Autor Tópico: Brasil precisa de Defesa forte para ser rebelde, diz Mangabeira  (Lida 13424 vezes)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Brasil precisa de Defesa forte para ser rebelde, diz Mangabeira
« Online: 08 de Setembro de 2008, 10:37:34 »

Brasil precisa de Defesa forte para ser rebelde, diz Mangabeira

Ministro diz que 'PAC da Defesa' é a mais ambiciosa proposta de reforma militar.

- O Brasil precisa ter um "escudo" de defesa forte para poder traçar um caminho rebelde e "defender a possibilidade de dizer não" ao mundo, afirmou o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, em entrevista à BBC Brasil sobre o Plano Nacional de Defesa.

"Eu prego a rebeldia, a afirmação vigorosa da nossa originalidade coletiva", afirmou o ministro. "Em vez de fazer o que os americanos dizem, façamos o que eles fizeram, que foi rebelar-se contra as potências da época em que emergiram. Para que tudo isso aconteça, precisamos de escudo."

"Gostaria que os inimigos da estratégia de defesa apontassem um único caso na história do mundo de um país grande que conseguisse se engrandecer ou afirmar um caminho original e rebelde sem um escudo forte de defesa", acrescentou. "Não há nenhum caso, não existe isso."

O PAC da Defesa ou, nas palavras de Mangabeira, "a mais ambiciosa proposta de reconstrução das Forças Armadas da história do país", foi apresentado nesta semana para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A divulgação nacional estava inicialmente prevista para o feriado de 7 de setembro, mas foi adiada.

O documento foi elaborado pelo Comitê Ministerial de Formulação da Estratégia Nacional de Defesa, coordenado por Mangabeira Unger e presidido pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Ao encomendar o plano, há um ano, Lula pediu que o comitê formulasse uma estratégia nacional de defesa que ao mesmo tempo reafirmasse a soberania nacional e promovesse o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

Reorientação

Estruturado em três vertentes, o plano prevê a definição das grandes opções estratégicas, da doutrina das Forças Armadas e, em função dessa reorientação, a reconstrução da indústria nacional de defesa (privada e estatal) e a discussão do serviço militar obrigatório.

Na vertente da reorientação, o plano prevê um monitoramento do território "que não dependa de tecnologias estrangeiras", uma hipermobilidade dos militares e a defesa das fronteiras de maneira integrada.

Para Mangabeira, há duas questões essenciais em jogo: qual é o nível das ambições brasileiras e que preço o país está disposto a pagar por isso - a começar, pelo orçamento.

"Nada disso será possível sem aumento da parte do PIB (Produto Interno Bruto) que o Brasil dedica à Defesa", afirma o ministro.

"O Brasil gasta 1,5%, terá que gastar muito mais para ter um escudo sério de defesa, está muito abaixo da média dos países, grandes, ricos ou pobres, e das chamadas potências médias ou regionais."

Sacrifício

Mangabeira afirma que a "moeda da defesa é o sacrifício" - de recursos e "na última instância, de vidas". Segundo o ministro, o Brasil também tem que repensar a composição das suas Forças Armadas ou, na prática, se quer tornar o serviço militar formalmente obrigatório realmente obrigatório.

Ele diz haver um consenso entre as lideranças civis e militares sobre a conveniência de manter ou aprofundar a obrigatoriedade, mas ressalta que é preciso conciliar isso com as exigências do profissionalismo nas Forças Armadas.

"Não estamos propondo o aumento do número de efetivos", afirmou. "Estamos propondo capacitá-los, mas uma possibilidade seria as Forças Armadas escolherem quem elas querem, em vez de permitir apenas que sirvam só os que querem servir."

"Temos de decidir se queremos Forças Armadas formadas só por jovens trabalhadores pobres, ou se queremos que representem o país", acrescentou. "Esta é uma decisão para a nação, não só para o governo. É a nação que terá que acalentar o sacrifício."

O ministro diz já prever críticas apontando desperdício de recursos ou a abertura de uma corrida armamentista, mas diz que as considera importantes para detonar um debate nacional sobre a defesa.

"Nenhuma estratégia nacional de defesa vai perdurar apenas por decisão de um presidente, só perdura se abraçada pela nação", disse o ministro. "O que importa agora é uma obra de conscientizarão nacional a respeito da defesa, e essa obra vai ser fornada pela polêmica que eu espero que se instaure."

Fonte: http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac237032,0.htm

Acho que o Mangabeira Unger, mesmo tendo um sotaque engraçado e sendo meio maluco é uma das poucas cabeças pensantes no que se refere a area de defesa neste país.

Ja o Jobim gosta mesmo é de um palanque e de ficar voando em caças

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Brasil precisa de Defesa forte para ser rebelde, diz Mangabeira
« Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2008, 10:51:15 »
Eu não gosto do Mangabeira mas espero sinceramente que o Lula e o Congresso acatem a um plano ambicioso de defesa. Nossas forças armadas são piada para o tamanho e importância do Brasil. E o Mangabeira tem razão que a história do mundo é a história de potências militares...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:18:25 »
Essa história de escudo forte de defesa me dá urticária. Ugh.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:20:34 »
- O Brasil precisa ter um "escudo" de defesa forte para poder traçar um caminho rebelde e "defender a possibilidade de dizer não" ao mundo

Concordo que se deve investir mais na defesa, mas se não me engano essa frase acima deixa implicito que esses comunas querem seguir o mesmo caminho do Chapolim Colorado.

Dizer não ao mundo saindo da boca desse pessoal é "Dizer não aos EUA", não acredito que venha coisa boa disso.

"Estamos propondo capacitá-los, mas uma possibilidade seria as Forças Armadas escolherem quem elas querem, em vez de permitir apenas que sirvam só os que querem servir."

O serviço militar deixou de ser obrigatório quando?
« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 12:23:17 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2008, 12:24:01 »
Colocar o poderio militar à frente da diplomacia é o erro que sempre causou catástrofes na história mundial.  E que chegamos ao ponto de pensar em abandonar.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2008, 13:42:48 »

Acho que a idéia do plano é apenas modernizar e profissionalizar as forças armadas e a indústria de defesa

Mas pode existir uma boa diplomacia se a mesma nao for respaldada por um poderio militar de respeito?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:01:31 »
Poderio militar de respeito, para mim, é aquele que não cresce à toa :)

Se já chegamos nesse ponto da história é outra questão.  Receio que não.  Mas nunca vou simpatizar com crescimento militar enquanto meta.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:34:14 »
E o que seria "um poder militar que nao cresce a toa" ?

Toda uma estrutura de defesa que "brota" somente quando a ameaça é bem iminente?  :)

O objetivo do plano imagino que seja modernizar a indústria e as forças armadas para coloca-las em boas condições operacionais e com um poder de dissuaçao bacana

Nao se trata de armar o país até os dentes, forças armadas enxutas/modernas/profissionais com uma  indústria local  plenamente capacitada para suprir boa parte das necessidades de equipamento é algo muito mais racional e barato que manter toda a atual velharia

E convenhamos que no artigo o Unger esta falando para a imprensa leiga, tem que desenhar para estes sujeitos, eles nao sabem a diferença entre uma fragata e um aviao de caça  :hihi:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:37:53 »
Eu não tenho informação acurada sobre a situação militar brasileira, André.  Pode muito bem ser que seja mesmo preciso modernizar e equipar melhor nossas Forças Armadas.  Só acho o assunto inteiro deprimente.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:43:18 »
Eu não tenho informação acurada sobre a situação militar brasileira, André.  Pode muito bem ser que seja mesmo preciso modernizar e equipar melhor nossas Forças Armadas.  Só acho o assunto inteiro deprimente.

Deprimente porquê? É natural o sucateamento das forças armadas depois de um tempo. É natural querer modernizá-la novamente. Não vejo nada de deprimente nisso. Nós precisamos do exército. Caso não fosse necessário, daí sim seria deprimente.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:50:29 »
"Não estamos propondo o aumento do número de efetivos", afirmou. "Estamos propondo capacitá-los, mas uma possibilidade seria as Forças Armadas escolherem quem elas querem, em vez de permitir apenas que sirvam só os que querem servir."
É só a mim que este trecho incomoda? Parece que a aberração do serviço militar obrigatório vai continuar por um bom tempo ainda.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:56:37 »
É só a mim que este trecho incomoda? Parece que a aberração do serviço militar obrigatório vai continuar por um bom tempo ainda.

Encomoda a mim também...Eu realmente odiaria ser forçado a servir o exército... Hoje os que não querem são dispensados no excesso de contingente. Não vejo por que alistar quem não quer, sendo que sobram vagas para quem deseja.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:58:30 »
"Porque o serviço militar obrigatório é uma incoerência, um ano sem mulher fazendo continência. Escravidão numa democracia?..." Gabriel, o Pensador (nos bons tempos)

« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 15:01:24 por Galthaar »
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #13 Online: 08 de Setembro de 2008, 15:04:46 »
Pois é, esta do serviço militar obrigatório tambem nao entendi, o tempo de serviço é muito curto e eles nao servem nem para massa de manobra

Sei lá, se o sujeito quer ser militar então que estude e passe nos concursos para as academias uai

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2008, 15:13:33 »
(...) Nós precisamos do exército. Caso não fosse necessário, daí sim seria deprimente.

De forma alguma :)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #15 Online: 08 de Setembro de 2008, 15:25:08 »
(...) Nós precisamos do exército. Caso não fosse necessário, daí sim seria deprimente.
De nenhuma forma, a prova disso é que ele não nos faz falta, já que não temos um de verdade.

A guerra hoje em dia é dada por tecnologia. Novos maquinários e robôs. O Brasil está em um grau negativo, nesse sentido, provavelmente os soldados teriam mais sucesso nús do que com a maquinaria do Brasil.
Se o Brasil entrasse em guerra, qual seria a estratégia? Matar metade da própria população minando a terra contra tanques com proteção à minas colantes? Atirar pedras nos Apaches e usar capacetes na hora dos bombardeiros Stealth?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Setembro de 2008, 15:48:40 »

De forma alguma :)

Claro que precisamos. Enquanto os demais países tiverem um, nós também precisaremos, tendo em vista que nunca se sabe se um destes países resolverá agredir nosso território ou não. As fronteiras existem e são bem reais ao contrário do que você imagina.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Setembro de 2008, 15:49:37 »
De nenhuma forma, a prova disso é que ele não nos faz falta, já que não temos um de verdade.

A guerra hoje em dia é dada por tecnologia. Novos maquinários e robôs. O Brasil está em um grau negativo, nesse sentido, provavelmente os soldados teriam mais sucesso nús do que com a maquinaria do Brasil.
Se o Brasil entrasse em guerra, qual seria a estratégia? Matar metade da própria população minando a terra contra tanques com proteção à minas colantes? Atirar pedras nos Apaches e usar capacetes na hora dos bombardeiros Stealth?

Quando escrevi exército me referi a forças-armadas. É óbvio que falo de compra de equipamentos que é o objeto do tópico e não de mais ou menos gente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 08 de Setembro de 2008, 15:50:15 »
Não vou insistir nessa discussão por ora, Amenemés.  Mas eu me referia especificamente à idéia de não precisarmos de um exército.  Não há nada de deprimente nela, muito pelo contrário.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Setembro de 2008, 15:52:12 »
Não vou insistir nessa discussão por ora, Amenemés.  Mas eu me referia especificamente à idéia de não precisarmos de um exército.  Não há nada de deprimente nela, muito pelo contrário.

Eu sei que se referia a isso. Mas nós precisamos... enquanto os demais países tiverem, nós precisaremos ter também. Se  todos abdicarem, aí tudo bem.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 08 de Setembro de 2008, 15:53:05 »
Esse é PRECISAMENTE o motivo por que não se pode tolerar o militarismo... :)

Não sei de quem é a frase, mas concordo: "o problema com a corrida armamentista é que ela não tem mecanismos para encerrar a si própria".

Algo por aí.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #21 Online: 08 de Setembro de 2008, 16:02:36 »

Encomoda a mim também...Eu realmente odiaria ser forçado a servir o exército... Hoje os que não querem são dispensados no excesso de contingente. Não vejo por que alistar quem não quer, sendo que sobram vagas para quem deseja.
Eu ate concordaria com a proposta, mas o Mangabeira provou ser um idiota aqui. Ele quer fazer uma forca armada bem treinada e com um bom aspecto moral e disciplinar com um contingente forcado? Isso nao funciona. Deve-se usar um contingente inteiramente voluntario e sempre com opcao de seguir carreira. Nao deve-se forcar alguem a servir por um ano e dar um pe na bunda dessa pessoa depois. Isso nao funciona.
"The patient refused an autopsy."

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Setembro de 2008, 16:09:23 »
É fato que a capacidade diplomática de um país está atrelada intimamente às forças armadas, a não ser que o país tenha um potencial econômico descomunal, e aliados interessados neste potencial mas não com a disposição para tomá-lo diretamente. Mas o que é bom para um país, não necessariamente é bom para o povo que o ocupa.

A melhoria das forças armadas em um país como o Brasil, na minha opinião, não é uma prioridade, mesmo que ela dê algum poder de barganha. O Brasil está atrasado demais na educação e saúde para poder se preocupar com isto.

As forças armadas crescem naturalmente em um país que está com seu desenvolvimento econômico a todo o vapor, e a principal melhoria neste sentido, que é a tecnológica, só pode vir com a melhora da educação.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 16:45:35 por Galthaar »
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #23 Online: 08 de Setembro de 2008, 17:09:43 »
As forças armadas do Brasil podem ser derrubadas com um sopro, isso nunca poderia ser chamado de poder de barganha/diplomático.
Quando escrevi exército me referi a forças-armadas. É óbvio que falo de compra de equipamentos que é o objeto do tópico e não de mais ou menos gente.
É que nem taxista sem taxi... se falta um, os dois deixam de existir.

Não que (no momento) o exército não nos faria falta, não nos FAZ falta.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 17:13:53 por Ilovefoxes »

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2008, 17:18:12 »
Mas convenhamos que mesmo assim elas estao muito sucateadas e muito abaixo de nossas necessidades

Mas pode ser que melhorem

http://defesabr.com/blog//04/09/2008/brasil-construira-6-fremms-e-4-scorpenes/

http://www.defesabr.com/MD/md_estrategia.htm

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!