Nem as religiões reencarnacionistas preparam para a morte, nem mesmo budismo que prega o renascimento porque não há diferença entre reencarnar ou "renascer" aqui ou no paraíso idealizado pelas principais religiões. Até pelo contrário. "Saber" que vai reencarnar sem a memória da vida passada sob o peso de uma justiça cármica deveria ser uma preocupação inquietante, senão um tormento.
O resto é apenas poesia.
A questão do medo da morte tb passa por isso.
Sou ateu mas quando era criança, ainda pelo problema da idade, eu seguia a orientação católica do meus pais e avós até o dia em que perdi a paciência e chutei o balde lá pelos doze anos, eu já não tinha muita paciência e dizia o que pensava sem muito rodeio.
Eu já tinha a noção perfeita que aquilo era só comércio e manipulação no sentido dos vagabundos da igreja passarem o tempo todo fazendo o otário se sentir culpado por mil e uma situações que todos passam no dia a dia.
Vc é impuro e já nasce pecador porque piedoso Deus resolveu punir Adão e Eva por uma simples foda no paraíso, assim ele culpou uma raça inteira por algo que outros fizeram antes de vc nascer e obviamente os únicos que podem salvar sua alma das chamas do inferno é a igreja.
E é a mesma merda com qualquer religião, todas elas tem lá seu paraíso do qual vc ficará fora caso não dê seu dinheiro ou desobedeça, ou seja, desde que vc nasce é condicionado por essa gente ou seus familiares a ter medo de algo que eles nem podem provar que existe.
Por isso eu disse que quem tem medo da morte em si, não do que a precede, normalmente é gente materialista que passou a vida toda dando ouvidos para essas pessoas.
Puxa vida, eu ganhei um aumento salarial e enrusti o dízimo, Deus vai me punir porque ele sabe tudo.
Materialismo puro, colega.
Medo de perder a boa vida que seu Deus reserva aos cristãos, medo de reencarnar em um mendigo de rua, medo de perder as 72 virgens do paraíso islâmico, medo de não ser um dos 144.000 escolhidos do Deus dos evangélicos...
No fundo tudo se resume a medo de perder posição social ou bens materiais.