Autor Tópico: Pq não conseguimos imaginar a morte? [SciAm]  (Lida 16596 vezes)

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
Re:Pq não conseguimos imaginar a morte? [SciAm]
« Resposta #175 Online: 15 de Junho de 2017, 11:40:15 »

Colega, religião é só uma empresa como outra qualquer, com a diferença que não paga impostos e vende o que não tem para entregar.

E só.

Historicamente já temos muito exemplos do que essas pessoas e instituições são capazes de fazer se tiverem toda a liberdade que desejam sem o freio das leis do estado laico.

Nem falo apenas de católicos ou evangélicos, falo das religiões em geral.

Falam tanto da censura da ditamole brasileira mas não perderam a oportunidade de tentar censurar filmes logo após o fim dela, falam tanto em amor e respeito mas só plantam ódio contra a igreja concorrente que disputa o dízimo do mesmo fiel, falam tanto de ajudar os pobres e do desapego material mas são instituições bilionários onde caridade é só um custo como qualquer empresa faz com divulgação e propaganda, falam tanto em respeito mas não pensam duas vezes em denegrir ateus.

Pode acreditar, o dinheiro do dízimo e da caridade dá mais retorno social se vc levar sua esposa e seus filhos para um passeio e gastar tomando sorvete ou comendo uma pizza.

Pelo menos vai acabar nas mãos de gente honesta que trabalha para viver.

Opa, tudo bem?
Pelo jeito vc viveu experiencias realmente ruim ligadas à religião.

É uma pena. Eu nunca fui muito de ir à igreja e todas as vezes que fui eu nunca tive problemas.

Querendo você ou não, muitas pessoas que seguem uma religião, e que estão vinculadas à uma igreja, templo, sinagoga, whatever, recebem sim um produto, que de fato é intangivel e espiritual. Trocando em miudos, quem vai ao açougue encontra carne, quem vai a igreja encontra ensimentos espirituais.

Se as pessoas que vão no mesmo açougue que você vai são pessoas hipocritas, traficantes ou corruptos, isso não torna você um deles e muito menos transforma a carne em outra coisa. Esse é o ponto.

Transparência é a chave para todas as relações que envolvem dinheiro. Com certeza isso falta e muito para as intituições religiosas, mas elas entregam sim o que as pessoas procuram quando aceitam a religião x ou y.

Todo mundo é livre pra entrar e pra sair quando quiser, você não acha?

Gente burra e ignorante que é enganada por gente fdp vai seeeempre existir.

Essas pessoas serão enganadas pelo pedreiro, pelo padeiro, pelo padre, pelo vizinho, desde que estes sejam canalhas de mal carater.
O problema esta nas pessoas e não muitas vezes nos conceitos.

Você entende meu ponto de vista?

Sei que tem sua razão quando olho as coisas sob seu prisma. Tem muita cachorrada. Tem muita enganação, venda de agua benta, de toalhinha, de canalhas que pedem mil reais pra manter canal de TV, mas também tem aquelas pessoas que saem num puta frio na madrugada, entregando comida, coberta, sopa quente, pra pessoas que a maioria da população vinge que nem existe. Não é verdade?

Claro, tem muita gente que faz isso e não frequenta nenhuma igreja, podem ser ateus, ceticos e etc. Mas também tem muita gente que é levada e inspirada a fazer isso graças aos ensinamentos não individualistas e não materialistas de varias e varias religiões e filosofias ao redor do mundo.

Cada um tira a moral, a ética, e ensinamentos da fonte que compreende melhor. E isso é valido se não for danificar a vida de outrem. Não acha?

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #176 Online: 15 de Junho de 2017, 11:41:25 »

Historicamente já temos muito exemplos do que essas pessoas e instituições são capazes de fazer se tiverem toda a liberdade que desejam sem o freio das leis do estado laico.

Nisso você esta 100% certo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 15 de Junho de 2017, 12:03:43 »
Sim, entendo seu ponto de vista e sei que existe gente que sai de madrugada para ajudar morador de rua.

É a minoria.

Preste atenção,  por exemplo, a um culto evangélico com seus rituais de purificação e o que vc  consegue ver?

Gente que faz doação pensando que Deus devolverá em dobro.

Basicamente os pastores exploram o materialismo e a ganância dessa gente.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #178 Online: 15 de Junho de 2017, 12:15:34 »
Sim, entendo seu ponto de vista e sei que existe gente que sai de madrugada para ajudar morador de rua.

É a minoria.

Preste atenção,  por exemplo, a um culto evangélico com seus rituais de purificação e o que vc  consegue ver?

Claro. Tem muita gente que explora.

Do mesmo jeito que aquelas pessoas que oferecem 10 cartões de crédito pra gente humilde sabendo que eles vão se afundar nos juros...

Como o mercado que mete produto vencido na prateleira.

O cara que vende um carro pra outro pq sabe que o carro vai dar problema. "Melhor dar problema na mão de outro"

Isso se chama natureza humana. É feio ver isso de quem deveria ser o oposto?
Sim, muito mais feio que ver isso vindo de um vigarista.
Mas isso não torna a ideia da religião uma ma ideia  =)

Tem gente que usa arma pra roubar, outros pra se defender.
Tem gente que usa alcool pra limpar, outros bebem.
Tem gente que usa uma faca pra cortar alimentos, outros assaltam, enfiam no bucho dos outros, rsrsrs.

Assim são as coisas. A dualidade é implacavel Arcanjo Lucifer...

...

Sim, a ganancia do meu ponto de vista ja é um defeito "espiritual". Quem aplica dinheiro na igreja, achando que "deus" é uma ação da bolsa que vai multiplicar seus ganhos vai cair do cavalo.

Por outro lado, se a pessoa faz uma doação qualquer que seja (falo em geral, na igraja, cruz vermelha, orfanato, asilo), com o pensamento de estar fazendo o bem a outrem, certamente ele vai atrair o mesmo tipo de vibração boa e benéfica para si.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 15 de Junho de 2017, 13:54:01 »
Por isso prefiro ajudar diretamente quem conheço, sem intermediários.

Sempre desconfio de quem precisa de algum custoso sistema para "fazer caridade".

Sistema que consome mais recursos do que devolve.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #180 Online: 15 de Junho de 2017, 14:29:21 »

Sempre desconfio de quem precisa de algum custoso sistema para "fazer caridade".

Opa. Ta certissimo. Dessa maneira você realmente evita ter que usar uma instituição como intermediario.
Porém religião em si não é caridade. Isso faz parte de algumas religiões e filosofias.
As pessoas procuram a religião pelo desenvolvimento e espiritual, por estarem precisando de algo mais subjetivo, pra se encontrar, etc...
Algumas pessoas fazem terapia, outras vão à igreja, seguem algo, questão de escolha =)

Valeu pela troca de opiniões.

Abraço

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #181 Online: 15 de Junho de 2017, 14:42:20 »

Opa. Ta certissimo. Dessa maneira você realmente evita ter que usar uma instituição como intermediario.
Porém religião em si não é caridade. Isso faz parte de algumas religiões e filosofias.
As pessoas procuram a religião pelo desenvolvimento e espiritual, por estarem precisando de algo mais subjetivo, pra se encontrar, etc...
Algumas pessoas fazem terapia, outras vão à igreja, seguem algo, questão de escolha =)

Abraço
Pode ser que as pessoas procurem religiões por que se neguem a acatar a Realidade, por que a interpretem equivocadamente.
« Última modificação: 15 de Junho de 2017, 17:07:52 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 15 de Junho de 2017, 15:30:09 »

Abraço

Valeu, colega.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 15 de Junho de 2017, 21:38:25 »

Muitas e muitas outras  engolem  a droga álcool .  Na verdade muitos milhões engolem a droga álcool.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 15 de Junho de 2017, 23:51:11 »

Muitas e muitas outras  engolem  a droga álcool .  Na verdade muitos milhões engolem a droga álcool.

Não entendi a relação de milhões engolirem álcool com as igrejas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 16 de Junho de 2017, 01:22:59 »
Ele está assumindo que nas igrejas as pessoas de fato bebem vinho, que este não é transmutado em sangue de Cristo, como já demonstrou pe. Quevedo.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 16 de Junho de 2017, 12:49:32 »

Não entendi a relação de milhões engolirem álcool com as igrejas.

Fazer terapia ou ir a igreja seriam formas de lidar com problemas da vida. 

Engolir a droga álcool seria uma outra forma.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #187 Online: 16 de Junho de 2017, 13:09:54 »

Para tudo!!! Quer dizer que posso usar tequila pra limpar vidraças???  :susto:
GNOSE

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #188 Online: 16 de Junho de 2017, 14:01:12 »

Hahaha, o que vai ter de gente querendo limpar vidro se essa moda pega hahaha

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 16 de Junho de 2017, 14:09:40 »
Ele está assumindo que nas igrejas as pessoas de fato bebem vinho, que este não é transmutado em sangue de Cristo, como já demonstrou pe. Quevedo.

Achei a resposta criativa e original, mas o sentido que eu usei foi mais comum mesmo.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 16 de Junho de 2017, 14:15:44 »

Melhor comprar álcool hidratado em algum posto de combustível.   O preço é bem mais em conta. 

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #191 Online: 16 de Junho de 2017, 14:41:38 »

Melhor comprar álcool hidratado em algum posto de combustível.   O preço é bem mais em conta.

:biglol:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #192 Online: 17 de Junho de 2017, 12:17:02 »
A ideia de morte leva a uma reflexão muito inquietante também sobre quando morrer passar-se a nunca ter sido, como quando antes de se nascer. É um choque muito grande de Realidade.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #193 Online: 17 de Junho de 2017, 22:16:15 »
A ideia de morte leva a uma reflexão muito inquietante também sobre quando morrer passar-se a nunca ter sido, como quando antes de se nascer. É um choque muito grande de Realidade.

Interessante o "nunca ter sido". Quando era mais jovem me incomodava saber a razão pela qual havia nascido "aqui e agora".
Não na Inquisição; não na Peste Negra, não nas World War's, não no Afeganistão, etc.
Bacana, né?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #194 Online: 19 de Outubro de 2018, 00:57:00 »

Interessante o "nunca ter sido". Quando era mais jovem me incomodava saber a razão pela qual havia nascido "aqui e agora".
Não na Inquisição; não na Peste Negra, não nas World War's, não no Afeganistão, etc.
Bacana, né?
Também vale destacar também que a natureza parece se pautar pela preservação da vida, não sendo a morte um fim último per si, a morte ocorrendo apenas inevitavelmente.

A vida parece querer sempre mais vida.  As entidades vivas sempre aprimorando seus suportes de vida, se adaptando ao ambiente, criando sistemas imunológicos mais eficientes, nutrição mais eficaz, os seres vivos aprendendo a ficar mais e mais vivos.

Este ser vivo homo sapiens dentro desse processo da vida querendo mais vida não se suicida ao que parece, por orientação natural. Indo mais além, pode ser que a natureza já tenha se prevenido de alguma tendência racional humana ao suicídio desarticulando certos processos mentais que levem a essa atitude ou promovendo outros processos que a suprimam, ou eventualmente as duas coisas. Uma pista dessa possibilidade é o fato da natureza  manter o ímpeto de se reproduzir nesse mesmo homem racional.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2018, 01:45:52 por Sergiomgbr »

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
  • Fraternidade Martinista Luz de Abraxas
« Resposta #195 Online: 19 de Outubro de 2018, 01:30:45 »
Se ateus-materialistas levassem esse insight até suas últimas consequências, teriam revelações interessantes. Por exemplo - muitos acham que renascer ou a continuidade da existência são coisas impossíveis pelo fim da estrutura biológica, pensam que você simplesmente será "aniquilado", desaparecendo completamente. Entretanto, antes de "nascer" você já estava "aniquilado", e, ainda assim, veio a ser. Quão mais simples e esclarecida parece a confiança na continuidade da existência quando comparada à ideia absurda de que se pode vir do absoluto nada para a existência?
Elus Cohen

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #196 Online: 19 de Outubro de 2018, 01:49:34 »
Se ateus-materialistas levassem esse insight até suas últimas consequências, teriam revelações interessantes. Por exemplo - muitos acham que renascer ou a continuidade da existência são coisas impossíveis pelo fim da estrutura biológica, pensam que você simplesmente será "aniquilado", desaparecendo completamente. Entretanto, antes de "nascer" você já estava "aniquilado", e, ainda assim, veio a ser. Quão mais simples e esclarecida parece a confiança na continuidade da existência quando comparada à ideia absurda de que se pode vir do absoluto nada para a existência?
Não concordo. Não há pessoas "aniquiladas" a virem a ser, as que vierem a ser o serão na íntegra.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #197 Online: 19 de Outubro de 2018, 02:01:49 »
Objetivamente, o que torna um sapato um sapato não é um sapato aniquilado por vir a ser, não há nada de sapato num antes do sapato, pois isso quebraria a ordem de causa e efeito. O que há num antes do sapato é o material que possa vir a ser o spato, o couro a linha, a borracha do solado, a cola, a palminha, todas entidades diversas.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2018, 02:04:10 por Sergiomgbr »

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
« Resposta #198 Online: 19 de Outubro de 2018, 02:05:17 »
Objetivamente, o que torna um sapato um sapato não é um sapato aniquilado por vir a ser, não há nada de sapato num antes do sapato, pois isso quebraria a ordem de causa e efeito. O que há num antes do sapato é o material que possa vir a ser o spato, o couro a linha, a borracha do solado, a cola, a palminha, todas entidades diversas.
Objetivamente,
há sapatos?
Elus Cohen

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #199 Online: 19 de Outubro de 2018, 02:20:14 »
Objetivamente,
há sapatos?
Não compreendi a pergunta, objetivamente. Ou está a querer dizer que se há sapatos há sapatos antes de haver sapatos?
« Última modificação: 19 de Outubro de 2018, 02:51:36 por Sergiomgbr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!