Autor Tópico: Evolução humana chegou ao ápice, diz geneticista  (Lida 12548 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Evolução humana chegou ao ápice, diz geneticista
« Online: 09 de Outubro de 2008, 18:01:00 »
http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/10/09/evolucao_humana_chegou_ao_apice_diz_geneticista_1994914.html
Fonte

Evolução humana chegou ao ápice, diz geneticista

Um professor da Universidade de Londres afirmou que a humanidade chegou ao fim de sua evolução. O geneticista Steve Jones, em uma conferência chamada "O Fim da Evolução Humana", argumentou que, devido aos avanços da tecnologia e da medicina, já não são apenas os mais fortes que passarão seus genes para a geração seguinte.

Ele sugeriu que o tipo de homens que encontramos no mundo hoje é o único que haverá - porque os seres humanos não ficarão mais fortes ou inteligentes ou saudáveis.

"Acho que todos estamos de acordo com o fato de a evolução ter funcionado de forma adequada para o ser humano no passado", afirmou o cientista à BBC.

Evolução e passado

"Um dos exemplos está nas razões que permitiram que o homem negro vivesse na África e o branco pudesse viver na Europa."

"O homem branco perdeu o pigmento de melanina da pele, absorvendo mais radiação solar e produzindo mais vitamina D, permitindo que seus filhos crescessem mais saudáveis."

"Este é apenas um exemplo, há vários outros. Ao compreender como foi a evolução no passado, podemos deduzir como será no futuro", afirmou.

Segundo o cientista, para que exista evolução são necessários três fatores: seleção natural, mutação e mudanças aleatórias.

O cientista acredita que os humanos reduziram de forma inesperada nossas taxas de mutação devido às mudanças de nossos padrões reprodutivos.

Estes padrões reprodutivos incluem mudanças sociais como os padrões de casais e os mecanismos anticoncepcionais. As substâncias químicas e a poluição também alteraram a genética humana.

Mas, o fator mais importante que alterou as mutações é a redução do número de homens mais velhos que têm filhos.

Mutações

Diferente das mulheres que, com o avanço da idade produzem menos óvulos, os homens nunca deixam de produzir espermatozóides.

Quando o homem chega aos 29 anos, em média a idade de procriação masculina ocidental, ele já copiou e repassou 300 vezes o espermatozóide original que o criou (e que foi passado por seu pai). Em um homem de 50 anos, isto já ocorreu mil vezes.

Cada vez que o espermatozóide é copiado e repassado, ocorrem divisões celulares, cada uma com possibilidades de mutação, e talvez de erros.

Desta forma, com menos pais em idade avançada existem menos possibilidades de passar para a geração seguinte mutações ou defeitos aleatórios.

Sem seleção

"Outro fator (a ser levado em conta) é a diminuição da seleção natural", afirmou Jones.

"Na antiguidade a metade das crianças que nasciam na Inglaterra morria antes de chegar aos 21 anos e estas mortes eram a base da seleção natural."

"Hoje, em grande parte do mundo desenvolvido, 98% destas crianças sobrevivem, chegam aos 21 anos, quase não existem diferenças entre os que morrem e entre os que sobrevivem antes de se reproduzirem", acrescentou o cientista.

Segundo o cientista também foi reduzida a quantidade de mudanças aleatórias na raça humana.

"Atualmente os humanos são 10 mil vezes mais comuns do que deveríamos ser, tendo como base as regras do reino animal. E isto se deve à agricultura."

"No mundo todo, todas as populações estão cada vez mais ligadas e as possibilidades de mudanças aleatórias estão diminuindo", afirmou Jones.

De acordo com o geneticista, "estamos nos misturando em uma espécie de massa global e o futuro não será branco e negro, será cor de café".

"Acredito que vão ocorrer mudanças, mas nossas mudanças não serão físicas, serão mentais", afirmou Jones.
???
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Evolução humana chegou ao ápice, diz geneticista
« Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2008, 18:59:50 »
Pessoas mais inteligentes costumam não ter filhos.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2008, 20:00:35 »
Em minha opinião, estamos sim diminuindo o poder da seleção natural, mas daí dizer que a evolução parou, não seria muito arriscado? Em um mundo com 6, quase 7, bilhões de pessoas, dizer que as mutações são poucas é meio estranho...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2008, 22:03:48 »
Dominando o genoma vamos poder talvez direcionar nossa evolução. Extingüir doenças genéticas e criar adaptações. Talvez quando colonizarmos outros planetas manipulemos nossa fisiologia para se adaptar às baixas gravidades, por exemplo :)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2008, 22:57:21 »
Ufa, como seria bom tem um design inteligente DE VERDADE!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2008, 23:04:43 »
Um pouco off-topic, mas sabe uma coisa que estou ansioso para ver? Pessoas tingindo a pele, assim como tingem os cabelos hoje. Os jovens rebeldes vão desfilar nas ruas com peles azuis, vermelhas, verdes... Deve ser interessante :lol:

EDIT: Hmm... isso me deu uma idéia para um tópico.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 23:07:12 por uiliníli »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2008, 00:17:29 »
Já pensei nisso. Mas desconfio que dê muito trabalho, e seria usado somente em situações que quase todo o corpo fica a mostra (como na praia)...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2008, 07:26:33 »
Que bom que além de ser geneticista é futurólogo e sabe o que acontecerá nos próximos 30 000 anos...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2008, 07:39:19 »
Foi um palpite muito arrisco desse geneticista. A evolução humana continua a todo instante.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2008, 08:17:21 »
Vocabulário porco de reportagem é foda.

Ocorre o seguinte, no caso do ser humano:
1)As mutações continuam ocorrendo na mesma taxa;
2)Pressões seletivas estão diminuindo, devido à medicina e escambal;
3)Fixação por deriva genética está diminuindo, devido às populações estarem mais conectadas entre si.

Então, provavelmente o que ocorrerá é o pool genético humano aumentar em diversidade, sem isso incorrer em mudanças significativas na média.

Já pensei nisso. Mas desconfio que dê muito trabalho, e seria usado somente em situações que quase todo o corpo fica a mostra (como na praia)...
Ah, mas sempre tem um pedaço de pele à mostra! Nem que seja a cara e as mãos!
Só acho que a moda não seria muito popular no Iraq... não sei por que... huahauahuahauahu

Foi um palpite muito arrisco desse geneticista. A evolução humana continua a todo instante.
Depende do que você chama de "evolução". Digamos que apenas partes do processo se estagnaram, as outras continuam.

Outro detalhe a ser notado é que a freqüência na qual alelos mutantes ocorrem está aumentando, pelo simples motivo de sermos 6,6 bilhões.

Outro off-topic: Julián, acho que não sou só eu que ando ouvindo Led demais :P
Anéis de fumaça são legais... huahauhau
Latebra optima insania est.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2008, 11:03:28 »
Um pouco off-topic, mas sabe uma coisa que estou ansioso para ver? Pessoas tingindo a pele, assim como tingem os cabelos hoje. Os jovens rebeldes vão desfilar nas ruas com peles azuis, vermelhas, verdes... Deve ser interessante :lol:

EDIT: Hmm... isso me deu uma idéia para um tópico.

Quem gosta da Legião dos Super-Heróis provavelmente já se acostumou à idéia.  Por algum motivo gosto da idéia bem mais do que de tingir cabelos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2008, 15:17:20 »

Offline Zen

• Nível 06
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2008, 11:56:24 »
Hey, entrei no fórum por discussões assim, espero não entrar com o pé esquerdo...

Kra eu acho muito relativo falar de evolução, ainda mais fazer uma afirmativa assim, até porque a evolução em si pode acontecer através de N situações, desde mutações no DNA que acabam expressando uma característica física (fenótipo) que seja atraente aos outros e assim se perpetue, uma doença que não é facilmente perceptível e pode ser passada até uma característica trágica como “não ter lábios” o que reduz drasticamente as chances de terem descendentes e passar essa característica à frente... Mas isso tudo é só falando de mutação e seleção natural... O quanto sua linhagem vai ser bem sucedida num mundo de seis bilhões de pessoas é outra coisa...

Independente disso é claro que a evolução não para nunca... Até acredito que uma das características que tem mais alterado é a do dente siso que tem uma tendência mais recente de nascerem atrofiados ou estarem ausentes...

::Editando::

Acho que sem querer repeti um pouco o texto, então por curiosidade vou aproveitar para comentar... Vocês sabiam que o cromossomo Y está diminuindo??? o_O
« Última modificação: 19 de Outubro de 2008, 12:00:27 por Zen »

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2008, 14:33:52 »
Não vejo nada de anormal no que este geneticista falou; eu já falei sobre isto algumas vezes no forum, e me surpreende muito que vários geneticistas não tenham chegado a esta conclusão.

A evolução continua eternamente? Não. Sem seleção não há evolução. A tendência da seleção natural é ser cada vez mais reduzida, mas é claro que podem ocorrer mudanças de paradigma, como a introdução e utilização em larga escala da engenharia genética provocando seleção artificial, ou a ocorrência de desastres globais, mas isto não invalida a utilidade deste tipo de previsão.

« Última modificação: 19 de Outubro de 2008, 14:42:50 por Galthaar »
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2008, 14:47:39 »
Não sei se concordo.  A seleção passa a ser mais sócio-econômica do que natural propriamente.  A questão é se isso não continuaria sendo seleção natural afinal de contas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Zen

• Nível 06
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Outubro de 2008, 14:53:11 »
Exatamente Galthaar, a questão da seleção é meio fundamental, mas dai você tem de levar em conta que a seleção natural acontece mesmo através intervenções "não naturais" uma delas (uma professora minha levantou essa questão) é a medicina... A medicina em si mudou as regras da natureza em si, ainda que se leve em conta que é algo natural uma vez que a maior especialização do ser humano foi o desenvolvimento do intelecto, o fato é que as pessoas vivem mais, elas não mais estão indefesas quando a doenças, ferimentos, tem sua idade prolongada, mulheres tem filhos casa vez mais tarde... Até quando mesmo isso pode influenciar a nossa evolução?
De cara através desse argumento levanto mais duas bolas interessantes...

Sabe-se (fato) que uma mulher nasce com todos os óvulos que terá durante a vida, ela não os produzirá aos poucos, mas sim os tem em estado “dormente”... A cada ano que se adia o uso de um desses óvulos para a concepção da vida, maiores são as chances de haver alterações cromossomáticas nesses óvulos latentes.

Hoje em dia o ser humano não depende tanto dos rudimentos de sua força física bruta, resistência e constituição física bruta para sobreviver, e ainda que tenha permanecido um valor estático nisso (culto ao corpo), será que através dessas praticidades da vida moderna podemos perder graças a seleção sexual, algumas dessas características “brutas” que poderiam ser útil no futuro?

::EDITANDO::

Exatamente! O amigo Luis Dantas soube simplificar grandiosamente bem o que eu tentava argumentar, realmente síntese não é o meu forte... :D
« Última modificação: 19 de Outubro de 2008, 14:56:25 por Zen »

Offline Kira

• Nível 00
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Outubro de 2008, 17:06:55 »
Ufa, como seria bom tem um design inteligente DE VERDADE!
[2]

Eu tambem não acho que a evolução vai parar,é só aconteçer uma grande catastrofe pra evolução dar um grande salto novamente.=)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #17 Online: 19 de Outubro de 2008, 17:48:06 »
...ou a colonização de outros mundos !
...ou qualquer outro evento nos próximos 5 000 anos !
...ou todo tipo de atual seleção sexual !

Enfim... continuamos sendo mamíferos, obviamente para nossa sociedade é bem mais importante a seleção 'social' (ou memes no ar), mas isso não significa que deixamos de ser primatas,  mamíferos , ...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 19 de Outubro de 2008, 19:24:51 »
Não sei se concordo.  A seleção passa a ser mais sócio-econômica do que natural propriamente.  A questão é se isso não continuaria sendo seleção natural afinal de contas.

Embora nossa sociedade hoje seja extremamente competitva, o que interessa do ponto de vista da Biologia não é quem ganha mais dinheiro, mas quem tem mais filhos - e por estranho que pareça, quem tem mais filhos é justamente quem é menos bem-sucedido em termos financeiros, ou seja, os "vencedores" na seleção social são justamente os perdedores no quesito transmitir seus genes adiante.

Offline Zen

• Nível 06
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Outubro de 2008, 21:28:26 »
Kkkkkk! Muito bom argumento uiliníli e realmente bem verdadeiro, agora eu tenho que convencer a namorada a ter os 25 filhos que eu quero ao invés do filho único que ela quer... *recebendo cotoveladas*

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Outubro de 2008, 21:40:54 »
Kkkkkk! Muito bom argumento uiliníli e realmente bem verdadeiro, agora eu tenho que convencer a namorada a ter os 25 filhos que eu quero ao invés do filho único que ela quer... *recebendo cotoveladas*

Assista ao filme Idiocracy com ela, quem sabe ela não se convence? :lol:

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Outubro de 2008, 21:43:24 »
Acho que este argumento de que nós não estamos sujeitos a evolução não é verdadeiro. Alguns geneticistas defendem até que 10 % do genoma humano está evoluindo em taxa máxima, mais rápido do que em qualquer momento da história humana.

Um ótimo artigo sobre o assunto saiu na revista americana “Seed”, recentemente:
http://www.seedmagazine.com/news/2008/10/how_we_evolve_1.php

Offline Zen

• Nível 06
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Outubro de 2008, 22:15:35 »
Interessante o artigo, vai me custar algum tempo para ler na integra, mas parece valer a pena. Quando se fala nessas alterações do genoma, eu lembro logo daquela história do “DNA lixo” que é 90%+ da seqüência... Sinceramente nesse ponto careço de informação cientifica, mas acho que mesmo quem entende concorda que isso soa tanto como “deve ter algo que não estamos vendo ali”. Realmente se é fato ou ficção fica pro futuro dizer... Hehehe...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 19 de Outubro de 2008, 22:21:18 »
O DNA lixo guarda um pouco da história evolutiva da espécie, há alguns genes que já foram úteis em tempos ancestrais, mas que agora estão desativados. Vi um documentário no Discovery Channel uma vez em que eles mostraram como criaram uma galinha com dentes ativando genes do DNA lixo.

Offline Zen

• Nível 06
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Outubro de 2008, 22:28:35 »
Karaaai preciso achar isso! Não tinha essa informação, muito legal mesmo... E por falar nisso realmente tá me faltando ter a bendita Discovery Channel aki em casa... E o The History Channel... Bem, os canais todos... xD

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!