Colega, religião é só uma empresa como outra qualquer, com a diferença que não paga impostos e vende o que não tem para entregar.
E só.
Historicamente já temos muito exemplos do que essas pessoas e instituições são capazes de fazer se tiverem toda a liberdade que desejam sem o freio das leis do estado laico.
Nem falo apenas de católicos ou evangélicos, falo das religiões em geral.
Falam tanto da censura da ditamole brasileira mas não perderam a oportunidade de tentar censurar filmes logo após o fim dela, falam tanto em amor e respeito mas só plantam ódio contra a igreja concorrente que disputa o dízimo do mesmo fiel, falam tanto de ajudar os pobres e do desapego material mas são instituições bilionários onde caridade é só um custo como qualquer empresa faz com divulgação e propaganda, falam tanto em respeito mas não pensam duas vezes em denegrir ateus.
Pode acreditar, o dinheiro do dízimo e da caridade dá mais retorno social se vc levar sua esposa e seus filhos para um passeio e gastar tomando sorvete ou comendo uma pizza.
Pelo menos vai acabar nas mãos de gente honesta que trabalha para viver.
Opa, tudo bem?
Pelo jeito vc viveu experiencias realmente ruim ligadas à religião.
É uma pena. Eu nunca fui muito de ir à igreja e todas as vezes que fui eu nunca tive problemas.
Querendo você ou não, muitas pessoas que seguem uma religião, e que estão vinculadas à uma igreja, templo, sinagoga, whatever, recebem sim um produto, que de fato é intangivel e espiritual. Trocando em miudos, quem vai ao açougue encontra carne, quem vai a igreja encontra ensimentos espirituais.
Se as pessoas que vão no mesmo açougue que você vai são pessoas hipocritas, traficantes ou corruptos, isso não torna você um deles e muito menos transforma a carne em outra coisa. Esse é o ponto.
Transparência é a chave para todas as relações que envolvem dinheiro. Com certeza isso falta e muito para as intituições religiosas, mas elas entregam sim o que as pessoas procuram quando aceitam a religião x ou y.
Todo mundo é livre pra entrar e pra sair quando quiser, você não acha?
Gente burra e ignorante que é enganada por gente fdp vai seeeempre existir.
Essas pessoas serão enganadas pelo pedreiro, pelo padeiro, pelo padre, pelo vizinho, desde que estes sejam canalhas de mal carater.
O problema esta nas pessoas e não muitas vezes nos conceitos.
Você entende meu ponto de vista?
Sei que tem sua razão quando olho as coisas sob seu prisma. Tem muita cachorrada. Tem muita enganação, venda de agua benta, de toalhinha, de canalhas que pedem mil reais pra manter canal de TV, mas também tem aquelas pessoas que saem num puta frio na madrugada, entregando comida, coberta, sopa quente, pra pessoas que a maioria da população vinge que nem existe. Não é verdade?
Claro, tem muita gente que faz isso e não frequenta nenhuma igreja, podem ser ateus, ceticos e etc. Mas também tem muita gente que é levada e inspirada a fazer isso graças aos ensinamentos não individualistas e não materialistas de varias e varias religiões e filosofias ao redor do mundo.
Cada um tira a moral, a ética, e ensinamentos da fonte que compreende melhor. E isso é valido se não for danificar a vida de outrem. Não acha?