Autor Tópico: Para que serve o curso de Teologia?  (Lida 29908 vezes)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #75 Online: 11 de Novembro de 2008, 19:58:41 »
'Por irônia, posso concluir , que foi em parte este mesmo curso que me proporcionou as primeiras e elementares dúvidas sobre a raíz dos dogmas e doutrina da igreja católica.'

A Igreja romana rompeu com as suas práticas de intolerância de antigamente, mas os teólogos suspeitos de desvio doutrinal são, ainda hoje, sancionados ou condenados. Eram muitos no tempo de Pio XII — Henri de Lubac, Yves Congar, Marie-Dominique Chenu —, antes de serem reabilitados. Mais recentemente, os nomes de Hans Küng, de Leonardo Boff, de Eugen Drewerman fizeram correr muita tinta. A proibição do debate e da palavra e a penalização da dissidência teológica não têm, naturalmente, nada de comum com as épocas que precederam o Vaticano II (1962-65). Mas não deixam de parecer tanto mais estranhos quanto a Igreja Católica passou a fazer seu o combate pela afirmação dos direitos da consciência e da liberdade.

Em pleno final do século XX, o mesmo João Paulo II sanciona toda e qualquer dissidência no sistema de ensino e de produção teológica da sua Igreja. Ao fazê-lo, pensa estar a defender uma ortodoxia católica ameaçada, segundo ele, pelos desafios da modernidade, a que chama subjectivismo, individualismo, relativismo ético, absolutismo de uma liberdade incapaz de impor limites a si própria.

http://ocanto.esenviseu.net/inquisic.htm

Em pleno final do século XX, o mesmo João Paulo II sanciona toda e qualquer dissidência no sistema de ensino e de produção teológica da sua Igreja.
Entendes senhora minha?
Isto não pode ser considerado objeto de estudo!
Me parece que é apenas uma forma de disseminar conceitos.
Se continuásses neste caminho e fosses crítica, quão pouco valor te dariam.

Vamos aos deuses felizes,
Baco e Afrodite! ( sem estudá-los )

Abraços
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #76 Online: 11 de Novembro de 2008, 20:05:58 »
ahuahuahuahuahauhauh... não sabia desenhar corujas hauahuah... agora eu sei... thank you Dante

Tem a alternativa:

{Ô,Ô}
 |)___)
 -"-  -"-

Tem também o coelho:

(|_|)
(O.o)
(><)
Oh, rly?

(|_|)
(0.O)
(><)
ya, rly!

(|_|)
(¬.¬)
(><)
No, rly!

(|_|)
  (- .-)
<(    )>
yup! rly!

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #77 Online: 11 de Novembro de 2008, 20:08:16 »
ahuahuahuahuahauhauh... não sabia desenhar corujas hauahuah... agora eu sei... thank you Dante

Tem a alternativa:

{Ô,Ô}
 |)___)
 -"-  -"-

Tem também o coelho:

(|_|)
(O.o)
(><)
Oh, rly?

(|_|)
(0.O)
(><)
ya, rly!

(|_|)
(¬.¬)
(><)
No, rly!

(|_|)
  (- .-)
<(    )>
yup! rly!

Num tá interessado no curso de teologia naum?
Depois repete o ano e chora!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #78 Online: 11 de Novembro de 2008, 22:57:35 »

Entendes senhora minha?
Isto não pode ser considerado objeto de estudo!
Me parece que é apenas uma forma de disseminar conceitos.
Se continuásses neste caminho e fosses crítica, quão pouco valor te dariam.

Vamos aos deuses felizes,
Baco e Afrodite! ( sem estudá-los )

Abraços

Sim caríssimo, entendo perfeitamentea inutilidade de  estudar teologia, dentro das diretrizes impostas.Mas discordo quanto a dizer que a teologia não pode ser objeto de estudo.Porquanto a saber de fato de Deus é, passível de estudo a paixão que esta entidade superior  exerce na vida das pessoas de maneira geral: aos que crêem, a vontade de encontrar uma prova a fim de 'esfregar ' na cara dos céticos e aos que não crêem , fazer entender aos  deístas a impossibilidade dessa mesma entidade.Enfim...o que move o mundo são as paixões, o que move o estudo é a curiosidade nata do homem e seu desejo de provar sua vã razão.
Paz e Bem
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #79 Online: 12 de Novembro de 2008, 01:08:11 »
Eu vou montar um curso sobre Papai Noel!

Ele vai se chamar papainoelogia. E vai ser ministrado por faculdades, junto com o de fantasmologia [ops, teologia].

Pense em quantas pessoas foram influenciadas pelo mito do Pai Natal!

Pense em quantas crianças não ficaram decepcionadas quando descobriram que o Papai Noel não existia, e levaram essa frustração para suas idades adultas! Se tivessem continuado acreditando em Papai Noel, o mundo seria diferente!!!

Oquei, oquei. Falando sério agora. Se por um lado é interessante estudar mitos centrais das religiões, e um deles é o de um ou mais deuses, e isso possa informar muito sobre a perspectiva das pessoas que seguem aquela religião, vamos e venhamos que essas fac-esquina de teologia só servem para ensinar como fazer proselitismo eficientemente.
Latebra optima insania est.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #80 Online: 12 de Novembro de 2008, 01:12:40 »
Belle. por que no curso de teologia, se ensina a adorar justamente o deus objeto de estudo?

Isso não seria uma forma disfarçada, e desonesta, de tentar doutrinar pessoas a seguirem determinada vertente religiosa? E, ao se dar um status de "curso de nivel superior, ministrado por faculdades renomadas", angariar mais fieis "desavisados"?

A antropologia, até mesmo por não ter nenhum viés religioso, e nenhum objetivo de doutrinar ninguem a enxergar a grandeza de algum ser, supostamente, divino, não estaria melhor preparada para lidar com o estudo das religiões???

======================================
Você costuma nos acusar de intolerantes, nos acusa de não querer debater, de partir para a banalidade e gracinhas... mas reparo que você costuma fugir das perguntas que lhe fazem. Em outro topico, sobre jave e jesus, você saiu pela tangente, nesse aqui não se habilita a responder as questões de forma adequada... Portanto, quando seus comentarios começarem a ser tratados com indiferença, não pense que a culpa esteja nos outros.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 02:51:39 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #81 Online: 12 de Novembro de 2008, 12:06:42 »
Sim caríssimo, entendo perfeitamentea inutilidade de  estudar teologia, dentro das diretrizes impostas.Mas discordo quanto a dizer que a teologia não pode ser objeto de estudo.Porquanto a saber de fato de Deus é, passível de estudo a paixão que esta entidade superior  exerce na vida das pessoas de maneira geral: aos que crêem, a vontade de encontrar uma prova a fim de 'esfregar ' na cara dos céticos e aos que não crêem , fazer entender aos  deístas a impossibilidade dessa mesma entidade.Enfim...o que move o mundo são as paixões, o que move o estudo é a curiosidade nata do homem e seu desejo de provar sua vã razão.
Paz e Bem

Podemos interpretar a "paixão" de forma diversa e com outros instrumentos:
../forum/topic=17383.0.html
../forum/topic=17936.0.html

Abraço

p.s.: Ninguém mais que eu sabe que o que move o mundo é a paixão! ::)

« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 12:11:20 por Lordakner »

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #82 Online: 12 de Novembro de 2008, 13:41:35 »
Belle. por que no curso de teologia, se ensina a adorar justamente o deus objeto de estudo?

Isso não seria uma forma disfarçada, e desonesta, de tentar doutrinar pessoas a seguirem determinada vertente religiosa? E, ao se dar um status de "curso de nivel superior, ministrado por faculdades renomadas", angariar mais fieis "desavisados"?

A antropologia, até mesmo por não ter nenhum viés religioso, e nenhum objetivo de doutrinar ninguem a enxergar a grandeza de algum ser, supostamente, divino, não estaria melhor preparada para lidar com o estudo das religiões???

======================================
Você costuma nos acusar de intolerantes, nos acusa de não querer debater, de partir para a banalidade e gracinhas... mas reparo que você costuma fugir das perguntas que lhe fazem. Em outro topico, sobre jave e jesus, você saiu pela tangente, nesse aqui não se habilita a responder as questões de forma adequada... Portanto, quando seus comentarios começarem a ser tratados com indiferença, não pense que a culpa esteja nos outros.
Boa tarde Tupac.
Bem, respondendo  a questão sobre eu sair pela tangente em outro tópico, quero esclarecer que estive vários dias fora do fórum, por estar engajada no II Seminario Internacional de Direitos Humanos , ocorrido aqui no Rio de Janeiro, UERJ, semana passada.Ainda não tive tempo hábil de retomar os debates.Porém às suas  últimas perguntas eu respondi sim, ou você não leu minha resposta na página anterior ?
Agora respondendo suas novas questões, a 1ª sobre ensinar a adorar o deus objeto de estudo : O curso de teologia que fiz, quando então católica, foi justamente numa instituição religiosa e o normal a todos os cursos de teologia, sejam de quais igrejas forem é, infelizmente  ensinar a doutrina e a adoração a esse mesmo deus  , objeto de estudo.o porque é muito claro,é para arebanhar fiéis que por sua vez vão trabalhar e  angariar  de varios modos , fundo à esta instituição.As igrejas todas  elas,sobrevivem desta forma, infelizmente,se alimentando da boa fé e crença das pessoas.Eis, justamente aí  um dos motivos  que eu acalento  para não gostar do conceito de religião.
Em sua 2ª questão vc me pergunta sobre a igreja, ou melhor , o curso de teologia  se prevalecer de tal intento a fim de convencer os desavisados a  participarem de tal religião.Bem,é por isso mesmo.Que sentido haveria  dar um ensino e não 'puxar'  o aluno para sua religião( para eles, membros da igreja ).Eu não concordo com isso , antes, lamento como esclareci  na questão acima.
Sobre a questão de que a antropologia  seria mais adequada para ministrar  o estudo teologico, penso que não, acabaria tendendo a incorrer os mesmos erros.Como está é bem melhor, mas esclarecedor,independente,visando e  investigando o homem e sua necessidade de Deus e as diferentes ramificações de culto a estes deuses objeto de fe´e crença no mundo.
Espero que tenha respondido suas questões de forma adequada Tupac.Sobre eu os acusar de intolerantes e de tratarem em muitos tópicos, a fé de outros participantes com desrespeito e deboche,é verdade, mas não generalizei.Sei que aqui no fórum há pessoas capazes da discordância respeitosa, que sabem coabitar com as diferenaças.É bom que este meu pensar fique bem claro.
Paz e Bem,
Memphis Belle.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 13:54:24 por Memphis Belle »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #83 Online: 12 de Novembro de 2008, 13:53:04 »
Caro Lord, há de fato não só uma , mas várias interpretações  às paixões humanas.No que irá depender sobre qual é o  objeto de paixão, é uma das principais questões.Ainda aliada  ao grau de paixão, pois as paixões se movem  em vários graus, por difertentes motivações.Enfim, cada caso é um caso, cada paixão é única e sempre especial , enquanto paixão.
Paz e Bem,
Belle.
(Nelson Mandela)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #84 Online: 12 de Novembro de 2008, 16:24:47 »
Sobre a questão de que a antropologia  seria mais adequada para ministrar  o estudo teologico
Nada falei sobre antropologia ministrar "cursos" teologicos.
O que eu quis dizer foi sobre a antropologia ser mais indicada para o estudo das religiões. Coisa que nem de perto a teologia consegue, uma vez que o intuito é doutrinar e não ensinar com fatos e imparcialidade.

Essa sua reposta me foi satisfatória. Algumas anteriores não. Por isso fiz referencia ao seu modo de agir. Mas se continuar solicita igual foi nessa ultima mensagem, então retirarei o que disse, com muito prazer.
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #85 Online: 12 de Novembro de 2008, 16:27:39 »
Sobre a questão de que a antropologia  seria mais adequada para ministrar  o estudo teologico
O que eu quis dizer foi sobre a antropologia ser mais indicada para o estudo das religiões. Coisa que nem de perto a teologia consegue, uma vez que o intuito é doutrinar e não ensinar com fatos e imparcialidade.

Essa sua reposta me foi satisfatória. Algumas anteriores não. Por isso fiz referencia ao seu modo de agir. Mas se continuar solicita igual foi nessa ultima mensagem, então retirarei o que disse, com muito prazer.

Ainda me parece caso de Psiquiatria também. (sério )

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #86 Online: 12 de Novembro de 2008, 16:42:39 »
Alguns fenômenos religiosos são de fato assunto de estudo da psicopatologia, e, suponho, da psiquiatria também.

O problema é que não se consegue falar muito abertamente a respeito, há muitos tabus sociais.  Veja a dificuldade que é falar sobre Espiritismo, por exemplo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #87 Online: 13 de Novembro de 2008, 00:10:24 »

Boa noite  Tupac, fico feliz que minha resposta tenha sido satisfatória a você. Mas nunca solícita, entenda bem a diferença, se é que é possível.
Paz e Bem,
Belle.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #88 Online: 13 de Novembro de 2008, 00:15:33 »
Alguns fenômenos religiosos são de fato assunto de estudo da psicopatologia, e, suponho, da psiquiatria também.

O problema é que não se consegue falar muito abertamente a respeito, há muitos tabus sociais.  Veja a dificuldade que é falar sobre Espiritismo, por exemplo.
Igreja universal e semelhantes, idem  Luis.Mas quanto aos tabus,estes são para serem expostos mesmos. É a única maneira, se não de eliminá-los, mas para torná-los  menos tabus.E se os contrários a isto não  se manifestarem...Bem, não imagino como, mas  não há nada tão ruim que não possa piorar.
Paz e bem,
Belle.
(Nelson Mandela)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #89 Online: 13 de Novembro de 2008, 00:29:00 »

Estás a falar do espiritismo, Luis?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #90 Online: 13 de Novembro de 2008, 01:13:17 »

Estás a falar do espiritismo, Luis?

Com certeza.  Mas não pense que é só no espiritismo que há esses rituais de esquizofrenia assistida, Dante.  Além de outras religiões animistas como o Shamanismo (que não é tão difícil de encontrar nos centros urbanos brasileiros quanto parece à primeira vista), a Umbanda e o Candomblé, situações muito parecidas (pelo menos do ponto de vista fisiológico e psiquiátrico) acontecem também em ritos neopentecostais e em muitas outras crenças.

Aliás, é interessante o quanto de aspectos inclusive psicosexuais extravasa em situações de êxtase religioso.  Em alguns momentos parece mais com cultura BDSM do que com qualquer outra coisa, sem exagero.  Há casos documentados de gente se colocando de quatro e pedindo que algum tipo de entidade espiritual "venha", por exemplo.  Não é à toa que se fala em "cavalos".

Uma outra situação que até certo ponto tem características desse quadro também é a das Kumaris que andamos discutindo aqui um mês ou dois atrás.  Pensando bem, religiosidade é algo que deveria ter algum tipo de acompanhamento externo, assim como a psicanálise por exemplo tem.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #91 Online: 13 de Novembro de 2008, 10:02:31 »
Como passatempo, é melhor que palavras cruzadas?? :biglol:

Eu particularmente, prefiro as palavras cruzadas...
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #92 Online: 13 de Novembro de 2008, 10:08:32 »
Aliás, é interessante o quanto de aspectos inclusive psicosexuais extravasa em situações de êxtase religioso.  Em alguns momentos parece mais com cultura BDSM do que com qualquer outra coisa, sem exagero.  Há casos documentados de gente se colocando de quatro e pedindo que algum tipo de entidade espiritual "venha", por exemplo.  Não é à toa que se fala em "cavalos".

Eu duvido da sua palavra, Luis Dantas.

Manda essa documentação por MP para mim, eu quero fazer uma análise... ::)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #93 Online: 13 de Novembro de 2008, 10:19:51 »
Bem, eu creio que há cursos e cursos de teologia.

Há onde os pastores, padres, sacerdotes, rabinos, pais-de-santo, etc, etc fazem, que são em institutos criados pelas próprias denominações às quais pertecem. Esse curso, de suas denominações NÃO É RECONHECIDO PELO MEC.

Lá eles vão aprender o necessário para tornarem-se líderes de suas denominações. Nada mais justo, são cursos deles, para levar adiante sua fé. Instituições criadas com seu dinheiro próprio, pago por eles, sem intervenção ou sustento do Estado. Nada de errado não?

E há os cursos reconhecidos pelo MEC. Que eu particularmente não tenho a menor idéia para que sirvam, sendo que o que eu fiz foi para me tornar pastor, fiz de um seminário de minha instituição.

Os cursos reconhecidos pelo MEC são fornecidos em escolas particulares. Eles procuraram atingir os milhares de pastores participantes de instituições que não possuem seminário, ou daqueles que querem dizer terem feito um curso superior. Belo jeito de se ganhar grana...

abraços

* Curiosidade. O primeiro curso de teologia reconhecido pelo MEC no Brasil foi de umbanda.

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #94 Online: 13 de Novembro de 2008, 10:31:28 »
Boa noite  Tupac, fico feliz que minha resposta tenha sido satisfatória a você. Mas nunca solícita, entenda bem a diferença, se é que é possível.
Paz e Bem,
Belle.
Não entendi, pode explicar???
 - Carl Sagan

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #95 Online: 13 de Novembro de 2008, 10:36:49 »
Bem, eu creio que há cursos e cursos de teologia.
Há onde os pastores, padres, sacerdotes, rabinos, pais-de-santo, etc, etc fazem, que são em institutos criados pelas próprias denominações às quais pertecem. Esse curso, de suas denominações NÃO É RECONHECIDO PELO MEC.
Lá eles vão aprender o necessário para tornarem-se líderes de suas denominações. Nada mais justo, são cursos deles, para levar adiante sua fé. Instituições criadas com seu dinheiro próprio, pago por eles, sem intervenção ou sustento do Estado. Nada de errado não?
E há os cursos reconhecidos pelo MEC. Que eu particularmente não tenho a menor idéia para que sirvam, sendo que o que eu fiz foi para me tornar pastor, fiz de um seminário de minha instituição.

Os cursos reconhecidos pelo MEC são fornecidos em escolas particulares. Eles procuraram atingir os milhares de pastores participantes de instituições que não possuem seminário, ou daqueles que querem dizer terem feito um curso superior. Belo jeito de se ganhar grana...

abraços

* Curiosidade. O primeiro curso de teologia reconhecido pelo MEC no Brasil foi de umbanda.

Discordo somente da questão de  "Dinheiro próprio".
Prefiro "Dinheiro tosquiado das ovelhas" e não declarado ao IR!
É mais uma forma de pressionar nas campanhas etc.
E O MEC devia se preocupar com outras coisas.
Abraço
« Última modificação: 13 de Novembro de 2008, 11:33:22 por Lordakner »

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #96 Online: 13 de Novembro de 2008, 11:25:37 »
Citação de: Luis Dantas

A dificuldade está apenas na sua cabeça Sr. Luis Dantas.
Veja, falar sobre espiritismo é fácil!  :ok:
Diga-me, qual a dificuldade que o Senhor tem? Seria difícil para o Senhor respeitar a forma de pensar de um espírita?  :hein: Ou, os absurdos que alguns espíritas fazem com o conhecimento adquirido?  :enjoo: Hummm, a arrogância espírita?  :nojo:
Fique tranqüilo então, isto é fácil de resolver Senhor Luis! Algumas dicas ajudam, como mudar um pouco sobre uma possível má impressão adquirida e, principal, não generalizar! Isto já facilita em muito as coisas. Um abraço!  :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #97 Online: 13 de Novembro de 2008, 11:38:07 »

Detesto generalizações.

E O MEC devia se preocupar com outras coisas.
Abraço

Concordo.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #98 Online: 13 de Novembro de 2008, 11:53:54 »
Detesto generalizações.

Sem problemas.
Eu especifico!

Igreja Universal é obrigada a devolver dízimo de fiel em Minas Gerais
Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte

"A Igreja Universal do Reino de Deus em Belo Horizonte foi condenada a devolver valores destinados à congregação desde 1996, em valores ainda a serem apurados na liquidação da sentença, e ainda ressarcir um homem em R$ 5.000 por danos morais. Segundo o TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), o fiel foi considerado incapaz de tomar decisões por conta própria."
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/08/21//ult5772u630.jhtm

ARTIGO: Julho, mês do Dízimo
Artigos, Formação | 8 de julho de 2008

por Stênio Ferraz Macário

Durante todo o mês de julho, a Arquidiocese de Vitória da Conquista celebra o Mês do Dízimo. É um tempo especial, marcado por uma programação específica com o objetivo de despertar todos os fiéis da arquidiocese para a consciência de que somos membros de uma comunidade e, portanto, temos uma responsabilidade frente a ela.
http://www.pastoraldacrisma.com.br/formacao/artigo-julho-mes-do-dizimo/

Se você puder, imprima ou reserve um tempo para a leitura do artigo abaixo. Nele você encontra importantes orientações sobre o DÍZIMO!
http://sjb.arquifloripa.org.br/dizimo.shtml

http://www.adventistas-bereanos.com.br/2007abril/oimpostoderendaversusoimpostododizimo.htm

Etc.Etc.Etc.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #99 Online: 13 de Novembro de 2008, 13:42:02 »
Uma outra situação que até certo ponto tem características desse quadro também é a das Kumaris que andamos discutindo aqui um mês ou dois atrás.  Pensando bem, religiosidade é algo que deveria ter algum tipo de acompanhamento externo, assim como a psicanálise por exemplo tem.

Caríssimo Luis, não seria isso um novo modo de cercear a liberdade religiosa?
Paz e bem,
Memphis Belle.

« Última modificação: 13 de Novembro de 2008, 14:09:09 por Memphis Belle »
(Nelson Mandela)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!