Autor Tópico: Para que serve o curso de Teologia?  (Lida 29909 vezes)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #100 Online: 13 de Novembro de 2008, 13:50:52 »
Boa noite  Tupac, fico feliz que minha resposta tenha sido satisfatória a você. Mas nunca solícita, entenda bem a diferença, se é que é possível.
Paz e Bem,
Belle.
Não entendi, pode explicar???

Não sou uma pessoa solícita. Sou educadora, esclarecedora por natureza, mas nunca solícita. Não gosto dessa expressão, soa piegas e ainda é empregada geralmente à manobra das massas. Creio que há outras expressões para se empregar a boa vontade das pessoas, sem que faça eco aos tais pressupostos.
Paz e Bem,
Memphis Belle.

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #101 Online: 13 de Novembro de 2008, 17:43:33 »
segundo meu dicionario, solicito é alguem cuidadoso, diligente, prestimoso, prestativo.

Foi com essa intenção que eu me expressei...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #102 Online: 13 de Novembro de 2008, 20:27:18 »
segundo meu dicionario, solicito é alguem cuidadoso, diligente, prestimoso, prestativo.

Foi com essa intenção que eu me expressei...
Ah! Mas de modo algum insinuei que você deu outro entender à palavra.Sou eu quem não gosta dela e não me atenho somente a sinônimos, mas a conjunturas socioculturais e populares também.Então sem problemas , caríssimo.
Paz e bem,
Memphis Belle.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2008, 14:11:47 por Memphis Belle »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #103 Online: 13 de Novembro de 2008, 22:40:36 »
Ok...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #104 Online: 13 de Novembro de 2008, 22:51:19 »
Cuidado para não desconstruirem seu discurso, Tupac.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #105 Online: 14 de Novembro de 2008, 01:37:28 »
Citação de: Luis Dantas
O problema é que não se consegue falar muito abertamente a respeito, há muitos tabus sociais.  Veja a dificuldade que é falar sobre Espiritismo, por exemplo.

A dificuldade está apenas na sua cabeça Sr. Luis Dantas.
Veja, falar sobre espiritismo é fácil!  :ok:

Me engana que eu gosto, Correio :)

Diga-me, qual a dificuldade que o Senhor tem? Seria difícil para o Senhor respeitar a forma de pensar de um espírita?  :hein:

De fato, é exatamente isso.  O espírita típico tem uma forma de pensar difícil de respeitar.

Ou, os absurdos que alguns espíritas fazem com o conhecimento adquirido?  :enjoo: Hummm, a arrogância espírita?  :nojo:
Fique tranqüilo então, isto é fácil de resolver Senhor Luis! Algumas dicas ajudam, como mudar um pouco sobre uma possível má impressão adquirida e, principal, não generalizar! Isto já facilita em muito as coisas. Um abraço!  :)

Não, obrigado.  Eu prefiro continuar denunciando a podridão quando a vejo :)

Voltando ao assunto original, o motivo por que citei o Espiritismo é claro: espíritas não sabem aceitar críticas ou mesmo questionamentos.  E como o Q nos mostrou meses atrás, caem facilmente na paranóia defensiva.

Nada mais natural, quando se vê a Doutrina.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2008, 01:42:55 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #106 Online: 14 de Novembro de 2008, 01:38:57 »
Uma outra situação que até certo ponto tem características desse quadro também é a das Kumaris que andamos discutindo aqui um mês ou dois atrás.  Pensando bem, religiosidade é algo que deveria ter algum tipo de acompanhamento externo, assim como a psicanálise por exemplo tem.

Caríssimo Luis, não seria isso um novo modo de cercear a liberdade religiosa?
Paz e bem,
Memphis Belle.

Sim.  O que só é um problema quando se parte do princípio de que essa liberdade deva ser suprema.  Essa, obviamente, é uma falsa premissa.

Além do que, uma religião que precisa se esconder do mundo só pode estar mal das pernas mesmo.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2008, 01:40:58 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #107 Online: 14 de Novembro de 2008, 11:39:31 »
hehe... não é tão facil... hehe
 - Carl Sagan

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #108 Online: 14 de Novembro de 2008, 11:42:50 »

Tarde demais, ele deu brocha e já era. Logo ele pertencerá a Cristo. ::)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #109 Online: 14 de Novembro de 2008, 14:38:35 »
Uma outra situação que até certo ponto tem características desse quadro também é a das Kumaris que andamos discutindo aqui um mês ou dois atrás.  Pensando bem, religiosidade é algo que deveria ter algum tipo de acompanhamento externo, assim como a psicanálise por exemplo tem.

Paz e bem,
Memphis Belle.

Sim.  O que só é um problema quando se parte do princípio de que essa liberdade deva ser suprema.  Essa, obviamente, é uma falsa premissa.

Além do que, uma religião que precisa se esconder do mundo só pode estar mal das pernas mesmo.

Você não sugeriu nenhuma religião em especial, falou antes, em religiosidade, certo? E ainda assim, mesmo que na religião escolhida por quem quer que seja esta pessoa é livre tanto para tê-la escolhido, como para sair de tal instituição. O acompanhamento sugerido pelo colega, não me parece outra coisa, de fato, que não somente um cerceamento de tal liberdade suprema, a que você mesmo fez menção.
Paz e Bem,
Memphis Belle.

(Nelson Mandela)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #110 Online: 14 de Novembro de 2008, 15:29:04 »

Paz e bem,
Memphis Belle.

Você não sugeriu nenhuma religião em especial, falou antes, em religiosidade, certo? E ainda assim, mesmo que na religião escolhida por quem quer que seja esta pessoa é livre tanto para tê-la escolhido, como para sair de tal instituição. O acompanhamento sugerido pelo colega, não me parece outra coisa, de fato, que não somente um cerceamento de tal liberdade suprema, a que você mesmo fez menção.
Paz e Bem,
Memphis Belle.

Belle,

Mas quando em criança, de 4, 5 anos a pessoa é levada a apreender os dogmas da religião X ou Y falar de "liberdade" fica um pouco abstrato. Não é como escolher uma roupa, quando te dão opções.
   Abandonar a religião também é complicado.

Bj.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #111 Online: 14 de Novembro de 2008, 22:54:14 »
Doutrinação infantil encrua de tal maneira a religião X na criança, que mesmo depois de adulta, conhecendo as opções e sendo relativamente inteligente, fica díficil de sair.

Tenho um amigo que é assim.
Um cara inteligente, trabalha numa grande empresa, ganha bem e etc, mas quando se trata desse assunto não tem dialogo.
Por mais que se seja apontada as fálacias da religião X, é extramente complicado de entender.
Talvez ele pense que algo que acreditou durante toda a vida seja uma fraude e assim venha a perder seu "chão".
Até imputa na fé a causa de seu sucesso profissional.
Por isso esse papo de "religão escolhida" e "é livre para sair dela" não é algo tão simples assim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #112 Online: 15 de Novembro de 2008, 05:33:22 »
Você não sugeriu nenhuma religião em especial, falou antes, em religiosidade, certo?

Certo!

E ainda assim, mesmo que na religião escolhida por quem quer que seja esta pessoa é livre tanto para tê-la escolhido, como para sair de tal instituição. O acompanhamento sugerido pelo colega, não me parece outra coisa, de fato, que não somente um cerceamento de tal liberdade suprema, a que você mesmo fez menção.

Acontece, cara-pálida, que esse seu comentário nada tem a ver com o que eu disse.  So much for "não me parece outra coisa".  E se você não conseguiu entender, eu não aceito que liberdade religiosa seja suprema.  Essa para mim é uma idéia absurda.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 15 de Novembro de 2008, 08:16:06 »
Doutrinação infantil encrua de tal maneira a religião X na criança, que mesmo depois de adulta, conhecendo as opções e sendo relativamente inteligente, fica díficil de sair.

Tenho um amigo que é assim.
Um cara inteligente, trabalha numa grande empresa, ganha bem e etc, mas quando se trata desse assunto não tem dialogo.
Por mais que se seja apontada as fálacias da religião X, é extramente complicado de entender.
Talvez ele pense que algo que acreditou durante toda a vida seja uma fraude e assim venha a perder seu "chão".
Até imputa na fé a causa de seu sucesso profissional.
Por isso esse papo de "religão escolhida" e "é livre para sair dela" não é algo tão simples assim.

Concordo. Na verdade na maioria dos casos não somos nós que escolhemos a nossa religião, são nossos pais que escolhem pra gente. E realmente depois não é fácil renegar ou pelo menos questionar (já que a maioria das religiões não se sustenta quando questionada) uma coisa que você foi condicionado a acreditar a vida toda. Há quem consiga, mas há também quem fique "preso" a isto mesmo percebendo os absurdos pelos cantos dos olhos.

"Deus prefere os ateus"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #114 Online: 15 de Novembro de 2008, 10:34:26 »
Quando fiz um semestre de Antropologia eu soube que muitos antropólogos acabam adotando as crenças locais quando passam períodos prolongados em uma comunidade indígena.  Não é propriamente que deixem de ter as convicções anteriores; o que acontece é que a dinâmica social envolve de tal forma que fica difícil não acreditar instintivamente no mesmo que o resto de tribo.  Algo similar ao que acontece quando se discute futebol, suponho.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 15 de Novembro de 2008, 12:17:05 »
Quando fiz um semestre de Antropologia eu soube que muitos antropólogos acabam adotando as crenças locais quando passam períodos prolongados em uma comunidade indígena.  Não é propriamente que deixem de ter as convicções anteriores; o que acontece é que a dinâmica social envolve de tal forma que fica difícil não acreditar instintivamente no mesmo que o resto de tribo.  Algo similar ao que acontece quando se discute futebol, suponho.

Que legal, os antropólogos são uma tema interessante de estudo para a Antropologia :biglol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #116 Online: 15 de Novembro de 2008, 12:37:50 »
São mesmo.  Acho que eles concordariam.  De fato, em muitos sentidos eles são seu próprio objeto de estudo.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 16 de Novembro de 2008, 07:56:03 »
Eles inventam cada palavra difícil!
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #118 Online: 16 de Novembro de 2008, 10:54:14 »
   Mas quando em criança, de 4, 5 anos a pessoa é levada a apreender os dogmas da religião X ou Y falar de "liberdade" fica um pouco abstrato. Não é como escolher uma roupa, quando te dão opções.
   Abandonar a religião também é complicado.

Bj.
Um nem tão em off assim: lembro de uma vez ter visto uma reportagem sobre "como fazer seu filho torcer ao mesmo time que o seu". Você arruma umas duas ou três camisas diferentes do seu time, e fala pra ele, ainda bem novo "ó meu filho, time é coisa pra vida inteira, escolha uma das camisas!"

A criança fica na ilusão de escolha, mas a escolha é do tipo "você quer 6, 12/2 ou 18/3???"

A mesma coisa é com a doutrinação. "Você pode escolher orar ou ir pro inferno" --- mas ei, essas são as duas opões mais cretinas de uma miríade de posições!
Latebra optima insania est.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #119 Online: 17 de Novembro de 2008, 08:38:42 »

Um nem tão em off assim: lembro de uma vez ter visto uma reportagem sobre "como fazer seu filho torcer ao mesmo time que o seu". Você arruma umas duas ou três camisas diferentes do seu time, e fala pra ele, ainda bem novo "ó meu filho, time é coisa pra vida inteira, escolha uma das camisas!"

A criança fica na ilusão de escolha, mas a escolha é do tipo "você quer 6, 12/2 ou 18/3???"

A mesma coisa é com a doutrinação. "Você pode escolher orar ou ir pro inferno" --- mas ei, essas são as duas opões mais cretinas de uma miríade de posições!

Sempre me incomodou pressão sobre crianças.`Por isso fiquei tão P. quando assisti Jesus Camp.
Acho que levar um menino de 3, 4 anos para uma sessão de  desacarrego é coisa de Juizado de Menores e Ministério Público!

Abraço
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #120 Online: 17 de Novembro de 2008, 09:24:28 »

Sempre me incomodou pressão sobre crianças.`Por isso fiquei tão P. quando assisti Jesus Camp.
Acho que levar um menino de 3, 4 anos para uma sessão de  desacarrego é coisa de Juizado de Menores e Ministério Público!

Abraço

2
Criancas nao tem discernimento e nem maturidade para entender o que se passa ali.

Alias acho que religiao deveria ser um assunto a se tocar apenas depois de uns 12 ou 15 anos de idade.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #121 Online: 17 de Novembro de 2008, 09:25:28 »
3

Só não acho possível ou recomendável evitar o assunto religião.  O que pega é essa pressão toda.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #122 Online: 17 de Novembro de 2008, 09:38:27 »
3

Só não acho possível ou recomendável evitar o assunto religião.  O que pega é essa pressão toda.

Eu creci sem religião. Tirando as piadinhas que sei que virão, não me dei mal. Meu filho estuda em colégio católico ( Por falta de colégio laico satisfatório nas proximidades ) e queriam imputar-lhe a noção de pecado para que pudesse fazer a primeira comunhão! É dose!

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #123 Online: 17 de Novembro de 2008, 10:19:45 »
E como é seu filho em relação a religião lorde? sua esposa é atéia também?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #124 Online: 17 de Novembro de 2008, 10:22:03 »
E como é seu filho em relação a religião lorde? sua esposa é atéia também?

O Guri não tem religião. A mãe é católica não praticante. Nem liga. Meu sogro é mais ateu do que eu. Sou o genro predileto dele!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!