Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre filosofia...  (Lida 15578 vezes)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: Perguntas sem-vergonha sobre filosofia...
« Resposta #150 Online: 28 de Outubro de 2008, 23:02:07 »

Dantas, (hehehe, tá até engraçado) me dê um exemplo prático.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #151 Online: 28 de Outubro de 2008, 23:10:09 »
Não, esse pedido não cabe, não faz sentido aqui, Jus.

Não há NENHUMA diferença entre situação moral e o que você chama de situação 2.  São uma e a mesma coisa.

Exemplos seus:

Por exemplo: atirar no bandido ou permitir que roube sua casa? Furtar um pacote de macarrão ou morrer de fome?

Isso são situações morais, que por definição são resolvidas por algum critério moral.

Esses critérios, esses sim, seriam o seu item 1).  Seriam, mas não são, porque na prática é a situação que define a moral, e não o contrário.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2008, 23:13:05 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #152 Online: 28 de Outubro de 2008, 23:16:39 »

Muito bem, me diga agora: como resolver essa situação? Sinta-se livre para incluir quaisquer elementos que julgue estar faltando.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #153 Online: 28 de Outubro de 2008, 23:26:15 »
Não posso fazer isso, exatamente porque você e eu não estamos vivenciando um exemplo prático em conjunto.  Eu só posso falar em teoria, a não ser que vá até onde você está e encontre um contexto em comum contigo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #154 Online: 28 de Outubro de 2008, 23:27:51 »

Faça assim: caso Lindemberg. A moça adentrou no apartamento e tomou um tiro. A conduta dos policiais foi moral?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #155 Online: 29 de Outubro de 2008, 00:27:04 »
Quem pode saber são eles.  Ou mais exatamente, a conduta deles nessa situação contribuiu para moldar a moral pessoal de cada um deles.  O mesmo pode ser dito dos políticos envolvidos, bem como de nós expectadores distantes.  E, claro, da moça que sobreviveu.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #156 Online: 29 de Outubro de 2008, 09:04:33 »

Quem pode saber são eles.  Ou mais exatamente, a conduta deles nessa situação contribuiu para moldar a moral pessoal de cada um deles.

Dantas, você está dizendo que cada um tenha consciência e se julgue seus próprios atos. Errados ou certos, não importa, a moral é íntima.

Citação de: Dantas
O mesmo pode ser dito dos políticos envolvidos, bem como de nós expectadores distantes.  E, claro, da moça que sobreviveu.

Se, como você afirma, cada um que julgue sua própria moral, e se o Direito também é algo maléfico, e que não deveria existir,

Do meu ponto de vista, porque o Direito tenta substituir a cidadania, centralizando em algumas poucas pessoas o que deveria ser cultivado por todas... lamento, mas é o que eu penso.

Então nem moral nem Direito são coisas úteis. Qualquer conduta deve ser julgada por quem a realizou, usando da consciência. Errados ou certos, não importa, o erro é sempre relativo, eis íntimo. Pode-se fazer qualquer coisa, eis que a única pessoa que deve julgar é quem praticou o ato.

Vamos dizer isso para o Fernandinho Beira-Mar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #157 Online: 29 de Outubro de 2008, 09:16:44 »

Quem pode saber são eles.  Ou mais exatamente, a conduta deles nessa situação contribuiu para moldar a moral pessoal de cada um deles.

Dantas, você está dizendo que cada um tenha consciência e se julgue seus próprios atos. Errados ou certos, não importa, a moral é íntima.

É formada a partir dos julgamentos íntimos, sim.  Mas a matéria-prima são os atos concretos.

O mesmo pode ser dito dos políticos envolvidos, bem como de nós expectadores distantes.  E, claro, da moça que sobreviveu.

Se, como você afirma, cada um que julgue sua própria moral, e se o Direito também é algo maléfico, e que não deveria existir,

O Direito não é em si ruim, Jus.  O que é ruim é aumentar a importância dele para além de sua competência.  Direito é "controle de danos", é o que se usa depois que a moral falhou.  É a equipe de remoção de escombros, não a de construção de prédios.

Quanto mais espaço tem a moral, menos tem o Direito, e vice-versa.  O Direito é necessário quando a moral não está bem formada ou bem cuidada (aliás, o Tao Te Ching diz isso quase com essas mesmas palavras) e a Moral atuante e madura tira naturalmente o espaço do Direito, reservando-o, como deveria, para situações bizarras ou particularmente raras.

Do meu ponto de vista, porque o Direito tenta substituir a cidadania, centralizando em algumas poucas pessoas o que deveria ser cultivado por todas... lamento, mas é o que eu penso.

Então nem moral nem Direito são coisas úteis.

Como assim?  Claro que são úteis e necessários, ambos.

Qualquer conduta deve ser julgada por quem a realizou, usando da consciência. Errados ou certos, não importa, o erro é sempre relativo, eis íntimo. Pode-se fazer qualquer coisa, eis que a única pessoa que deve julgar é quem praticou o ato.

Não, nope, necas, negativo, de jeito maneira.

O motivo por que tanto Moral quanto Direito são necessários é porque as consequências de um ato transcendem ao escopo puramente individual.

As duas disciplinas lidam com essa constatação de formas diferentes (preventivamente e intimamente no caso da Moral, reativamente e normativamente no caso do Direito) mas nenhuma das duas tem razão de ser em situações que não envolvam consequências extra-individuais.

A Moral aje no indivíduo e é construída individualmente, mas é motivada pela constatação da realidade dos efeitos em outros.

Vamos dizer isso para o Fernandinho Beira-Mar.

Seria mesmo interessante conhecer as idéias dele sobre o assunto.  Como será a capacidade de discernimento dele?  Eu adoraria ter a oportunidade de conhecer a cabeça dele, bem como a do ACM e a do Gabeira, para citar três nomes.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #158 Online: 29 de Outubro de 2008, 11:04:19 »

É formada a partir dos julgamentos íntimos, sim.  Mas a matéria-prima são os atos concretos.

É o inverso, você primeiro raciocina abstratamente e depois realiza o ato concretamente. Isso que você colocou pode ser verdade se analisado sob um aspecto de importância da moral, do empirismo, dos motivos que tornam a moral útil, para evitar erros do passado. Mas quanto a situações presentes e futuras, primeiro você aplica a moral no plano ideal (mente), depois você a concretiza no mundo fático.

O Direito não é em si ruim, Jus.  O que é ruim é aumentar a importância dele para além de sua competência.  Direito é "controle de danos", é o que se usa depois que a moral falhou.  É a equipe de remoção de escombros, não a de construção de prédios.

Quanto mais espaço tem a moral, menos tem o Direito, e vice-versa.  O Direito é necessário quando a moral não está bem formada ou bem cuidada (aliás, o Tao Te Ching diz isso quase com essas mesmas palavras) e a Moral atuante e madura tira naturalmente o espaço do Direito, reservando-o, como deveria, para situações bizarras ou particularmente raras.

Concordo plenamente, é exatamente isso.

Não, nope, necas, negativo, de jeito maneira.

O motivo por que tanto Moral quanto Direito são necessários é porque as consequências de um ato transcendem ao escopo puramente individual.

As duas disciplinas lidam com essa constatação de formas diferentes (preventivamente e intimamente no caso da Moral, reativamente e normativamente no caso do Direito) mas nenhuma das duas tem razão de ser em situações que não envolvam consequências extra-individuais.

A Moral aje no indivíduo e é construída individualmente, mas é motivada pela constatação da realidade dos efeitos em outros.

Concordo novamente, apesar de haver situações excepcionais em que tanto a Moral quanto o Direito atuam em situações que não envolvam consequências extra-individuais (ex. venda de órgãos humanos). Mas em regra é como você colocou mesmo, perfeito.

Seria mesmo interessante conhecer as idéias dele sobre o assunto.  Como será a capacidade de discernimento dele?  Eu adoraria ter a oportunidade de conhecer a cabeça dele, bem como a do ACM e a do Gabeira, para citar três nomes.

Todos esses são seres humanos extremamente inteligentes. O que eles conseguiram, dificilmente eu ou você alcançaríamos se nos propuséssemos a fazer o que eles fizeram.

Por isso mesmo, devem ser capazes de elaborar teorias complexas e sedutoras que justifiquem seus atos. Por isso que é importante se apegar a princípios e guiar-se por eles (ser bom, justo, honesto, dar a cada um o que é seu, liberdade, igualdade, fraternidade etc.) para não incorrer no risco de se deixar seduzir por uma teoria injusta.

Só para constar, não considero o Gabeira um exemplo de ser humano imoral; nutro inclusive admiração por ele.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #159 Online: 29 de Outubro de 2008, 11:17:25 »
Mencionei Gabeira porque não vi muito questionamento sobre o sequestro.  Me pergunto o que ele teria a dizer a respeito hoje.

Pessoalmente acho que moral é mais questão de aprendizado e de habilidade do que propriamente de inteligência.  Acho um tanto apressada a apreciação da inteligência de alguns imorais; parece-me que eles são mais impressionantes pela ousadia (nascida tecnicamente da ignorância) do que pela perspicácia. Desconfio que muitos literalmente não fazem qualquer idéia do que haveria de errado em suas atitudes.

Quanto a isto

É o inverso, você primeiro raciocina abstratamente e depois realiza o ato concretamente. Isso que você colocou pode ser verdade se analisado sob um aspecto de importância da moral, do empirismo, dos motivos que tornam a moral útil, para evitar erros do passado. Mas quanto a situações presentes e futuras, primeiro você aplica a moral no plano ideal (mente), depois você a concretiza no mundo fático.

Será que é realmente assim que ocorre?  Não me parece.  Acho que muitos atos morais são basicamente instintivos, só depois vem a análise abstrata.

Se não me engano Sócrates chegou a propor que a virtude se aprende agindo de maneira virtuosa.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #160 Online: 29 de Outubro de 2008, 11:32:53 »

Pessoalmente acho que moral é mais questão de aprendizado e de habilidade do que propriamente de inteligência.  Acho um tanto apressada a apreciação da inteligência de alguns imorais; parece-me que eles são mais impressionantes pela ousadia (nascida tecnicamente da ignorância) do que pela perspicácia.

Ousado até o batedor de carteira é. Mas esses grandes criminosos aliam ousadia, inteligência, rapidez de raciocínio e carisma. Se suas condutas não fossem valoradas negativamente, seriam seres humanos realmente admiráveis.

Será que é realmente assim que ocorre?  Não me parece.  Acho que muitos atos morais são basicamente instintivos, só depois vem a análise abstrata.

Aí voltaríamos àquela discussão da importância da lucidez. Se analisarmos só o resultado do ato, beleza, podemos fazer essa análise. Mas se incluirmos na análise os motivos, então primeiro vem o raciocínio moral, depois sua externação no mundo fático.

Se não me engano Sócrates chegou a propor que a virtude se aprende agindo de maneira virtuosa.

Não há como se discordar disso; assim como qualquer coisa, se aprende com os erros. Mas em uma situação que ainda não se tenha passado, e que se pretenda reduzir as chances de erro, primeiro se analisa abstratamente, e depois se realiza a conduta no mundo fático.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #161 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:00:49 »
Ousado até o batedor de carteira é. Mas esses grandes criminosos aliam ousadia, inteligência, rapidez de raciocínio e carisma. Se suas condutas não fossem valoradas negativamente, seriam seres humanos realmente admiráveis.

Talvez.  É difícil ter certeza.  Mas o que vejo me leva a crer que pelo contrário, tem muito medíocre por aí se beneficiando de uma mística que é basicamente emprestada pelas circunstâncias.  Inclusive os que citei.

Os realmente inteligentes tendem a ser mais discretos.  Ou simplesmente a não ser muito bem integrados nos sistemas políticos e sociais.  Pessoas influentes raramente são particularmente brilhantes.  Não raro são particularmente medíocres, principalmente no meio político.

(...) Não há como se discordar disso; assim como qualquer coisa, se aprende com os erros. Mas em uma situação que ainda não se tenha passado, e que se pretenda reduzir as chances de erro, primeiro se analisa abstratamente, e depois se realiza a conduta no mundo fático.

Vou ter de discordar respeitosamente, mais uma vez.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #162 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:06:02 »

Os realmente inteligentes tendem a ser mais discretos.  Ou simplesmente a não ser muito bem integrados nos sistemas políticos e sociais.  Pessoas influentes raramente são particularmente brilhantes.  Não raro são particularmente medíocres, principalmente no meio político.

Ninguém nega que Hitler, Marx, Jesus (se existiu) etc., eram brilhantes e carismáticos. Há o meramente inteligentes, e há os inteligentes carismáticos. Esses geralmente se apresentam na esfera política e social.

(...) Não há como se discordar disso; assim como qualquer coisa, se aprende com os erros. Mas em uma situação que ainda não se tenha passado, e que se pretenda reduzir as chances de erro, primeiro se analisa abstratamente, e depois se realiza a conduta no mundo fático.

Motivos?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #163 Online: 29 de Outubro de 2008, 16:06:40 »
Ninguém nega que Hitler, Marx, Jesus (se existiu) etc., eram brilhantes e carismáticos. Há o meramente inteligentes, e há os inteligentes carismáticos. Esses geralmente se apresentam na esfera política e social.

Saudações.  Ninguém, a seu dispor.

Hitler, especificamente, não parecia ter nada de brilhante, se o "Mein Kampf" for alguma indicação.  Era um rapaz nitidamente medíocre, em todos os sentidos.  Carismático, talvez.  Mas até isso acho que é fruto da época e da situação cultural, bem menos do que dele em si.

Estou afastado demais para julgar os outros, mas como disse, nenhum deles me parece capaz de fazer um John Stewart Mill ou Wittgenstein da vida suar.  Eles eram carismáticos, mas dificilmente se destacavam pela inteligência.  Talvez fossem bons comunicadores, o que é muito diferente.

Motivos?

Simplesmente não me lembro de evidências que sustentem esse modelo de análise moral precedendo a ação.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #164 Online: 29 de Outubro de 2008, 16:13:48 »

Estou afastado demais para julgar os outros, mas como disse, nenhum deles me parece capaz de fazer um John Stewart Mill ou Wittgenstein da vida suar.  Eles eram carismáticos, mas dificilmente se destacavam pela inteligência.  Talvez fossem bons comunicadores, o que é muito diferente.

George Washington inventou o sistema moderno do Federalismo. Além disso não era nada discreto, e por excelência,era bem integrado nos sistemas políticos e sociais.

Simplesmente não me lembro de evidências que sustentem esse modelo de análise moral precedendo a ação.

Ora, até pouco tempo atrás ninguém imaginava que baixar softwares, músicas ou filmes pela internet era algo possível. Houve primeiro a necessidade de saber como lidar com isso, entender a mecânica, comparar com situações assemelhadas e então se concluir se era algo moral ou não.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #165 Online: 29 de Outubro de 2008, 16:25:02 »
Desculpe, não vejo relação.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #166 Online: 29 de Outubro de 2008, 16:25:53 »

Em qual das duas respostas especificamente?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #167 Online: 29 de Outubro de 2008, 17:10:52 »
No caso de George Washington, não vejo base para muita conclusão.  Ele pode ter sido a exceção que confirma a regra, por exemplo.

E o exemplo da Internet não me disse nada.  Ilustra que há confusão e impasses legais, mas não diz nada sobre os aspectos morais da situação.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #168 Online: 29 de Outubro de 2008, 17:31:51 »

Inteligentes, e por excelência, bem integrados nos sistemas políticos e sociais:

Mahatma Gandhi
Martin Luther King
John Locke
Charles de Montesquieu
Auguste Comte
Benjamin Constant
Mao Tse-tung
Max Weber
Norberto Bobbio
Thomas Hobbes

O exemplo da internet comentei num sentido moral, e não legal. Imagine que não houvessem leis, apenas princípios no mundo, como resolver a questão? Se houver identidade com a solução dada pela lei então essa será justa.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #169 Online: 29 de Outubro de 2008, 17:54:12 »
Comte?!?

Os demais nomes me parecem mais rebeldes, em alguns casos mártires, do que propriamente integrados.

A lei é construída espontaneamente em qualquer cultura, Jus.  O que varia é a formalidade, a rigidez, o intérprete e a influência da mesma.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #170 Online: 29 de Outubro de 2008, 18:01:50 »

Auguste Comte

"No período de 1817-1824 foi secretário do conde Henri de Saint-Simon (1760-1825), expoente do socialismo utópico; "

"Entre 1851 e 1854 Comte redigiu o Sistema de política positiva, em que extraiu algumas das principais conseqüências de sua concepção de mundo não-teológica e não-metafisica, propondo uma interpretação pura e plenamente humana para a sociedade e sugerindo soluções para os problemas sociais; no volume final dessa obra, apresentou as instituições principais de sua Religião da Humanidade"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Comte

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #171 Online: 29 de Outubro de 2008, 18:50:39 »
Desculpe, Jus, mas Comte é expoente de hospício...

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Re:Perguntas sem-vergonha sobre filosofia...
« Resposta #172 Online: 24 de Maio de 2014, 18:45:53 »
Vou ressuscitar este tópico porque não achei outro mais adequado para a postagem:

Me inscrevi para um curso online de Filosofia e Ciências no Coursera , que vai iniciar em outubro. Patrocinado pela Universidade de Edinburgo, duração de 7 semanas , em inglês (com legendas).
Se alguem estiver interessado em inscrever-se o  também o link é https://www.coursera.org/course/philsci.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!