Autor Tópico: Sobre a lógica de se ajudar os mais pobres  (Lida 9725 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Sobre a lógica de se ajudar os mais pobres
« Resposta #125 Online: 28 de Outubro de 2009, 00:45:55 »

Escrevi esse tópico baseado no que vejo em meu dia-a-dia. Sou advogado com pós graduação, professor, membro da comissão de direitos humanos e membro do comitê do bolsa-família em minha cidade. Constantemente tenho contato com pobres, e nenhum deles me pareceu esforçado. Até parecem bonzinhos, mas só bonzinhos. Refletindo sobre a mensagem do Donatelo vi que, apesar de participar de tanta coisa, pretender ajudar tanto o próximo, estudar tanto moral, lidar diariamente com problemas dos outros, eu exibo nesse tópico um preconceito e hipocrisia, ao ponto de agradecer por ser esse só mais um tópico dentre tantos que logo será esquecido.

Retiro o que disse, reconheço esse meu defeito e peço desculpas por esse tópico. O Brasil é um dos países com a maior desigualdade social do mundo. O abismo é tão grande que fica impossível para a esmagadora maioria desenvolver os instrumentos que façam com que saiam dessa. Os serviços públicos são precários, não oferecendo o mínimo para que se viva dignamente na dependência deles. 

Minhas afirmativas anteriores talvez fariam sentido na Alemanha, Japão, França, Inglaterra etc., onde a desigualdade econômica não é um fator que barra a dignidade de alguém, além de terem programas sociais e serviços públicos excelentes em comparação com os daqui.

Acontece que vivo no Brasil, um país latino-americano que tenta ser algo, e que realmente não oferece condições para que, salvo exceções obtidas por méritos próprios, alguém saia e se levante com dignidade de uma camada social a outra.

Vivo em uma cidade que não pode ser tida por padrão de Brasil, em um bairro que não possa ser tido por padrão de Brasil, em uma casa que não pode ser tida por padrão de Brasil, e exerço uma profissão que não pode ser tida por padrão de Brasil. Eu estava no final das contas, me tendo por padrão de tudo, como apontou o Agnostico em uma mensagem.

O que me espanta, ante esse murro no queixo que me fez ver essa questão por outro ângulo, é que estou acostumado a apontar defeitos que são reconhecidos por meus pares como pertinentes, tanto em processos quanto em condutas, e ainda assim escrevi essas coisas, que no fundo são tão preconceituosas quanto as que critiquei em outros tópicos, com o agravante de que feitas com total lucidez.

Não vai fazer qualquer diferença para quem lê, mas espero que faça para mim, porque isso está me parecendo ser tão revelador como quando descobri que tinha dominado algumas matérias e passei a entender onde errava em alguns pontos, e espero que fique insculpido em meu modo de ver as coisas.

Em resumo, estou envergonhado por ter escrito o que escrevi, pensado o que pensei, e ver a dificuldade dos outros como vi, e só grato por não ter usado aqui meu nome verdadeiro.

Saudades do Jus...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #126 Online: 31 de Outubro de 2009, 13:20:13 »
(...)
Em resumo, estou envergonhado por ter escrito o que escrevi, pensado o que pensei, e ver a dificuldade dos outros como vi, e só grato por não ter usado aqui meu nome verdadeiro.

Isso é coragem ... !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #127 Online: 02 de Novembro de 2009, 06:16:01 »
Saudades do Jus...
Também...

Isso é coragem ... !
Concordo... Grande exemplo.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!