Autor Tópico: Para que serve o curso de Teologia?  (Lida 29906 vezes)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #25 Online: 25 de Agosto de 2008, 16:51:01 »
Pra mim, curso de Teologia e de Centaurologia me cheiram como equivalentes.
Latebra optima insania est.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #26 Online: 25 de Agosto de 2008, 18:11:17 »
...seria talvez interessante se fosse um curso mais focado em antropologia, os efeitos de uma determinada religião em uma sociedade, algo do genero.
Mas não deve ser provavel que se possa aproveitar esses cursos neste sentido...

Um curso desses seria interessante, sim.  Mas dificilmente seria um curso de Teologia, porque acabaria gerando controvérsias e questionamentos que não agradariam à Igreja patrocinadora.

A única coisa que acho realmente estranha nos cursos de Teologia é a insistência em chamá-los de cursos superiores e ensiná-los em faculdades.  São cursos puramente religiosos, afinal de contas.

Heranca da epoca medieval.
lembre-se de que muitas universidades europeias comecaram em mosteiros ou abadias.

Nao considero o estudo da religiao algo inutil, por mais antipatia que eu tenha.

Qualquer estudo de historia/sociologia/antropologia/filosofia, ou mesmo generalizando, de humanas, seria incompleto se se ignorasse o papel das religioes, quer seja para o bem, quer seja para o mal.

Alem disso, deve se conhecer bem aquilo que se pretende combater no campo das ideias.

Uma coisa é rebater argumentos de crentes estupidos que pensam que Eva surgiu da costela de Adao ou que usam falacias a torto e direito sem sequer se dar conta disto.
Neste caso nem é preciso conhecer nada da crenca professada pelo crente, basta um pouco de bom-senso e lógica 101.

Mas se quisermos destruir a argumentacao de um interlocutor mais refinado, é necessário conhecer melhor o que se argumenta para responder sem incorrer em erros.

Eu nao iria tao longe ao ponto de fazer um curso de Teologia. A não ser que vivesse uns 300 anos com saúde e tivesse renda mensal garantida em todo este período e nao precisasse trabalhar (imaginem 3 seculos de ocio criativo ou nao, va saber)!

Contudo, pretendo ler algum material de historia das religioes ou alguma coisa de autores como Mircea Eliade, sabe-se-la quando (A Bíblia eu realmente nao teria saco para ler)!
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 25 de Agosto de 2008, 18:23:27 »
Eu nem acho que se deva necessariamente tentar destruir a argumentação alheia.  Só acho que, origem histórica à parte, o que hoje se entende por ensino superior foi para um lado, e o que a Teologia ensina foi para outro BEM diferente.

Ainda mais no Brasil, em que curso superior é ensino profissionalizante glorificado.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #28 Online: 26 de Agosto de 2008, 16:32:17 »
...seria talvez interessante se fosse um curso mais focado em antropologia, os efeitos de uma determinada religião em uma sociedade, algo do genero.
Mas não deve ser provavel que se possa aproveitar esses cursos neste sentido...

Um curso desses seria interessante, sim.  Mas dificilmente seria um curso de Teologia, porque acabaria gerando controvérsias e questionamentos que não agradariam à Igreja patrocinadora.

A única coisa que acho realmente estranha nos cursos de Teologia é a insistência em chamá-los de cursos superiores e ensiná-los em faculdades.  São cursos puramente religiosos, afinal de contas.

Heranca da epoca medieval.
lembre-se de que muitas universidades europeias comecaram em mosteiros ou abadias.

Nao considero o estudo da religiao algo inutil, por mais antipatia que eu tenha.

Qualquer estudo de historia/sociologia/antropologia/filosofia, ou mesmo generalizando, de humanas, seria incompleto se se ignorasse o papel das religioes, quer seja para o bem, quer seja para o mal.

Alem disso, deve se conhecer bem aquilo que se pretende combater no campo das ideias.

Uma coisa é rebater argumentos de crentes estupidos que pensam que Eva surgiu da costela de Adao ou que usam falacias a torto e direito sem sequer se dar conta disto.
Neste caso nem é preciso conhecer nada da crenca professada pelo crente, basta um pouco de bom-senso e lógica 101.

Mas se quisermos destruir a argumentacao de um interlocutor mais refinado, é necessário conhecer melhor o que se argumenta para responder sem incorrer em erros.

Eu nao iria tao longe ao ponto de fazer um curso de Teologia. A não ser que vivesse uns 300 anos com saúde e tivesse renda mensal garantida em todo este período e nao precisasse trabalhar (imaginem 3 seculos de ocio criativo ou nao, va saber)!

Contudo, pretendo ler algum material de historia das religioes ou alguma coisa de autores como Mircea Eliade, sabe-se-la quando (A Bíblia eu realmente nao teria saco para ler)!

"São" Tomás de Aquino... Edir Macedo....

Enfim são todos teólogos!

Eu "comentei" um livro do Edir Macedo.

http://www.esnips.com/doc/90f45576-9c94-4f85-95b6-ef2596aa99ee/O-Poder-Sobrenatural-da-F%C3%A9-comentado-por-um-ateu

Virei teólogo também!
« Última modificação: 26 de Agosto de 2008, 16:36:44 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #29 Online: 08 de Setembro de 2008, 19:29:03 »
Para dar um pouco de risada, eis a ´´proposta pedagógica´´ do curso de teologia espírita (sim! isso existe!) das Faculdades Leocádio José Correia, de Curitiba:

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Por que estou aqui? Esses questionamentos fazem parte do cotidiano do ser humano, e o curso de Teologia Espírita da FALEC traz instrumentos e instruções para que seus alunos possam seguir na construção das suas respostas. Essas questões e, consequentemente, seus desdobramentos, ganham cada vez mais importância, em uma época marcada por diversos conflitos e desafios, e que mostra cada vez mais o papel determinante do Homem na Terra. O curso de Teologia Espírita abre novas paisagens no horizonte do conhecimento, iluminando o “Ser” em sua trajetória evolutiva.

Assim, a proposta do Curso de Bacharelado em Teologia Espírita é a de possibilitar o estudo sistemático, acadêmico, da Doutrina dos Espíritos, dando seqüência ao esforço de quase 50 anos da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas - SBEE no sentido de reconceituar o Espiritismo no Brasil.

-----------------------------------------------------------------------------------------

A grade curricular dessa tolice pode ser acessada no site http://www.falec.br/falec/new/graduacao_teologia_grade.php (ah, sim, tem até física quântica no currículo!!)

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 08 de Setembro de 2008, 19:45:45 »
Uma dia eu vou morrer e parar de ouvir essas bobagens :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 08 de Setembro de 2008, 19:54:36 »
Queria poder parar de ouvir esse tipo de bobagem vivo ainda...e não surdo!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:02:39 »
Asas
Sagrado Coração da Terra

Nada que nos prenda
Nada que limite
Nada que acorrente
O nosso sonho ao chão.

Nada que escravize
os nossos pensamentos
.
Pois o amor dá asas
e nascemos pra voar.

Tudo que nos solte
Tudo que liberte
Tudo que nos faça
saudáveis e felizes.

Tudo que ilumine o corpo
o coração e a mente,
pois o amor dá asas
e queremos é voar.

O universo nos espera
e o futuro é agora!

Se quer gostar de algo "sagrado" Goste do Sagrado Coração da Terra.
http://www.sonhosesons.com.br/pgsagrado.htm
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:18:05 »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #34 Online: 09 de Setembro de 2008, 09:59:59 »
...
"São" Tomás de Aquino... Edir Macedo....

Enfim são todos teólogos!
...

Lordakner, voce é gente-fina, mas vou discordar aqui.

Colocar Tomás de Aquino no mesmo nível que Edir Macedo é bem forçado.

Por mais aversão que eu tenha às religiões do livro e à seus respectivos deuses, tenho grande
respeito por Aquino e outros pensadores como Santo Agostinho, Avicena, Averrois, Duns Escoto,
Escoto Eriugena, Santo Anselmo, Roger Bacon, Ockam e muitos outros e ainda que discorde
de 100.0% do que escreveram!

E não há nada de contraditório nisso.
Respeito e admiro muito não as crenças destes filósofos/teólogos mas sim sua inteligência e sua
eloquência.

Não tenho nenhuma inteligência sobre-humana, mas sei reconhecer a assinatura da inteligência
quando leio alguma coisa, mesmo que discorde 100% do que leio. Por exemplo, vejo isto no que
Aquino e Avicena escreveram mas não no pouco que li do NT e nem tãopouco no VT ou no Alcorão.

Dou um bom desconto a estes pensadores porque viveram em uma época onde a aquisição do
conhecimento só era possível a aqueles que abraçavam a igreja e não pense você que dentre estes
não houvessem pessoas de inteligência afiada, espírito cético e questionador!

Haja vista o a resposta de Gaunilo a Sto. Anselmo, os imbróglios em que Pedro Abelardo se meteu
por causa de seus questionamentos, o espirito livre-pensador e original de um Eriugena, de um Ockam,
de um Gerberto de Aurillac e de muitos outros.

A prova de que era impossível a alguem adquirir conhecimento fora das crenças cristã-judaico-islâmicas
na europa medieval é a que num periodo de mais de 5 séculos não existiu nenhum pensador de
vulto fora destes cultos, naquela regiao!
Acaso voce pensa que a humanidade parou de produzir espíritos céticos, livre-pensadores e inteligentes
durante 5 séculos? Nem que a vontade de todos os papas, em contrário, fosse amplificada 1.000.000 de vezes.

Aquino era honesto e afiado em tudo que escreveu. Ele mostrou de forma clara que a fé tem a ver unicamente
com a vontade de crer daquele que crê, e que jamais pode ser considerado algo racional.
Ele diz o mesmo de alguns dogmas capitais do catolicismo.
E nisto, ele prestou um serviço valiosissimo a nós céticos e ateus!

A lógica tambem evoluiu na idade média. A ciência tambem, pouco admito.
Mas algumas coisas importantes foram feitas. Nunca ouviu falar no ímpetus?
Acha que isto era desconhecido de Galeleu e dos renascentistas?

Não tenho dúvidas de que se um Aquino ou um Abelardo tivessem nascido em outra época e tivessem sido
seduzidos pela ciência em lugar do dogma, teriam sido cientistas do mais alto calibre.

Já Edir Macedo não passa de um vigarista. Se ele tem alguma massa cinzenta (deve ter, caso contrário
não teria chegado aonde chegou) ela está 100% a serviço da canalhice.

Aquino dizia o que dizia porque tinha fé naquilo. Era pessoa íntegra.

Quanto ao "bispo", duvido que, no fundo de sua consciência, acredite na veracidade do que ele prega.
Se acreditasse, não ensinaria aos seus pastores modos mais eficazes de extorquir dinheiro dos seus fiéis,
pois concederia que o fogo eterno esta destinado a pessoas assim.

Portanto se segue fazendo o que faz,
talvez no fundo ele seja tão ateu quanto eu e você e a religião seja só um meio dele ganhar dinheiro,
através de encenação-terapia de grupo barata para pessoas ignorantes e/ou desesperadas.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2008, 10:03:28 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #35 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:11:08 »
Amigo,

"Respeito e admiro muito não as crenças destes filósofos/teólogos mas sim sua inteligência e sua
eloquência."

Concordo 100% e acrescento que não eram " mal intencionados". Estavam iludidos pelo ÚNICO  conceito que tinham à sua disposição. Provavelmente, devido a erudição que possuíam, HOJE chegassem a conclusões diferentes( Concorda com esta possibilidade?).

"A prova de que era impossível a alguem adquirir conhecimento fora das crenças cristã-judaico-islâmicas na europa medieval é a que num periodo de mais de 5 séculos não existiu nenhum pensador de vulto fora destes cultos, naquela regiao!"

Bem, mas aqui a falta de pensadores é explicada pelo O QUE ACONTECIA com QUEM TIVESSE um pensamento fora da linha oficial. Apos a IDADE MÉDIA, no RENASCIMENTO a aparição de diversos pensadores e ANTES da IDADE MÉDIA a Existência de outros tantos parecem indicar que NA IDADE MÉDIA o pensamento Humanos foi obliterado. Concorda?

Quanto a Edir |( O bispo, não minha preá ) é indiscutível que seus escritos TEM pesio igual ou maior PARA SEUS SEGUIDORES ( embora o "estilo" meio Paulo Coelho dele seja Risível ).

Abraços
« Última modificação: 09 de Setembro de 2008, 10:16:28 por Lordakner »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #36 Online: 09 de Setembro de 2008, 10:25:53 »
Amigo,

"Respeito e admiro muito não as crenças destes filósofos/teólogos mas sim sua inteligência e sua
eloquência."

Concordo 100% e acrescento que não eram " mal intencionados". Estavam iludidos pelo ÚNICO  conceito que tinham à sua disposição. Provavelmente, devido a erudição que possuíam, HOJE chegassem a conclusões diferentes( Concorda com esta possibilidade?).

Concordo 100%! Está em meu post

"A prova de que era impossível a alguem adquirir conhecimento fora das crenças cristã-judaico-islâmicas na europa medieval é a que num periodo de mais de 5 séculos não existiu nenhum pensador de vulto fora destes cultos, naquela regiao!"

Bem, mas aqui a falta de pensadores é explicada pelo O QUE ACONTECIA com QUEM TIVESSE um pensamento fora da linha oficial. Apos a IDADE MÉDIA, no RENASCIMENTO a aparição de diversos pensadores e ANTES da IDADE MÉDIA a Existência de outros tantos parecem indicar que NA IDADE MÉDIA o pensamento Humanos foi obliterado. Concorda?

Sem dúvida.
E gostaria de complementar que uma dentre as causas que possibilitaram o renascimento foi justamente o declínio da Igreja.
E boa parte das causas deste declínio veio dentro do seio da própria igreja! pois foi resultado da influência de alguns
pensadores dentre os que citei, particularmente os do último período da escolástica, após a apoteose tomística e
iniciando com Duns Escoto.

Quanto a Edir |( O bispo, não minha preá ) é indiscutível que seus escritos TEM pesio igual ou maior PARA SEUS SEGUIDORES ( embora o "estilo" meio Paulo Coelho dele seja Risível ).

Abraços

Que a "obra" macedistica tenha este peso é realmente lamentável e afirmo que isto diz muito de quem o segue.
E diz da forma mais intelectualmente negativa possível...

Se sua preá soubesse do nome que tem, talvez te desse uma bela mordida.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #37 Online: 09 de Setembro de 2008, 11:04:45 »
Esta é a aula de Auto-flagelação, matéria opcional ou obrigatória?

:histeria: :histeria: :histeria:

Dependendo da professora...

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #38 Online: 09 de Setembro de 2008, 11:13:28 »
Esta é a aula de Auto-flagelação, matéria opcional ou obrigatória?

:histeria: :histeria: :histeria:

Dependendo da professora...

Desde que a professora não se satisfaça apenas com a flagelação!

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #39 Online: 09 de Setembro de 2008, 12:12:32 »
Para Fenrir:

Por estas e outras LORDAKNER sente prazer ( Não físico ) em debater com voce!

Abraços :hihi:

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #40 Online: 09 de Setembro de 2008, 12:13:48 »
Para dante:

Onde conseguiu as fotos de vovó Helga? :histeria:

Hu- Tê-rê-rê!

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #41 Online: 09 de Setembro de 2008, 17:08:34 »

Se sua preá soubesse do nome que tem, talvez te desse uma bela mordida.

Ela tenta, mas sou protegido de Satã Ghost, meu pastor-belga de estimação! :biglol:

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 09 de Setembro de 2008, 17:12:13 »
Nossa por essa gostosa ai eu apanharia... Hehehe.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 10 de Setembro de 2008, 00:06:45 »
Para dar um pouco de risada, eis a ´´proposta pedagógica´´ do curso de teologia espírita (sim! isso existe!) das Faculdades Leocádio José Correia, de Curitiba:

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Por que estou aqui? Esses questionamentos fazem parte do cotidiano do ser humano, e o curso de Teologia Espírita da FALEC traz instrumentos e instruções para que seus alunos possam seguir na construção das suas respostas. Essas questões e, consequentemente, seus desdobramentos, ganham cada vez mais importância, em uma época marcada por diversos conflitos e desafios, e que mostra cada vez mais o papel determinante do Homem na Terra. O curso de Teologia Espírita abre novas paisagens no horizonte do conhecimento, iluminando o “Ser” em sua trajetória evolutiva.

Assim, a proposta do Curso de Bacharelado em Teologia Espírita é a de possibilitar o estudo sistemático, acadêmico, da Doutrina dos Espíritos, dando seqüência ao esforço de quase 50 anos da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas - SBEE no sentido de reconceituar o Espiritismo no Brasil.

-----------------------------------------------------------------------------------------

A grade curricular dessa tolice pode ser acessada no site http://www.falec.br/falec/new/graduacao_teologia_grade.php (ah, sim, tem até física quântica no currículo!!)

Eles tem 80 horas para "Cosmologia e Física Quântica I e II"
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #44 Online: 10 de Setembro de 2008, 00:08:03 »
Voce quer dizer: "Cosmologia e "Fisica" "Quantica" I e II" nao?
"The patient refused an autopsy."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #45 Online: 10 de Setembro de 2008, 08:19:35 »

Podiam ter matérias mais "aplicáveis":

Masturbação para Celibatários ( Teoria e prática ) :histeria:

Auto-medicação psicofarmacológica I, II e III. :hihi:

Estágio Obrigatório no PINEL. :histeria:

Abraços

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #46 Online: 10 de Setembro de 2008, 09:25:15 »

Podiam ter matérias mais "aplicáveis":

Masturbação para Celibatários ( Teoria e prática ) :histeria:

Auto-medicação psicofarmacológica I, II e III. :hihi:

Estágio Obrigatório no PINEL. :histeria:

Abraços

O oraculo-picareta Fenrir retruca:

"O importante é existir, ser feliz e gerar empregos"

E este curso faz tudo isto, ó infiel, ó alma ingênua e desgarrada!

Arrependei-vos enquanto ainda é tempo!

Tema a Deus, Lordakner, pois ele pode fazer, dentre outras coisas menos terríveis, você não ser você mesmo.

Cuidado, muito cuidado!

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #47 Online: 10 de Setembro de 2008, 09:30:12 »
Que "Mêda".

:| :histeria:

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #48 Online: 10 de Setembro de 2008, 10:08:07 »
 :histeria:

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #49 Online: 10 de Setembro de 2008, 18:57:29 »
O oraculo-picareta Fenrir retruca:

"O importante é existir, ser feliz e gerar empregos"

E este curso faz tudo isto, ó infiel, ó alma ingênua e desgarrada!

Arrependei-vos enquanto ainda é tempo!

Tema a Deus, Lordakner, pois ele pode fazer, dentre outras coisas menos terríveis, você não ser você mesmo.

Cuidado, muito cuidado!

Vou anotar isso. ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!