Mas um sistema de méritos seria julgado por quem ? Pelos pais ? Tomando em comparação o quê ?
Sistema de méritos é mais ou menos uma "demanda e procura" com o ensino.
1. O que vale para uma escola/universidade é seu nome. Quanto mais profissionais bem sucedidos se formarem depois de terem estudado naquela escola, mais investimento ela recebe.
2. A escola é livre para ensinar o que quiser e bem entender.
3. É mais difícil entrar em escolas melhores, os melhores serão selecionados, e o método de escolha é livre para a escola/universidade.
O maior problema de um sistema desse gênero no Brasil:
Questão do que é tido como "discriminação", ter escolas melhores com alunos melhores é visto como uma medida opressora.
Aqui é a tendência da "soma zero" (riqueza e pobreza tem soma zero), então as pessoas tem em mente que uma escola ruim é ruim porque falta investimento, então o investimento sempre vai para as piores como se as melhores já tivessem tudo que precisam. O maior problema de uma instituição de ensino é o método e os educadores, dar dinheiro as escolas com piores resultados é totalmente contra o que o capitalismo nos ensinou: promove o fracasso. "Oba, se os alunos se derem mal a gente ganha investimento" uma completa decepção.
Além do mais, ainda se acredita que há coisas imprescindíveis a serem ensinadas... onde as escolas ao invés de criar profissionais, toma como lema lero-lero como criar "cidadãos".
Em resumo, o problema do Brasil, fora o pensamento de que diploma é uma medida discriminatória, é a confiança no Estado: o Estado sozinho é capaz de melhorar as escolas ruins, o Estado tem de criar regras de como cada escola deve educar, e lá sei vai...