Autor Tópico: Pq não conseguimos imaginar a morte? [SciAm]  (Lida 16594 vezes)

Offline Danielle Bandeira

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
Re: Pq não conseguimos imaginar a morte? [SciAm]
« Resposta #125 Online: 17 de Janeiro de 2009, 22:44:49 »
Desculpem o off-topic mas...

Eu acabei de perder um primo. :'(

Uma de minhas tias me ligou desconsolada dando a notícia de que ele foi eletrocutado ao atravessar um trecho da linha do trem.
Ele estava em Buenos Aires a passeio e lá os trens de subúrbio passam no meio da cidade.
Não contaram detalhes, mas pelo que deu para entender ele estava descalço (pois ia jogar bola) e quando a cancela abriu, ele pisou em algum trecho não protegido da ferrovia e sofreu uma descarga elétrica fortíssima.
Foi levado ao hospital, mas não resistiu.

Ele tinha acabado de completar 13 anos no último dia 15.
Minha ficha ainda não caiu. Tadinho dele. Tinha tanta coisa pra viver.
Nunca mais vou vê-lo. :chorao:
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2009, 22:48:39 por Danielle Bandeira »
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 17 de Janeiro de 2009, 22:51:57 »
Claro, vc também é, não? hehehe.

Espírita? Não, sou alérgico a esse tipo de coisa.
 :histeria:
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2009, 23:32:25 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 17 de Janeiro de 2009, 23:20:49 »

(...)

Meus pêsames, Danielle.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #128 Online: 17 de Janeiro de 2009, 23:30:28 »
Obrigada, Dodo.
De verdade.

Desculpem por eu ter colocado isso aqui, mas precisava desabafar em algum lugar já que estou sem ninguém pra conversar em casa no momento.
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #129 Online: 18 de Janeiro de 2009, 01:04:16 »
Obrigada, Dodo.
De verdade.

Desculpem por eu ter colocado isso aqui, mas precisava desabafar em algum lugar já que estou sem ninguém pra conversar em casa no momento.

Meus pêsames também, Danielle... :(
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #130 Online: 18 de Janeiro de 2009, 01:22:15 »
Obrigada, Lua.
Estou melhor agora, depois de ter conversado com algumas pessoas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 18 de Janeiro de 2009, 02:16:59 »
Caramba, só vi essa notícia agora... que tragédia :'(

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 18 de Janeiro de 2009, 18:56:14 »
Sinto muito. Acho que sei o que sente.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #133 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:36:15 »
Acho que "morte" é só um nome dado para o processo de renovação biológica...
O que vai acontecer após a morte é bastante simples, como no sono, não se vai notar a passagem do tempo
Mas ao invés de acordar no mesmo corpo velho, vamos estar como a consciência de um bebê de 2, 3 anos...Aí recomeça tudo de  
Discordo, tu vai morrer não vai perceber o tempo e mais nada, suas moléculas vão  fazer parte de outra coisa, sua consciência vai morrer com você.
Amém.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #134 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:45:13 »

(...)

Meus pêsames, Danielle.

Meus pêsames.
:(
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #135 Online: 19 de Janeiro de 2009, 00:36:53 »
Muito obrigada a todos. Obrigada mesmo.

Nessas horas a crença das pessoas realmente ajuda a lhes confortar.
Meus familiares, apesar da grande dor, confortam-se com a crença de que chegou a hora dele, pois já cumpriu a missão aqui na Terra. E acreditam que a alma dele permanece viva.

Acho que é mais complicado pra mim, por causa da minha visão do que é a morte.
Poxa, não era a hora dele droga nenhuma; foi uma fatalidade que poderia ter sido evitada.
Agora ele deixou de existir para sempre.
Não vai adiantar ir ao cemitério conversar com os restos mortais dele, pois ele não existe mais.
É muito difícil aceitar isso. Dói demais.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 19 de Janeiro de 2009, 11:18:45 »
Caramba, só vi essa notícia agora... que tragédia :'(
2... Meus pesames tambem...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #137 Online: 20 de Janeiro de 2009, 10:12:06 »
Obrigada, Contini.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 20 de Janeiro de 2009, 16:33:43 »
Não vai adiantar ir ao cemitério conversar com os restos mortais dele, pois ele não existe mais.

Mas talvez ajude a recordar boas lembranças. Acho que foi o contini mesmo que contou uma história onde plantou uma árvore no túmulo de dois (ou foi um) entes queridos. Quando ele vê a árvore lembra dos amigos.

No caso da dor vs crenças (ou falta dela) é relativo. Tanto vc pode buscar um consolo ou não em ambos os lados.

No lado teísta: "Ele cumpriu sua missão" ou "por que um deus onipotente, ou seja, dentre infinitas possibilidades, eletrocutaria uma criança...?".
No lado ateísta: "Nunca mais vou vê-lo" ou.... ...bom, "ou" nada. Daqui ou vc vai ficar triste ou feliz. :hihi:

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #139 Online: 20 de Janeiro de 2009, 16:42:47 »
A dor tende a passar com o tempo.
Os que morrem são esquecidos com o tempo, alguns demoram mais outros menos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #140 Online: 12 de Junho de 2017, 09:39:46 »
pode ser uilinili, mas ainda estou acostumando com esta ideia, afinal, deixar de existir não é la muito interessante...
É aí que está... Você nem vai saber que morreu. A gente deve ter medo é de viver de forma desinteressante.

2

Talvez o medo do nada posterior à morte seja um dos principais responsáveis por manter tantas pessoas dentro de religiões buscando uma compensação por uma vida de tribulações e alguns momentos de paz. Como o uili disse, pior não é deixar de viver... pior é saber que a vida se acabará um dia (de uma forma ou de outra ESSA vida terminará um dia) e não viver de uma forma que nos permita dizer que valeu a pena. A melhor forma de aprender a viver é saber que logo não existirá mais vida...
Na verdade só há dois tipos de pessoas, os que optam por viver uma estória que acolhe a ideia da morte, que são os que tem medo dela, o os que vivem uma estória que transcende a (ideia da) morte, que são os suicidas. A morte é só um argumento de uma estória.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re:Pq não conseguimos imaginar a morte? [SciAm]
« Resposta #141 Online: 12 de Junho de 2017, 12:55:51 »
A não-existência é realmente algo demasiadamente insuportável para muita gente...

Por que será? Todos sabemos que houve muitos milhões da anos de vida humana e não humana neste planeta em não que existimos..., e essa inexistência não nos custou nada... :?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 12 de Junho de 2017, 13:45:42 »
A não-existência é realmente algo demasiadamente insuportável para muita gente...

Por que será? Todos sabemos que houve muitos milhões da anos de vida humana e não humana neste planeta em não que existimos..., e essa inexistência não nos custou nada... :?

A inexistência é insuportável porque ela representa a possibilidade da continuidade da inexistência dos existentes. A crença na vida após a morte pode ser um alento da esperança de vir a existir para aqueles que não existiram apesar de vivos.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #143 Online: 12 de Junho de 2017, 14:16:32 »

A inexistência é insuportável porque ela representa a possibilidade da continuidade da inexistência dos existentes. A crença na vida após a morte pode ser um alento da esperança de vir a existir para aqueles que não existiram apesar de vivos.
Puxa! Não entendi nada.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 12 de Junho de 2017, 14:22:39 »
Imaginar a morte é algo como imaginar a não-visão fora do nosso campo visual. Não o que estaria lá se olhássemos, mas a não-visão, que não é nem "escuro", mas apenas a ausência de visão.

Quase literalmente imaginar o inimaginável, por definição.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #145 Online: 12 de Junho de 2017, 16:58:40 »
Ah! Agora tendi, não.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #146 Online: 12 de Junho de 2017, 18:26:00 »
Acho que foi o Lucrécio que falou: a morte é como antes de termos nascido.
A morte é assim.
Então "imaginar" a morte seria oxymoron.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #147 Online: 12 de Junho de 2017, 18:29:25 »
Morte é não haverência. Mais que não existência.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 12 de Junho de 2017, 20:03:39 »
Nunca tive medo da morte, falando do final da vida apenas, nunca me preocupei se existe algo depois ou não existe nada.

Simplesmente não importa.

É claro que morte sempre está  associada a doenças e velhice  ou desconforto físico e é  isso que não  quero..

Ficar doente por anos antes de morrer.

Se não existir nada nem saberei, se existir nunca prejudiquei ninguém e sempre tive consciência limpa.

Acho que boa parte das pessoas que tem medo na verdade são pessoas extremamente materialistas, na verdade o medo é perder o que tem, sabem que estão envelhecendo e que tudo acaba.

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #149 Online: 12 de Junho de 2017, 21:01:35 »
Ultimamente comecei a ficar meio cagão com a morte. Penso também, como bem intuíram os filósofos mais antigos, que é um estado similar ao meu "não ser" antes do nascimento. Ainda assim, ao pensar na vida com minha mulher e seu valor inestimável para mim, bem como outros prazeres da vida, algo de desconforto me vem... Faz parte da condição humana, precisamente por isso temos que levar uma vida plena, mas é uma lástima, ao menos nesta minha idade, o que parece que vou perder. Como tenho estudado muito e sem tempo para nada, acho que essa ideia acaba ficando mais aguçada.

A maior experiência de como é a morte, eu sempre imagino, é quando a gente acorda daquele sono gostoso que estávamos absorvidos. Você simplesmente não existia nesse estado, de modo que se não acordasse, comparo, não haveria muita diferença da morte em si. Você só não volta.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!