Autor Tópico: Evolução humana chegou ao ápice, diz geneticista  (Lida 12552 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Evolução humana chegou ao ápice, diz geneticista
« Resposta #100 Online: 17 de Novembro de 2008, 09:21:16 »
Qual a relevância de "culpa", "culpado"? Boiei completamente.
Aquele casal que jogou a filha pela janela não soube responder a várias perguntas. Assim é a ciência.  :umm:

:duh:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #101 Online: 17 de Novembro de 2008, 09:32:24 »
Você parece que esquece de propósito que evolução é a mudança ao longo das gerações. Quer as coisas no sistema do "puff"... e no esquema do "puff", em que as coisas parecem do nada e "puff", só os deuses que a humanidade inventou funcionam. Nada é "puff" na natureza.
Já viu alguma espécie ganhar ou perder cromossomos?
E o ser humano não possui 22 pares de cromossomos. São 23!!!!!! Tá querendo deixar a humanidade assexuada?
:umm: Se alterar este nº pode acontecer isto?  :umm:
Ô Erivelton, sabe o que é mais engraçado? É que isso tudo que você acha que são ótimas perguntas são perguntas sem qualquer sentido, porque isso já foi explicado pela ciência há pelo menos uns 100 anos.
Não é a toa que te mandam estudar, homem...
Escuta, teu deus te fez onisciente? Teu deus te fez nascer sabendo tudo? Você é o deus cristão, a quem atribuem onisciência? 
Então por quê você não estuda? Porque se estuda, tá estudando errado, buscando a fonte errada.
Você tem chance de aprender. Mesmo pessoas mais velhas podem construir sinapses novas. Por que você não tenta ler um livro de evolução de verdade? Começa com os do Freire-Maia. São mais didáticos.
Percebo que voce tem pavio curto, mas enfim vamos lá:
Fale um pouco de nosso ancestral comum que saiu do mar para gerar várias espécieis.
A vida começou no mar ou pode ter sido de outra forma?
Eu tenho certeza que voce também questiona a própria evolução como ela é explicada atualmente.
Cientistas também tem várias hipóteses para origem das espécieis.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #102 Online: 17 de Novembro de 2008, 10:52:04 »
Ih, botei o "post" no tópico errado. Isso é que dá a pressa. :vergonha:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #103 Online: 17 de Novembro de 2008, 10:55:17 »
Você parece que esquece de propósito que evolução é a mudança ao longo das gerações. Quer as coisas no sistema do "puff"... e no esquema do "puff", em que as coisas parecem do nada e "puff", só os deuses que a humanidade inventou funcionam. Nada é "puff" na natureza.

Essa pergunta é tão inteligente quanto "Já viu Deus abrir o mar Morto?"

Mas já vi sim espécies em franco processo de especiação cromossômica, na fase da grande variabilidade pré-seleção. Se viver mais uns 200 mil anos quem sabe eu veja alguma forma ser selecionada.

Você realmente não tem noção de tempo evolutivo, né?

E o ser humano não possui 22 pares de cromossomos. São 23!!!!!! Tá querendo deixar a humanidade assexuada?

Não, mas eu penso que você errou em deixar de fora os pares sexuais. Eram autossomos? Então piora, porque os autossomos formam pares bem iguaizinhos... não vejo como alguém errar isso.

Ô Erivelton, sabe o que é mais engraçado? É que isso tudo que você acha que são ótimas perguntas são perguntas sem qualquer sentido, porque isso já foi explicado pela ciência há pelo menos uns 100 anos.
Não é a toa que te mandam estudar, homem...
Escuta, teu deus te fez onisciente? Teu deus te fez nascer sabendo tudo? Você é o deus cristão, a quem atribuem onisciência? 
Então por quê você não estuda? Porque se estuda, tá estudando errado, buscando a fonte errada.
Você tem chance de aprender. Mesmo pessoas mais velhas podem construir sinapses novas. Por que você não tenta ler um livro de evolução de verdade? Começa com os do Freire-Maia. São mais didáticos.

Percebo que voce tem pavio curto, mas enfim vamos lá:

Eu? Eu não... não estou aqui mesmo depois de todas as suas "respostas"? Isso é ser mais que paciente.

Fale um pouco de nosso ancestral comum que saiu do mar para gerar várias espécieis.

Olha, isso aqui parece questão de provinha de biologia. E muito mal formulada.

Eu já disse sobre isso tudo o que você poderia aproveitar. Reveja as outras respostas e as dos colegas. Pare de insistir em repetir a mesma coisa. Aqui reza não pega... ninguém fica repetindo as coisas até entrar a marretadas na cabeça.

A vida começou no mar ou pode ter sido de outra forma?
As evidências indicam que foi no mar.

Eu tenho certeza que voce também questiona a própria evolução como ela é explicada atualmente.

Questiono questões específicas sobre características específicas em grupos especíicos. Em linhas gerais, o que é aceito hoje pela comunidade científca é tão bem fundamentado pelas evidências que ninguém sugeriu uma idéia melhor para explicar os padrões e processos evolutivos evidenciados. É por isso que a evolução pode ter o status epistemológico de lei científica nos mesmos moldes da Lei da Gravidade.

Cientistas também tem várias hipóteses para origem das espécieis.

Discorra melhor antes de eu comentar. Já aconteceu muito comigo de cristão deturparem o que eu escrevi. Estou me vacinando.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #104 Online: 17 de Novembro de 2008, 10:55:29 »
Ih, botei o "post" no tópico errado. Isso é que dá a pressa. :vergonha:

Ia movê-lo, mas já que você re-postou a mensagem vou apenas apagá-la daqui.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2008, 10:57:36 por Nina »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #105 Online: 17 de Novembro de 2008, 11:21:20 »
Eu já disse sobre isso tudo o que você poderia aproveitar. Reveja as outras respostas e as dos colegas. Pare de insistir em repetir a mesma coisa. Aqui reza não pega... ninguém fica repetindo as coisas até entrar a marretadas na cabeça.
Nem a ciência encontrou este ancestral comum e voce diz que já respondeu?
Eu fiz uma colocação para pesquisar este tipo de ancestral e voce simplismente ignorou.
Uma espécie para sair daágua e ir para a terra sêca precisaria desenvolver órgãos bastantes complexos como o pulmão, não acha?
A teoria da evolução é aceita como um padrão geral, mas a variedade de sugestões são grandes.
Discorra melhor antes de eu comentar. Já aconteceu muito comigo de cristão deturparem o que eu escrevi. Estou me vacinando.
Isto sempre existirá. Ninguém é perfeito.
Temos que se esforçar para praticar o básico: Amar a Deus e ao próximo.
Por favor não mude de assunto...estamos falando de evolução.
Será que uma espécie que já tinha pulmão pode se transformar em outra espécie?
O que mais ouço é que um cavalo jamais poderá se transformar num elefante.
Cada um não tem sua ancestralidade?
Então porque um único ancestral se transformaria em várias espécies?
As evidências são fortes de que este ancestral já tinha uma estrutura física bastante complexa a ponto de não poder gerar outras espécieis diferentes.
Quero ver qual seria a resposta para esta pergunta  :?:
Pesquisem e me respondam.
Abraços

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #106 Online: 17 de Novembro de 2008, 13:11:37 »
Nem a ciência encontrou este ancestral comum e voce diz que já respondeu?
Eu fiz uma colocação para pesquisar este tipo de ancestral e voce simplismente ignorou.

Olha como a sua pergunta é idiota:

Populações evoluem ao longo das gerações. O processo é ininterrupto. Logo, é impossível ir no mar, mergulhar, raspar sujeira de uma pedra e dizer "achei o ancestral comum". Por que? Simplesmente porque o ancestral comum também evoluiu. A partir dele surgiu outra forma, mas a forma original não pára no tempo, falando: "bom, já deixei um descentende diferente de mim, agora vou me aposentar"!

Uma espécie para sair daágua e ir para a terra sêca precisaria desenvolver órgãos bastantes complexos como o pulmão, não acha?

Mais uma pergunta idiota: não é uma espécie que "sai da água". São alguns indivíduos de uma população. Ganham vantagem ao explorar outro lugar e se reproduzem mais. Aumentam sua frequência e dominam o ambiente.

O pulmão vascularizado existe mesmo em espécies aquáticas, que nunca foram para a terra. É sempre assim... os organismos não "desenvolvem algo por que precisam". isso é lamarckismo, não neo-darwinismo. As estruturas surgem ao acaso, e pela pressão do ambiente são mantidas (selecionadas). A variação precede a seleção, SEMPRE.

A teoria da evolução é aceita como um padrão geral, mas a variedade de sugestões são grandes.

Trecho non-sense.

Isto sempre existirá. Ninguém é perfeito.

Dependendo do caso, ninguém é honesto, o que é muito pior.

Temos que se esforçar para praticar o básico: Amar a Deus e ao próximo.
Pensei que fosse "dom do espírito".

Por favor não mude de assunto...estamos falando de evolução.

Não mudei. Só comentei porque preciso de perguntas precisas.

Será que uma espécie que já tinha pulmão pode se transformar em outra espécie?

Não existe isso de "se transformar".

Alguns indivíduos da população passaram a ter uma estrtura mais vascularizada que o normal, a bexiga natatória, por exemplo (em traíras dá pra ver o que é uma bexiga natatória vascularizada). Com o passar das gerações, essa vascularização propiciou trocas gasosas usando ar. Com o passar das gerações o órgão passa a ter essa função. Ele foi "recrutado".

O que mais ouço é que um cavalo jamais poderá se transformar num elefante.

Que bom. Isso é impossível mesmo.

Cada um não tem sua ancestralidade?

Erivelton, as espécies não tem 1 ancestral, mas vários. Assim como você não tem 1 ascendente, mas vários. Ah, fala sério, até na bíblia falam de "Fulano, filho de
Beltrano, neto de Ciclano, bisneto de Eurano"....

Então porque um único ancestral se transformaria em várias espécies?

A teoria evolutiva não diz isso. Diz que todos descendemos de um mesmo ancestral comum no mesmo sentido  em que blíblia diz que todos temos um único ascendente comum. Só que a ciência não encontrou provas do mito criacionista (do barro, blá, blá, blá), equnanto provas de ancestralidade entre todos os organismos viventes são fartas. A teoria não apóia que uma única célula "se transformou" (sic) em todo o tipo de organismo. Isso não é ciência, é mágica.

As evidências são fortes de que este ancestral já tinha uma estrutura física bastante complexa a ponto de não poder gerar outras espécieis diferentes.

De onde você tirou isso? É mentira.

Quero ver qual seria a resposta para esta pergunta  :?:
Pesquisem e me respondam.
Abraços

Faz 26 páginas que ela está sendo respondida. Mas pelo jeito, é preciso "ter olhos de ver".

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #107 Online: 17 de Novembro de 2008, 13:28:56 »
Esta perdendo seu tempo Nina.
O Erivelton cre que conhece o bastante de biologia, evolucao e ciencia e vai continuar postando conteudo nonSense aqui como ja o fez em outros topicos.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #108 Online: 17 de Novembro de 2008, 13:57:05 »
Pior que eu sei... :(

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #109 Online: 17 de Novembro de 2008, 18:34:17 »
O pulmão vascularizado existe mesmo em espécies aquáticas, que nunca foram para a terra. É sempre assim... os organismos não "desenvolvem algo por que precisam". isso é lamarckismo, não neo-darwinismo. As estruturas surgem ao acaso, e pela pressão do ambiente são mantidas (selecionadas). A variação precede a seleção, SEMPRE.

Recentemente li um livro chamado 'O rio da dúvida' sobre a viagem de T Roosevelt e Cândido Rondon numa expedição no Amazonas para mapear um rio afluente de algum outro (por isso 'da Dúvida'), então descem para continuar seu cauce, e acontecem um monte de peripécias. É bem interessante porque a autora (pesquisadora da National Geographic, Candice Millard) coloca muitas informações, além do visitante ilustre, sobre a biosfera do Amazonas, seu povo, mitos sobre 'the rain forest' e tal... por exemplo, eles atravessam a floresta cheia de índios que praticamente não vêem (estão tão mimetizados no ambiente que os ruidosos e alheios europeus não os encontram), passam fome por não conseguir caçar, e num momento são mencionados peixes que ficam no barro quando o rio abaixa, por dias, e depois voltam a nadar quando o rio sobe novamente.

Fazem isso até agora. Então soluções que foram passos para os anfíbios são soluções utilizadas por espécies atuais.

Tá bom, desculpa Erivelton, compliquei tudo agora, desculpa aê...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #110 Online: 17 de Novembro de 2008, 22:14:18 »

Recentemente li um livro chamado 'O rio da dúvida' sobre a viagem de T Roosevelt e Cândido Rondon numa expedição no Amazonas para mapear um rio afluente de algum outro (por isso 'da Dúvida'), então descem para continuar seu cauce, e acontecem um monte de peripécias. É bem interessante porque a autora (pesquisadora da National Geographic, Candice Millard) coloca muitas informações, além do visitante ilustre, sobre a biosfera do Amazonas, seu povo, mitos sobre 'the rain forest' e tal... por exemplo, eles atravessam a floresta cheia de índios que praticamente não vêem (estão tão mimetizados no ambiente que os ruidosos e alheios europeus não os encontram), passam fome por não conseguir caçar, e num momento são mencionados peixes que ficam no barro quando o rio abaixa, por dias, e depois voltam a nadar quando o rio sobe novamente.

Fazem isso até agora. Então soluções que foram passos para os anfíbios são soluções utilizadas por espécies atuais.

Pois é... o caboja (Hoplosternum littorale) faz isso. Trabalhei com ele na graduação ainda... é bem interessante, porque ele faz ninhos de nidificação, e quase não se desloca no rio. E quando ficam poças lamacentas, ele praticamente "anda" por estes trechos mais secos nas planícies de alagamento.

E a traíra (Hoplias spp.) tem a bexiga tão vascularizada (não é um balãozinho transparente como é no lambari, por exemplo, ou nos pacus, piabas, piaus) que é vermelha. Muito legal.

E olha que estes nem são peixes pulmonados... os pulmonados realmente fazem troca gasosa com o ar, sem precisar de brânquias.

É a prova de que quando surge uma estrutura interessante, ela se fixa na população, antes da especiação. E ainda, que fórmulas interessantes aparecem mais de uma vez, como é o caso o olho.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #111 Online: 17 de Novembro de 2008, 22:57:24 »
Voce deve estar falando da pirambóia que é um peixe pulmonado da amazônia.
Este peixe permanece no seu estado original até hoje e nunca sofreu especiação para se transformar em algum outro animal.
É um peixe bastante complexo que não vai virar um elefante daqui a milhões de anos.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #112 Online: 17 de Novembro de 2008, 23:04:15 »
Isso faz taaanto sentido...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #113 Online: 17 de Novembro de 2008, 23:06:32 »
Erivelton, as espécies não tem 1 ancestral, mas vários. Assim como você não tem 1 ascendente, mas vários. Ah, fala sério, até na bíblia falam de "Fulano, filho de
A teoria evolutiva não diz isso. Diz que todos descendemos de um mesmo ancestral comum no mesmo sentido  em que blíblia diz que todos temos um único ascendente comum. Só que a ciência não encontrou provas do mito criacionista (do barro, blá, blá, blá), equnanto provas de ancestralidade entre todos os organismos viventes são fartas. A teoria não apóia que uma única célula "se transformou" (sic) em todo o tipo de organismo. Isso não é ciência, é mágica.
Nina, acredito que voce tropeçou feio agora.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #114 Online: 17 de Novembro de 2008, 23:36:17 »
Quanto desperdício de fé...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #115 Online: 17 de Novembro de 2008, 23:40:26 »
Erivelton, dá uma lida no que ela diz:
Citação de: Nina
"Fulano, filho de Beltrano, neto de Ciclano, bisneto de Eurano"....
É "número de ancestrais" no sentido de número de descendentes, não número de geradores primários...

Até não sei o sentido dela falar isso, mas suponho que você torce tanto a palavra "ancestral" que qualquer um se confundiria...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #116 Online: 18 de Novembro de 2008, 10:15:30 »
Pelo que sei ancestral comum seria apenas uma espécie que se replicou transformando em vários ancestrais comuns de um mesmo ancestral MÃE. Por favor não me confundam!
A ciência aceita a idéia de um ancestral mãe porque sabe o quanto seria complexo uma célula animal se formar, quanto mais duas, tres, etc...Além do mais buscam nas semelhanças embrionárias as evidências para um único ancestral.
Entendam que dua células seria inpossível serem exatamente iguais.
A ciência não admite outra hipótese porque colocaria a evolução em risco, tendo que aceitar que um criador teve participação na criação.
Como eu sou do tipo são tomé, nunca ví um peixe sofrer especiação em outro animal para povoar a natureza.
Como a nina disse: Isto não é de um dia para a noite...
Então se confirma o que tenho sempre analisado com meus cálculos de especiação para todas as espécieis existentes. O tempo seria muito curto para 3 milhões de anos.
Abraços.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #117 Online: 18 de Novembro de 2008, 10:18:51 »
A fé remove montanhas  :ok:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #118 Online: 18 de Novembro de 2008, 10:39:42 »
Nina, acredito que voce tropeçou feio agora.

Mostre onde.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #119 Online: 18 de Novembro de 2008, 10:45:05 »
A teoria não apóia que uma única célula "se transformou" (sic) em todo o tipo de organismo. Isso não é ciência, é mágica.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #120 Online: 18 de Novembro de 2008, 13:27:11 »
...e as põe bem na frente dos fiéis para que não possam mais ver.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #121 Online: 18 de Novembro de 2008, 14:12:06 »
Eu ja desisti faz tempo...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 18 de Novembro de 2008, 14:28:05 »

Em um dos outros tópicos, uma das outras coisas que você deve ter passado por cima eram uns exemplos de seres com alterações no número de cromossomos. Lembro de ter mencionado ratos ou camundongos que "perdeu" um par de cromossomos com uma fusão (meio como a humana), e que continuava vivendo normalmente e etc. São só tipos diferentes de mutações.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Teoricamente poderia evoluir um ramo "assexuado" da humanidade, mas isso não teria necessariamente nada a ver com a perda numérica de um cromossomo ou o desaparecimento dos cromossomos sexuais.

Os cromossomos, como já disse dezenas de vezes, são meio como volumes de enciclopédias para fins de entendimento básico. Os pormenores são desnecessários. Antes de ir querer entender isso, é mais interessante tentar entender primeiro o básico, como é que as espécies se diversificam, se ramificam em um padrão de "árvore", porque ao que parece você está entendendo que surgiu a vida, e daí essa célula teve um descendente-gato, um descendente-cachorro, um descendente-coelho, um descendente-abóbora, e assim por diante. Simplesmente não é assim.

É meio como as raças de cães. Elas não vieram todas direto dos lobos, e muito menos de uma só loba. Foi uma mudança gradual ao longo de gerações. Uma raça dá origem a outras duas, e essas duas dão origem a uma ou outra cada, e assim por diante.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #123 Online: 18 de Novembro de 2008, 15:11:30 »
A teoria não apóia que uma única célula "se transformou" (sic) em todo o tipo de organismo. Isso não é ciência, é mágica.

Então diga o que está errado.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #124 Online: 18 de Novembro de 2008, 17:58:27 »
...e as põe bem na frente dos fiéis para que não possam mais ver.

E muitas vezes soterram os fieis (e alguns infieis tambem).
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!