É, como eu disse, se faz necessário um tanto de coragem a quem quiser expor aqui seus pensamentos de modo sério, pois a receptividade não tem sido das mais sérias.E não falo só vc meu querido Lord.Mas não ignoro, nem poderia, que ao ver de meus caros colegas de fórum, este assunto não mereça tais considerações, sendo entre céticos e ateus.Porém criado o tópico, aspiro à uma discussão coerente e amistosa.
Então vamos lá...Eu fiz um curso de teologia também.Não tenho , por conta dele um diploma de nível superior , apesar de ter sido feito em 3 anos e meio e de maneira bem abrangente, com grade específica do assunto, como teologia moral, filosofia e história da igreja e religião entre outras.Meu intuito, então, como católica praticante era dar ensinamento da doutrina ( que me foi passada no referido curso ) ,e ainda através de outros cursos feitos durante alguns anos por mim.Porém a crediblidade nos palestrantes é algo exigido no grupo em que eu compunha, de modo docente meus conhecimentos.
Aqui gostaria de enfatizar que no aspecto prático, o curso de teologia não teve influências em minha vida que não fosse o do pensamento crítico.Por irônia, posso concluir , que foi em parte este mesmo curso que me proporcionou as primeiras e elementares dúvidas sobre a raíz dos dogmas e doutrina da igreja católica.Passando deste momento em diante a estudar de modo mais atento e livre sobre autores intra e extra igreja.Portanto , foi de grande utilidade para mim, hoje uma cética das doutrinas da citada igreja.Tornei-me ao mesmo tempo avesssa a religiões todas e seus conceitos de castração ao pensamento e ainda a um modo imperativo de que crer em Deus, tenhamos que ser burros, seguidores sem questionamentos, meros repetidores de massas conformistas.Posso concluir então que o grande mal da igraja tenha sido a reforma de Lutero.Fato que a Contra reforma, não abrangiu significativamente.A própria igreja se fragmenta a olhos vistos , caminhando à um fim, não como instituição( a meu ver , coisa ainda muito distante ), mas como início de determinadas ações que podem finalizar com a unidade centralizadora da igreja e suas Ordens doutrinais.Dadas as exigencias cada mais mais presentes no seio da igreja,por reformas de ordem livre e moral sobre dogmas ( que não podem ser discutidos à luz do entendimento humano [? ] ),realidade social e implementação da voz leiga de modo real, como , creio foi o idealizado No Cocílio Vaticano II.Que só permitiu uma tímida participação dos leigos na igreja e de forma controlável e inexpressiva.Posto que tudo, TUDO ...Que é falado , pregado por qualquer leigo engajado , tenha que estar de acordo com o pensamento dogmatico e imperialisatsa da igraja mundial que não percebe as dimensões individuais da fé dos povos do mundo.
Fica aqui a abertura democratica para comentarios sobre a importancia que o curso de teologia teve para mim.
Paz e Bem,
Belle.