Autor Tópico: Para que serve o curso de Teologia?  (Lida 29911 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #150 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 18:14:39 »
Curso de Teologia serve para:

a) Se você vem de família abastada: Será um Chato com nível Superior;
b) Se você vem de família não-abastada: Será um Pastor de qualquer igreja com nível Superior (E será mais procurado no mercado, afinal, tens estudo);
c) Se você vem de classe média: Será Chefe dos Pastores e deverá fazer uma Pós com enfase em Administração para captação de recursos para sua igreja.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #151 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 23:31:11 »
d) Serve pra ter cela especial caso a legislação comece a ser cumprida.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline zack

• Nível 01
  • *
« Resposta #152 Online: 17 de Março de 2009, 00:20:31 »
  Um curso de graduação em teologia a princípio serve para formar sacerdotes. É assim para os católicos e para algumas igrejas protestantes. O problema, no caso das igrejas protestantes é que nÃo há uniformidade nos cursos, havendo desde cursos fundamentalistas, que ensinam que o mundo foi feito em sete dias, até cursos críticos, que ensinam que a bíblia não é um livro histórico nem científico, é um documento da fé judaico-cristã, escrito por várias pessoas, em diferentes épocas, atendendo a diversos fins, por vezes contraditórios entre si. Os seminários da igreja presbiteriana independente, por exemplo, ensinam isso. Os cursos de pós-graduação habilitam a dar aula nos cursos de graduação, além de, no caso da pessoa optar pela área de ciências da religião, ele poderá trabalhar com pesquisas. O curso de teologia também passou a ser reconhecido pelo MEC há alguns anos, o que possibilita que algumas universidades criem cursos de teologia ou afins, abrindo campo para profissionais da área.
'... vi a circulação do meu sangue escuro, vi a engrenagem do amor e a transformação da morte, vii o Aleph de todos os pontos, vi no Aleph a Terra, e na Terra outra vez o Aleph e no Aleph a Terra, vi meu rosto e minhas vísceras, vi teu rosto e senti vertigem e chorei porque meus olhos tinham visto aquele objeto secreto e conjectural cujo nome os homens conhecem mas que nenhum homem contemplou: o inconcebível universo." Jorge Luis Borges

Offline Fausto el Dikaios

• Nível 10
  • *
« Resposta #153 Online: 17 de Março de 2009, 03:12:46 »
Uma citação do colega Luis Dantas me alertou para esta questão!

Prá que serve, qual o objetivo desta baboseira?

Algém tem uma explicação? :lol:

Tu chamas de baboseira ao curso teológico e cartão nada ? qual é vantagem der ser ateu ? Se o ateísmo é uma baboseira. E agora há cartão para os dois ou sou para o servo de Deus ?
Não sou pois existo, Deus não existe MAS É

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #154 Online: 17 de Março de 2009, 08:37:30 »
  Um curso de graduação em teologia a princípio serve para formar sacerdotes. É assim para os católicos e para algumas igrejas protestantes. O problema, no caso das igrejas protestantes é que nÃo há uniformidade nos cursos, havendo desde cursos fundamentalistas, que ensinam que o mundo foi feito em sete dias, até cursos críticos, que ensinam que a bíblia não é um livro histórico nem científico, é um documento da fé judaico-cristã, escrito por várias pessoas, em diferentes épocas, atendendo a diversos fins, por vezes contraditórios entre si. Os seminários da igreja presbiteriana independente, por exemplo, ensinam isso. Os cursos de pós-graduação habilitam a dar aula nos cursos de graduação, além de, no caso da pessoa optar pela área de ciências da religião, ele poderá trabalhar com pesquisas. O curso de teologia também passou a ser reconhecido pelo MEC há alguns anos, o que possibilita que algumas universidades criem cursos de teologia ou afins, abrindo campo para profissionais da área.

Ciência da religião soa paradoxal só para mim?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #155 Online: 17 de Março de 2009, 08:38:05 »
Uma citação do colega Luis Dantas me alertou para esta questão!

Prá que serve, qual o objetivo desta baboseira?

Algém tem uma explicação? :lol:

Tu chamas de baboseira ao curso teológico e cartão nada ? qual é vantagem der ser ateu ? Se o ateísmo é uma baboseira. E agora há cartão para os dois ou sou para o servo de Deus ?

Você não leu as regras, leu?

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #156 Online: 17 de Março de 2009, 11:46:49 »
Qual teologia deveria valer, Fausto ? A de sua crença ou da crença de outro ? Pq seria um conhecimento útil ? Se todas as teologias valessem,  nenhuma teria muito sentido, no meu modo de ver ...

Por favor, explique-me. 
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #157 Online: 17 de Março de 2009, 12:23:30 »
Tu chamas de baboseira ao curso teológico e cartão nada ?
Não acho que o cartão seja indicado por mostrar a opinião sobre a utilidade prática da teologia e de uma teologia em particular.

qual é vantagem der ser ateu ?
Para mim, como opinião pessoal é não ficar preso à dogmas ou verdades absolutas. Mas efetivamente ateísmo, pelo que sei, não arroga oferecer vantagens.

Se o ateísmo é uma baboseira.
Acho que aqui cabe perguntar qual deus seria o verdadeiro ... :wink: E se tal deus exigiria ser louvado ou apreciado ...
Fique a vontade para respondê-las.

E agora há cartão para os dois ou sou para o servo de Deus ?
??
Não entendi ...
To raise your kids

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #158 Online: 17 de Março de 2009, 13:33:36 »

Ciência da religião soa paradoxal só para mim?

É o que eu pensava também. Mas acho que no curso de ciências da religião esta deve ser tratada como objeto de estudo no sentido de fenômeno humano e social. Deve-se estudar o fenômeno religioso de forma âmpla e não somente uma visão teológia particular, desvinculado de dogmatismo e abordada sob o prisma científico. Nesse sentido busca-se o "porque" e o "como" da religião, da mesma forma que se busca o "porque" e o "como" de qualquer outro objeto de estudo científico.

Mas isso é somente um palpite.
Alguém que conhecesse o curso poderia nos esclarecer se a coisa é realmente assim.
« Última modificação: 17 de Março de 2009, 13:40:11 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #159 Online: 17 de Março de 2009, 13:38:17 »
Pesquisando um pouco encontrei o seguinte na wikipedia:

Citação de: wikipedia
Ciência da Religião é a disciplina empírica que investiga sistematicamente religião em todas as suas manifestações. Um elemento chave é o compromisso de seus representantes com o ideal da neutralidade frente aos objetos de estudo. Não se questiona a “verdade” ou a “qualidade” de uma religião. Do ponto de vista metodológico, religiões são “sistemas de sentido formalmente idênticos”. É especificamente este princípio metateórico que distingue a Ciência da Religião da Teologia.

O objetivo da Ciência da Religião é fazer um inventário, o mais abrangente possível, de fatos reais do mundo religioso, um entendimento histórico do surgimento e desenvolvimento de religiões particulares, uma identificação e seus contatos mútuos, e a investigação de suas inter-relações com outras áreas da vida. A partir de um estudo de fenômenos religiosos concretos, o material é exposto a uma análise comparada. Isso leva a um entendimento das semelhanças e diferenças de religiões singulares a respeito de suas formas, conteúdos e práticas. O reconhecimento de traços comuns do cientista da religião, permite uma dedução de elementos que caracterizam religião em geral, ou seja como um fenômeno antropológico universal.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_da_Religi%C3%A3o

Acho que eu não estava tão enganado afinal, isso é mais ou menos o que eu disse acima.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #160 Online: 17 de Março de 2009, 14:47:49 »
Interessante para antropologia e sociologia!! :)
To raise your kids

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #161 Online: 17 de Março de 2009, 15:17:43 »

Antes de ficar se passando por perseguido leia com atenção as regras do Forum.
Depois de lê-las com atenção vai entender porque ganhou o seu cartão e porque chamar teologia de baboseira ( ou qualquer outra disciplina acadêmica) não implica em cartão.
Ou você não sabe a diferença entre ofender um forista (ou suas idéias) e desdenhar de entes abstratos?
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #162 Online: 17 de Março de 2009, 15:26:43 »

Eu ví que pastores e padres já tem direito à cela especial, sem necessidade de curso superior reconhecido...
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #163 Online: 17 de Março de 2009, 16:34:03 »

Eu ví que pastores e padres já tem direito à cela especial, sem necessidade de curso superior reconhecido...

E eu que não sabia disso....Mas nunca é tarde. ::)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #164 Online: 28 de Agosto de 2009, 22:10:30 »
Antigamente, para 'ensinar' sobre Deus,hoje em dia, para formar  ateus.

http://www.montfort.org.br/secao=cartas&subsecao=apologetica&artigo=20070917172207&lang=bra

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #165 Online: 28 de Agosto de 2009, 22:41:25 »
Puxa, essa me surpreendeu... se bem que eu já sabia que em cursos presbiterianos a papagaiada mágica era posta a prova. ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #166 Online: 28 de Agosto de 2009, 22:56:07 »
No caso , a ICAR.
Mas estes cursos já estão tremendamente sob sensura...a coisa vazou, sabe...rs
Particularmente sou a favor do debate aberto sobre todo e qualquer tipo de assunto.Mas quando se inicia a ensinar o contrário de uma doutrina milenar nos bancos  da entidade que as promove,sinto algo de muito estranho no ar...
« Última modificação: 28 de Agosto de 2009, 22:58:22 por Memphis Belle »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!