Autor Tópico: Que escolas sejam livres para ensinar o que quiserem  (Lida 11030 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Que escolas sejam livres para ensinar o que quiserem
« Resposta #75 Online: 04 de Agosto de 2008, 16:26:30 »
Não li o tópico, entrei e sentei na janelinha:

As melhores universidades do mundo são as americanas, nada de estatal. Não sei como o ministério da educação intervém por lá.
Como nada? Segundo o Webometrics, até onde olhei, entre as 10 primeiras, 6 são públicas...

No Brasil, segundo o mesmo indicador, dentre 30 e tantas, só umas 5 ou 6 são particulares... E umas três dessas são a mesma: PUC.

Mas é muita falta de confiança no mercado achar que seria um caos a falta de intervenção educacional. Típico de animais estatizados.
Não culpe quem não compartilha de sua fé.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2008, 16:28:56 por Oceanos »

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #76 Online: 04 de Agosto de 2008, 17:21:17 »
O que vocês acham do Homeschool?

É uma ótima oportunidade para que os leigos possam encher as cabeças de seus filhos com todo tipo de absurdos sem que ninguem os impeça.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #77 Online: 04 de Agosto de 2008, 18:34:17 »
E os pais não têm esse direito?

Esses cupins....

Rhyan

• Visitante
« Resposta #78 Online: 04 de Agosto de 2008, 18:36:06 »
Não culpe quem não compartilha de sua fé.

Eu sei que você é estatolatra, Oceanos... Tudo pra você tem que ter uma mãozinha do estado pra funcionar corretamente, né...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 04 de Agosto de 2008, 18:45:02 »
Pessoal, antes que o tópico descambe para as ofensas pessoais vamos manter a discussão exclusivamente nos argumentos. Abstenham-se de usar ad hominens, provocações, indiretas e coisas do tipo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #80 Online: 04 de Agosto de 2008, 19:14:11 »
Ok.

Digamos que eu tenha um filho e queira que ele estude a "teoria" criacionista ao invés da TE, faço o que se o governo proibe o ensino cria nas escolas?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 04 de Agosto de 2008, 22:18:15 »
Eu sei que você é estatolatra, Oceanos... Tudo pra você tem que ter uma mãozinha do estado pra funcionar corretamente, né...
Desculpe o tom da resposta, Rhyan. Mas me senti ofendido com sua mensagem anterior... Sem grilo, okay?

Eu tenho uma pequena convicção baseado em meu pouco estudo que o Estado por a mão nas coisas geraria mais problemas do que ele não por; dependendo do povo e da cultura, claro. Suspeito que, por exemplo, pouco intervencionismo econômico funciona melhor na Suíça do que no Brasil...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #82 Online: 05 de Agosto de 2008, 01:56:38 »

Esses cupins....

Na minha opinião, não.

Ok.

Digamos que eu tenha um filho e queira que ele estude a "teoria" criacionista ao invés da TE, faço o que se o governo proibe o ensino cria nas escolas?

Você acata a lei e fica quieto. Ou faz campanha para alterá-la.

Mas, na minha opinião, nenhum pai ou mãe, sem formação na área de educação, deveria ter direito a cuidar da educação formal dos filhos. E mesmo no caso dos que tem essa formação, ainda deveria haver uma fiscalização rigorosa.

[off topic]Pare de chamar os usuários de "animais", "cupins" e outros termos desse nível.[/off topic]
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 05 de Agosto de 2008, 05:54:58 »

Vai ser uma fábrica de fanáticos religiosos e mão-de-obra barata e desqualificada.

Não sabemos como ou quando Elias virá, mas Elias ou as pessoas com a unção de Elias que virão farão um trabalho profético de restauração nos governos, abalando as estruturas de pecado e arrogância. Essas pessoas terão um preparo de vida semelhante ao próprio preparo de vida que tiveram Elias e João Batista.

É bem possível que Deus tenha escolhido o movimento de educação escolar em casa para dar aos pais a oportunidade de criar filhos na unção de Elias. Essas crianças, criadas e educadas de modo isolado da doutrinação estatal, serão fortalecidas em valores bíblicos que lhes darão condições de serem instrumentos de Deus para repreenderem futuramente líderes políticos, seus comportamentos imorais e suas políticas injustas.

fonte:http://juliosevero.blogspot.com/2007/04/volta-do-profeta-elias-o-que-uno-de.html
« Última modificação: 05 de Agosto de 2008, 06:06:44 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #84 Online: 05 de Agosto de 2008, 07:06:41 »
As melhores universidades do mundo são as americanas, nada de estatal. Não sei como o ministério da educação intervém por lá.

Complementando a resposta do Oceanos, você está fazendo uma falsa dicotomia: eu nunca falei que escolas estatais são melhores. Estou falando em curriculum escolar, e não quem paga diretamente ou indiretamente pelo ensino.

Mas é muita falta de confiança no mercado achar que seria um caos a falta de intervenção educacional. Típico de animais estatizados.

Novamente, estou falando em curriculum, para citar a organização do estudo, a sua pa-dro-ni-za-ção. E chega. Não vou responder mais, já dei exemplos, já expliquei, já encheu !

Uai, se tiver dinheiro para pagar uma penca de professores particulares, garantir a sociabilidade da criança, não vejo problema algum... mas é claro que a influência dos pais será bem maior , para bem e para mal.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #85 Online: 05 de Agosto de 2008, 13:50:43 »
É uma ótima oportunidade para que os leigos possam encher as cabeças de seus filhos com todo tipo de absurdos sem que ninguem os impeça.
E bush e criacionismo são leigo e absurdo respectivamente.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 06 de Agosto de 2008, 08:32:00 »
Nunca li tanta bizarrice em um tópico só...

Escola não foi feita para ser treino para vestibular. A existência de escolas que tem seu currículo em função de prova de vestibular é ridículo. Isso não é uma escola. É um centro de adestramento de vestibulandos. E quem acha isso bom não tem a menor idéia do que significa educação.

Cada escola fazendo o que quer é outra tolice. O Brasil está lotado de ignorantes que têm a arrogância de dizer que "filosofia é perda de tempo", que "a matemática que importa está apenas nas 4 operações básicas", que aprender sobre a história mundial é desnecessário... Imagina essa gente escolhendo a escola para seus filhos. Imagina o tipo de gente que vai compor a população brasileira de classe média e baixa, depois de 50 anos dessa libertinagem escolar... Se já é ruim hoje nem quero ver o resultado desse tipo de coisa.

Todas as escolas tem que ter um currículo básico obrigatório. Se elas quiserem ter algo mais além disso, ótimo. Mas um mínimo tem que ser regulado por profissionais competentes a serviço da população.

Comentário perfeito !   :clapping:  :clapping:  :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Assino embaixo .   :dedos:   :dedos:

Rhyan

• Visitante
« Resposta #88 Online: 06 de Agosto de 2008, 09:39:32 »
Desculpe o tom da resposta, Rhyan. Mas me senti ofendido com sua mensagem anterior... Sem grilo, okay?

Eu tenho uma pequena convicção baseado em meu pouco estudo que o Estado por a mão nas coisas geraria mais problemas do que ele não por; dependendo do povo e da cultura, claro. Suspeito que, por exemplo, pouco intervencionismo econômico funciona melhor na Suíça do que no Brasil...

Ok, me desculpe também pela perda da paciência!

Na minha opinião, não.

Pois é, você acha normal que o Estado decida sobre o que as crianças devem aprender em vez dos pais.
Não há muito o que discutir, você não gosta de liberdade.

E o que impede a existência de um orgão regulador não-governamental?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #89 Online: 06 de Agosto de 2008, 09:46:22 »
O mercado se ajusta a vontade do consumidor, na educação não seria diferente, os pais dariam as cartas. Não há necessidade de orgãos de regulamentação, seja pra educação, saúde, comida, aviação, etc.. Esse é o ponto libertário de um verdadeiro Livre mercado, saber que não há nada que o mercado não faça melhor que o governo.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #90 Online: 06 de Agosto de 2008, 10:03:06 »
Nazismo respeitando essas coisas é contraditório.

Nos EUA existe até um partido nazista. Por lá esses grupos neonazistas são bem controlados, justamente por causa da liberdade que eles têm.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #91 Online: 06 de Agosto de 2008, 12:03:23 »
Lembro de outro tópico que discutiu esta questão. Defendia-se a liberdade das escolas terem o currículo que quizessem como uma extensão da liberdade individual. Assim os pais teriam completa liberdade sobre a educação dos filhos. Contudo, não são as crianças indivíduos? E como indivíduos, não teriam elas direito a uma educação default para então exercerem plenamente sua liberdade de conciência?

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #92 Online: 06 de Agosto de 2008, 12:06:28 »

Esses cupins....

E as crianças não tem direito a uma educação plena?

[sarcasmo] Quem o estado acha que é para tolher a liberdade dos pais de tolher a liberdade de conciência de seus próprios filhos?[/sarcasmo]

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #93 Online: 06 de Agosto de 2008, 12:11:30 »
Ok.

Ainda bem que existe um estado para impedir que pais desnaturados impeçam seus filhos de terem educação plena.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #94 Online: 06 de Agosto de 2008, 12:24:51 »

Existe um currículo básico, imposto pelo MEC e disciplinado pela secretaria de educação de cada Estado.

Nos EUA, é ensinada a evolução no currículo básico, e pais quiseram SUBSTITUIR a evolução pela criação ou design inteligente na disciplina ciências.

Não há impecilhos e é legal INCLUIR disciplinas extra-curiculares (que são opcionais); o problema surge quando se pretende SUBSTITUIR algo do currículo básico (que é imposto).

Em resumo, as escolas SÃO LIVRES PARA ENSINAREM O QUE QUISEREM, desde que atendam primeiro ao currículo básico. Adicionar religião, marcenaria, feng shui, é inclusive bacana. O problema surge quando se pretende substituir ao currículo básico disciplinas consagradas.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #95 Online: 06 de Agosto de 2008, 12:27:03 »
As criaças conversam com seus pais, mas quem tem a opinião final são os pais.

Ainda bem que existe um estado para impedir que pais desnaturados impeçam seus filhos de terem educação plena.

Mais um que odeia a liberdade.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #96 Online: 06 de Agosto de 2008, 12:28:16 »
Qual escola iria acabar com o ensino da matemática? Ela iria sobreviver no mercado?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #97 Online: 06 de Agosto de 2008, 13:17:13 »
Qual a diferença de pais desnaturados, para um Estado desnaturado com políticos eleitos por pais desnaturados?
Qual escola iria acabar com o ensino da matemática? Ela iria sobreviver no mercado?
Aquela que não consegue ensinar matemática, quase todas as brasileiras depois da 2ª série...

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #98 Online: 06 de Agosto de 2008, 13:20:14 »
As criaças conversam com seus pais, mas quem tem a opinião final são os pais.

Mais um que odeia a liberdade.

Ad hominem. Eu não odeio a liberdade. Qualquer bom entendedor percebe que o que eu estou dizendo é que a liberdade de conciência dos pais não pode tolher a dos filhos.
Só para cair no velho jargão: a liberdade de um acaba quando começa a do outro, mesmo entre indivíduos do mesmo sangue.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #99 Online: 06 de Agosto de 2008, 13:32:01 »
E como indivíduos, não teriam elas direito a uma educação default para então exercerem plenamente sua liberdade de conciência?
Bom eu acho que é justamente isso que justifica uma intervenção mínima do estado na educação.

E isso não exclui medidas liberais na educação como, por exemplo, permitir que escolas particulares ofereçam mais de um conteúdo específico, o sistema de vouchers, e tampouco o homeschooling.

O Rhyan coloca em evidência o fato de que a intervenção do estado na educação é uma ameaça às liberdades do cidadão. É uma objeção com seu valor, sem dúvida. A intervenção do estado na educação deve ser limitada e constantemente vigiada. Mas eu também penso em termos de liberdade quando acho que todos deveriam ter acesso ao ensino básico de qualidade. A educação básica é um requisito para o pensamento crítico e o pleno usufruto da liberdade individual. Em resumo, apesar de concordar com muitos pontos do discurso libertário, acho que as liberdades do cidadão correm um risco maior sem a edicação básica obrigatória do que com a liberdade absoluta neste aspecto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!