Autor Tópico: Fotografia: comprando uma câmera nova.  (Lida 48436 vezes)

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
Re:Fotografia: comprando uma câmera nova.
« Resposta #525 Online: 13 de Novembro de 2014, 11:31:24 »
Não achei um tópico mais apropriado, então vai aqui mesmo:

Vi esse tutorial para aplicar efeitos em fotos através do photoshop (alguns bem legais, como lomo, golden effect etc):
http://www.photopro.com.br/tutorial-photoshop/vinte-efeitos-aplicar-suas-fotos-photoshop
Como só uso linux, alguém sabe de algum tutorial semelhante para GIMP?
Procurei na net mas não achei nada parecido com esse linkado acima, para photoshop.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #526 Online: 13 de Novembro de 2014, 11:38:01 »
Não achei um tópico mais apropriado, então vai aqui mesmo:

Vi esse tutorial para aplicar efeitos em fotos através do photoshop (alguns bem legais, como lomo, golden effect etc):
http://www.photopro.com.br/tutorial-photoshop/vinte-efeitos-aplicar-suas-fotos-photoshop
Como só uso linux, alguém sabe de algum tutorial semelhante para GIMP?
Procurei na net mas não achei nada parecido com esse linkado acima, para photoshop.

Pra "tunar" o seu GIMP, vá no GIMP Brasil e no GIMP.org. Se precisar de qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, busque no Google: "How to (o efeito que você quer) + GIMP". Tem muitos tutoriais em vídeo ou passo a passo.

Ex: http://www.scottphotographics.com/how-to-make-a-photograph-lomographic-in-gimp/
Esse golden effect que você diz eu não conheço (pelo menos não por esse nome), o que apareceu foi isso: http://ffaat.pbworks.com/w/page/4297735/Golden%20Objects%20in%20GIMP
« Última modificação: 13 de Novembro de 2014, 11:43:49 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #527 Online: 13 de Novembro de 2014, 11:52:49 »
Obrigado, Diego.
Agradeço mesmo por sua frequente disposição em ajudar.

O golden effect (que conheci apenas hoje), vi no link que eu postei, que mostra a foto original:

e a mesma foto, depois de aplicado o tal golden effect:

Me parece que consiste apenas em dar um tom dourado à fotografia, mas achei bem bonito.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #528 Online: 13 de Novembro de 2014, 11:57:19 »
Adoro esses tutoriais que basicamente são
  • Baixe o plugin
  • Clique no botão do plugin
  • ???
  • PROFIT

:hmph:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #529 Online: 13 de Novembro de 2014, 12:01:02 »
Adoro esses tutoriais que basicamente são
  • Baixe o plugin
  • Clique no botão do plugin
  • ???
  • PROFIT

:hmph:
Não entendi (quer dizer, entendi que é uma postagem irônica). Tem alguma coisa relacionada com a minha postagem pedindo dica e que o diegojaf respondeu?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #530 Online: 13 de Novembro de 2014, 12:04:30 »
Não é o caso exato aqui, mas já vi vários "tutoriais" de photoshop que eram exatamente como eu descrevi: "baixe o plugin e use". E isso não ajuda ninguém.

Voltando ao tópico, no GIMP você tem todos esses ajustes: níveis, curvas, gerar ruído, máscara de camada, tudo funcionando muito parecido com o PS. O que muda são os menus onde você encontra isso.

EDIT Olha esse de bokeh: "clique no filtro que gera esse efeito e aplique." :hmph:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #531 Online: 21 de Novembro de 2014, 00:32:01 »
Nikon F3 - Clássica
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #532 Online: 25 de Dezembro de 2014, 15:08:54 »
Qual câmera vocês sugerem no valor de até R$3.000,00?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #533 Online: 25 de Dezembro de 2014, 23:34:20 »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #534 Online: 26 de Dezembro de 2014, 13:44:31 »
O Elton tá mais por dentro do lançamento das novas. Eu ainda tô feliz com a T2i...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #535 Online: 26 de Dezembro de 2014, 15:18:09 »
Nikon F3 - Clássica

isso não pode funcionar
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #536 Online: 28 de Dezembro de 2014, 00:40:59 »
O Elton tá mais por dentro do lançamento das novas. Eu ainda tô feliz com a T2i...

Eu também tô feliz com a T2i :|
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #537 Online: 28 de Dezembro de 2014, 11:54:14 »

Porra, Elton!!!

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #538 Online: 31 de Dezembro de 2014, 06:59:40 »

Tenho uma amiga que está no Canada fazendo o doutorado e vai trazer uma câmera pra minha esposa. Ela procurou essa T2i em quatro lojas diferentes e não encontrou. Só encontrou a T5i.  Vocês já fotografaram com essa câmera? Tem algum ponto negativo com esse equipamento?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #539 Online: 31 de Dezembro de 2014, 08:28:49 »

Tenho uma amiga que está no Canada fazendo o doutorado e vai trazer uma câmera pra minha esposa. Ela procurou essa T2i em quatro lojas diferentes e não encontrou. Só encontrou a T5i.  Vocês já fotografaram com essa câmera? Tem algum ponto negativo com esse equipamento?

A T2i já saiu de linha há uns 3 anos. A T5i é a versão atual dela. Se tiver mantido a mesma linha, vai estar melhor do que as nossas.

Essa categoria de câmeras tem um excelente custo x benefício e é ótima pra você começar a manjar dos paranauês com mais profundidade. Os comandos manuais te permitem fazer tudo o que você quiser e mais um pouco.

Eu já disse que assim que tiver condições, passo pro próximo nível com a 5D.

Mas nessa faixa de preço, acho que você encontra uma 50D, que é ainda mais top.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #540 Online: 07 de Janeiro de 2015, 21:19:37 »
Valeu pelas informações  :ok:

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #541 Online: 01 de Maio de 2015, 10:37:02 »
Tentando fazer fotos noturnas (alta exposição etc) com uma superzoom Canon SX500, não consegui fazer fotos de céu estrelado (embora tenha conseguido fazer fotos com rastros de luzes de carros) porque quando baixo a velocidade pra 1.3" ou menos, a câmera limita o ISO em 80, quando precisava, de um ISO muito mais alto, pelo que pude ver das especificações de fotos como essa:

A Canon T3 tem essa limitação de ISO quando se diminui a velocidade?
Se alguém tiver uma dessa, sabe informar se na lente do kit tem além do anel de zoom, o anel de focagem (acho que é assim que se denomina), o que permite escolher o foco pra mais próximo ou mais distante? Rebel T3 e Rebel T3i são duas designações pra mesma câmera, ou há diferença entre elas?

Avaliando a possibilidade de comprar uma dessas, e mais uma lente EF75-300 III.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #542 Online: 01 de Maio de 2015, 11:31:56 »
São bem diferentes entre elas. O preço já deixa isso claro. Você acha um comparativo abaixo:

http://snapsort.com/compare/Canon-T3-vs-Canon-T3i

Quanto ao ISO, no modo manual o ISO é o que você colocar, independente da velocidade do obturador ou da abertura do diafragma. As lentes são todas padronizadas com um botão de foco automático

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #543 Online: 30 de Junho de 2015, 07:38:31 »
Qual lente é bacana para fotos em macro? A câmera é uma T5i.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #544 Online: 30 de Junho de 2015, 13:43:16 »

Uma lente de fotos macro. :P

Ou você pode "hueizar" e fazer algums gambiarras que dão resultados satisfatórios, inverter lente, tubo extensor, lente de aumento, luneta, etc...

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #545 Online: 30 de Junho de 2015, 14:48:14 »

Uma lente de fotos macro. :P

Valeu!! Muito elucidativo!!  :hmph:

:lol:

Ou você pode "hueizar" e fazer algums gambiarras que dão resultados satisfatórios, inverter lente, tubo extensor, lente de aumento, luneta, etc...

Humm... tenho uma lupa, vamos ver a m**** que vai sair.  :P

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #546 Online: 03 de Agosto de 2015, 10:03:07 »
Da série "Não é o assunto do tópico, mas pra não abrir um novo"

Pros usuários linux: O Darktable é tão parecido com o Lightroom (conforme dá pra imaginar pelo textículo abaixo) a ponto de dar pra aprender os paranauês do primeiro assistindo tutorias feitos pro LR (ou o curso de LR do Clicio barroso, p. ex)?

Darktable: Outra das grandes alternativas é Darktable. Não disponível para Windows, é, porém, uma das principais escolhas de usuários de Ubuntu e Mac. Com um visual copiado do Lightroom, incorporando também a fórmula de edição não destrutiva sobre formato RAW. Em resumo: uma cópia de Lightroom, versão gratuita.

É que tem muuuito mais material pro LR do que pro DT, principalmente em português.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, 10:10:28 por João da Ega »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #547 Online: 03 de Agosto de 2015, 10:35:21 »
Você sente falta de algumas coisas, mas é bem parecido.

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #548 Online: 03 de Agosto de 2015, 10:45:42 »
Olá!
Tenho duas sugestões:

1 - Canon EF-S 60mm 1:2,8 USM - que seria a mais indicada para a T5i ...

2 - Sigma 50mm DG Macro - alternativa de ótima relação custo/benefício ...

Procure informações sobre essas duas lentes e veja qual delas se adequa melhor ao seu orçamento!
Só como exemplo, uma foto feita com a Sigma Macro 50mm:

« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, 10:57:27 por Baphomet »
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #549 Online: 03 de Agosto de 2015, 13:47:47 »
Você sente falta de algumas coisas, mas é bem parecido.

Obrigado.
Sendo assim, acho que vou pegar o curso de LR do Clício, e experimentar o Dark Table, e assim me livrar de ter que instalar o Windows.
 :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!