...
"São" Tomás de Aquino... Edir Macedo....
Enfim são todos teólogos!
...
Lordakner, voce é gente-fina, mas vou discordar aqui.
Colocar Tomás de Aquino no mesmo nível que Edir Macedo é bem forçado.
Por mais aversão que eu tenha às religiões do livro e à seus respectivos deuses, tenho grande
respeito por Aquino e outros pensadores como Santo Agostinho, Avicena, Averrois, Duns Escoto,
Escoto Eriugena, Santo Anselmo, Roger Bacon, Ockam e muitos outros e ainda que discorde
de 100.0% do que escreveram!
E não há nada de contraditório nisso.
Respeito e admiro muito não as crenças destes filósofos/teólogos mas sim sua inteligência e sua
eloquência.
Não tenho nenhuma inteligência sobre-humana, mas sei reconhecer a assinatura da inteligência
quando leio alguma coisa, mesmo que discorde 100% do que leio. Por exemplo, vejo isto no que
Aquino e Avicena escreveram mas não no pouco que li do NT e nem tãopouco no VT ou no Alcorão.
Dou um bom desconto a estes pensadores porque viveram em uma época onde a aquisição do
conhecimento só era possível a aqueles que abraçavam a igreja e não pense você que dentre estes
não houvessem pessoas de inteligência afiada, espírito cético e questionador!
Haja vista o a resposta de Gaunilo a Sto. Anselmo, os imbróglios em que Pedro Abelardo se meteu
por causa de seus questionamentos, o espirito livre-pensador e original de um Eriugena, de um Ockam,
de um Gerberto de Aurillac e de muitos outros.
A prova de que era impossível a alguem adquirir conhecimento fora das crenças cristã-judaico-islâmicas
na europa medieval é a que num periodo de mais de 5 séculos não existiu
nenhum pensador de
vulto fora destes cultos, naquela regiao!
Acaso voce pensa que a humanidade parou de produzir espíritos céticos, livre-pensadores e inteligentes
durante 5 séculos? Nem que a vontade de todos os papas, em contrário, fosse amplificada 1.000.000 de vezes.
Aquino era honesto e afiado em tudo que escreveu. Ele mostrou de forma clara que a fé tem a ver
unicamentecom a vontade de crer daquele que crê, e que jamais pode ser considerado algo racional.
Ele diz o mesmo de alguns dogmas capitais do catolicismo.
E nisto, ele prestou um serviço valiosissimo a nós céticos e ateus!
A lógica tambem evoluiu na idade média. A ciência tambem, pouco admito.
Mas algumas coisas importantes foram feitas. Nunca ouviu falar no
ímpetus?
Acha que isto era desconhecido de Galeleu e dos renascentistas?
Não tenho dúvidas de que se um Aquino ou um Abelardo tivessem nascido em outra época e tivessem sido
seduzidos pela ciência em lugar do dogma, teriam sido cientistas do mais alto calibre.
Já Edir Macedo não passa de um vigarista. Se ele tem alguma massa cinzenta (deve ter, caso contrário
não teria chegado aonde chegou) ela está 100% a serviço da canalhice.
Aquino dizia o que dizia porque tinha fé naquilo. Era pessoa íntegra.
Quanto ao "bispo", duvido que, no fundo de sua consciência, acredite na veracidade do que ele prega.
Se acreditasse, não ensinaria aos seus pastores modos mais eficazes de extorquir dinheiro dos seus fiéis,
pois concederia que o fogo eterno esta destinado a pessoas assim.
Portanto se segue fazendo o que faz,
talvez no fundo ele seja tão ateu quanto eu e você e a religião seja só um meio dele ganhar dinheiro,
através de encenação-terapia de grupo barata para pessoas ignorantes e/ou desesperadas.