Autor Tópico: Fotografia: comprando uma câmera nova.  (Lida 48435 vezes)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Re:Fotografia: comprando uma câmera nova.
« Resposta #500 Online: 04 de Maio de 2014, 17:37:21 »
é mais ou menos isso que o snow disse.

Algo que eu digo pra quase todos os meus amigos que querem brincar de fotografia é o seguinte: compre uma câmera e fotografe com filme. Você revelar seus filmes é muito mais legal. Fora que muito mais simples. Com 800 reais você compra uma câmera SLR e um kit de revelação em preto e branco. Se você tiver dúvida do que você estará fotografando, use uma câmera digital velinha com o mesmo ângulo e perspectiva pra ver o que clicará.
Revelar filme é fácil. Entender exposição também. Fotografar em digital quer dizer no mínimo gastar um bom tempo entendendo raw e no mínimo lightroom. O que gasta um tempo danado.
E no quesito cores e exposição os negativos tem muito mais compaixão. E cara, a textura é muito, mas MUITO, MAS MUITO, mais gostosa.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #501 Online: 04 de Maio de 2014, 17:42:19 »
Cara, quis dizer uma câmera barata, relativamente boa, com alguns recursos (claro que com meus [nulos] conhecimentos de fotografia, uma DSLR (é assim?) seria desperdiçar dinheiro).

Acho que é uma chance de aprender com um equipamento minimamente decente.

Bem, Talvez esse equipamento que eu citei, essa canon, seja muito básica e não chegue mesmo a ser decente, mas não acho que o equipamento minimamente decente pra um iniciante seja uma câmera DSLR, que além do alto custo da própria câmera, tem as lentes que podem ser até mais caras.
Eu estive pesquisando -- e minhas postagens aqui são parte dessa pesquisa -- e o que vi é que a escolha do equipamento depende de vários fatores: da grana que se está disposto a pagar, do objetivo que se tem em mente, do nível de domínio das técnicas...
em suma, posso resumir que entendi que uma DSLR é pra quem tem já algum domínio técnico, ou pretende algo profissional e tá disposto a pagar mais caro. Já as compactas é pra quem, p. ex. quer deixar no modo automático, tirar fotos de amigos, passeios, postar em redes sociais etc. As intermediárias seriam o salto natural das compactas, e pra quem não pretende se profissionalizar, nem participar de concurso de fotografia, mas quer fotos um pouco mais caprichadas, por em prática dicas de efeitos, composição, iluminação, aprender com o modo manual da câmera, ainda que limitado se comparado às DSLR.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #502 Online: 04 de Maio de 2014, 18:30:29 »
É por aí, mas o que você descreveu que você quer, em particular uma baixa profundidade de campo, você só consegue com reflex e micro-4/3
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #503 Online: 04 de Maio de 2014, 18:44:47 »
É por aí, mas o que você descreveu que você quer, em particular uma baixa profundidade de campo, você só consegue com reflex e micro-4/3

Agora lascou, porque nem sei o que é reflex nem micro-4/3, mas depois vou googlar e descubro.
Pelo jeito esses troços só devem ter nas DSLR...
e eu que pensei que era só ajustar o diafragma pra uma grande abertura que já se conseguia uma baixa profundidade de campo.

De qualquer forma, valeu.  :ok:
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #504 Online: 04 de Maio de 2014, 18:51:05 »
Eu fiz essa com uma superzoom...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #505 Online: 04 de Maio de 2014, 18:57:39 »
Que cores bonitas, diegojaf!

Só pra ver se eu entendo: você conseguiu essa baixa profundidade de campo colocando no modo macro, ou você controlou manualmente a abertura do diafragma, ou ainda utilizou  'reflex e micro-4/3' (que ainda não sei o que é)? E dos meus aprofundados estudos de mais dois dias :hihi: dessa arte já pude observar que você utilizou a regra do terço, ou algo assim, não deixando o motivo centralizado.

Mais ou menos assim os efeitos assim que eu queria obter, não só em macro, mas também em outras fotos, tipo retrato etc.

ah, essa foto foi editada ou não (contrastes etc)?
« Última modificação: 04 de Maio de 2014, 19:08:56 por João da Ega »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #506 Online: 04 de Maio de 2014, 19:07:26 »
Pra fazer com retratos aí você precisa de uma câmera que coopere mais. Se não me engano, nessa foto usei ISO 0 (com um hack no firmware da câmera) e foi uma das primeiras em RAW.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #507 Online: 04 de Maio de 2014, 22:29:29 »
Com uma máquina que não troca lentes dificilmente você vai conseguir desfoque sem ser macro. Isso por causa dos motivos que o Snow explicou.

Mas também, desfoque é supervalorizado. É porque é o que a princípio dá a aparência de foto profissional, quando na verdade tem muitos outros fatores.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #508 Online: 04 de Maio de 2014, 22:45:05 »
Mas também, desfoque é supervalorizado.

Agora menos, mas nos últimos anos a quantidade de vídeo desfocado chegava a dar raiva!
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #509 Online: 05 de Maio de 2014, 01:13:02 »
Então, mas eu acho que vídeo é outra coisa (se bem que a câmera que filma, também fotografa hoje e é um recurso interessante se você pensar assim). Porque o fato de haver movimento quer dizer que tudo em foco pode atrapalhar um pouco mais você focar o assunto principal. No cinema tem muito desfoque ainda. Aliás, é muito difícil você ver uma imagem perfeitamente nítida em um filme.  E os casamentos e a publicidade (comerciais em geral) puxam um pouco daí também.
Já fotos não. A grande maioria dos retratistas (antigos e novos) colocam quase tudo em foco. O que parece é que desfoque é mais uma necessidade (quando tem pouca luz) do que opção. E, diga-se eu também ando preferindo clicar em f10 pra cima.

Marlon Brando, Richard Avedon

Picasso, Irving Penn

Julianne Moore, Inez & Vinoodh

Angelina Jolie, David Lachapelle

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #510 Online: 05 de Maio de 2014, 14:05:43 »
Angelina Jolie, David Lachapelle

Vai ser sensual assim lá em casa!!
Sem mostrar quase nada, dá de dez naquelas todas do tópico " a mulher mais gostosa que já vi"

Muito legais as demais também. expressiva pra cacete esse retrato do Picasso.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #511 Online: 05 de Maio de 2014, 14:08:31 »
Pelo amor de Deus, realmente. Não mostra nada, mas é muito sugestiva.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #512 Online: 06 de Maio de 2014, 17:54:50 »
da mesma serie ainda tem essas aqui

Todas sairam na rolling stones em 2001. E essa última acho que correu em um leilão por 35mil libras

Dele, da Angelina, ainda tem essa:

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #513 Online: 06 de Maio de 2014, 17:59:46 »
Essa foto das flores no fundo, sem brincadeira, é uma das melhores fotos que já vi (e olha que já vi coisa pra caralho)

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #514 Online: 07 de Maio de 2014, 21:06:25 »
só não gostei da do cavalo - não falo sobre a técnica empregada, etc - mas do ideia mesma da foto.

As demais... puta que los paribus!! sensualidade à flor da pele, dez; vulgaridade (do sentido de comum, trivial, sem valor) zero.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #515 Online: 03 de Setembro de 2014, 10:45:18 »
Alguém pode me sugerir uma câmera compacta, que também tivesse um zoom poderoso, e que se possa fazer ajustes básicos de  velocidade e abertura? (se possível, com lentes e processador razoáveis?)

Comprei há uns meses a superzoom (30x) da imagem abaixo, mas ela é grande, e em algumas ocasiões deixo de usá-la porque não é prática carregá-la comigo, por isso gostaria ter também uma compacta.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #516 Online: 03 de Setembro de 2014, 11:11:39 »
Alguém pode me sugerir uma câmera compacta, que também tivesse um zoom poderoso, e que se possa fazer ajustes básicos de  velocidade e abertura? (se possível, com lentes e processador razoáveis?)

Comprei há uns meses a superzoom (30x) da imagem abaixo, mas ela é grande, e em algumas ocasiões deixo de usá-la porque não é prática carregá-la comigo, por isso gostaria ter também uma compacta.

Não saberia dizer, porém recomendo a seção Fotografia no site de tecnologia MeioBit, que além de dicas tem reviews de várias câmeras:

http://meiobit.com/arquivo/fotografia/
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #517 Online: 03 de Setembro de 2014, 17:42:40 »
Zoom óptico "poderoso", ela precisa ser desse tamanho, não tem muito jeito.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #518 Online: 16 de Outubro de 2014, 11:15:17 »

No more.
Amigo me mostrou essa:

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #519 Online: 16 de Outubro de 2014, 11:20:51 »

No more.
Amigo me mostrou essa:

hmmmm, que cor mais chique!

(compre uma preta  :wink:)
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #520 Online: 16 de Outubro de 2014, 11:24:26 »

No more.
Amigo me mostrou essa:

http://www.photographyblog.com/reviews/nikon_coolpix_s9700_review/image_quality/

A qualidade em ISO alto me surpreendeu!
ISO 125:

ISO 800:

O problema dela (e inerente a lentes compactas) é a aberração cromática:

Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #521 Online: 16 de Outubro de 2014, 11:58:40 »
hmmmm, que cor mais chique!

(compre uma preta  :wink:)
Que preconceito é esse?  :hihi:
Realmente, a preta é mais bonita mesmo.

Snow, depois de todos os (três)dois pontos era pra aparecer algum texto/imagem?
Aqui não apareceu nada.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #522 Online: 16 de Outubro de 2014, 11:59:59 »
Estranho. Aqui funciona OK. Bom, todas as imagens estão no link que eu coloquei antes.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #523 Online: 16 de Outubro de 2014, 12:08:44 »
Estranho. Aqui funciona OK. Bom, todas as imagens estão no link que eu coloquei antes.

:ok:
E ainda aprendi mais essa: aberração cromática.

« Última modificação: 16 de Outubro de 2014, 12:51:17 por João da Ega »

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #524 Online: 16 de Outubro de 2014, 12:51:35 »

Uma concorrente, com preço (em torno de R$ 700 versus R$ 1.100,00 da Nikon) e zoom menor (20x versus 30x):

Análise e comparativo com concorrentes

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!