Um médico que salva a vida de um criminoso confesso pratica um ato imoral? Por exemplo, se o Ludemberg, que matou a moça no caso do sequestro recente tivesse sido baleado pela polícia, o médico que tenta salvar sua vida praticaria um ato imoral? Porque o sentimento geral da nação é de vingança, fazê-lo pagar na mesma moeda do que ele causou à vítima.
Poderíamos também contestar sobre a moralidade dos atos de um médico que faz abortos ou auxilia uma execução.
Escrúpulos morais e dilemas éticos são comuns para alguns profissionais: policias, médicos, advogados, psicólogos, padres, etc.
A diferença é que, em algumas vezes, não cabe somente a eles o julgamento sobre o ato que estão praticando, mas também àqueles que estão cientes do que está acontecendo.
Um exemplo meio capenga:
Assiti um filme onde uma cidade é invadida por monstros comedores de carne humana. Lá pelas tantas, um sujeito arrisca a vida para salvar uma criança de colo, só que algo dá errado e ele tem de fugir dos monstros.
No meio da correria, ele vê que não escapará com vida, muito menos o bebê, então o que ele faz?
Ele joga o bebê para ser devorado pelos monstros e com isso consegue o tempo necessário para salvar sua vida.
Eu torci o resto do filme para este cara morrer de uma forma lenta e dolorosa!
Coube também a mim, como espectador, julgar o ato do personagem, afinal o sujeito estava tentando preservar a própria vida, o que, no final das contas, não é imoral, mas a forma como ele fez isso é totalmente reprovável.
OBS 1: Não sei se conseguir ser claro.

OBS 2: Sim, eu gosto de filme trash.. qual o problema? Isso é imoral, por acaso?