isto é essa lente de 14 a 50 teria um zoom de aproximadamente 4x. Não é pouco?
Depende de pra quê você vai usar. Mas esse negócio de zoom de N vezes é coisa de câmera compacta, que não dá pra trocar a lente. Nessas de lente substituível, geralmente você tem ideia do tipo de coisa que vai fotografar. Você tipicamente não precisa de uma super telefoto para tirar foto da patroa e das crianças nas férias, já se você vai a um jogo de futebol ou show de rock faz sentido você ter uma lente com um comprimento focal maior.
Essa 14-42 que eu linkei tem om "zoom" de 3x, mas abrange os comprimentos focar de 14mm (equivalente a 28mm num sensor full-frame), que serve mais para fotos de paisagem, urbanas:

Passando pelos 25mm (equivalente a 50mm full-frame), ideal para retratos:

Até os 42mm, que são também bons para retratos mas ajud a pegar detalhes de objetos não tão próximos:

Se você quiser esticar o zoom até os 140, 150mm, pode comrpar esta:
http://www.amazon.com/Olympus-14-150mm-4-0-5-6-Panasonic-Interchangeable/dp/B0035LBRMQ/ref=sr_1_4?s=electronics&ie=UTF8&qid=1378312492&sr=1-4&keywords=14-140Que chega até os 150mm para fotos relativamente distantes:
http://wvs.topleftpixel.com/11/03/20/li o texto. Porque alguém Iria querer uma abertura pequena?
Além da quantidade de luz que entra na câmera, outra coisa que a abertura da lente interfere é a
profundidade de campo, que é o
tamanho da região da imagem que permanece em foco e
quanto as regiões fora de foco ficam desfocadas.
Exemplo:

FonteVeja que nessa foto os olhos da criança estão em foco, mas os ombros (e até a sobrancelha), que estão a distâncias diferentes da câmera, já começam a ficar desfocadas, o fundo já está
muito desfocado. Isso realmente chama a sua atenção para os olhos da criança e o resto é "cenário", até mesmo a roupa dela. Essa foto foi tirada com uma abertura bem grande, eu diria f/1.8 ou f/1.4

Já aqui, O menino todo está em foco e o fundo não está
tão desfocado assim. O foco ainda é o menino, mas ele já está todo bem definido, saltando "pra fora" do cenário, ams ainda assim você cosnegue dizer que é um bosque no outono e cosnegue distinguir as folhas. Essa foto foi tirada numa abertura menor que a anterior.

Aqui o efeito da abertura fica bem claro: mesma lente, mesma modelo, só muda a abertura e a exposição.

FonteAqui dá pra ver bem ilustrado o efeito da abertura na profundidade de campo.
Mas a profundidade de campo não tem só fins "artísticos". Se você vai tirar uma foto da família com a Chapada Diamantina no fundo, você quer que as pessoas vejam a Chapada Diamantina tão bem quanto vêem sua família. Por isso você pode fechar um pouco a abertura (e procurar tirar essa foto durante o dia). Mesma coisa com a vela do bolo de aniversário e seu filho soprando (se nem que entra um caráter artístico aí de ficar ou na vela ou no filho e deixar o outro ligeiramente desfcado, mas aí são detalhes).
Outra razão pra usar uma abertura menor é, por exemplo, em situações de
muita luz ou de uso de flash. Existe um tempo de exposição mínimo que sua câmera consegue fazer (tipicamente é 1/1600 s sem flash e 1/200s ou 1/250s com flash). Se você já está no ISO mais baixo, não tem como diminuir a entrada de luz na câmera sem diminuir a abertura e se entrar luz demais, a foto sai muito "clara". Então você fecha o diafragma para controlar isso.