Autor Tópico: Para que serve o curso de Teologia?  (Lida 29905 vezes)

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Offline Lordakner

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Para que serve o curso de Teologia?
« Online: 24 de Agosto de 2008, 13:41:36 »
Uma citação do colega Luis Dantas me alertou para esta questão!

Prá que serve, qual o objetivo desta baboseira?

Algém tem uma explicação? :lol:
« Última modificação: 24 de Agosto de 2008, 13:47:44 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2008, 13:45:04 »
No Brasil pelo menos Teologia é um curso de uso exclusivamente religioso, não?

Pelo menos o que eu li foi que eles costumavam ter a graduação em filosofia como pré-requisito exatamente para não tornar de todo perdido o esforço de quem eventualmente percebesse que não se afina com a doutrina da denominação em que se matriculou.

Até onde sei o MEC (ou seja lá qual for o atual nome do Ministério) não reconhece os cursos de Teologia, embora provavelmente reconheça os de Filosofia e outros das mesmas instituições.
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Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lordakner

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2008, 13:49:14 »
Sim, mas eles falam falam e daí?
Juro que agora eu não estou brincando!
Qual a proposta?
Alguém aqui já fez? ou sabe explicar?

Abraços!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2008, 13:50:34 »
Instruir os fiéis interessados em conhecer a Doutrina e suas implicações e usos, não?
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Offline Lordakner

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2008, 13:52:07 »
Instruir os fiéis interessados em conhecer a Doutrina e suas implicações e usos, não?

É deve ser por aí> Seria legal alguém que fez explicar!

“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2008, 13:54:26 »
Procure no Google por combinações de teologia com, por exemplo, "currículo" ou "programa disciplina".

Por exemplo, em http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/teologia/ementas.html há isto:

 DEPARTAMENTO DE TEOLOGIA
EMENTAS

 
Ementas das Disciplinas

As disciplinas apresentadas neste ementário fazem parte dos currículos de Graduação em vigor na PUC-Rio. As disciplinas são identificadas pela sigla do Departamento que as administra, seguida de um número de 4 algarismos, em que o milhar indica o nível em que a disciplina é ministrada. No caso de Graduação o algarismo 1.
A carga horária de cada disciplina é indicada por 3 números entre parênteses, separados por hífen, que significam, respectivamente: o número semanal de aulas teóricas, de exercício e de laboratório. Assim:
(4-0-3) significa 4 horas semanais de aula teórica, ausência de aulas de exercício e 3 horas semanais de laboratório.


TEO 1232 Sacramentos I - (4-0-0) 4
Esta disciplina estuda a sacramentalidade sob os aspectos antropológico, cristológico e eclesiológico, como linguagem específica para experimentar o Mistério revelado em Jesus e dele falar e apresenta os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia) numa perspectiva de experiência comunitário-eclesial do mistério revelado em Jesus, com vistas às afirmação da identidade cristã em contexto pluralista.

TEO 1233 Sacramentos II - (4-0-0) 4
Esta disciplina sistematiza a vivência cristã a partir de suas concretizações no matrimônio, nos ministérios eclesiais, na penitência e na unção dos enfermos.

TEO 1241 Teologia Fundamental - (4-0-0) 4
Esta disciplina pretende introduzir o aluno na área da Teologia Sistemática, refletindo e aprofundando seus fundamentos: a Revelação e a Fé. Para isto, o curso trata dos seguintes temas: o ponto de partida antropocêntrico da Teologia Fundamental; A Sagrada Escritura como fonte da Revelação; A Tradição e o Magistério da Igreja como fonte da Revelação: a fé, o ato de fé, seus condicionamentos, seus elementos, suas implicações.

TEO 1242 Antropologia Teológica I - Criação e Pecado - (4-0-0) 4
Fundamentados na visão integrada do ser humano, são estudadas as principais afirmações bíblico-teológicas a respeito da fé em Deus criador, do ser humano criado à imagem de Deus e do chamado "pecado original". No aprofundamento dos temas, são focalizados também os desdobramentos contidos na tradição eclesial bem como na reflexão teológica atual. No desenvolvimento da temática, procura-se responder aos desafios que a modernidade / pós-modemidade levanta para a antropologia crista


TEO 1230 Cristologia - (4-0-0) 4
Depois de apresentar o estado da questão sobre a historicidade dos evangelhos, é focalizado o itinerário percorrido por Jesus de Nazaré na etapa terrestre da sua vida. A seguir, é estudado o significado teológico da sua morte-ressurreição e, posteriormente, são analisados os principais títulos cristológicos que expressam a fé em Jesus Cristo professada pela comunidade do Novo Testamento. 0 estudo dos grandes concílios cristãos e os desdobramentos principais da reflexão cristológica sistemática constituem a parte final do curso.

TEO 1234 Monografia - (4-0-0) 4
Apresentação de um trabalho científico sobre um tema teológico, sob a orientação de um professor.

TEO 1231 O Deus da Revelação - (4-0-0) 4
A disciplina pretende expor a doutrina da Igreja sobre o Deus Uno e Trino, percorrendo, refletindo e aprofundando para isto as fontes bíblicas e a história dos dogmas trinitários. Inicialmente, pois, a disciplina introduz a problemática de Deus em confronto com os ateísmos, os teísmos e os politeísmos contemporâneos, procurando chegar a definir os contornos do Deus da revelação cristã como interpelação hoje numa cultura plural; Em seguida, percorre os fios condutores da revelação de Deus no Antigo e no Novo Testamentos; Num terceiro momento, estuda e reflete sobre a história da formação e formulação do dogma trinitário, em especial nos quatro primeiros séculos da história da Igreja, com especial atenção ao estudo dos símbolos apostólico e niceno-constantinopolitano.

TEO 1245 Eclesiologia - (4-0-0) 4
Esta disciplina visa refletir sobre a Identidade e Missão da Igreja. Para tal, numa primeira parte, estudamos o Novo Testamento e a Patrística: iniciamos buscando as diversas compreensões da experiência eclesial de acordo com os textos dos evangelhos e das cartas paulinas, com sua pluralidade de eclesiologias e centralidade pneumato-cristocêntrica. Estudaremos, em seguida, a iluminação que os Santos Padres (Patrística) fornecem para a compreensão da Tradição eclesial, entendendo-a na sua dimensão mistérica.
Na segunda parte, aprofundaremos a elaboração teológica sobre a Igreja, através das imagens de Povo de Deus, Corpo de Cristo, Templo, do Espírito Santo, comunidade de redenção / libertação, realizadas por alguns teólogos com Rahner, Kung, Congar. Na terceira parte, enfatizaremos a dimensão comunitária-sacramental da existência cristã, a Igreja como Sacramento de salvação, com uma acentuação para a perspectiva do laicato.

TEO 1246 Antropologia Teológica II - A Vida da Graça - (4-0-0) 4
Tema central da disciplina é a salvação cristã. Estuda-se primeiramente a iniciativa salvífica de Deus (oferta de graça). Em seguida, o acolhimento livre por parte do ser humano, que implica uma orientação fundamental de toda a vida para o amor e a luta pela justiça. Também são vistas as dimensões desta salvação acolhida: martirial, trinitária, experincial, universal e sócio-cultural.

TEO 1252 Escatologia - (2-0-0) 2
A escatologia responde às perguntas humanas mais desafiadoras e decisivas: para onde vamos? Qual o destino? Para que finalmente vivemos? A fé na ressurreição de Cristo é o eixo do Curso. A experiência da ressurreição em nossa vida pessoal e comunitária pervade todos os tratados teológicos. A vida e a obra deixada por Jesus Cristo nos revelam o nosso destino e o sentido da nossa vida.

TEO 1257 Mariologia - (2-0-0) 2
A disciplina de Mariologia é interdisciplinar e se propõe a fazer um estudo positivo das fontes e da reflexão propriamente teológicas. Maria é a mulher da fé porque acreditou. As antinomias ao movimento bíblico pré-conciliar serão estudadas sem um aprofundamento específico, dada a extensão do Programa. Os caminhos abertos pelo Vaticano II e sua repercussão na reflexão teológica e pastoral serão vistos em perspectiva mariológica. A espiritualidade cristã e as expressões populares do marianismo latino-americano e caribenho deverão brotar da nossa experiência de fé e da sistematização dada pelos documentos do Vaticano II, do magistério da Igreja e pelos nossos documentos latino-americanos, de modo especial Puebla e Santo Domingo. À luz do enfoque teológico estudado, refletir-se-á sobre algumas questões pastorais emergentes que constituem o Marianismo popular no Brasil.

TEO 1321 Introdução Geral à Sagrada Escritura - (4-0-0) 4
História Bíblica. Formação do Antigo Testamento e do Novo Testamento. Gêneros literários. Inspiração e Canon. A questão hermenêutica.

TEO 1322 Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos - (4-0-0) 4
1. Evangelhos sinóticos: sentido e valor do Evangelho na tradição cristã; História da interpretação dos evangelhos; Introdução específica a cada um dos sinóticos; Análise de textos.
2. Atos dos apóstolos: introdução geral, leitura de textos.

TEO 1323 Escritos Joaninos - (4-0-0) 4
Estuda-se, a partir dos princípios científicos da exegese católica, a doutrina Biblica-teológica neo-testamentária da chamada Literatura Joanina, isto é, Evangelho, Cartas e Apocalipse, através dos resultados da bibliografia à disposição neste campo.

TEO 1325 Introdução ao Pentateuco - (4-0-0) 4
A compreensão do processo de composição do Pentateuco na história da exegese. 0 período pré-crítico. 0 período crítico. J. Wellhausen e a teoria das fontes. Evolução do sistema de Wellhausen: Gunkel e a Formgeschichte. As contribuições de A. Alt, M. Noth e G. von Rad na interpretação do processo de composição do Pentateuco. Tetrateuco e Obra Deuteronomista da História. Contribuições recentes da escola de Heidelberg (E. Blum) e da escola de Münster (E. Zenger). Exegese de textos seletos do Pentateuco.

TEO 1326 Literatura Profética - (4-0-0) 4
0 fenômeno profético no Antigo Oriente. Profetismo e divinação. Os processes divinatórios entre os egípcios e os hititas. 0 fenômeno profético nos textos de Mari. Os testemunhos babilônicos. 0 profetismo entre os cananeus. 0 profetismo em Israel: elementos comuns e elementos próprios do profetismo bíblico. 0 Nabi e o profeta individual no profetismo bíblico. Exegese de textos seletos dos profetas do séc. VIII.

TEO 1327 Literatura Sapiencial - (4-0-0) 4
0 processo sapiencial no Antigo Oriente. Natureza e estrutura. 0 valor do princípio de "causa-efeito" no processo sapiencial. Os ensinamentos sapienciais do antigo Egito. 0 processo sapiencial na antiga Babilônia: Sumários e Semitas. A crise da sabedoria e os escritos tipo "Jó" entre os babilônios. A sabedoria em Israel. A crise da sabedoria (Jó e Qohelet). 0 livro da Sabedoria e Ben-Sira e a sabedoria teológica. Exegese de textos seletos da literatura sapiencial bíblica.

TEO 1328 Escritos Paulinos e Cartas aos Hebreus - (4-0-0) 4
Localização histórica, cultural e religiosa do apóstolo Paulo. Introdução a cada uma das cartas paulinas. Exegese de textos seletos. Estudo dos principais temas da teologia paulina. Introdução à carta aos Hebreus.


TEO 1411 Moral Fundamental - (4-0-0) 4
Teologia Moral e novos paradigmas: balizas para o estudo e a pesquisa em Teologia Moral nos dias de hoje; Crise ético-moral em nossa sociedade; Resgate dos grandes referenciais e respectivo estatuto epistemológico; As fontes da moral; A fonte cristã e seus desdobramentos históricos; A fonte cristã e suas coordenadas básicas; Fundamentação antropológica; Lei natural e natureza humana. As normas morais; As virtudes; O chamado de Deus e a resposta humana.

TEO 1410 Ética da Sexualidade e Bioética - (4-0-0) 4
Parte I: A sexualidade humana no contexto atual; Os esteriótipos sexuais; Em busca de uma fundamentação sólida; Os cristãos e a sexualidade; O Amor; Considerações sobre algumas realidades específicas (corpo, relações pré-matrimoniais; Matrimônio, masturbação, homossexualismo...) Parte II: O paradigma bioético; A centralidade da vida; manipulação e o necessário discernimento; Os avanços tecnológicos atuais e a postura ética; Atentados contra a vida (eutanásia, suicídio, aborto, drogas...)

TEO 1413 Moral Sócio-Econômica e Política - (4-0-0) 4
A crise ético-moral hoje; A necessidade de resgate do vital humano e respectiva epistemologia; Como situar o social; A missão social da Igreja; A Doutrina Social da Igreja: pressupostos, apresentação sistemática dos documentos, princípios, valores e critérios de juízo; O despertar da Igreja no Brasil para o social, o econômico e o político; O relacionamento Igreja-Mundo a partir do Concílio Vaticano II; Aclarações diversas; Temas de atualidade.

TEO 1512 Patrologia - (2-0-0) 2
Introdução à Literatura Cristã (especificidades dos escritores latinos e orientais). Visão panorâmica ou periodização da Patrologia. Estudo do contexto e dos desafios culturais, políticos e religiosos e das respostas apresentadas pelos escritores cristãos (Padres Apostólicos, Apologistas, Juristas,etc.). Estudo crítico das fontes (análise de alguns documentos mais significativos: Didaquè, O Pastor, Carta de Clemente Romano, etc.). Alguns dos principais autores, desde o século I ao século V (Clemente de Roma, Inácio de Antioquia, Irineu de Lyon, Tertuliano, Cipriano de Cartago, Orígenes, Agostinho, Jerônimo, .... Isidoro de Sevilha) e suas principais contribuições à Tradição da Igreja (à mística cristã, à teologia batismal, trinitária, à eclesiologia, à antropologia cristã, ao pensamento social da Igreja, etc).

TEO 1517 História da Igreja I - (4-0-0) 4
"Questões de metodologia dos estudos históricos" (origens, fontes documentais, cronologia, etc.). Contexto judaico da origem da Igreja; O seu encontro com a Tradição cultural clássica (greco-romana). Vida cotidiana dos primeiros cristãos romanos, das reações anticristãs até Constantino. 0 desenvolvimento da fé (heresias, concílios e Tradição). As invasões bárbaras e a evangelização desses povos. A "reforma Carolíngea" (séc. VIII); O monarquismo medieval e a "reforma de Cluny"; Gregório VII; O Cisma do Oriente (1054); O islamismo (cruzadas e Ordens militares-religiosas); Heresias medievais e inquisição; As Ordens Mendicantes; A questão de Felipe contra Bonifácio (1294 - 1303); Antecedentes do Renascimento e, finalmente, a queda do Império Bizantino (1453).

TEO 1518 História da Igreja II - (4-0-0) 4
O início da Igreja no Continente Americano; A Reforma (Luterana, Calvinista e Anglicana); A Reforma Católica; O Concílio de Trento; Concílios Regionais na América Latina; A Igreja e o Movimento Ilustrado no Século XVIII; Impacto da Revolução Liberal na Vida da Igreja; Centralização Romana do Século XIX; Renovação Teológica, Exegese Bíblica Católica, Ensinamento Social da Igreja; A Crise Modernista; "Nova Cristandade"; O Concílio Vaticano II; A Igreja Latino-Americana no Pós-Concílio.

TEO 1637 Síntese Teológica: Exame Complexivo - (12-0-0) 12
Exame oral sobre o conteúdo básico do Curso de Teologia.

TEO 1640 Seminário - Sagrada Escritura - (2-0-0) 2
Conteúdo variável.

TEO 1641 Seminário - Sagrada Escritura - (2-0-0) 2
Conteúdo variável.

TEO 1642 Seminário - Sagrada Escritura - (2-0-0) 2
Conteúdo variável.

TEO 1650 Seminário de Teologia Sistemático-Pastoral - (02-0-0) 02
Conteúdo variável.

TEO 1651 Seminário de Teologia Sistemático-Pastoral - (02-0-0) 02
Conteúdo variável.

TEO 1652 Seminário de Teologia Sistemático-Pastoral - (02-0-0) 02
Conteúdo variável.

TEO 1711 Direito Eclesial - (4-0-0) 4
A função do Romano Pontífice e o Colégio Episcopal. A organização da Igreja universal: cúria romana, sínodo Episcopal, Colégio dos cardeais e os legados. A função do Bispo Diocesano na Igreja particular. A organização o das Igrejas Particulares: sínodo diocesano, cúria diocesana, conselho presbiteral, colégio dos consultores, conselho pastoral e outros conselhos. Algumas organizações especiais: CNBB, CELAM, CRB. A estrutura paroquial. A função do pároco. Algumas estruturas paroquiais: conselho pastoral-paroquial, conselho econômico. Direito Sacramenta1: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos e Ordem.

TEO 1712 Direito Matrimonial - (2-0-0) 2
A visão do matrimônio no Vaticano II. Natureza e propriedades do matrimônio. Preparação pastoral do matrimônio. Os impedimentos matrimoniais. Os vícios do consentimento. A forma canônica. Os processos de nulidade matrimonial.

TEO 1713 Direito Fundamental - (2-0-0) 2
Natureza do Direito Eclesial. Os vários significados do termo Direito. O conceito de Direito Eclesial-canônico e sua relação com o Direito. Diversas dimensões do Direito em geral. As funções sociológicas do Direito. Algumas noções filosóficas do Direito. Direito Eclesial como ciência. O Direito Eclesial-canônico e as outras disciplinas teológicas. Aspectos teológicos do Direito Eclesial-canônico. História das fontes. Orientações para a leitura do Código atual. Elementos de legislação canônica (cc. 1-22). Organização do Povo de Deus: aspecto teológico-jurídico (cc. 204-207). Obrigações e direitos dos fiéis (cc. 208-223). Os direitos e obrigações dos leigos (cc. 224-231).

TEO 1801 Liturgia - (4-0-0) 4
Introdução; Apresentação de Documentos da Igreja relativos à Liturgia; História da Liturgia; Diversos Ritos (Famílias Litúrgicas); o Ano Litúrgico; Liturgia das Horas; Celebrações Dominicais; "Sacramento" do Espaço Arte; "Sacramento" do Som e Música; Liturgia: Escola de Fé; Pastoral.

TEO 1811 Teologia Pastoral - (2-0-0) 2
Estudo dos elementos básicos teológicos e pedagógicos da relação entre segmento de Jesus e vida apostólica.

TEO 1812 Espiritualidade - (2-0-0) 2
A disciplina de Espiritualidade visa a capacitar o aluno a distinguir e a relacionar a espiritualidade cristã com a reflexão teológica, apresentando os fundamentos bíblicos e teológicos da espiritualidade, o conteúdo das principais escolas de espiritualidade, a relação entre mística e ascese e entre a ação e contemplação, os acentos comuns de espiritualidade contemporânea, a partir de textos escolhidos dos fundadores de escolas e de teólogos representativos da matéria.

TEO 1813 Ecumenismo - (2-0-0) 2
Unidade I - Cristãos divididos; Conceitos básicos de ecumenismo e diálogo inter-religioso; História e realidade atual das divisões no seio do cristianismo; Panorama religioso do Brasil atual; A divisão histórica e atual dos cristãos refletida no Brasil; Novos movimentos religiosos no Brasil; Influxos indígenas e africanos; Unidade II - Por que e para que procurar a unidade dos cristãos?; Teologia da unidade, no Novo Testamento e na reflexão teológica; Unidade III - A tarefa ecumênica; História do movimento ecumênico; O testemunho cristão perante o mundo e a colaboração ecumênica nos diversos campos

TEO 1814 Métodos de Pesquisa em Teologia - (2-0-0) 2
Disciplina introdutória, oferecida no primeiro semestre do curso. Apresenta a teologia como ciência que, tendo seu objeto próprio e sua metodologia, reflete sobre a experiência da fé em Jesus, vivida dentro da comunidade eclesial, acompanhando os processos históricos de pessoas e culturas, em contínuo diálogo não apenas com outras ciências, mas também com as realidades cotidianas com as quais a multiforme ação evangelizadora entra em contato.

TEO 1902 Língua Grega Bíblica - (2-0-0) 2
A disciplina Grego I introduzirá o aluno ao Grego do Novo Testamento. Serão estudados os elementos gramaticais de morfologia e sintaxe com o uso de exercícios e leituras. Um estudo interativo a partir do texto grego do Evangelho de Marcos servirá de apoio ao estudo. Conforme a necessidade do aluno, o professor procurará suprir eventuais dificuldades de leitura em outro idioma por razão da bibliografia relativamente restrita em português.

TEO 1988 a TEO 1991 Estudo Filosófico I a IV - (2-0-0) 2
Conteúdo variável

TEO 1992 a TEO 1999 Estudo Filosófico V a XII - (4-0-0) 4
Conteúdo variável
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Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lordakner

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2008, 13:59:39 »
valeu,

vale como comicidade!

Abraços!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Donatello

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2008, 15:55:31 »
[Sr. Óbvio]Não sei se todos, mas os que eu conheço tem a aplicação prática de formar sacerdotes das seitas que exigem diploma para tal função, e geralmente são ministrados pelas faculdades pertencentes às respectivas seitas: Mackenzie (forma reverendos presbiterianos); Bennett e Unimep ( pastores metodistas) ; PUC's da vida ( padres) ; et cetera.

Até onde eu saiba cada seita só aceita como sacerdotes os formados pelas suas próprias faculdades.[/Sr. Óbvio]

Quando não usam o diploma para serem sacerdotes, os teólogos geralmente dão aulas de educação religiosa nas escolas vinculadas às suas religiões. Ou seja, o curso não qualifica profissionalmente; só serve como uma espécie de capacitação interna, os diplomas só valem dentro das empresas (digo: igrejas) que os concedem.

Apesar disso, ALGUNS são reconhecidos pelo MEC (o do Bennett, aquí no Rio, por exemplo), infelizmente. Eu realmente não sei para quê :(
« Última modificação: 24 de Agosto de 2008, 16:00:07 por Donatello van Dijck »

Offline FxF

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2008, 16:44:41 »
É o mesmo que curso/diploma/doutorado/sei-lá-o-que em homeopatia. Serve só pra dar status aos olhos dos ingênuos...

Offline uiliníli

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2008, 18:50:47 »
[Sr. Óbvio]Não sei se todos, mas os que eu conheço tem a aplicação prática de formar sacerdotes das seitas que exigem diploma para tal função, e geralmente são ministrados pelas faculdades pertencentes às respectivas seitas: Mackenzie (forma reverendos presbiterianos); Bennett e Unimep ( pastores metodistas) ; PUC's da vida ( padres) ; et cetera.

Até onde eu saiba cada seita só aceita como sacerdotes os formados pelas suas próprias faculdades.[/Sr. Óbvio]


Mas no caso das igrejas católicas já não existem os seminários? Qual é a diferença entre fazer um seminário e fazer um curso de teologia numa universidade católica?




Teologia

É o estudo e a análise das religiões num contexto histórico específico e sua influência sobre os processos antropológicos e sociológicos. O bacharel em Teologia pesquisa a história, os fenômenos e as tradições religiosas, estudando e interpretando textos sagrados, doutrinas e dogmas. Com seus conhecimentos, ele analisa a influência da religião sobre a organização e a dinâmica dos grupos sociais e das sociedades, associando essas informações a outras áreas do conhecimento, em especial a das ciências humanas, como a antropologia e a sociologia. Pode trabalhar como pesquisador, professor ou assessor de grupos religiosos e ecumênicos. Atua também em ONGs, pastorais, instituições de assistência a comunidades carentes e a grupos de dependentes de drogas e de doentes.

MERCADO DE TRABALHO
Embora muitos alunos façam o curso pensando em seguir carreira em alguma igreja ou congregação, há boas chances de emprego nas universidades, nas áreas de ensino e pesquisa. Mas é preciso fazer pós-graduação para dar aula. Também há vagas para atuar como professor de religião nos ensinos fundamental e médio. A disciplina não é obrigatória em todo o país, por isso os empregos estão restritos aos colégios particulares ligados a alguma ordem religiosa e a escolas públicas de alguns estados das regiões Centro-Oeste e Sul. Nas escolas particulares, a maior demanda parte sobretudo das regiões Sudeste e Sul, que têm maior número de instituições. Existe oportunidade ainda em pastorais, ONGs e hospitais, onde o bacharel integra equipes interdisciplinares com psicólogos e médicos no atendimento, por exemplo, a pacientes com doenças terminais. Nos últimos anos, tem crescido o número de publicações e editoras especializadas em religião, o que pode abrir novas perspectivas para os formados, mas nesse caso também é recomendável fazer uma especialização e dominar pelo menos um idioma estrangeiro.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
O currículo varia de escola para escola. Algumas instituições dão ênfase à análise sociológica e antropológica das religiões, debatendo seus fundamentos e sua história. Nesse caso, o curso aborda com maior destaque disciplinas como religião, educação e sociedade e antropologia cultural e da religião. Outras escolas enfocam o estudo dos textos sagrados, como o Novo e o Velho Testamento, e a visão que decorre deles sobre Deus, a humanidade e o universo. Mas, qualquer que seja a faculdade, o aluno entra em
contato com tradições religiosas que fazem parte de nosso patrimônio cultural. Além do estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Ciên. da Religião; Ciên. da Religião (ens. religioso); Ciên. Religiosas; Ciên. Teológicas.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Consultoria
Assessorar pessoas e organizações que utilizem a religião no desenvolvimento de seu trabalho.

ONGs
Orientar grupos religiosos e atender a instituições que realizam trabalhos sociais voltados para a religião.

Pesquisa
Estudar o fenômeno religioso e sua relação com a atividade humana.

Fonte: Guia do Estudante
« Última modificação: 24 de Agosto de 2008, 18:53:14 por uiliníli »

Offline Luiz Souto

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2008, 21:36:08 »
Teologia é religião com um diploma universitário.
Os aspectos das religiões que se ensinam na Teologia e não são doutrinação religiosa já são estudados na História , Sociologia , Antropologia e Filosofia.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

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Offline Wolfischer

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2008, 23:30:35 »
Donatello.

Pequeno reparo:
Entre denominações protestantes históricas (luteranos, presbieterianos, metodistas, batistas) o teólogo formado num seminário de uma denominação pode ser pastor em outra, bastando que se declare de acordo nas questões em que cada uma difere da outra.

Offline Fabulous

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2008, 23:36:05 »
Teologia é religião com um diploma universitário.

Que paia.
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Offline FxF

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2008, 03:05:56 »
Teologia é religião com um diploma universitário.
Que paia.
Hoje em dia se inventa diploma de tudo... daqui a pouco vai ter diploma sobre espiritismo quântico...

Offline J Ricardo

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2008, 07:54:14 »
Não existe curso superior inútil, Ilovefoxex.

Offline Luis Dantas

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #15 Online: 25 de Agosto de 2008, 08:33:39 »
Como assim, Ricardo?
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Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline J Ricardo

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #16 Online: 25 de Agosto de 2008, 09:26:31 »
Sim, ele disse "inventa-se de tudo" como se um curso superior de teologia fosse de menor importância que outros ou tentando diminuí-lo, quando na verdade isso depente muito da perspectiva.

Offline Fabulous

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #17 Online: 25 de Agosto de 2008, 10:28:17 »
Perspectiva dos teístas só se for.
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Offline Dr. Manhattan

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #18 Online: 25 de Agosto de 2008, 10:31:45 »
Como assim, Ricardo?

Ora, ser pastor pode dar uma boa grana. Basta nao ter escrúpulos.

E, na minha modesta opiniao, diploma de teólogo é idêntico a diploma de fanboy. Quando vejo alguem formado em
teologia, substituo mentalmente por "formado em trekkologia", ou "formado em buffyologia".
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Offline Contini

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #19 Online: 25 de Agosto de 2008, 10:38:20 »
...seria talvez interessante se fosse um curso mais focado em antropologia, os efeitos de uma determinada religião em uma sociedade, algo do genero.
Mas não deve ser provavel que se possa aproveitar esses cursos neste sentido...
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Offline FxF

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #20 Online: 25 de Agosto de 2008, 10:50:54 »
Sim, ele disse "inventa-se de tudo" como se um curso superior de teologia fosse de menor importância que outros ou tentando diminuí-lo, quando na verdade isso depente muito da perspectiva.
Tudo é relativo. Se a gente entra na questão da perspectiva, homeopatia, astrologia, criacionismo...

Offline Lordakner

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #21 Online: 25 de Agosto de 2008, 11:14:36 »
Sim, ele disse "inventa-se de tudo" como se um curso superior de teologia fosse de menor importância que outros ou tentando diminuí-lo, quando na verdade isso depente muito da perspectiva.
Tudo é relativo. Se a gente entra na questão da perspectiva, homeopatia, astrologia, criacionismo...

Só me parece paradoxal o fato de haver um curso destinado a "MANTER" um determinado "STATUS" de um "CONHECIMENTO", sem buscar modificá-lo!
Algo como um curso de Física que mantivesse rigorosamente a física pré-newtoniana.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Fabulous

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #22 Online: 25 de Agosto de 2008, 11:20:35 »
Padres têm esse diploma.
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Offline Lordakner

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #23 Online: 25 de Agosto de 2008, 15:49:19 »
Esta é a aula de Auto-flagelação, matéria opcional ou obrigatória?



 :histeria: :histeria: :histeria:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

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Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #24 Online: 25 de Agosto de 2008, 16:33:09 »
...seria talvez interessante se fosse um curso mais focado em antropologia, os efeitos de uma determinada religião em uma sociedade, algo do genero.
Mas não deve ser provavel que se possa aproveitar esses cursos neste sentido...

Um curso desses seria interessante, sim.  Mas dificilmente seria um curso de Teologia, porque acabaria gerando controvérsias e questionamentos que não agradariam à Igreja patrocinadora.

A única coisa que acho realmente estranha nos cursos de Teologia é a insistência em chamá-los de cursos superiores e ensiná-los em faculdades.  São cursos puramente religiosos, afinal de contas.
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