Belle. por que no curso de teologia, se ensina a adorar justamente o deus objeto de estudo?
Isso não seria uma forma disfarçada, e desonesta, de tentar doutrinar pessoas a seguirem determinada vertente religiosa? E, ao se dar um status de "curso de nivel superior, ministrado por faculdades renomadas", angariar mais fieis "desavisados"?
A antropologia, até mesmo por não ter nenhum viés religioso, e nenhum objetivo de doutrinar ninguem a enxergar a grandeza de algum ser, supostamente, divino, não estaria melhor preparada para lidar com o estudo das religiões???
======================================
Você costuma nos acusar de intolerantes, nos acusa de não querer debater, de partir para a banalidade e gracinhas... mas reparo que você costuma fugir das perguntas que lhe fazem. Em outro topico, sobre jave e jesus, você saiu pela tangente, nesse aqui não se habilita a responder as questões de forma adequada... Portanto, quando seus comentarios começarem a ser tratados com indiferença, não pense que a culpa esteja nos outros.
Boa tarde Tupac.
Bem, respondendo a questão sobre eu sair pela tangente em outro tópico, quero esclarecer que estive vários dias fora do fórum, por estar engajada no II Seminario Internacional de Direitos Humanos , ocorrido aqui no Rio de Janeiro, UERJ, semana passada.Ainda não tive tempo hábil de retomar os debates.Porém às suas últimas perguntas eu respondi sim, ou você não leu minha resposta na página anterior ?
Agora respondendo suas novas questões, a 1ª sobre ensinar a adorar o deus objeto de estudo : O curso de teologia que fiz, quando então católica, foi justamente numa instituição religiosa e o normal a todos os cursos de teologia, sejam de quais igrejas forem é, infelizmente ensinar a doutrina e a adoração a esse mesmo deus , objeto de estudo.o porque é muito claro,é para arebanhar fiéis que por sua vez vão trabalhar e angariar de varios modos , fundo à esta instituição.As igrejas todas elas,sobrevivem desta forma, infelizmente,se alimentando da boa fé e crença das pessoas.Eis, justamente aí um dos motivos que eu acalento para não gostar do conceito de religião.
Em sua 2ª questão vc me pergunta sobre a igreja, ou melhor , o curso de teologia se prevalecer de tal intento a fim de convencer os desavisados a participarem de tal religião.Bem,é por isso mesmo.Que sentido haveria dar um ensino e não 'puxar' o aluno para sua religião( para eles, membros da igreja ).Eu não concordo com isso , antes, lamento como esclareci na questão acima.
Sobre a questão de que a antropologia seria mais adequada para ministrar o estudo teologico, penso que não, acabaria tendendo a incorrer os mesmos erros.Como está é bem melhor, mas esclarecedor,independente,visando e investigando o homem e sua necessidade de Deus e as diferentes ramificações de culto a estes deuses objeto de fe´e crença no mundo.
Espero que tenha respondido suas questões de forma adequada Tupac.Sobre eu os acusar de intolerantes e de tratarem em muitos tópicos, a fé de outros participantes com desrespeito e deboche,é verdade, mas não generalizei.Sei que aqui no fórum há pessoas capazes da discordância respeitosa, que sabem coabitar com as diferenaças.É bom que este meu pensar fique bem claro.
Paz e Bem,
Memphis Belle.