Autor Tópico: O PT e o avanço na política.  (Lida 14188 vezes)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
O PT e o avanço na política.
« Online: 08 de Outubro de 2008, 16:52:40 »
Bom... como o clube não comentou sobre os partidos nesse última eleição (05/10/2008) para prefeitos e vereadores, eu achei por bem abrir esse tópico.

Os números confirman o avanço do Partido dos Trabalhadores.

PT cresce quase 30% nas eleições de 2008.

O PT foi o partido que mais cresceu nas eleições municipais deste ano, se consideradas as quatro maiores legendas com representação no Congresso Nacional (PMDB, PT, PSDB e DEM). Os petistas conquistaram 548 prefeituras, ante as 422 alcançadas no pleito de 2004 - um aumento de 29,85%. O número de cidades governadas pelo PT a partir de 1º de janeiro de 2009 pode ser ainda maior. Caso vença as eleições nos 15 municípios onde disputa o segundo turno, o partido pode chegar ao comando de 563 prefeituras.

O PMDB, partido da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ficou em segundo lugar entre os que mais cresceram. A legenda saltou de 1.065 prefeituras em 2004 para 1.194 no primeiro turno de 2008 - um acréscimo de 12,11%.

Os dois maiores partidos de oposição sofreram derrotas em todo o país. O PSDB, que elegeu 879 prefeitos em 2004, só conseguiu manter 780 no último domingo - uma queda de 11,26%. O DEM (ex-PFL) foi o que obteve o pior desempenho. Caiu de 789 prefeitos eleitos em 2004 para 494 em 2008 - uma redução de 37,38%. Em números absolutos, o PT está em terceiro lugar entre os partidos com o maior número de prefeituras. A lista é encabeçada por PMDB e PSDB. O DEM (ex-PFL) aparece apenas na quinta colocação, ultrapassado pelo PP (com 547 prefeituras).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PT foi a legenda que mais obteve prefeituras no estado do Acre (12 municípios). O partido ficou em segundo lugar na Bahia (66 municípios) e no Pará (27 municípios). Nos estados de Amapá (3 municípios), Amazonas (6 municípios), Mato Grosso do Sul (10 municípios), Minas Gerais (108 municípios) e Rio de Janeiro (10 municípios), o PT ficou na terceira colocação.

Entre os partidos com menor representação no Congresso Nacional, quatro apresentaram crescimento se comparados os resultados de 2004 e 2008. O PCdoB subiu de 10 para 40 prefeituras; o PSB, de 176 para 311; o PV, de 56 para 77; e o PDT, de 311 para 344.

Primeiro turno - Das quinze capitais onde as eleições foram decididas em primeiro turno, o PT obteve êxito em seis: Vitória (ES), com João Coser; Palmas (TO), com Raul Filho; Porto Velho (RO), com Roberto Sobrinho; Rio Branco (AC), com Angelim; Recife (PE), com João da Costa; e Fortaleza (CE), com Luizianne Lins. Nas onze capitais onde vai haver segundo turno no dia 26 de outubro, candidatos petistas participam da disputa em três: São Paulo (SP), com Marta Suplicy; Porto Alegre, com a deputada Maria do Rosário (RS); e Salvador, com o deputado Walter Pinheiro (BA).

Além de Maria do Rosário e Walter Pinheiro, outros quatro deputados petistas saíram vitoriosos nas eleições de domingo. Tarcísio Zimmermann (RS) foi eleito em primeiro turno em Novo Hamburgo; Maria do Carlo Lara (MG), em Betim; e Guilherme Menezes (BA), em Vitória da Conquista. Carlito Merss (SC) disputa o segundo turno em Joinville.

O desempenho do PT nas regiões operárias do ABC Paulista e do Vale do Aço também merece destaque. Na área industrial de São Paulo, o partido foi vitorioso em Santo André, com Vanderlei Siraque; e Diadema, com Mario Reali. A legenda vai para o segundo turno nas cidades de São Bernardo do Campo, com Luiz Marinho (PT); e Mauá, com Oswaldo Dias. Na região operária de Minas Gerais, o partido venceu em Ipatinga, com Chico Ferramenta; Coronel Fabriciano, com Chico Simões; e Santana do Paraíso, com Kim.

Segundo o deputado Vicentinho (PT-SP), o desempenho positivo de candidatos petistas em regiões industriais "é importantíssimo". Segundo ele, a avaliação positiva do presidente Lula entre os trabalhadores contribuiu para o resultado. "Estamos muito felizes. O presidente Lula esteve em São Bernardo do Campo por três vezes. Ele tem o mandato muito bem avaliado porque gerou empregos. O presidente teve um papel de influência muito grande. É nosso líder maior. Foi de grande ajuda", disse.

Fonte: www.pt.org.br
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: O PT e o avanço na política.
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2008, 17:02:50 »
Eu lamento o avanço do PT... ainda bem que aqui em Guarapuava o candidato petista teve poucos votos e que eles foram praticamente expulsos de Curitiba :)
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2008, 17:51:21 »
Eu lamento o avanço do PT... ainda bem que aqui em Guarapuava o candidato petista teve poucos votos e que eles foram praticamente expulsos de Curitiba :)
Aqui também puseram para correr uma jovem promessa petista!! E viva os coronéis da velha Uberlândia! :twisted:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2008, 17:59:18 »
Citação de: Hugo
Ah, tirando a corrupção, difamação, os grupos terroristas associados, as táticas de campanha nazistas (como espalhar boataria no nordeste de que o outro partido ia acabar com bolsa-família), a incoerência (como ser oposição a determinado partido mas copiá-lo), até que eu concordaria com esse emoticon, só que tirando tudo isso não sobra nada do partido...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2008, 18:03:52 »
O Bolsa-Voto, o Vale-Farelo e o Cesta-Pastel fizeram efeito.

É a prova que é a melhor forma de comprar eleitor.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2008, 18:11:47 »
 :histeria: :histeria: :histeria:

Eu sabia... eu sabia...

Aliás, o partidinho que correu à ponta-pés não foi o PT não... é um tal de DEM...  :hihi:

Ps.: Os que escreviam aqui que quando o governo Lula tivesse de enfrentar uma crise mundial e... se f****, onde estão esses otimistas???
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2008, 18:13:10 »
:histeria: :histeria: :histeria:

Eu sabia... eu sabia...

Aliás, o partidinho que correu à ponta-pés não foi o PT não... é um tal de DEM...  :hihi:

Ps.: Os que escreviam aqui que quando o governo Lula tivesse de enfrentar uma crise mundial e... se f****, onde estão esses otimistas???
Você levantou uma questão interessante. É a primeira vez que o governo Lulla vai enfrentar uma crise. Vamos ver como se sai.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2008, 18:18:27 »
A crise só está no começo , Hugo...

A GM já deu férias coletivas e a Fiat tb.... e o ilustre Lullalá falou:

"É pobrema du Buxi!"

Depois...

"É uma marolinha!"

Depois...

"É a maior crise desde 1929.."

Depois...

Acho que...

Reparou que a marolinha está aumentando enquanto chega perto da praia?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2008, 18:25:57 »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2008, 18:46:38 »
Eu não simpatizo muito com o modo como o PT faz as coisas, mas não considero uma má notícia para o país o crescimento do partido. Entre os grandes partidos eu considero o PT e o PSDB os dois partidos mais sérios, com propostas e projetos para o país e por mais que ambas as legendas tenham muitos defeitos, acho que elas são capazes de manter o Brasil no caminho certo. O DEM é em minha opinião um partido que está perdendo sua identidade, não tem grandes lideranças e está cada vez mais se transformando em um satélite do PSDB, onde os tucanos vão os democratas vão atrás, não me surpreenderia se um dia os dois partidos acabarem se fundindo, ou melhor, o PSDB engolindo o DEM.

Agora, a péssima notícia para o Brasil é o crescimento do PMDB. Esse partido sim é um câncer na política nacional. É um partido sem pé nem cabeça, sem propostas, sem líderes, sem nada. É só um aglomerado de políticos de todos os espectros ideológicos e sem nenhuma unidade, cheio de caciques e coronéis. O resultado é um partido corrupto e fisiológico - por ser tão grande, nenhum governo, seja do PT ou do PSDB pode prescindir de seu apoio no parlamento, e o PMDB sabe disso. Não é só o PMDB que precisa do poder, o poder também precisa do PMDB.

O PSDB e o DEM saírem derrotados pelo PT não é necessariamente ruim. Mas sairem derrotados pelo PMDB é triste.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2008, 18:52:13 »

Histórico do DEM:

ARENA - > PDS - > PFL - > DEM

ARENA era o partido opressor da época da Ditadura, o da situação. O outro era:

MDB - > PMDB
       - > PSDB
       - > PT
       - > ...

O MDB deu nascimento aos demais, o ARENA só ao DEM. É o partido que mais desprezo, mais que PSTU e PSOL.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 08 de Outubro de 2008, 18:58:43 »
Entre os grandes partidos eu considero o PT
Aff
e o PSDB
Aff
os dois partidos mais sérios
Aff
acho que elas são capazes de manter o Brasil no caminho certo
Aff

Bom, deu pra entender. Elogiou esses dois, os quais eu considero um dos principais culpados na avacalhação do país...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Outubro de 2008, 19:01:53 »
Se levar em consideração que o PT tem relacionamentos com gente das FARCS, movimentos de guerrilha, se desmancham em elogios ao Fudeu, Chapolim  todo tipo de ditador que existe....

Os petistas  não podem falar muito dos militares.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Outubro de 2008, 19:09:48 »

Histórico do DEM:

ARENA era o partido opressor da época da Ditadura, o da situação. O outro era:

MDB - > PMDB
       - > PSDB
       - > PT
       - > ...

O MDB deu nascimento aos demais, o ARENA só ao DEM. É o partido que mais desprezo, mais que PSTU e PSOL.

A ala mais liberal do ARENA deu origem ao DEM. Os mais conservadores ficaram no partido que deu origem ao que hoje é o PP. Mesmo que o DEM seja descendente direto do ARENA, acho que é preciso muita paranóia para acreditar que secretamente quem dá as cartas por lá ainda são os militares. É outra época.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 08 de Outubro de 2008, 19:11:45 »
Eu não simpatizo muito com o modo como o PT faz as coisas, mas não considero uma má notícia para o país o crescimento do partido. Entre os grandes partidos eu considero o PT e o PSDB os dois partidos mais sérios, com propostas e projetos para o país e por mais que ambas as legendas tenham muitos defeitos, acho que elas são capazes de manter o Brasil no caminho certo. O DEM é em minha opinião um partido que está perdendo sua identidade, não tem grandes lideranças e está cada vez mais se transformando em um satélite do PSDB, onde os tucanos vão os democratas vão atrás, não me surpreenderia se um dia os dois partidos acabarem se fundindo, ou melhor, o PSDB engolindo o DEM.

Agora, a péssima notícia para o Brasil é o crescimento do PMDB. Esse partido sim é um câncer na política nacional. É um partido sem pé nem cabeça, sem propostas, sem líderes, sem nada. É só um aglomerado de políticos de todos os espectros ideológicos e sem nenhuma unidade, cheio de caciques e coronéis. O resultado é um partido corrupto e fisiológico - por ser tão grande, nenhum governo, seja do PT ou do PSDB pode prescindir de seu apoio no parlamento, e o PMDB sabe disso. Não é só o PMDB que precisa do poder, o poder também precisa do PMDB.

O PSDB e o DEM saírem derrotados pelo PT não é necessariamente ruim. Mas sairem derrotados pelo PMDB é triste.

Concordo que o avanço do PMDB é muito ruim. Agora dizer que PT e PSDB são partidos mais sérios só pode ser piada...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 08 de Outubro de 2008, 19:12:38 »

Nunca afirmei que os militares dão as cartas no DEM, mas que esse partido tem problemas de nascença que passaram a gerações. É só lembrar de ACM e família.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Outubro de 2008, 19:17:28 »
Concordo que o avanço do PMDB é muito ruim. Agora dizer que PT e PSDB são partidos mais sérios só pode ser piada...

Eu disse "entre os grandes partidos eu considero o PT e o PSDB os dois partidos mais sérios". Quais são os outros grandes partidos? Você acha exagero dizer que PT e PSDB são melhores que os demais? Observe que eu reconheci que "ambas as legendas" têm "muitos defeitos", isso é inquestionável. Mas e a qualidade das outras opções?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Outubro de 2008, 21:19:34 »

Histórico do DEM:

O Arena deu origem ao PP também, aliás, o PP é o Arena que mudou de nome primeiro pra PDS depois PPR, PPB e PP. O partido de Eurico Miranda, Maluf, Jarbas Passarinho, Roberto Campos, Dorneles, Jair Bolsonaro, Sivuca ("bandido bom é bandido morto"), Esperidião Amim, Anísio da Beija-Flor e companhia ilimitada. Só gente do bem :)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 08 de Outubro de 2008, 21:25:30 »
Os que escreviam aqui que quando o governo Lula tivesse de enfrentar uma crise mundial e... se f****, onde estão esses otimistas???

Essa crise está só começando...

A crise só está no começo , Hugo...

A GM já deu férias coletivas e a Fiat tb.... e o ilustre Lullalá falou:

"É pobrema du Buxi!"

Depois...

"É uma marolinha!"

Depois...

"É a maior crise desde 1929.."

Depois...

Acho que...

Reparou que a marolinha está aumentando enquanto chega perto da praia?

Isso é o que me dá mais raiva daquele molusco. :bravo:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Outubro de 2008, 22:46:13 »
Em 20 dias, o BC injetou na economia R$ 60 bilhões com a redução dos compulsórios e colocou US$ 5,832 bilhões no mercado de câmbio. Isso sem contar a venda de parte das reservas internacionais, cujo valor não foi divulgado.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u453971.shtml

Começou bem heim... ::)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #22 Online: 08 de Outubro de 2008, 23:11:29 »
A capacidade de crescimento do PT não deveria ser motivo de espanto , na verdade é um fato até relativamente previsível. Ele se apoia em dois fatores básicos: a estrutura organizacional e o pragmatismo político.

Embora não seja mais o partido de militantes que era até há 10-15 anos o PT mantém a estrutura organizacional de partido de esquerda como foi criado. Tradicionalmente os partidos de esquerda são mais centralizados e  menos fluidos que os demais , sem distorções e diferenças regionais gritantes como os outros partidos ( exemplo paradigmático no Brasil é o PMDB) ; isto é uma herança da concepção leninista de partido e que se mantêm justamente por sua eficácia na intervenção política. Embora a estrutura tipo leninista ,só possa se manter de forma continuada em um partido de militantes , por mais burocratizado que este seja , existe uma "inércia institucional" e as vantagens da forma organizacional se mantém mesmo que a "alma militante "tenha se esvaido ; ainda que na prática o PT esteja igualado aos partidos tradicionais não-esquerda sua coordenação nacional e sua intervenção em nível regional ainda tem uma eficácia grande.

O pragmatismo polpítico se revela na capacidade de articular reivindicações diversas e muitas vezes conflitantes. O PT consegue ser ao mesmo tempo o partido da intervenção social pelo Bolsa-Familia e o que permitiu os maiores lucros bancários da história ; manteve por muito tempo uma ambientalista histórica lado a lado com um representante do agronegócio na mesma reunião de ministros. O PT , como entidade , assume a mesma função mediadora que Getúlio Vargas assumia em sua época como personalidade política: discurso popular ( com atitudes populistas amplamente divulgadas) associado medidas de benefício à elite financeira ( amplamente caladas sob jargão técnico). Nisto ele está afinado com o que é o voto do brasileiro , um voto pragmático , para o que funciona. E o PT funciona porque consegue fazer o sistema funcionar sem mexer em suas contradições fundamentais.

A questão é que esta estratégia só pode se manter se houver margem de manobra que permita navegar entre as medidas sociais e as de benefício das elites sem ter que optar por uma ou por outra de forma definida. Se a crise financeira atual vai limitar ou esgotar esta margem é algo que só saberemos adiante.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 08 de Outubro de 2008, 23:30:17 »
O Bolsa-Voto, o Vale-Farelo e o Cesta-Pastel fizeram efeito.

É a prova que é a melhor forma de comprar eleitor.

É mesmo, e a primeira coisa que o Alckmin disse quando era candidato a presidente foi de que ia acabar com tudo isso, não é mesmo? Além de privatizar a CEF, o BB, a Petrobrás.
O discurso dele foi beeeeeem diferente do PT. Até o Olavão disse que ele era o melhor candidato.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Outubro de 2008, 23:43:41 »

Em 2003, quanto o PT chegou à presidencia, nós fizemos vários debates na STR (o CC não existia ainda). Lembro-me de vários liberais que profetizaram um governo desastroso, irresponsável, etc, etc, etc...

O tempo passou e as opiniões mudaram... nada anormal... afinal devemos ser uma metamorfose ambulante... (se devemos ser ou não, sei lá...). Acontece é que eu daria minha vida para poder recuperar aqueles tópicos da STR. Será que alguém conseguiria?  :(

HOje, façam suas apostas com essa crise internacional. Ou melhor... deixem o tempo passar um pouco para fazer apostas... é mais sensato...  :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!