Sim, concordo, mas agora essa "pincelada", na minha opinião, não é só uma questão de viés ideológico. É tática política de controle social (sempre foi, pão e circo e tudo o mais). Então no nível que nossa comunicação está nos dias de hoje esse controle atinge limites até abstratos, eu não faço idéia de como um a imagem como o Pelé tenha chego em tribos indígenas da África, mas ele chegou. E o que foi ele? O que ele representou? Porque raios ele, e a seleção brasileira da época, brigou tanto com os Argentinos. Por detrás de tudo isso havia um controle social, não só na utilização do esporte como silenciador de massas, mas a imagem de ídolos que apoiavam e ajudavam a sustentar um regime militar. Isso é um exemplo de como a mídia atinge a parte política sem necessariamente falar nela, de forma oculta, abstrata.
Não sei se compreendi errado o que disse, mas aparentou que o "ocultar fatos" da mídia é inocente, por pura questão ideológica, e disso eu discordo.
Tática política de controle social? André, sabe qual a diferença entre nós dois e o Presidente Bush? Ele alcançou o poder e pôde disseminar seu viés ideológico - nós dois não. Quem está no poder, naturalmente disseminará seus valores transfigurados como 'política de controle social' ou qualquer outra denominação que você queira utilizar.
O 'controle social' que você afirma é manobra de poder de qualquer governante que queira um governo relativamente estável e sob controle.
Quanto à ocultar fatos, isso acontece desde tempos imemoriais. Quem está no poder não quer apresentar as falhas do sistema que governa. Como exemplo, é só avaliar as críticas que são feitas às tentativas infrutíferas de instalar o comunismo/socialismo e que nunca ou quase nunca, expõe os problemas do sistema.
Só por via de esclarecimento eu não estou defendendo o comunismo dessa vez.
Mas discordo que a diferença entre nós e Bush seja somente essa. Sinceramente. E esse controle social, sim, é algo natural, para se manter a ordem, mas não é só ordem que estamos mantendo, é submissão, é uma atitude que vai além disso, que eu sou totalmente contra.
A mesma coisa sobre ocultar fatos, não é só ocultar fatos, é usá-los em prol dessa submissão, sim, foi utilizada por muito tempo, mas isso não justifica ainda usarmos e aceitarmos, certo?