Autor Tópico: Evolução e a AIDS  (Lida 23162 vezes)

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
Evolução e a AIDS
« Online: 20 de Agosto de 2008, 13:27:17 »
Eu estive pensando nos ultimos dias sobre uma idéia que tive enquanto meu cérebro estava focado na evolução de doenças (eu estava jogando esse jogo). Bem, para as doenças sobreviverem (e seus agentes) elas precisem de um hospedeiro, no caso do virus da AIDS, que é letal, e antigamente matava as pessoas poucos dias apos serem infectadas, ele acabaria matando todos os infectados e sumiria ou teria uma "população" reduzida, mas como o ser humano inventou coqueteis para aumentar a expectativa de vida dos aidéticos (essa palavra existe?) o virus acabou ganhando maior tempo para infectar outras pessoas. Sendo assim, existe a possibilidade de o uso de medicamentos serem um dos principais fatores da dissiminação da AIDS pelo mundo? Só estou expondo uma ideia que me ocoreu, se estiver falando bobagens por favor me mandem pro inferno.

Carinhosamente, Matt.
Alright

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: Evolução e a AIDS
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2008, 14:12:32 »
Não mataria todos os infectados devido a capacidade de encubação deste vírus, todos os aidéticos poderiam morrer e todos no planeta ficariam felizes, porém alguns continuariam com o vírus encubados e não-aidéticos, até que um dia a virulência o infesta... aí já é tarde, esta pessoa já poderia ter transmitido o vírus a outras.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2008, 19:26:05 »
Em teoria, isso seria mais ou menos possível; uma medicação que evitasse a morte mas não a dispersão do vírus poderia acabar fazendo com que o vírus se dispersasse mais do que ocorreria naturalmente.

Mas se não me engano, a maior parte da dispersão do HIV é razoavelmente anterior aos coquetéis, e na maior parte, onde eles nem são acessíveis para começar. Mas gostaria de saber mais números sobre HIV/AIDS no Brasil depois do fornecimento gratuito dos coquetéis. Se não for acompanhado de uma promoção de camisinhas, celibato e responsabilidade dos portadores e não-portadores, a política é mais contra a AIDS do que contra o HIV, que pode até estar tendo a propagação aumentada. Lembro de ter ouvido notícias sobre falta de camisinhas para distribuição.

Parte da explicação é isso que o Braida falou, o vírus evolui em versões menos virulentas e/ou em que a doença em si só se manifesta depois de já ter havido tempo para dispersão, justamente porque as linhagens mais virulentas causam a própria extinção rapidamente.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:37:39 »
Certo. As versões menos letais tem mais chances de evoluir, sendo assim pode ser que um dia ela se torne inofensiva e a  doença suma, talvez, do mesmo jeito que a peste negra, e de varias outras doenças que mataram milhares de pessoas e depois sumiram sem deixar rastros, mas novamente, isso pode não ocorrer por causa dos coqueteis, que dão chance para os virus mais nocivos se disseminarem sem serem eliminados pela seleção natural.
Alright

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2008, 12:36:42 »
Não tenho certeza, mas acho que o caso de peste negra e coisas do tipo não foi a evolução de formas mais amenas da doença, mas extinção quase completa "por tiro no pé", por ser virulenta demais.

A AIDS (ou mais especificamente o HIV) teoricamente se perpetuar mais do que aconteceria normalmente sem os coquetéis, mas apenas a existência e a disponibilidade deles não implica nisso. Acredito que a maior parte das pessoas que contrai o HIV o faz por imaginar que a outra pessoa não tem o vírus, e não algo como "ah, tanto faz se tiver, existe o coquetel mesmo".

Se as pessoas continuarem se preocupando em não contrair e/ou transmitir essa e outras doenças, e se protegendo a si e aos outros adequadamente, não importa que os portadores do vírus vivam mais do que viveriam se fossem afetadas pela doença, ele tenderia a desaparecer.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2008, 13:08:04 »
Eu lí que que os coqueteis agem diminuindo a infecção que o HIV provoca no organismo do infectado, provavelmente um corpo que esteja menos contaminado tenha menos chances de transmitir o virus, sendo assim os coqueteis tambem agem impedindo a disseminação do vírus.

Procurei alguns numeros na internet, encontrei alguns, aqui no brasil, na metade dos anos 90 que foi mais ou menos quando começou o uso de coqueteis, a taxa de novos casos era de mais ou menos se 20.000 por ano, atualmente está em um pouco menos de 50.000 ao ano.
Alright

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2008, 13:13:09 »
O que parece bastante bom, levando em conta o aumento populacional e talvez também o perfil democráfico ter se tornado mais sexualmente ativo.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2008, 16:33:31 »
Há um ocorrido com coelhos na Austrália que ilustra bem o negócio da virulência e evolução.

Como muitos sabem, coelho é praga na Austrália. Uma das soluções que se propôs, e se implementou, foi infectar os coelhos australianos com um virus bastante específico para logomorfos (coelho+lebre). O vírus era bastante virulento, matava e se espalhava rapidamente.

O que ocorreu? Com o tempo, começaram a surgir strains menos virulentos nos coelhos. Por pura mutação aleatória. Os mais virulentos, como matavam os hospedeiros, tornaram-se escassos, enquanto os menos virulentos se disseminaram. Resultado: os coelhos se infectam, mas não morrem. Não chegou a ser tiro no pé, ou algo assim, mas fodeu a estratégia pesadamente.

Quanto ao jogo: arrrrrgh, maldita Madagascar!
Latebra optima insania est.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2008, 17:51:06 »
Então a extinção do virus da AIDS por "tiro no pé" vai depender de sua capacidade de mutação.

Realmente, o uso de coqueteis não deve ter grande influencia na evolução da AIDS.
Alright

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2008, 22:22:30 »
Então a extinção do virus da AIDS por "tiro no pé" vai depender de sua capacidade de mutação.

Realmente, o uso de coqueteis não deve ter grande influencia na evolução da AIDS.
Talvez tenha; porque o que é letal sem o coquetel pode ser não-letal com o coquetel. É capaz apenas que o coquetel diminua um pouco a pressão seletiva por uma menor virulência.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2008, 21:50:02 »
O coquetel anti-retroviral reduz a concentração de vírus circulante ( viremia) o que não só aumenta a sobrevida dos paciente , mas diminui a probabilidade de transmissão já que há redução também em outros líquidos orgãnicos , como o esperma.
Se não for possível uma vacina eficaz que permita erradicar o vírus , como com a varíola , o mais provável é que os níveis de HIV/AIDS se tornem endêmicos ( no Brasil , se não me engano , já estamos em uma estabilização da incidência).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2008, 23:04:01 »
Bom , corrigindo , há uma tendência à estabilização no Sul e Sudeste porém existe uma grande heterogeneidade de incidência entre as regiões e os grupos de indivíduos no decorrer do tempo.

A síndrome da imunodeficiência adquirida (aids) é a manifestação clínica (manifestação de sinais,  sintomas e/ou resultados laboratoriais que indiquem deficiência imunológica) da infecção pelo vírus HIV que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de aids, em 1980, até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença.

Até metade da década de 90, as taxas de incidência - número de casos novos de aids dividido pela população - foram crescentes, chegando a alcançar, em 1998, cerca de 19 casos de aids por 100 mil habitantes. Do total de casos, cerca de 80% estavam concentrados nas regiões Sudeste e Sul. Contudo, apesar das altas taxas de incidência e de serem as regiões mais atingidas desde o início da epidemia, o Sudeste e o Sul são as regiões que seguem em um processo de estabilização, ainda que lento, desde 1998, seguidos, mais recentemente pela região Centro-Oeste. Para as demais regiões, Norte e Nordeste, mantém-se a tendência de crescimento nas taxas de incidência.

No Brasil, a aids tem se configurado como sub-epidemia, tendo atingido, de forma bastante intensa, os usuários de drogas injetáveis (UDI) e gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) e, no início da década de 80, os indivíduos que receberam transfusão de sangue e hemoderivados (hemácias, plasma, plaquetas, etc). Mais recentemente, a taxa de incidência de aids mantém-se, ainda, em patamares elevados - em 19,5 casos por 100 mil habitantes - basicamente devido à persistência da tendência de crescimento entre as mulheres. Apresentou declínio em menores de 5 anos e no sexo masculino, com redução das taxas de incidência nas faixas etárias de 13 a 29 anos e crescimento nas faixas posteriores, principalmente a partir de 40 anos. Observou-se, também, para o sexo masculino, estabilidade na proporção de casos devido à transmissão homo/bissexual, aumento proporcional da heterossexual e redução importante e persistente dos casos em usuários de drogas injetáveis. Entre as mulheres, observa-se, após 1998, a tendência à estabilidade entre aquelas na faixa de 13 a 24 anos, com crescimento persistente em praticamente todas as outras faixas etárias.

O país acumulou cerca de 192 mil óbitos devido à aids até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 90, estabilizando em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. Após a introdução da política de acesso universal ao tratamento anti-retroviral (ARV), que combina drogas com diferentes formas de ação (HAART), observou-se uma importante queda na mortalidade. A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.

Nota-se, também, o crescimento persistente da proporção de óbitos por aids nas categorias de raça/cor “preta” e “parda”, em ambos os sexos, entre 1998 e 2004 (Tabela XIV do Boletim Epidemiológico Aids DST 2007), expondo a ineqüidade no acesso aos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento precoces das populações menos favorecidas socioeconomicamente.

A notificação de casos de aids é obrigatória, desde 1986, a médicos e outros profissionais de saúde no exercício da profissão, bem como aos responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde em conformidade com a lei e recomendações do Ministério da Saúde (Lei 6259 de 30/10/1975 e Portaria nº 05 de 21/02/2006 e publicada no D.O.U. de 22/02/2006, Seção 1 página 34).

Fonte: Ministério da Saúde
http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMISD3352823ITEMID80FBE363C51842AAA02B89ED8003A071PTBRIE.htm

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2008, 00:45:27 »
Parece que deu uma acalmada né...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2008, 00:53:22 »
A mortalidade caiu pelo tratamento , mas a incidência pela campanha pelo uso de preservativo ( só que esta depende em parte do acesso à informação , daí a diferença onde os níveis educacionais são piores)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2008, 11:22:47 »
mas a incidência pela campanha pelo uso de preservativo ( só que esta depende em parte do acesso à informação , daí a diferença onde os níveis educacionais são piores)

Aumentou ou diminuiu? Não entendi essa sua colocação.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Agosto de 2008, 21:43:16 »
:heim:

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #16 Online: 25 de Agosto de 2008, 22:37:28 »
A mortalidade caiu em virtude do uso do coquetel antiretroviral.
Já a tendência à estabilização da incidência ( casos novos por ano) ocorre em virtude das campanhas , em especial a do uso de camisinha. Como o efeito das campanhas educativas está relacionado ao acesso à informação e ao nível educacional de quem recebe a informação , a  incidência varia muito entre as diversas regiões do país e entre os diferentes níveis sócio-econômicos , havendo tendência a estabilização no Sul-Sudeste e mantendo-se o aumento no Norte e Nordeste

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Agosto de 2008, 15:39:41 »
em média os sintomas só se manifestam após 8 anos???

Eu achava que era mais rapido...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #18 Online: 26 de Agosto de 2008, 20:47:26 »
em média os sintomas só se manifestam após 8 anos???

Eu achava que era mais rapido...
Tem quem tenha manifestado mais precocemente  mas a média é essa , daí a disseminação.
Doenças com portador assintomático são as mais difíceis de conseguir controlar já que a maioria dos afetados desconhece ser portador. Por isso a disponibilização da testagem gratuita e anônima.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Agosto de 2008, 10:33:04 »
Eu ainda as vezes faço sexo sem camisinha, mas depois fico com medo de ter engravidado a garota e não ter pego um dst ou hiv. Apesar de ter informações eu sou burro mesmo né... na hora da bebura, depois de muita cerveja agente nem vê o que está fazendo... mas acho que isso não é desculpa.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #20 Online: 27 de Agosto de 2008, 16:42:43 »
Eu ainda as vezes faço sexo sem camisinha, mas depois fico com medo de ter engravidado a garota e não ter pego um dst ou hiv. Apesar de ter informações eu sou burro mesmo né... na hora da bebura, depois de muita cerveja agente nem vê o que está fazendo... mas acho que isso não é desculpa.
Sem camisinha, só se for com namoro sério e ela usar pílula. Fora disso, mesmo que eu esteja caindo de bêbado, é com camisinha sempre.

Às vezes, nem com namoro eu dispenso. Já passei apuros do tipo "acho que tô grávida", e afirmo: não é legal.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Agosto de 2008, 11:44:57 »
cara, to preocupado, transei com uma menina que não é la o exemplo de de santidade, e a camisinha estorou, isso faz um ano e pouco, e eu sempre lembro disso, pois foi uma vacilada enorme (depois de um tempo eu notei que o negocio tava mais caliente, fui checar e a camisola tava estourada, aí pensei, que se fo.. já tava lá dentro um tempo razoavel (1 ou dois minutos, não lembro)), e nunca fiz o teste com medo... e agora que fiquei sabendo do tempo médio, fiquei encucado...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #22 Online: 30 de Agosto de 2008, 02:11:39 »
cara, to preocupado, transei com uma menina que não é la o exemplo de de santidade, e a camisinha estorou, isso faz um ano e pouco, e eu sempre lembro disso, pois foi uma vacilada enorme (depois de um tempo eu notei que o negocio tava mais caliente, fui checar e a camisola tava estourada, aí pensei, que se fo.. já tava lá dentro um tempo razoavel (1 ou dois minutos, não lembro)), e nunca fiz o teste com medo... e agora que fiquei sabendo do tempo médio, fiquei encucado...
Faz o teste logo, pô. O medo só vai passar quando você fizer.

1)Se fizer e não der em algo, você passou nove meses e pouco com medo à toa - testes para HIV são úteis a partir do terceiro mês.
2)Se fizer, e der em algo, você vai poder tratar logo.

Eu acho que vai é dar a hipótese 1, e você vai ficar puto de raiva de si mesmo por ter tido medo!!! :biglol:

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #23 Online: 30 de Agosto de 2008, 02:30:15 »
Eu sempre uso camisinha... ::) :P
Não me venham dizer que é menos sensíveis.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Agosto de 2008, 11:49:51 »
Dr. Luiz Souto:

Eu estava lendo as postagens de um fórum destinado a putaria, daí um dos foristas venho com uma história sobre uma infecção por fungos que ele pegou ao receber sexo oral de uma garota de programa, ele só usou a camisinha na penetração e não fez sexo oral nela.

Essa postagem trouxe um monte de dúvidas para todo mundo naquele fórum, inclusive surgiram histórias sobre contaminações de DST das mais absurdas. Um sujeito contou que uma amiga dele, heterossexual, pegou AIDS ao receber sexo oral de uma outra menina, esta homossexual. O médico disse que a infecção se deu porque a menina infectada introduziu a lingua no anus e na vagina dela, sem proteção e isso causou a infecção.  :?

Como fiquei curioso, fui pesquisar em diversos sites e não existe, até o momento, nenhuma comprovação de que sexo oral transmita AIDS quando quem faz esta com a doença, e não quem recebe. Pesquisando mais um pouco descobri que os riscos de contaminação pela AIDS poderiam ser classificados assim:

Beijo em um infectado: nulo

Receber sexo oral de um infectado: nulo

Fazer sexo oral em um infectado: médio

Trannsar sem camisinha com um infectado: alto para a mulher, um pouco menos para o homem. Aqui presume-se que a concentração do vírus no esperma sendo maior do que nas secreções vaginais aumentaria o risco de infecção.

Sexo anal com um infectado: alto, tanto faz passivo ou ativo.

Uma área do corpo com cortes (dedos, por exemplo) ter contato com fluídos do infectado: controverso, uns afirma que seria possível, outros dizem que não tem como saber, pois quem enfia o dedo, enfia outra coisa.  :|

O detalhe é que nestes sites havia algumas controvérsias sobre os riscos, uns afirmavam que risco nulo não existe, ele é descartado por ser muito pouco provável, mas ainda assim existe.

Até que ponto as informações que coletei acima são confiávies?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!