Explico da forma simples, em vez de criar teorias da conspiração, como você está fazendo: Existem vagabundos em toda parte do planeta. Assim como tem mendigos no Brasil que recusam ajuda pra arranjar emprego por ganharem mais pedindo esmolas, existem cidadãos norte-americanos que se aproveitam da esmola do governo. Simples assim. Não "viaje na maionese", por favor.
Ad hominems.
Isso significa que educação é acima de tudo mercadoria. Se um vagabundo "se aproveitam da esmola do governo" ao invés de estudar, significa que ele busca somente vantagens.
Generalização burra. Há diversos casamentos que se realizaram por ligação sentimental e não por interesse financeiro. Como sempre, você distorce a realidade para obter argumentos.
Ad hominems.
O que diferencia uma pessoa casada de dois namorados não casados? O que assinar naquele papel muda?
Casamento É uma ligação financeira. Não importa se os dois se gostam ou não, quando se casam se tornam financeiramente ligados, mas não passam a se gostar mais por isso.
A qualidade de Havard não se altera de acordo com a procura sobre ela. Se o povão um dia decidir que o chique é ser operário, duvido que Harvard vá abrir curso superior para operários.
A demanda e procura não se dá pela opinião pública, e sim por resultados.
Ao contrário do que acontece no Brasil. Aqui, se as normalistas querem um diploma superior expresso, as universidades particulares inventam o normal superior. Que é na verdade um curso de ensino médio bem fuleiro, mas com certificação de ensino superior. Assim elas não tem que passar 4 anos cursando pedagogia em uma boa universidade, que seria o mais adequado.
Aqui o que importa não é a educação e sim o dinheiro. A procura está determinando os currículos. E como quem procura é idiota, os currículos se tornam idiotas. Por isso está essa zona...
Lá vai usar o dinheiro como bode expiatório.
O diploma não vale praticamente nada quando você vai procurar emprego. Ou seja, aí está o resultado de certas universidades darem diplomas de graça. O que é isso senão demanda e procura?
Conversa fiada. Percebe-se que você nunca parou para conversar com pais favelados. O interesse da maioria deles não é boa educação para os filhos. Eles querem apenas educação suficiente para o filho arrumar um empreguinho deprimente e sair logo da casa deles ou ajudar na renda da família.
A maior parte da população não teria acesso a essas "escolas bem sucedidas". Aliás a maior parte da população pensa tão pequeno que nem sequer iria querer os filhos nessas escolas, como eu já disse acima. Gastar com educação não é prioridade para os nossos compatriotas.
Ad hominems.
Novamente, demanda e procura. As escolas são um lixo, não ajuda a dar emprego, ninguém se interesse em estudar. Agora, em país onde o estudo é de primeira, as pessoas não buscam estudar? Isso só não se aplica quando o governo dá assistência.
Então, o que tem sido o estudo senão uma mercadoria? Aliás, veja o termo grifado. É algo buscado somente para interesse próprio.
Isso é uma escola técnica. Escola técnica é que existe para ensinar uma profissão. Escola comum não serve aos interesses do mercado de trabalho.
90% os alunos tem aula de que? De filosofia, cidadania, ou coisas necessárias para o mercado, como matemática (economia, engenharia, etc)?
10% do restante onde os "profissionais da área" decidem coisas bonitas a serem ensinadas, como você tanto clama, a gente tem o que? Literatura (digo: história da literatura luso-brasileira), religião...
Um Estado que acredita na desumanidade do capitalismo estaria representando o pensamento da população que o elegeu. Pare de falar do Estado como se este fosse desligado, alheio, alienígena aos cidadãos.
Você diz que o Estado tem que fazer as coisas pelos pais ignorantes. Depois diz que o Estado é representado por eles...
a única diferença seria quando o Estado fizesse algo contra a população. Você acredita em "profissionais da área", eu já sei que o Estado quando intervém e não é democrático, é sempre para foder, não para salvar.
Você.
Você quer mandar uma cambada de políticos decidir o que "faz um cidadão" (seja lá qual descrição romântica você dá para a educação). Você sabe muito bem o que o Estado vai fazer.
E as aulas de religião no Brasil? E o criacionismo nos EUA? Porque a fórmula parece se resumir a: estado inverviu = cagada?
Eles dizem isso porque tem horizontes limitados. Ninguem pensa tão pequeno depois de receber uma boa educação. Para eles, ser alguem é ter no máximo o ensino médio para assumir um emprego de faxineiro ou atendente do McDonalds. Você por exemplo, que aparenta ser de classe média e deve ter recebido uma educação pelo menos mediana, pensa apenas isso? "Quero ser alguem na vida"? Ou você busca mais do que apenas um emprego que lhe permita sobreviver?
Pretendo ter retorno financeiro satisfatório. Ser alguém na vida.
Ok, você não precisa levar muito a sério isto a seguir, estou só constatando algo curioso, eu sei muito bem que é um ataque pessoal sem valor, mas vamos lá:
- Um pastor vai dizer que uma religião não é uma mercadoria, mas uma proposta de vida;
- Um casal vai dizer que o casamento não é uma mercadoria, mas uma ligação espiritual;
- Um professor vai dizer que ensino não é uma mercadoria, mas cria uma nação (etc):
Pra mim é um padrão interessante, sempre se dá uma explicação romântica anti-capital de sua área...
Como se as ações dele não representassem a vontade da maioria do povo. Ora, se não representa essa vontade, colocamos a corja política para fora.
Mas é exatamente o que estou propondo!! Deixar a intervenção estatal de fora! O Estado serve para certas funções, como policiamento ou justiça. Não para outras. Expandi-lo é um erro.
O Estado regulamenta a educação em diversos países. E em diversos países isso funciona muito bem.
Me apresenta uma pesquisa desse gênero:
http://www.heritage.org/research/features/index/countries.cfmNão vou com a cara "tem países que dá certo", isso também é dito sobre a intervenção estatal na economia, e o link prova exatamente o oposto.
Controlado. E você bem sabe disso.
Não, não sei. Cuba?
E esse resto da humanidade, o ensino das escolas é mais livre ou mais controlado pelo Estado??
Controlado. E você bem sabe disso. Quando não é controlado pelos profissionais de educação que compõem as secretarias e departamentos competentes, é controlado por uma população bem educada e desenvolvida. Ninguem é imbecil o suficiente de jogar a educação de um país nas mãos de uma população imbecil que mal sabe interpretar um texto simples.
Olha a pergunta que eu faço, e olha o que você responde. Você tentou fazer um jogo de palavras com o termo "controle" para fazer parecer que se opunha a mim. (tem tanta necessidade de discordar de mim, só por discordar??)