Compare com o IDH:
ILE
![-> ->](../forum/Smileys/default/icon_arrow.gif)
![](http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/52/Index_of_Economic_Freedom_2008.png/375px-Index_of_Economic_Freedom_2008.png)
IDH
![-> ->](../forum/Smileys/default/icon_arrow.gif)
![](http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4d/UN_Human_Development_Report_2007_%282%29.svg/400px-UN_Human_Development_Report_2007_%282%29.svg.png)
Engraçado que eu fiz isso lá no outro tópico e o ILF disse que não fazia sentido comparar o ILE com o IDH. Como eu sempre fico pensando que você e o ILF são a mesma pessoa soa estranho isso.
![Rolling Eyes ::)](../forum/Smileys/default/icon_rolleyes.gif)
Mas vamos lá nós de novo:
Primeiro você há de convir que uma análise comparativa IDH
![-> ->](../forum/Smileys/default/icon_arrow.gif)
ILE fica mais isenta se separamos grupos de países que trilharam caminhos históricos parecidos né? Até porque nem uma economia sólida nem um padrão alto de qualidade de vida se criam de um ano para o outro.
Então o que vemos? Três países latino-americanos com qualidade de vida de primeiro mundo... de que cores eles estão pintados no mapa 1, Rhyan?
França social-democrata e Reino Unido libertário. Quem tem o verde mais verdinho no mapa do IDH? Outra: Noruega ainda social-democrata (como a décadas) e Suécia já não mais (apesar de ter sido durante décadas e ter conquistado o atual padrão de vida naquela época, mas esqueçamos as minúcias)... mudou alguma coisa em relação à qualidade de vida?
Mais uma, essa que aliás mostra com muita propriedade o quão pouco sentido faz ficar olhando pro mapinha de 2008 e tentando achar as respostas que se queira achar como um reles religioso: Lituânia, Estônia e Letônia, 43º, 44º e 45º na lista do IDH 2007. Dá uma olhada no mapa das liberdades econômicas e me explica a semelhança em relação ao IDH ... aproveita e explica também a posição da Líbia (57º, único da África entre os 70 de melhor qualidade de vida).
Outra coisa
importantíssima: o ILE considera os índices de corrupção e liberdade política para definir quais países são mais livres economicamente. Interessante notar que este despropósito estatístico influencia em que sejam pintados mais de verde exatamente os países mais prósperos; já que além de não estarem relacionados à
liberdade econômica (os tais critérios intrusos) estão ambos relacionados (como causa e consequência e assim sucessivamente) a
desenvolvimento sócio-econômico. Países pobres tendem a ter índices maiores de corrupção e países com maiores índices de corrupção tendem a permanecerem pobres adotem sistemas libertários, bolcheviques ou intermediários; e países desenvolvidos tendem a pouco conhecer este fenômeno, sejam França e Espanha ou Suíça e Bélgica. Idem em relação à liberdade política (ou pelo menos à lisura dos processos eleitorais).
Engraçado que mesmo assim, mesmo existindo nos dez pontos avaliados pela Heritage Foundation dois intrusos tendenciosos (que, propositalmente ou não, fazem com que países desenvolvidos pareçam mais livres econômicamente do que são e países pobres, menos) a sua hipótese (de que altos índices de qualidade de vida estejam intrínsecamente relacionados a altos índices de liberdade econômica) continua não fazendo sentido.
Ps... não ví o vídeo... vejo depois e se tiver alguma coisa de diferente comento.