defender, eu evidencio apenas que a TE é uma questão de fé, posto que não apresenta provas sustentáveis.

Quais são suas seis provas de criações separadas/não-parentesco entre os seres?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #539 Online: 07 de Agosto de 2008, 19:58:38 »
E o vírus? Não é prova da TE?
O vírus só invade a célula que ele é "compatível"...E porque isso? porque em algum momento aquele "código genético" defeituoso foi eliminado...
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus

[Resposta do tipo Famado]

Não Fabi. Não é de modo algum prova da TE !

Deus criou o mal , portanto foi  Deus quem criou os vírus compatíveis com determinadas células.

[/Resposta do tipo Famado]

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #540 Online: 08 de Agosto de 2008, 10:31:18 »
Desisto e peço desculpas por ter atacado vossa fé.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #541 Online: 08 de Agosto de 2008, 11:47:59 »
Desisto e peço desculpas por ter atacado vossa fé.

Traduzindo:
Não tenho argumentos validos para responder e estou correndo fora. Tá apelando?!?!?!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #542 Online: 08 de Agosto de 2008, 13:53:10 »
É o padrão. Ficar repetindo "não existem provas" e tentar se convencer e aos outros disso, mas na hora do vamos ver, de por as cartas na mesa, dão o fora. Apenas continuam repetindo que não há provas, ignorando tudo que é exposto e eventualmente dão o fora.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #543 Online: 08 de Agosto de 2008, 15:40:06 »

dê uma olhada aqui:

De novo? É como aquela da baleia ou do cavalo? E vc ainda acredita? Leia tudo que postei a respeito destes dois exemplos. Agora, se é a respeito da evolução dentro de uma espécie, essa é perfeitamente viável. Mas estendê-la a toda a vida existente é loucura! É a falácia da generalização grosseira!
Se você se desse o trabalho de clicar no link e ler a matéria, iria saber do que se trata...
 - Carl Sagan

Offline Orelix Atlas

• Nível 02
  • *
« Resposta #544 Online: 06 de Outubro de 2008, 11:31:24 »
Respondi as principais objeções e dúvidas sobre o dilúvio, no seguinte link:http://criacionismoevidencias.blogspot.com/2008/10/respondendo-sobre-o-dilvio-e-arca-de-no.html

É muito interessante e esclarecedor. Veja, e depois entre em contato...

Obrigado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!