Autor Tópico: Pq não conseguimos imaginar a morte? [SciAm]  (Lida 16593 vezes)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: Pq não conseguimos imaginar a morte? [SciAm]
« Resposta #100 Online: 01 de Dezembro de 2008, 16:29:00 »

Minhas crenças atuais apenas me permitem conceber a morte como um retorno ao nada... Do nada viemos e a ele retornaremos... Rememorando minhas palavras anteriores: e vivamos o que há de ser vivido porque arrependimentos não serão permitidos... aliás, é inconcebível que existe algo no nada... o nada não é nem virá a ser...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #101 Online: 01 de Dezembro de 2008, 16:32:02 »
Alias... a morte deve ter a mesma sensação que antes do nascimento... E nada mais! A simplicidade da ideia chega até a me comover.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #102 Online: 02 de Dezembro de 2008, 10:16:47 »
Vejo a morte como um "desligar de motores". Puf... acabou! Deve ser a mesma sensação que dormir um sono profundo (aqueles depois de um porre e uma boa transa), em que mal se é consciente da propria existencia.

Com a diferença que não há existência para ser consciente.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #103 Online: 02 de Dezembro de 2008, 15:10:25 »
Deixa eu ver... porque tambem mata a imaginação?   :mrgreen: :enjoo:
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #104 Online: 02 de Dezembro de 2008, 16:43:19 »
Deixa eu ver... porque tambem mata a imaginação?   :mrgreen: :enjoo:

:histeria:

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #105 Online: 02 de Dezembro de 2008, 18:13:32 »
Sei lá, já discuti em outro tópico, não vejo nenhuma não-existência, na verdade não há nenhum eu, o que há é o movimento do todo, e esse nunca cessa de existir.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 02 de Dezembro de 2008, 19:36:59 »
Mah que vc morre, vc morre.... Pode sei lá o que não deixar de existir, mah que vc vai pro beleleu, cê vai.... :hihi:

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #107 Online: 02 de Dezembro de 2008, 19:38:40 »
Mah que vc morre, vc morre.... Pode sei lá o que não deixar de existir, mah que vc vai pro beleleu, cê vai.... :hihi:

Mas a questão é: O que é que morre? Se a morte é somente a dissolução do ego, então nós temos a capacidade de morrer em vida.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 02 de Dezembro de 2008, 19:43:11 »
Vixe.... Deixo essa para outro.  :lol:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 02 de Dezembro de 2008, 21:48:13 »
Nem tente entender. Se você perguntar ele responde assim: tipo assim, é o nada, sei la, o tudo, mas tem que ser evoluido
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 02 de Dezembro de 2008, 23:09:55 »
... sei lá!...inclusive em matéria de principalmente não há como não resta a menor duvida...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #111 Online: 03 de Dezembro de 2008, 00:07:30 »

Mas a questão é: O que é que morre? Se a morte é somente a dissolução do ego, então nós temos a capacidade de morrer em vida.

A morte vai além da dissolução do ego, assim creio. Não deixa de existir unicamente a consciência, a matéria também deixa de ser e torna-se outra coisa que já não é você. Não discordo, no entanto, de que possa haver 'morte do ego' durante o período em que ainda estamos vivos levando em conta tratar-se de uma percepção a respeito das coisas e da realidade que pode perder-se ou alterar-se.

Como disse o Mussain, morrer nós morremos, isso é fato... Aliás, não consigo conceber a morte sem pensar em seu significado: fatalmente, deixamos de existir tal como somos e nos tornaremos algo que desconhecemos ou simplesmente seremos reduzidos ao nada. Aflige-me ser nada? Como posso conceber o que não é e nunca voltará a ser? Já tentei acreditar em outras vidas, já tive os tais 'insights' deja vu mas nunca consegui atravessar a fronteira que nos separa da morte. Por hora, creio unicamente no nada e na vida que tenho hoje...

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #112 Online: 03 de Dezembro de 2008, 09:50:38 »
Eu também não sei ao certo do que se trata a morte Lua, porém eu penso que não existe nada como "não-existir". Se pensamos que depois da morte exista uma não-existência, ou paz eterna, estamos automaticamente dizendo que existe um eu substancial, individual e separado do mundo, que existe independentemente e que após a morte, passa a um estado de não existência. Mas acho que é bastante lógico que isso não faz o menor sentido.

Todos os seres são formados de condições, são moldados por construções, se eu nasço aqui, eu sou de um jeito, se eu nasço ali, sou de outro jeito. Se minhas experiencias de vida são assim, eu sou formado de maneira correspondente. Então eu penso que a natureza fundamental do todo o ser é o vazio, mas por conta das experiências de vida e das formações somos preenchidos de acordo com a natureza do corpo e da mente correspondentes, não é verdade que a natureza fundamental de um humano e de uma barata são exatamente as mesmas? A diferença são os "involucros" onde esse "vazio" está "inserido".

Além disso estamos apegados às formações que nos constituem e por causa disso nos vemos como entidades separadas, autonomas, e que por certo agem de determinada maneira, mas tudo isso se dá unicamente porque reagimos aos estimulos de maneira condicionada, por isso temos a ilusão de que há uma continuidade, ou um "eu fixo" o que por certo não existe realmente.

Eu não concebo essa coisa de que "antes de eu nascer eu não existia, estava no nada e etc" antes desse corpo, personalidade e consciencia surgirem, existiam outros corpos, personalidades e consciencias que estavam existindo e que experimentavam o mundo. O que é fundamental entender é que não há nenhuma separação entre as coisas, tudo surge em dependencia do resto, quando esse meu "eu" cessar de existir, as formações vão se dissolver, o corpo e os agregados mentais, mas isso não quer dizer que um "ser independente" deixara de existir.

Mas sei lá, isso é apenas uma forma conceitual que eu achei pra tentar descrever uma forma de pensar de alguma coisa que está além da minha compreensão, isso ainda não está completamente claro para mim, mas é certo que as condições que fazem os seres surgirem, se dissolverem e surgirem novamente vão estar sempre presentes, seja aqui na Terra ou em outro lugar, então o ciclo de nascimentos e mortes continuará.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2008, 09:58:48 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline ICOGNITUX

• Nível 10
  • *
  • >>> Pra lá??? Pra cá??? Pra onde??? <<<
« Resposta #113 Online: 04 de Dezembro de 2008, 14:52:25 »

A morte vai além da dissolução do ego, assim creio. Não deixa de existir unicamente a consciência, a matéria também deixa de ser e torna-se outra coisa que já não é você. Não discordo, no entanto, de que possa haver 'morte do ego' durante o período em que ainda estamos vivos levando em conta tratar-se de uma percepção a respeito das coisas e da realidade que pode perder-se ou alterar-se.

Como disse o Mussain, morrer nós morremos, isso é fato... Aliás, não consigo conceber a morte sem pensar em seu significado: fatalmente, deixamos de existir tal como somos e nos tornaremos algo que desconhecemos ou simplesmente seremos reduzidos ao nada. Aflige-me ser nada? Como posso conceber o que não é e nunca voltará a ser? Já tentei acreditar em outras vidas, já tive os tais 'insights' deja vu mas nunca consegui atravessar a fronteira que nos separa da morte. Por hora, creio unicamente no nada e na vida que tenho hoje...

O que virá, virá. Seja lá o que vier no post morten, a única verdade absoluta no cosmo é que cedo ou tarde tudo morre. Vivamos, então. O mais intensamente possível!
Tudo... Nada... Eis a questão.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #114 Online: 17 de Dezembro de 2008, 12:40:23 »
Já consigo pensar na morte novamente.passei uns tempos não conseguindo, mesmo que ainda não entenda o porque, mas agora já consigo me voltar para a face da Morte, da continuidade, do porvir...E penso sem nenhum medo ou angustia.Mesmo que neste momento eu não vá poder contar com as pessoas que me amam , ou as quais amo...Será apenas entre mim e a Morte.O fim e o começo.E então a vida reinará como continuação do meu eu de agora, eternamente.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #115 Online: 18 de Dezembro de 2008, 10:09:22 »
A morte está fazendo papelão no Cartoon Network
 e atende pela alcunha de "puro osso".

Sou de uma época em que monstros e
 outras criaturas malévolas eram mais respeitadas.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 18 de Dezembro de 2008, 10:29:29 »

...Mas também, a Mandy é pior que a morte!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #117 Online: 18 de Dezembro de 2008, 10:30:25 »

...Mas também, a Mandy é pior que a morte!!!

Quem? A morte se deixa rebaixar por uma nanica mimada e ainda por cima sem nariz?

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #118 Online: 12 de Janeiro de 2009, 13:08:19 »
Foi essa conclusão que me levou a perder o medo da morte. Anos de religião engolindo mentirinhas sobre vida após a morte não foram capazes de me trazer o conforto que segundos de lógica trouxeram. Lembro que da primeira vez que li as palavras de Epicuro, que disse que não tinha medo da morte porque no exato momento em que ele morresse ele deixaria de existir e então temer alguma coisa não faria nenhum sentido eu achei o pensamento mais genial do mundo :)

Mais ou menos como a minha assinatura:
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Sempre penso como será meu fim, os minutos finais.
Me vejo em uma cama, com a respiração fraca, e em minha mente o sentimento de impotência diante do fim inevitável, sentindo dor em tentar respirar, o velho filme da vida passando diante de meus olhos, desde a infância feliz até aquele dia fatídico.

E lá no fundo uma voz me perturba, sussurrando em meu ouvido:
  "- Via vida teve propósito? Valeu a pena viver?"

Isso eu não sei responder ainda!!!! Quem sabe quando chegar a hora mesmo eu saiba.
 :histeria: :histeria: :histeria:

Viver para sempre deve ser chato, o bom da vida é saber que ela tem fim.
 :biglol:
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 13:13:39 por Shinigami-Ateu »
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 12 de Janeiro de 2009, 13:46:56 »

Na verdade é exatemente esse o argumento, as traduções é que variam. O autor dessa frase é o grande Epicuro de Samos  :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 12 de Janeiro de 2009, 15:40:47 »

Na verdade é exatemente esse o argumento, as traduções é que variam. O autor dessa frase é o grande Epicuro de Samos  :)

Isso é o que me assusta:
Enquanto eu sofrendo, a morte ainda não é; e, quando ela for já terei sofrido o bastante para não ser.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline EVO

• Nível 00
  • *
« Resposta #121 Online: 17 de Janeiro de 2009, 14:59:29 »
Acho que "morte" é só um nome dado para o processo de renovação biológica...
O que vai acontecer após a morte é bastante simples, como no sono, não se vai notar a passagem do tempo
Mas ao invés de acordar no mesmo corpo velho, vamos estar como a consciência de um bebê de 2, 3 anos...Aí recomeça tudo de novo...até mesmo essas velhas perguntas sobre a morte... 

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 17 de Janeiro de 2009, 17:12:37 »
Espírita. Iria fazer perguntas, mas deixa para um outro tópico hehe.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 17 de Janeiro de 2009, 20:40:26 »
Este fórum está ficando cada vez mais emocionante. :)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 17 de Janeiro de 2009, 22:08:50 »
Claro, vc também é, não? hehehe.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!