Integro a classe média. Várias vezes, pobres (homens, mulheres, crianças e idosos), contando as mais variadas histórias, vêm pedir dinheiro. Nunca dou dinheiro, mas sempre faço questão de dar comida a quem aceita.
No caso de crianças pedindo dinheiro, muitas vezes tem um adulto mandando essas crianças pedir dinheiro e isto é crime e deve ser denunciado. Mas imagino que geralmente as pessoas não denunciam. Apenas ignoram a situação.
Dar comida pode resolver um problema de fome momentaneamente. Mas não os resgata da situação de miséria. É aí que deve entrar as ações governamentais.
Várias vezes quem pede se diz ofendido porque você não deu o dinheiro, como se fosse você o responsável pela miséria alheia, de maneira que você seria então obrigado a dar o dinheiro.
Eu também não me sinto "obrigado" a dar dinheiro. Mas será que a organização social da sociedade não tem nada a ver com isso ?
No modelo Republicano que adotamos, nada é gratuito. O Brasil é como uma cooperativa, cujas responsabilidades são repartidas entre os cidadãos. O cidadão investe com o seu trabalho e os impostos que paga, e em troca recebe dividendos da sociedade, que são a liberdade de pensar e fazer o que quiser.
O indivíduo tem liberdade de pensar o que quiser, mas não de fazer o que quiser, a lei e a moral do meio limitam a liberdade do indivíduo.
Ninguém é obrigado a trabalhar, mas quem não trabalha não terá dinheiro. Ninguém é obrigado a se esforçar, mas quem não se esforça ganhará menos. Ninguém é obrigado a controlar a natalidade, mas quem não controla terá que cuidar do seu amontoado de filhos. Ninguém é obrigado a não cometer crimes, mas quem comete irá preso. Ninguém é obrigado a estudar, mas quem não estuda terá menos chance no mercado de trabalho. Ninguém é obrigado a pensar no futuro, mas quem não pensa se submete a mais situações inesperadas.
Você acredita ser verdadeira a hipótese de que:
O único determinante da pobreza ou riqueza de um indivíduo é o esforço próprio do indivíduo ?
Ou de outra forma:
A causa exclusiva do sucesso ou fracasso financeiro do indivíduo é o seu esforço pessoal e as suas escolhas pessoais ?
O cidadão livre assim o é porque trilhou seu caminho, pagou seu débito em forma de trabalho, esforços, controle de natalidade, respeito à lei, estudos e planejamento.
A questão levantada neste post é a liberdade ou a riqueza/pobreza do indivíduo ?

Acho muito engraçado que os pedintes, que em sua maioria integram os folgados, os que querem se dar bem às custas dos outros,
Definitivamente não são só pedintes, os que querem se dar bem às custas dos outros, conheço um monte de gente que não é pedinte e quer se dar bem às custas dos outros !

que vão para onde a maré os leva sem qualquer planejamento, que simplesmente não se esforçam de verdade,
Novamente tem muitas pessoas que não são pedintes e que simplesmente não se esforçam de verdade, e mesmo assim se dão muito bem $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.
Aliás dizer que pedintes se dão bem me parece meio absurdo, afinal de contas você gostaria de se dar bem como eles ????????????

venham reclamar a proteção, que achem que tenham que ser cuidados por alguém, quando na verdade só estão colhendo o que plantaram.
Aqui novamente coloco a questão :
A causa exclusiva do sucesso ou fracasso financeiro do indivíduo é o seu esforço pessoal e as suas escolhas pessoais ?
Não há qualquer lógica em ajudar esses sujeitos,
Lógica é a ciência que estuda o raciocínio perfeito, o que a lógica tem a ver com isso ?

já que só produzirão mais desgraça para si e para os outros.
Quer dizer que todo pedinte que for de alguma maneira auxiliado será um "produtor de desgraças para si e para os outros", quais os fundamentos para tal afirmação ?

Você tem pesquisas científicas que comprovam isso ?
A melhor maneira de se erradicar a pobreza é investir justamente em quem já está fazendo um trabalho excelente,
Exatamente que significa este "investir em quem já está fazendo um trabalho excelente" ?

O que é um trabalho excelente ?
Quem faz essas excelências ? Eles já nasceram fazendo excelências ?

quem já se mostrou capaz de em primeiro lugar andar pelas próprias pernas,
Eles realmente andam e sempre andaram pelas próprias pernas ?

e em segundo lugar, produzir algo de útil na sociedade.
Se é para investir em quem já se mostrou capaz de produzir algo de útil na sociedade, então há dezenas de milhões de pessoas para se investir, pois todas as pessoas que conheço já produziram algo de útil na sociedade.

O Estado já tem a obrigação de ajudar esses inúteis, e diga-se de passagem, tal ajuda vem na forma de impostos, que são pagos justamente por quem se esforça.
Há milhares de ladrões de colarinho branco que também pagam impostos, aliás roubar na política também exige esforço e capacidade.

Agora, querer exigir do cidadão comum, em sua esfera privada, qualquer obrigação face a esses desgraçados não tem qualquer lógica,
E quem tá exigindo ?

Novamente não é uma questão de lógica. É uma questão de empatia e de caridade.
não tem qualquer perspectiva de utilidade ou de solução do problema.
Do ponto de vista de que recebe a ajuda, há sim utilidade. Quanto a solucionar o problema da mendicância (?) , realmente não soluciona .
É comum se ver campanhas políticas baseadas na ajuda aos mais pobres. O governo deve ajudá-los, mas a prioridade deve ser investir em faculdades, no setor produtivo em geral, que ao final, é quem paga as contas.
Esta afirmação "investir no setor produtivo em geral" é tão genérica, que praticamente qualquer pessoa concorda.
Qual a definição de setor produtivo em geral ?
