Autor Tópico: Para que serve o curso de Teologia?  (Lida 29910 vezes)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: Para que serve o curso de Teologia?
« Resposta #125 Online: 18 de Novembro de 2008, 10:11:57 »
Citação de: Luis Dantas
De fato, é exatamente isso.  O espírita típico tem uma forma de pensar difícil de respeitar.

Exatamente o que eu precisava saber. Obrigado Senhor Luis Dantas.

:)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #126 Online: 18 de Novembro de 2008, 18:10:22 »
De fato, é exatamente isso.  O espírita típico tem uma forma de pensar difícil de respeitar.

Nem chega perto de outras formas que ando vendo em uns topicos por ai.
Perto delas o espiritismo é fichinha.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #127 Online: 19 de Novembro de 2008, 08:14:27 »
O espiritismo não tem tanto espaço para variação e raciocínio lúcido, Fenrir.  Há doidos notáveis em outras crenças, com certeza.  Mas pela doutrina em si (ainda mais uma tão recente) não há mais do que uma meia dúzia de concorrentes para o Espiritismo no quesito insanidade nociva.

Consequência direta de uma filosofia que busca respostas convenientes e mente continuamente para si própria para alcançá-las.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #128 Online: 19 de Novembro de 2008, 09:05:46 »

Impressão minha ou você estava buscando um pretexto para afirmar que eu sou um "obsediado" que "não quer ver a luz"? :)

É o que geralmente acontece (mas não é dito na minha frente) quando eu mostro que não tenho interesse em valorizar a busca por um consolador que orienta o Espiritismo.

E de fato, não tenho mesmo, faço questão de não ter.  Eu sei o preço que se paga por esse tipo de busca: o abandono da razão, a agressão ao caráter e a renúncia à honestidade moral e intelectual em prol de uma cultura de vaidade dissimulada e fuga para dentro das próprias convicções.

Quem espera que eu tenha simpatia por essa busca perde seu tempo e corre o risco de me ofender.  Eu tenho meus critérios, afinal de contas.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 09:10:05 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #129 Online: 19 de Novembro de 2008, 10:37:34 »
Impressão minha ou você estava buscando um pretexto para afirmar que eu sou um "obsediado" que "não quer ver a luz"?

Senhor Luis, não me ofenda, por favor. Por um acaso demonstrei um comportamento tão idiota assim?  :(
Meu intuito é apenas conhece-lo melhor, não julga-lo! Eu me satisfiz com sua resposta porque fecha com aquilo que suspeitava, nada mais!
Faço o possível para manter um bom dialogo, isto é importante para mim.

Abraço fraternal  :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #130 Online: 19 de Novembro de 2008, 12:18:16 »
Você disse que conseguiu saber o que "precisava", estou supondo o que seja.  Só isso.

Além do que, eu tenho experiência com argumentação espírita.  Ela costuma ser previsível, ao mesmo tempo que não expressa muito do que tem a dizer.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #131 Online: 19 de Novembro de 2008, 14:43:31 »
Uma outra situação que até certo ponto tem características desse quadro também é a das Kumaris que andamos discutindo aqui um mês ou dois atrás.  Pensando bem, religiosidade é algo que deveria ter algum tipo de acompanhamento externo, assim como a psicanálise por exemplo tem.

Caríssimo Luis, não seria isso um novo modo de cercear a liberdade religiosa?
Paz e bem,
Memphis Belle.

Sim.  O que só é um problema quando se parte do princípio de que essa liberdade deva ser suprema.  Essa, obviamente, é uma falsa premissa.

Além do que, uma religião que precisa se esconder do mundo só pode estar mal das pernas mesmo.

Você não sugeriu nenhuma religião em especial, falou antes, em religiosidade, certo? E ainda assim, mesmo que na religião escolhida por quem quer que seja esta pessoa é livre tanto para tê-la escolhido, como para sair de tal instituição. O acompanhamento sugerido pelo colega, não me parece outra coisa, de fato, que não somente um cerceamento de tal liberdade suprema, a que você mesmo fez menção.
Paz e Bem,
Memphis Belle.

Belle,

Mas quando em criança, de 4, 5 anos a pessoa é levada a apreender os dogmas da religião X ou Y falar de "liberdade" fica um pouco abstrato. Não é como escolher uma roupa, quando te dão opções.
   Abandonar a religião também é complicado.

Bj.

Lord, eu não defendi  religião alguma, até porque não concordo com elas.Falei simplesmente sobre a liberdade de se poder escolher seguir o que  quiser, mesmo que a meus olhos isso seja errado.Mas aí então residirá a  tal liberdade suprema , citada por nosso colega Luis Dantas.
Beijo,
Memphis Belle.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #132 Online: 19 de Novembro de 2008, 14:49:03 »
Doutrinação infantil encrua de tal maneira a religião X na criança, que mesmo depois de adulta, conhecendo as opções e sendo relativamente inteligente, fica díficil de sair.

Tenho um amigo que é assim.
Um cara inteligente, trabalha numa grande empresa, ganha bem e etc, mas quando se trata desse assunto não tem dialogo.
Por mais que se seja apontada as fálacias da religião X, é extramente complicado de entender.
Talvez ele pense que algo que acreditou durante toda a vida seja uma fraude e assim venha a perder seu "chão".
Até imputa na fé a causa de seu sucesso profissional.
Por isso esse papo de "religão escolhida" e "é livre para sair dela" não é algo tão simples assim.
Concordo com você, mas ainda assim posso dizer que a liberdade dos pais ( pois estes  tem a liberdade de criar seus filhos dentro do que acham certo )é uma liberdade suprema.Ao tornarem-se adultos, como eu mesma fiz,podem escolher o que fazer de suas vidas em  todos os aspectos, podem continuar nesse meio religioso ou não.
Paz e Bem,
Memphis Belle.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #133 Online: 19 de Novembro de 2008, 14:53:22 »
Você não sugeriu nenhuma religião em especial, falou antes, em religiosidade, certo?

Certo!

E ainda assim, mesmo que na religião escolhida por quem quer que seja esta pessoa é livre tanto para tê-la escolhido, como para sair de tal instituição. O acompanhamento sugerido pelo colega, não me parece outra coisa, de fato, que não somente um cerceamento de tal liberdade suprema, a que você mesmo fez menção.

Acontece, cara-pálida, que esse seu comentário nada tem a ver com o que eu disse.  So much for "não me parece outra coisa".  E se você não conseguiu entender, eu não aceito que liberdade religiosa seja suprema.  Essa para mim é uma idéia absurda.

Se a seu ver poder escolher a religião, ou ser agnóstico, ou mesmo ateu, assim como você  não é um aspecto da liberdade suprema, o que seria a seu ver Luis? Que todos  fossem obrigados a ser ateus ou ter uma única religião ?Não  entendi de fato o pensamento do colega ( cara pálida ) !
Paz e Bem,
Memphis Belle.
(Nelson Mandela)

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #134 Online: 19 de Novembro de 2008, 15:21:26 »
Concordo com você, mas ainda assim posso dizer que a liberdade dos pais ( pois estes  tem a liberdade de criar seus filhos dentro do que acham certo )é uma liberdade suprema.Ao tornarem-se adultos, como eu mesma fiz,podem escolher o que fazer de suas vidas em  todos os aspectos, podem continuar nesse meio religioso ou não.
Paz e Bem,
Memphis Belle.

Discordo totalmente.
Nenhum pai tem direito de imputar em seu filho qualquer religão que seja (ou até uma inventada por ele), por mais liberdade que isso possa parecer.
Crianças só deveriam ter contato com esse tipo de pensamento, no mínimo, apartir dos 12~14 anos.
Antes disso, a criança absorve como uma esponja tudo que lhe é passado, seja uma coisa "boa" ou "ruim".

Os mitos inovensivos com o Papai Noel, coelho da pascoa, cegonha e etc, são todos desmentidos quando a criança chega nessa idade (ou até antes), mas o mito dogmático da religão não.
Ele persiste e é constantemente reforçado, caso a família seja de religião X.

Deveria ser dada a criança, primeiramente, sempre, a explicação não sobrenatural sobre esse tipo de assunto, e apartir disso caso ela se interesse, não há problema em lhe mostrar a religião X.
Quando ocorre o inverso, o problema é grande. Como eu mesmo disse sobre meu amigo, não é fácil escapar da religão X.

Vale a leitura desse artigo http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/dawkins_virusmind.htm , onde Dawkins explica como a religião é um "vírus", que vai sendo "copiado" de geração em geração, e isso começa quando criança.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 15:23:42 por guicn »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #135 Online: 19 de Novembro de 2008, 15:29:15 »

Crianças só deveriam ter contato com esse tipo de pensamento, no mínimo, apartir dos 12~14 anos.

falou e disse, no resto!

Só que nesse caso os pais, por honestidade, deveriam falar de todas as religiões e da possibiliadde de não se adotar nenhuma. Isso jamais acontece!
« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 15:32:18 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #136 Online: 19 de Novembro de 2008, 16:39:40 »
Lord, eu não defendi  religião alguma, até porque não concordo com elas.Falei simplesmente sobre a liberdade de se poder escolher seguir o que  quiser, mesmo que a meus olhos isso seja errado.Mas aí então residirá a  tal liberdade suprema , citada por nosso colega Luis Dantas.

Citada no contexto de afirmar que não a considero aceitável enquanto idéia.  A liberdade de escolha de credo não é suprema.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #137 Online: 19 de Novembro de 2008, 16:40:54 »
Doutrinação infantil encrua de tal maneira a religião X na criança, que mesmo depois de adulta, conhecendo as opções e sendo relativamente inteligente, fica díficil de sair.

Tenho um amigo que é assim.
Um cara inteligente, trabalha numa grande empresa, ganha bem e etc, mas quando se trata desse assunto não tem dialogo.
Por mais que se seja apontada as fálacias da religião X, é extramente complicado de entender.
Talvez ele pense que algo que acreditou durante toda a vida seja uma fraude e assim venha a perder seu "chão".
Até imputa na fé a causa de seu sucesso profissional.
Por isso esse papo de "religão escolhida" e "é livre para sair dela" não é algo tão simples assim.
Paz e Bem,
Memphis Belle.

Suprema uma vírgula.  Muito pelo contrário, não é suficientemente supervisionada pela sociedade ainda.  Você sabe que é para isso que existe o Estatuto da Criança e do Adolescente, não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #138 Online: 19 de Novembro de 2008, 16:42:26 »
Se a seu ver poder escolher a religião, ou ser agnóstico, ou mesmo ateu, assim como você  não é um aspecto da liberdade suprema, o que seria a seu ver Luis? Que todos  fossem obrigados a ser ateus ou ter uma única religião ?Não  entendi de fato o pensamento do colega ( cara pálida ) !

Percebo que não.  O que eu penso é que existem direitos mais importantes e com primazia sobre o de prática religiosa, simples assim.  A liberdade religiosa não apenas não é suprema, como também não se pode legitimamente propor que venha a ser.

Offline kill you

• Nível 01
  • *
« Resposta #139 Online: 05 de Dezembro de 2008, 00:28:09 »
Na verdade é um curso bem interessante, se feito em um lugar bom.
Passa por historia, filosofia e antropologia.

Alguns deles não possuem envolvimento com nenhuma instituição religiosa, mas é fato que se você entrar lá o que mais vai ver é religioso.

É um curso bom, mas área de trabalho só na extorsão de um templo mesmo ou dando aulas de teologia.

Até alguns ateus fazem teologia como curso complementar ou só por prazer de estudo mesmo, saber das teorias e idéias dos “padres filósofos”

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #140 Online: 05 de Dezembro de 2008, 09:35:59 »

Alguns deles não possuem envolvimento com nenhuma instituição religiosa, mas é fato que se você entrar lá o que mais vai ver é religioso.

É um curso bom, mas área de trabalho só na extorsão de um templo mesmo ou dando aulas de teologia.

Até alguns ateus fazem teologia como curso complementar ou só por prazer de estudo mesmo, saber das teorias e idéias dos “padres filósofos”

Sim,
e ha teorias dos padres filosofos que mereceriam ser estudadas mesmo pelo ateu mais empedernido, pois ao tentar explicar racionalmente certos dogmas, os padres tiveram, muitas vezes, que enveredar por certas linhas de pensamento bem interessantes que envolvem logica, paradoxos, tempo, espaco e outras coisas que filosofos, cientistas e matematicos gostam de explorar.

Ha que se lembrar, que para igreja e para muitos destes padres e teologos, nao havia separacao clara entre teologia e filosofia. Portanto, pode-se encontrar muita filosofia nos escritos de pelo menos alguns deles.
E por mais antipatia que se tenha por assuntos de religiao, ao menos esta filosofia mereceria um exame.

Mas, se alguem propoe fazer um curso de teologia tendo este objetivo em mente, vai ter que se dar ao trabalho de buscar um que puxe mais pro lado filosofico da coisa...

Eu tento seguir a seguinte filosofia com relacao a qualquer pensador cujas ideias ainda hoje sao objeto de exame de pesquisadores inteligentes e dedicados:
Tentar nao prejulga-los com base a parametros do tipo religiao, cultura, idioma, nacionalidade, raca, credo ou epoca em que viveram.

Para mim, a filosofia é um patrimônio da humanidade e nao da igreja católica ou dos positivistas ou do mundo ocidental ou da corrente X de pensamento ou da cultura Y ou da ideologia Z ou do credo W.

Gracas a uma mente mais aberta neste aspecto (mas nao ao ponto do cerebro pular fora) descobri recentemente algumas coisas interessantes em relacao a filosofia na africa, na mesoamerica e na china classica.
Se alguem se interessar, posso passar alguns links e material.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #141 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:16:40 »
Lembrei que décadas atrás conheci um pastor luterano americano (que trabalhava aqui em SP).
Ele me contou que quando foi estudar teologia era obrigatório fazer mais uma graduação, e o tutor dele queria que fizesse história. Ele aceitou a sugestão, mas como também gostava das ciências naturais fez ao mesmo tempo biologia. Resultou em alguém não fanático e de mente muito aberta, realmente uma ótima pessoa com quem conversar sobre qualquer assunto.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #142 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:33:44 »
Está virando ateu!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline kill you

• Nível 01
  • *
« Resposta #143 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:35:03 »

Sim,
e ha teorias dos padres filosofos que mereceriam ser estudadas mesmo pelo ateu mais empedernido, pois ao tentar explicar racionalmente certos dogmas, os padres tiveram, muitas vezes, que enveredar por certas linhas de pensamento bem interessantes que envolvem logica, paradoxos, tempo, espaco e outras coisas que filosofos, cientistas e matematicos gostam de explorar.

Ha que se lembrar, que para igreja e para muitos destes padres e teologos, nao havia separacao clara entre teologia e filosofia. Portanto, pode-se encontrar muita filosofia nos escritos de pelo menos alguns deles.
E por mais antipatia que se tenha por assuntos de religiao, ao menos esta filosofia mereceria um exame.

Mas, se alguem propoe fazer um curso de teologia tendo este objetivo em mente, vai ter que se dar ao trabalho de buscar um que puxe mais pro lado filosofico da coisa...

Eu tento seguir a seguinte filosofia com relacao a qualquer pensador cujas ideias ainda hoje sao objeto de exame de pesquisadores inteligentes e dedicados:
Tentar nao prejulga-los com base a parametros do tipo religiao, cultura, idioma, nacionalidade, raca, credo ou epoca em que viveram.

Para mim, a filosofia é um patrimônio da humanidade e nao da igreja católica ou dos positivistas ou do mundo ocidental ou da corrente X de pensamento ou da cultura Y ou da ideologia Z ou do credo W.

Gracas a uma mente mais aberta neste aspecto (mas nao ao ponto do cerebro pular fora) descobri recentemente algumas coisas interessantes em relacao a filosofia na africa, na mesoamerica e na china classica.

Mas claro que me interesso.
Adoraria ter esse material para estudo.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #144 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:47:54 »

Sim,

manda um e-mail que eu mando o material

Offline kill you

• Nível 01
  • *
« Resposta #145 Online: 05 de Dezembro de 2008, 13:07:04 »

Sim,

manda um e-mail que eu mando o material

Te mandei uma MP.

Offline Arapaho

• Nível 00
  • *
« Resposta #146 Online: 08 de Dezembro de 2008, 21:13:41 »
Em minha modesta opinião, o programa do curso de teologia deveria incluir as seguintes disciplinas:

- Religião comparada : estudar e comparar as várias religiões, principalmente, aquelas que deram origem ao cristianismo, como o Mitraísmo (afinal este, embora mais antigo, é extremamente parecido com o cristianismo), Zoroastrismo, Mazdeísmo (não é o culto ao automóvel Mazda, japonês, não, ok?), a religião praticada no Egito Antigo (Osíris, Ísis, Hórus (este deus, dizem alguns estudiosos, muito parecido com Jesus), Confucionismo (embora não seja uma religião, é mais uma filosofia, penso ser interessante), Budismo (religião sem deus? ou uma filosofia?), Islamismo, Judaísmo, as religiões antigas dos gregos e romanos;
- Estudo das guerras, genocídios e perseguições, praticados por quase todas as religiões, notadamente: Cruzadas, "Santa Inquisição", apoio à escravidão, apoio aos nazistas (esquivando-se de condená-los quando do Holocausto), etc, etc;
- Estudos das fraudes religiosas: aparições, milagres, etc, etc
- Instrumentos de tortura: sim, pois a "Santa Inquisição" poderá voltar a acontecer e os 'estudantes de teologia', quem sabe, no futuro não exercitarão o papel de Torquemada e necessitarão estar preparados?

Bem, outra coisa: Li num "site" católico o Monfort, opinião de alguns "foristas" a seguinte frase: "Se alguém quiser ser ateu é só fazer o curso de Teologia". Não duvido!!!   
"Deus(es) e religiões: criações dos espertalhões para dominar as mulheres e explorar a humanidade" - Arapaho

"Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossas terras, esmagaram nossos espíritos ... e agora nos dizem que devemos ser agradecidos ao 'Senhor' por sermos salvos"
- Chefe Pontiac

“Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu.” - - Stephen Henry Rober

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
« Resposta #147 Online: 11 de Dezembro de 2008, 13:45:40 »
O Curso de teologia deve ser para usar a metodologia de pesquisa para verificar se se o Gato de Cheshire de Alice no País das Maravilhas é um gato simbólico ou histórico ou para explicar porque quando Alice cai no buraco ela vai ficando cada vez maior. Apenas pra quem quiser acreditar que tem utilidade ou que serve para alguma coisa ótimo, da minha parte posso dizer que um metafísico é um cara num quarto escuro procurando um gato preto que não está lá, o teólogo é o cara que acha o gato dentro do quarto.

Cordialmente, Dr. Jekyll.
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:15:29 »
Guia de profissões - Teologia no G1

“Não é preciso seguir uma religião para estudar teologia. A maioria, é verdade, segue uma, mas não necessariamente a mesma em que o curso enfoca. Temos alunos budistas, católicos e, inclusive, ateus”, afirma Wilson Santa Silva, coordenador do curso de teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:20:42 »
Curso de teologia, que não seja para conhecer o contexto mitológico das religiões, é milhares de vezes mais inútil do que se formar em biologia extra-terrestre.  :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!