Autor Tópico: A noite oficial dos ovnis, qual é a explicação???  (Lida 27200 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A noite oficial dos ovnis, qual é a explicação???
« Resposta #200 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:36:28 »
Por falar em fenômenos meteorológicos que saem correndo, me lembrei que não se consegue alcançar um arco-íris.  E talvez por isso ele foi alçado a mito pelo povo nórdico, tornando-se Bifrost, a ponte que liga o mundo dos humanos ao mundo dos deuses.

É tão improvável assim que outros fenômenos atmosféricos possam existir e não ser devidamente explicados ainda?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gordo Remora

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
« Resposta #201 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:36:44 »
Gordo, talvez você não tenha entendido o espírito das afirmações aqui...

Eu não posso afirmar que uma coisa é algo por exclusão. Por exemplo, minha filha me pergunta:

"Pai, o que é aquilo"
Eu falo.. não é um bode, nem uma pizza, nem um avião, portanto... é um cowboy

Eu posso falar que é um cowboy se eu ter certeza que é um cowboy.

Se eu quiser fazer uma hipótese que aquilo é um cowboy, sem ter certeza de que realmente é um cowboy, eu tenho que ao menos prever o comportamento que ele terá...  algo como:

Filha, é um cowboy... ele daqui a pouco vai andar para direita ou esquerda, a parte de cima vai oscilar em relação ao chão... etc.. Se eu não fizer isso E a observação não confirmar a hipótese, o que tenho em mãos é um AD HOC.

Voltando aos ETS. Eu concordo que não parece um fenômeno metereológico conhecido... não parece um avião... mas não posso falar por exclusão que é um ET... ao menos sem formular uma hipótese que possa ser checada.

Então, você tem em mãos um AD HOC.

Agnóstico,

Releia tudo o que eu escrevi e você verá que em nenhum momento eu afirmei que os objetos detectados no episódio em questão possuem origem extraterrestre.

Offline Gordo Remora

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
« Resposta #202 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:39:08 »
É tão improvável assim que outros fenômenos atmosféricos possam existir e não ser devidamente explicados ainda?

Pois é, mas aí a gente entra naquela falácia de que diziam que não poderia existir algo que fosse mais pesado que o ar que pudesse voar, e apareceu o avião.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #203 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:40:36 »
Eu ainda não entendo por que você sempre volta a essa comparação.  Tem tão pouca base.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gordo Remora

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
« Resposta #204 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:42:26 »
Eu ainda não entendo por que você sempre volta a essa comparação.  Tem tão pouca base.

É uma possibilidade que fenômenos meteorológicos possam ultrapassar a velocidade do som. É difícil mas não é impossível.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:44:07 »

É uma possibilidade que fenômenos meteorológicos possam ultrapassar a velocidade do som. É difícil mas não é impossível.
Porque?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #206 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:45:11 »
Ora, é um fato bem comprovado que trovões são um fenômeno meteorológico que ultrapassa a velocidade do som.  Perdi alguma coisa?

Offline Gordo Remora

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
« Resposta #207 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:46:22 »

Porque?

Esqueci do raio! O raio consegue ultrapassar a velocidade do som... Mas foi porque eu estava pensando em algo parecido com o que foi identificado no episódio em questão.

Sorry people.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:47:54 »

Eu não posso afirmar que uma coisa é algo por exclusão. Por exemplo, minha filha me pergunta:

"Pai, o que é aquilo"

Se eu quiser fazer uma hipótese que aquilo é um cowboy, sem ter certeza de que realmente é um cowboy, eu tenho que ao menos prever o comportamento que ele terá...  algo como:

Filha, é um cowboy... ele daqui a pouco vai andar para direita ou esquerda, a parte de cima vai oscilar em relação ao chão... etc.. Se eu não fizer isso E a observação não confirmar a hipótese, o que tenho em mãos é um AD HOC.

Voltando aos ETS. Eu concordo que não parece um fenômeno metereológico conhecido... não parece um avião... mas não posso falar por exclusão que é um ET... ao menos sem formular uma hipótese que possa ser checada.

Agnóstico,

Releia tudo o que eu escrevi e você verá que em nenhum momento eu afirmei que os objetos detectados no episódio em questão possuem origem extraterrestre.

Então, tirando a hipotese ET por falta de evidencias e probabilidade infinitamente menor frente a explicações mais "oficiais", o que voce alega??
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gordo Remora

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
« Resposta #209 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:53:38 »

"Pai, o que é aquilo"

Agnóstico,

Então, tirando a hipotese ET por falta de evidencias e probabilidade infinitamente menor frente a explicações mais "oficiais", o que voce alega??

Mais uma vez... Eu não estou alegando a hipótese ET!!!! Que sina!!! Acho que você acredita mais em ET do que eu...

Alego que que eram objetos de origem desconhecida com um padrão de movimento alheio a qualquer coisa conhecida.

O que eu não posso engolir é uma explicação simplista de que era balão, fenômeno meteorológico, nuvem, zepelin, etc...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #210 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:54:40 »
Ainda sobre fenômenos atmosféricos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brilho_Verde

Offline Gordo Remora

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
« Resposta #211 Online: 02 de Outubro de 2008, 22:55:48 »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #212 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:00:23 »
Sua posição não está clara...Deixa eu ver se entendi:

Voce alega que objetos que não foram identificados são "outra coisa" que não algum fenomeno citado em explicações oficiais ou de cientistas pois essas seriam explicações muito simples??

Baseado em quais fatos voce alega que explicações simples não são as corretas? (voce não pode engolir)

E o que seriam essas "outras coisas"??

Por favor, tente responder objetivamente, senão estariamos entrando em uma discussão meio exotérica ou filosófica e possivelmente não chegariamos a lugar nenhum...

Offline Gordo Remora

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
« Resposta #213 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:08:32 »
Sua posição não está clara...Deixa eu ver se entendi:

Voce alega que objetos que não foram identificados são "outra coisa" que não algum fenomeno citado em explicações oficiais ou de cientistas pois essas seriam explicações muito simples??

Baseado em quais fatos voce alega que explicações simples não são as corretas?

E o que seriam essas "outras coisas"??

Por favor, tente responder objetivamente, senão estariamos entrando em uma discussão meio exotérica ou filosófica e possivelmente não chegariamos a lugar nenhum...

É muito simples. Objetos voadores desconhecidos foram detectados no céu do Brasil. Isso é fato. Para este fato deve haver uma explicação, afinal, deve haver um motivo para estes objetos estarem no céu do Brasil. Mas qual é esta explicação? Não faço a menor idéia.

Só que explicações oficiais como "ilusão de ótica" e "fenômenos meteorológicos" não correspondem ao que os movimentos que os objetos faziam. Porém, os objetos não deixaram de existir por que a explicação oficial era falha. Logo, a explicação não anula o fato.

Entenda, não tenho pretensão de ser o dono da verdade absoluta e conhecer todos os mistérios do universo. Somente não consigo aceitar facilmente explicações oficiais cheias de coisas que não se encaixam direito.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #214 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:10:04 »
Uma explicação incompleta ou pouco convincente é então evidência de algo mais?

É isso?

Offline Gordo Remora

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
« Resposta #215 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:10:46 »

É isso?

Ao meu ver sim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #216 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:11:34 »
Acho que chegamos no ponto crucial então.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:17:08 »

É isso?

Ao meu ver sim.

Ué, então é o que eu falei do ad hoc...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:19:45 »
Entendo, voce só está sendo um pouco tendencioso....
Voce está fazendo suposições simplistas tentando corroborar sua interpretação dos fatos.

Os fatos são:
1- Algum fenomeno aconteceu
2-Esse fnomeno apareceu nas telas de radar
2a-fenomenos atmosfericos podem provocar fantasmas de radar, sendo inclusive casos documentados (veja site abaixo)
3-Testemunhos de pessoas são sugeitos a enganos e influencias de crenças.
4-pessoas são sujeitas a interpretações visuais erradas
5-Nada sugere tecnologia desconhecida
6-fenomenos atmosfericos e ilusão de optica e/ou má interpretação podem explicar satiusfatoriamente o ocorrido.

Veja esse site sobre ufologia que tem uma abordagem mais seria do assunto.

http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/index.html

E mais uma vez,

O que suporta sua opinião de que as explicações "oficiais" são menos provaveis que "outras coisas"??

O que seriam essas "outras coisas"??

Offline Gordo Remora

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
« Resposta #219 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:21:21 »

É isso?

Ao meu ver sim.

Pera lá... Vamos explicar direito...

Uma explicação incompleta ou pouco convincente é evidência de algo mais, mais em relação à própria explicação!!!! O que você deduz de uma explicação com erros? Que ela está errada!!!!!

A explicação não só não anula como também não altera o fato!!! É o fato quem pode anular ou alterar a explicação!!!!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:28:33 »

É isso?

Ao meu ver sim.

Pera lá... Vamos explicar direito...

Uma explicação incompleta ou pouco convincente é evidência de algo mais, mais em relação à própria explicação!!!! O que você deduz de uma explicação com erros? Que ela está errada!!!!!

A explicação não só não anula como também não altera o fato!!! É o fato quem pode anular ou alterar a explicação!!!!

Veja,
Antigamente achavam que a terra era uma esfera (antes que era plana)...Estavam  errados, descobriu-se então que a terra era uma elipsoide. Mas uma elipsoide quase esferica...estavam mais certos mas a ideia basica estava correta.  Hoje se sabe que a terra tem o formato de "pera", mas muito sutil....Não é nem uma elipsoide, mas é quase uma, e quase uma esfera!!

Resumindo, a explicação oficial pode não ser completa, mas isso não a invalida pois ela pode ser corrigida...
E explicações "magicas" não explicam baseado em fatos o que pode ter acontecido, por mais bacanas e misteriosas que sejam...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:29:39 »
A proposito, objetivamente...o que voce propõe que sejam essas "outras coisas"?? E baseado em que??

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #222 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:30:33 »
Uma explicação incompleta, imperfeita ou pouco convincente pode ser devida a dados incompletos ou imperfeitamente registrados, por exemplo.

O que eu estranho é que você alega que a explicação "não altera o fato".  Mas como não se conhece o fato, ele não poderia mesmo ser alterado... portanto voltamos ao ponto de partida: simplesmente não se sabe o que os OVNIs são.

Offline Gordo Remora

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
« Resposta #223 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:33:41 »
Entendo, voce só está sendo um pouco tendencioso....
Voce está fazendo suposições simplistas tentando corroborar sua interpretação dos fatos.

Os fatos são:
1- Algum fenomeno aconteceu

Isto é um fato.

2-Esse fnomeno apareceu nas telas de radar

Isto é outro fato.

2a-fenomenos atmosfericos podem provocar fantasmas de radar, sendo inclusive casos documentados (veja site abaixo)

Sim, e também saem correndo, principalmente quando tem um Mirage perseguindo eles.

3-Testemunhos de pessoas são sugeitos a enganos e influencias de crenças.
4-pessoas são sujeitas a interpretações visuais erradas

O sempre útil jargão de que todos estão mentindo, ou viram coisas, ou estavam delirando, etc...

5-Nada sugere tecnologia desconhecida

Os movimentos dos objetos não se assemelhavam a nada conhecido, nem por efeitos naturais, nem por efeitos tecnológicos.

6-fenomenos atmosfericos e ilusão de optica e/ou má interpretação podem explicar satiusfatoriamente o ocorrido.

Podem mesmo... Tamos há duas horas aqui conversando e vc ainda não conseguiu me convencer disso.

Veja esse site sobre ufologia que tem uma abordagem mais seria do assunto.

http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/index.html

Conheço bem.

E mais uma vez,

O que suporta sua opinião de que as explicações "oficiais" são menos provaveis que "outras coisas"??

O que seriam essas "outras coisas"??

O que suporta a minha opinião é que nada do que temos nas explicações oficiais se assemelham ao que foi visto. Agora, o que foi visto?? Visto que todas as explicações "ordinárias" foram esgotadas, a gente pode pensar em um monte de coisa. Até em naves extraterrestres.  :histeria:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #224 Online: 02 de Outubro de 2008, 23:38:51 »
Daqui onde me encontro, parece que você tem uma vontade um tanto excessiva de ter alguma explicação.

Não há nenhum motivo claro por que deveríamos saber explicar todos os fenômenos atmosféricos.  Não saber explicar é simplesmente não saber explicar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!