Autor Tópico: Que escolas sejam livres para ensinar o que quiserem  (Lida 11027 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Que escolas sejam livres para ensinar o que quiserem
« Online: 27 de Julho de 2008, 17:20:55 »
Ah, quanto a ensinar nas escolas, só pode ser brincadeira. Enquanto que talvez seja até interessante "levar mais a sério" de certa forma alguns tipos de proposições, na escola as coisas tem que ser o básico e bem estabelecido, não pré-proto-ciências/hipóteses que talvez nunca possam ver a luz do dia.

Talvez em aulas de filosofia, acharia até bastante interessante, eventualmente podendo servir para ensinar como é a filosofia da ciência e porque a evolução é cientificamente estabelecida, confirmada, e criacionismos, ou mesmo DI, não.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re: Que escolas sejam livres para ensinar o que quiserem
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2008, 17:38:59 »
Ah, quanto a ensinar nas escolas, só pode ser brincadeira. Enquanto que talvez seja até interessante "levar mais a sério" de certa forma alguns tipos de proposições, na escola as coisas tem que ser o básico e bem estabelecido, não pré-proto-ciências/hipóteses que talvez nunca possam ver a luz do dia.

Ele é americano, nos EUA algumas escolas*  ensinam o criacionismo, sem falar nos adeptos do homeschooling, educação escolar em casa, onde a maioria, até onde eu sei, são evangélicos e, obviamente, devem ensinar a seus filhos a visão bíblica da criação.
Acho que ele estava falando sério.  :?

* Minnesota, Ohio e Novo México
fonte: http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=15836&grupo=248034&topico=2765587&pag=1

Esta num fórum, mas a notícia é do jornal O Globo.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2008, 22:33:50 »
Eu defendo que as escolas sejam livres para ensinar o que quiserem.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2008, 00:02:17 »

Campos de treinamento da Al Qaeda

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2008, 07:57:28 »
BOm, assim qualquer coisa, como ? Mongol de Gengis Khan também ? Não acha que precisa ensinar certas matérias, para compor um curriculo que possa ser comparado com outras escolas (mesmo que, como ensino extra-curricular ensine mongol) ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2008, 09:14:45 »
De qualquer forma, eu concordo que devam existir escolas com currículos diversificados, conforme o gosto do freguês -- mas que haja um currículo mínimo comum a todas. Essa normatização deve ser papel do Estado.

Natural que quem pensa que o Estado é a pior praga que já se abateu sobre a Humanidade pense diferente, mas este não é o tópico para discutir esse assunto :-)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2008, 14:07:58 »

Nazismo, por exemplo ?    :hihi:

E terrorismo como no exemplo do uiliníli ?    :hihi:

Poderíamos incluir também pajelança, astrologia , numerologia, tarô ,  runas, búzios ... e por aí vai .   |(

Sobre o assunto do tópico,  os criacionistas/DI   devem estar vibrando com esta notícia.  Prevejo que o autor irá vender uma boa quantidade de exemplares .   :P

Se houvesse uma máquina do tempo, esses criacionista/DI  deveriam ir  para a Idade Média . Afinal de contas a ciência os incomoda. Lá não teriam a ciência para incomodá-los.  8-)
« Última modificação: 28 de Julho de 2008, 15:41:24 por Helder »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2008, 15:41:08 »
Se a gente vai dar poder ao Estado para decidir o que deve ser ensinado, com medo que se ensine nazismo, o que impede o Estado de proibir a não-possibilidade de Deus existir?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2008, 22:35:11 »
Se a gente vai dar poder ao Estado para decidir o que deve ser ensinado, com medo que se ensine nazismo, o que impede o Estado de proibir a não-possibilidade de Deus existir?
A laicidade.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2008, 22:44:02 »
Eu disse "impede" no sentido real, não no sentido moral.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2008, 23:01:37 »
Eu disse "impede" no sentido real, não no sentido moral.
???

A laicidade do Estado está na constituição, não é um mero "papo-furado moral":
Citação de: Constituição
    Artigo 19.

É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na formada lei, a colaboração de interesse público;

Isso é o que impede no "sentido real", a lei.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2008, 23:05:31 »
Se a gente vai dar poder ao Estado para decidir o que deve ser ensinado(...)

Mas não é o fato de dar poder ao Estado para... e sim estabelecer um curriculum mínimo por idade para equiparar o serviço, para que os pais possam decidir entre escolas particulares sem o medo de arruinar o futuro dos seus filhos aprendendo algo que não tem nada a ver com o que será exigido no futuro.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2008, 03:31:25 »
E quem aplica essa lei?
Durante toda a história da humanidade, o fato é que quando um Estado tem poder para censurar, sempre oprimiu em favor do governo contra a população. Ou a gente tem liberdade de expressão, ou não tem. Não existe "meio-termo" porque a gente nunca sabe onde um governante vai mover essa "metade".
Mas não é o fato de dar poder ao Estado para... e sim estabelecer um curriculum mínimo por idade para equiparar o serviço, para que os pais possam decidir entre escolas particulares sem o medo de arruinar o futuro dos seus filhos aprendendo algo que não tem nada a ver com o que será exigido no futuro.
É muito melhor um sistema escolar de méritos. Onde o que vale é o nome da escola. Isso se traduz em uma escola que perde prestígio se ensinar bobagem, e serve como incentivo para preparar para uma carreira.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2008, 07:15:00 »
Aviso geral:

A discussão sobre o papel do Estado nas escolas é interessante e válida - em outro tópico. Este aqui é para debater o DI.

(Moderação: o tópico foi movido)
« Última modificação: 29 de Julho de 2008, 08:03:48 por JCatino »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2008, 07:22:57 »
[primeiro e unico off]
fiz apenas um comentario sobre uma parte do texto que abre o topico, e com a qual discordo.
[/primeio e unico off]
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 29 de Julho de 2008, 07:24:40 »
Isso não tem problema. Transformar este tópico num palanque, sim :-)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #16 Online: 29 de Julho de 2008, 07:34:54 »
Posso dividir o tópico então ? O Ateu DI é interessante, mas o ensino ainda é mais... :)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 29 de Julho de 2008, 07:43:55 »
Vai fundo, faça as honras :-)

(Moderação: o tópico foi movido)
« Última modificação: 29 de Julho de 2008, 08:04:04 por JCatino »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #18 Online: 29 de Julho de 2008, 08:05:33 »
E quem aplica essa lei?
Durante toda a história da humanidade, o fato é que quando um Estado tem poder para censurar, sempre oprimiu em favor do governo contra a população. Ou a gente tem liberdade de expressão, ou não tem. Não existe "meio-termo" porque a gente nunca sabe onde um governante vai mover essa "metade".
É muito melhor um sistema escolar de méritos. Onde o que vale é o nome da escola. Isso se traduz em uma escola que perde prestígio se ensinar bobagem, e serve como incentivo para preparar para uma carreira.

Mas um sistema de méritos seria julgado por quem ? Pelos pais ? Tomando em comparação o quê ?
--
Si hemos de salvar o no,

Rhyan

• Visitante
« Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2008, 08:39:13 »
Se existe procura que aja escolas nazistas, desde que se respeite a vida, a liberdade e a propriedade.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 29 de Julho de 2008, 08:45:32 »
Mas um sistema de méritos seria julgado por quem ? Pelos pais ? Tomando em comparação o quê ?
Sistema de méritos é mais ou menos uma "demanda e procura" com o ensino.

1. O que vale para uma escola/universidade é seu nome. Quanto mais profissionais bem sucedidos se formarem depois de terem estudado naquela escola, mais investimento ela recebe.
2. A escola é livre para ensinar o que quiser e bem entender.
3. É mais difícil entrar em escolas melhores, os melhores serão selecionados, e o método de escolha é livre para a escola/universidade.

O maior problema de um sistema desse gênero no Brasil:
Questão do que é tido como "discriminação", ter escolas melhores com alunos melhores é visto como uma medida opressora.
Aqui é a tendência da "soma zero" (riqueza e pobreza tem soma zero), então as pessoas tem em mente que uma escola ruim é ruim porque falta investimento, então o investimento sempre vai para as piores como se as melhores já tivessem tudo que precisam. O maior problema de uma instituição de ensino é o método e os educadores, dar dinheiro as escolas com piores resultados é totalmente contra o que o capitalismo nos ensinou: promove o fracasso. "Oba, se os alunos se derem mal a gente ganha investimento" uma completa decepção.
Além do mais, ainda se acredita que há coisas imprescindíveis a serem ensinadas... onde as escolas ao invés de criar profissionais, toma como lema lero-lero como criar "cidadãos".

Em resumo, o problema do Brasil, fora o pensamento de que diploma é uma medida discriminatória, é a confiança no Estado: o Estado sozinho é capaz de melhorar as escolas ruins, o Estado tem de criar regras de como cada escola deve educar, e lá sei vai...

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Julho de 2008, 13:30:18 »
Citação de: Ilovefoxes
Aqui é a tendência da "soma zero" (riqueza e pobreza tem soma zero), então as pessoas tem em mente que uma escola ruim é ruim porque falta investimento, então o investimento sempre vai para as piores como se as melhores já tivessem tudo que precisam. O maior problema de uma instituição de ensino é o método e os educadores, dar dinheiro as escolas com piores resultados é totalmente contra o que o capitalismo nos ensinou: promove o fracasso. "Oba, se os alunos se derem mal a gente ganha investimento" uma completa decepção.
:o O Ilovefoxes acha que alguma escola deva receber investimento? Não, sério, juro que não é deboche... mas eu não entendi.

Ele diz que o problema é que se investe nas piores escolas e que se deveria fazer o contrário: investir nas melhores (eu entendi errado? não é isso que está escrito?). Mas como é isso? Estamos falando de escolas públicas ou particulares? Porque as escolas públicas não deviam ser abolidas? Ou são as particulares que deveriam receber investimento público? Juro que fiquei confuso  :? .

Bom, de qualquer modo: supondo que num surto de incoerência resolveu-se defender o ensino público mantido e gerido pelo Estado eu preeeegunto: será mesmo que o Pedro II, o Cefeteq, o CAP UERJ, o CEFET, o Colégio Militar e a Faetec recebem menos investimentos do que as escolas públicas sem pedigree? Porque eu não sei quanto ao Rio Grande do Sul, mas aqui no Rio parece que são exatamente as escolas públicas de alto padrão as que mais recebem verbas, que têm os professores mais bem remunerados e que têm laboratórios equipados, bibliotecas decentes, ar-condicionado nas salas, coisa e tal. Não que isto explique por si só o bom rendimento de seus alunos, o fato de nestas escolas predominarem as classes C e B (ou seja, alunos mais bem nutridos, com maior facilidade de acesso à informação, que em sua quase totalidade fazem cursos extra-curricualres) também contribui, e muito...

Agora, se estamos falando de escolas particulares (como parece, até pelo tema do tópico) eu boiei. O problema é que as piores escolas recebem mais investimentos... WFIHS?  :?
« Última modificação: 29 de Julho de 2008, 13:32:21 por Donatello van Dijck »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Julho de 2008, 14:12:00 »
... WFIHS?  :?

parei no What Fuck, o IHS eu não compreendi, alias, nem sei se compreendi direito as duas primeiras palavras, enfim, que porra é essa??? :lol:

Tambem não entendi o que o fox quis dizer.
« Última modificação: 29 de Julho de 2008, 14:14:58 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Julho de 2008, 15:22:52 »
Se existe procura que aja escolas nazistas, desde que se respeite a vida, a liberdade e a propriedade.
:|

Offline Velho

• Nível 04
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Julho de 2008, 17:38:12 »
:|

:|²

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!