Autor Tópico: Sobre a lógica de se ajudar os mais pobres  (Lida 9722 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Sobre a lógica de se ajudar os mais pobres
« Resposta #50 Online: 21 de Setembro de 2008, 18:17:58 »
Veja o Jus:
É claro que a chance de alguém criado por uma família rica se estabelecer é maior que a chance de alguém criado por uma família pobre.
Eu não sei, mas ao menos, para mim parece bem relacionado.

Nesse caso, vc teria que comparar quantos ricos têm pais ricos, quantos de classe média têm pais ricos e quantos pobres têm pais ricos.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 21 de Setembro de 2008, 18:20:44 »
http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v16n47/7725.pdf

Como eu odeio o esquema de citação da ABNT!

Aliás, como eu odeio o leiaute de documentos da ABNT :P
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 21 de Setembro de 2008, 21:53:12 »
80% da classes alta do Brasil não deriva de "herança".

Eita deve ser o contrário, 90% dos ricos são através de herança, isso sim. Hoje um pobre para ficar rico ou é, virando político, cantor, jogador de futebol, ganhando na loteria, fazendo coisas ilegais ou dando sendo um super expert, estudioso, sortudo e dedicado e conseguir um emprego que ganhe várias promoções... igual aquele filme Em busca da Felicidade, do Will Smith.

Caso contrário, para um salariado é muito difícil.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #53 Online: 22 de Setembro de 2008, 05:18:05 »
Eita deve ser o contrário, 90% dos ricos são através de herança, isso sim.
É porque seria uma injustiça do capitalismo, e como no Brasil a gente passa a vida inteira ouvindo que o capitalismo é injusto, a gente tem uma imagem dessas...
Hoje um pobre para ficar rico ou é, virando político, cantor, jogador de futebol, ganhando na loteria, fazendo coisas ilegais ou dando sendo um super expert, estudioso, sortudo e dedicado e conseguir um emprego que ganhe várias promoções... igual aquele filme Em busca da Felicidade, do Will Smith.
A vida é difícil para qualquer um no Brasil, muito menos pode-se esperar que escolas particulares dêem uma educação REAL (ou seja, não inclui vestibular).

Principalmente que "guardar dinheiro" é a coisa mais insegura que há por aqui.
Caso contrário, para um salariado é muito difícil.
Pelo menos aí eu concordo (discordo de todo o resto).

Só que acho que você está trocando a causa e efeito: alguém não é assalariado só porque é pobre, e sim não será rico sendo assalariado. Buscar "estabilidade" financeira é fórmula para o não-sucesso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 22 de Setembro de 2008, 07:09:14 »
Não há um grau de retro-alimentação aí?  Quem tem mais dinheiro tende a ter mais oportunidades, e vice-versa.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 22 de Setembro de 2008, 08:11:28 »
Mas o Jus está falando sobre o fator determinante para ter uma existência digna e você está perguntando sobre outra coisa.   

Luis,

Em outro post ficou explicitado que  ter uma existência digna  se referia a ter um certo  nível de renda.

O sentido da minha pergunta/historinha hipotética foi :

Saber/confirmar  se o Jus  considerava  falsa ou verdadeira as seguintes afirmações:

O meio social em que os indivíduos vivem ou viveram, não tem influência significativa sobre o sucesso financeiro (nível de renda)dos indivíduos.

O meio social em que os indivíduos vivem ou viveram,  tem influência significativa sobre o sucesso financeiro (nível de renda) dos indivíduos.

.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 22 de Setembro de 2008, 18:49:52 »
Logo, Lula é um craque?

Como governante, Lula é mediocre. Mas a carreira dele é incrível, vindo de onde veio, conseguindo controlar o setor mais refratário de seu partido, e ascender politicamente, considero incrível e sim o acho inteligente, não culto.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 23 de Setembro de 2008, 08:19:00 »
Edir macedo... Já viu a história do cara também? E como pessoa...  :hihi:

"Sobre a lógica de se ajudar os mais pobres".

Nem todo pobre é coitadinho e muitos mais que deveriam ir para PQP (Não diferente de muitos ricos, "classe-média", etc...). Deveríamos ter uma organização, instituição ou algo do tipo procurando talento e esforço dentre estes, mas não sem antes mostrar por onde caminhar. Aquele que quiser e se esforçar que deveria ter o apoio específico do governo e da população. Aqueles que só atrapalham simplesmente seriam descartados.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 23 de Setembro de 2008, 08:32:01 »
Logo, Lula é um craque?

Como governante, Lula é mediocre. Mas a carreira dele é incrível, vindo de onde veio, conseguindo controlar o setor mais refratário de seu partido, e ascender politicamente, considero incrível e sim o acho inteligente, não culto.

Concordo, como governante ele não faz nada de inovador e de relevância. Considero que ele seja bom no jogo político, que é um jogo que exige saber fazer aliados, controlar pessoas , persuadir e mesmo enganar pessoas. Nem todo mundo é bom nesse jogo, é aí que entra a tal da inteligência social.

.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #59 Online: 23 de Setembro de 2008, 12:35:42 »
Este assunto se subdivide em tantos outros.  Sobre esse ponto específico, me lembrei do tópico sobre o Método Paulo Freire e também da Pirâmide de Maslow.  Em um país em que não há muita relação entre esforço e recompensa como o nosso, é difícil cultivar motivação para uma formação efetiva.  Há incompetentes demais protegidos em situações privilegiadas e há obstáculos demais até mesmo para um simples estágio de nível médio.  Há doutores (doutores verdadeiros, não advogados ou políticos) com dificuldades de colocação no mercado de trabalho e há analfabetos funcionais sendo beneficiados por nepotismo indevido.  Há gente sacrificando a própria saúde por um salário mínimo e há mendigos ganhando muito mais do que eles ao chantagear motoristas em estacionamentos públicos.

Muito frequentemente o brasileiro (mais do que o cidadão "típico" da maioria dos outros países) tem de escolher entre o que o tornará mais útil para a sociedade e o que o tornará mais privilegiado.  Conheço muitos que são de fato "mendigos de alta renda" e não se dão conta disso, porque estão protegidos por uma camada de mentiras sociais e auto-ilusão.

(...)

Excelente análise, Dantas. Inclusive há o fato de que mesmo a assistência social estatal é mais para colher dividendos políticos do que para ajudar. O bolsa-esmola funciona muito melhor no palanque do que no desenvolvimento do país...
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #60 Online: 23 de Setembro de 2008, 13:20:14 »

Lembro de uma reportagem de um jornal aqui de Porto Alegre que entrevistou vários mendigos, e alguns deles chegavam a faturar cerca de 1000 reais por mês. Qual o estímulo deles para procurar qualquer emprego que seja?

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #61 Online: 23 de Setembro de 2008, 13:45:50 »
Excelente pergunta.  Quando era programador na Fundação Educacional do DF eu chegava a comentar que poderia ganhar mais como mendigo...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 23 de Setembro de 2008, 13:47:41 »
Pra isso basta que 30 pessoas dêem 1 real por dia. Em 14 horas de mendicância, isso dá uma pessoa a cada 30 minutos. Essa quantia não é nada de outro mundo mesmo. Pra que trabalhar e se cansar? Até porque não tem conta nem imposto pra pagar!
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 23 de Setembro de 2008, 18:13:55 »
Na minha cidade foi feito um levantamento e constatou-se que a maioria dos mendicantes tinha problemas com álcool e drogas, o que resultou no afastamento gradual de suas famílias. Para surpresa de quem fez o levantamento, muitos deles, mesmo possuindo residência fixa, optaram por morar nas ruas e apenas uma pequena parcela usufruia dos programas sociais oferecidos pelo município.

A maioria buscava ajuda em casas e albergues mantidos por entidades religiosas e viviam das doações de alimentos e roupas. Alguns dos mais jovens cometiam pequenos furtos, ao passo que os mais velhos vendiam o lixo encontrado nas ruas para com ele conseguirem o dinheiro necessário para adquirir bebidas e drogas.

Obviamente que alguns poderiam, se assim desejassem, retornar ao mercado de trabalho ou ao convívio com seus familiares, bastando para isso um incentivo, seja ele público ou não, além de uma boa dose de esforço próprio para que isso ocorresse. Mesmo assim, preferiram as ruas.

Além disso, temos a praga que são os guardadores de carro, pois estes, a meu ver, são piores do que um bando de velhotes bêbados pedindo alguns centavos para beber. Alguns projetos em tramitação tencionam regulamentar essa atividade, fazendo com que ela siga algumas regras e seja fiscalizada de alguma forma.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #64 Online: 23 de Setembro de 2008, 18:22:21 »
O projeto "Vaga Fácil" que foi implementado na calada da noite pelo Roriz em Brasília (e que pegou TÃO mal que sumiu do mapa pouco depois) não deixa de ser isso: legalização dos guardadores de rua, com uma comissão para o governo.

Aqui em Curitiba há algo similar, não me lembro do nome agora. Creio que em muitas outras cidades também.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #65 Online: 23 de Setembro de 2008, 18:31:49 »

O que é uma grande sacanagem a meu ver. A rua é pública, de maneira que é de todos e de acesso e trânsito livre. O poder público pode limitar seu uso, e já o faz, através da zona azul.

Agora, um guardador de carros, que é tão dono da rua quanto eu ou você, querer cobrar pela sua utilização é um completo abuso. Não é como se eles estivessem realmente lhe prestando um serviço: se seu carro for roubado ou batido ele não será o responsável. Há uma extorsão, um "me paga senão eu vou riscar". Um guardador de carros é tão bandido quanto um batedor de carteiras, sendo a única diferença a tolerância social e o grau de violência envolvidos.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 23 de Setembro de 2008, 18:52:46 »
Mas esta é uma idéia recorrente nos nossos políticos, a de regulamentar o subemprego, imaginando que com isso estejam beneficiando a população, ou pelo menos uma parte dela. Sinceramente eu não vejo diferenças entre um guardador de carros ilegal e um oficial, a não ser o uniforme.

Sem falar que muitos deles são levados a crer que, devido a licença concedida e por existir uma associação ou um grupo organizado para defender seus interesses, eles terão os mesmos benefícios que um trabalhador com carteira assinada. O mesmo vale para os catadores de papel, que aqui em minha cidade são assistidos pela associação dos catadores e vendem o produto de sua coleta para uma cooperativa de reciclagem.

Hoje em dia os catadores já são mais de mil, e todos puxam as "carroças" com material reciclado pela cidade. Um caminhão e mais quatro pessoas conseguiria facilmente fazer o trabalho diário de uma centena deles, mostrando como é dura a vida de um catador e muito pouco rentável.

« Última modificação: 23 de Setembro de 2008, 19:01:05 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #67 Online: 23 de Setembro de 2008, 18:54:16 »
Aqui em Curitiba há algo similar, não me lembro do nome agora. Creio que em muitas outras cidades também.
:hein:
Não existe....existe o Estar... mas quem trabalha no diretran está longe de ser guardador de carro...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #68 Online: 23 de Setembro de 2008, 18:56:47 »

Mas esta é uma idéia recorrente nos nossos políticos, a de regulamentar o subemprego, imaginando que com isso estejam beneficiando a população, ou pelo menos uma parte dela. Sinceramente eu não vejo diferenças entre um guardador de carros ilegal e um oficial, a não ser o uniforme.

Sem falar que muitos deles são levados a crer que, devido a licença concedida e por existir uma associação ou um grupo organizado, eles terão os mesmos benefícios que um trabalhador com carteira assinada. O mesmo vale para os catadores de papel, que aqui em minha cidade são assistidos pela associação dos catadores e vendem o produto de sua coleta para uma cooperativa de reciclagem.

É verdade. Não vejo outra alternativa legal que não seja instituir uma zona azul noturna, controlada por cartões e não pela lábia do guardador. E bem demarcada por placas, para que desde quando se estacione saiba que ali é cobrado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #69 Online: 23 de Setembro de 2008, 19:19:36 »
Para o benefício dos que não sabem do que se trata (como eu :) ), que tal explicar o que é Zona Azul, Jus?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 23 de Setembro de 2008, 19:41:07 »
Para o benefício dos que não sabem do que se trata (como eu :) ), que tal explicar o que é Zona Azul, Jus?

É uma zona de estacionamento rotativo, onde você precisa de um cartão que conste o tempo que pretende ficar estacionado. Se estiver estacionado numa zona azul e o cartão não estiver à mostra, no parabrisa do veículo, por exemplo, é multa na certa. Não funciona a noite, sábados a tarde, domingos e feriados.
Como a fiscalização é feita pelos agentes de trânsito, não exsitem flanelinhas.

Aqui em Ponta Grossa é assim.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #71 Online: 23 de Setembro de 2008, 19:59:09 »
Ah, então é bem similar ao Vaga Fácil.  Só não sei se o critério que o Roriz escolheu para selecionar os responsáveis foi muito confiável.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 23 de Setembro de 2008, 20:01:23 »
Ah, então é bem similar ao Vaga Fácil.  Só não sei se o critério que o Roriz escolheu para selecionar os responsáveis foi muito confiável.

Aqui os responsáveis são servidores municipais vinculados a Autarquia Municipal de Trânsito.
Alfred E. Newman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 24 de Setembro de 2008, 13:33:50 »
Não estou criando uma regra a partir da minha própria experiência de vida, tampouco me colocando como a medida de tudo. Estou oferecendo dados objetivos (padrão de renda mínimo da classe média segundo a FGV), e apontando para um fato social no Brasil, verificável por quem quiser: há pedintes/moradores de favela conformados, que não acham que devem se esforçar.

Sem dúvida que existem.  O que não podemos é tentar sequer pensar em generalizar. Não sei quantos são preguiçosos.

No caso de vender bala, é um sub-emprego, onde os caras correm o dia inteiro!!! Não posso falar que são preguiçosos. Posso entender também que mendigar e tomar 1000 nãos por dia na cara não deve ser gostoso.
Eles certamente não estão trocando algo mais do que um sub-emprego pela mendicância, talvez a menina não goste de ser uma doméstica, sei lá. Mas temos que ter em mente que o que eles estão trocando, na visão deles, é pior do que mendigar. Não vejo um executivo trocar seu posto pelo de mendigo, nem um professor.

Dizer que esse cara não é o culpado da própria miséria, porque a vida foi muito dura com ele, é incidir na falácia do argumentum ad lazarum.

Ora, estamos falando de um cara saudável, que não possui problemas mentais ou físicos, e não produz R$ 1.000,00 mensais para si. A única explicação possível é dizer que ele não se esforçou, trabalhou, estudou e/ou planejou suficientemente. Em outras palavras: é um folgado.

Jus, tenho uma empregada ganha 800,00. E trabalha das 8..4.
Ganhar 1000,00 reais em um emprego é um sonho de consumo para muita gente. Não sei de onde você tirou essa afirmação. 1000,00 exige muitas vezes mais do que o segundo grau completo, ser mais do que um analfabeto funcioal, ou ter boa aparência para vender em uma loja.

Não podemos falar, nunca, de maneira alguma, isso: "e não produz R$ 1.000,00 mensais para si. A única explicação possível é dizer que ele não se esforçou, trabalhou, estudou e/ou planejou suficientemente. Em outras palavras: é um folgado."

Não tem o menor sentido, é desconhecer a nossa realidade.

O governo oferece programas sociais, como o bolsa-família. Eu, você e quem mais anda pelas próprias pernas pagamos a conta via impostos. As perguntas que faço são as seguintes: esse pedinte miserável tem algum direito de exigir qualquer coisa de algum cidadão em sua esfera privada? E de ficar bravo quando alguém se recusa a lhe dar o dinheiro? Um programa político que se preocupasse menos em oferecer uma série de serviços e bens gratuitos ou mais baratos, como casas populares, e mais em incentivar o setor produtivo, não seria mais efetivo para acabar com a atitude desses miseráveis folgados? 

Um estado tem que ter programas sociais. Podemos certamente discordar de alguns pontos do bolsa família, notadamente a questão de não pedir contrapartidas fortes e mais ainda, não ter como pedir contrapartidas por não oferecer algo que ajude a sociabilizar as pessoas. Sem falar no uso eleitoreiro.

Podemos também, claro, incentivar setores como o da construção civíl, que emprega muitas pessoas de baixa renda.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2008, 13:36:17 por Agnostico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Skorpios

• Visitante
« Resposta #74 Online: 24 de Setembro de 2008, 18:18:53 »

É uma zona de estacionamento rotativo, onde você precisa de um cartão que conste o tempo que pretende ficar estacionado. Se estiver estacionado numa zona azul e o cartão não estiver à mostra, no parabrisa do veículo, por exemplo, é multa na certa. Não funciona a noite, sábados a tarde, domingos e feriados.
Como a fiscalização é feita pelos agentes de trânsito, não exsitem flanelinhas.

Aqui em Ponta Grossa é assim.
Aqui em Blumenau também.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!