Autor Tópico: Novo projeto de lei quer obrigar execução do hino nacional nas escolas de SP  (Lida 11615 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *

A educação cívica através do hasteamento da bandeira e da execução do hino nacional nas escolas pode voltar através de um novo projeto de lei que tramita na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O deputado Rui Falcão (PT), relator da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), deu seu parecer favorável ao documento, do 1º secretário da Casa, Donisete Braga (PT).

A idéia é obrigar os estudantes das redes pública e particular a cantarem o hino e hastearem as bandeiras do Brasil e do Estado uma vez por semana, em dia e horário a serem determinados pelas direções das escolas.

Se a CCJ aprovar o projeto, segue para apreciação pela Comissão de Educação para, em seguida, ser votado em plenário.

Ao justificar o projeto, Donisete lembrou que existe desde 1990 uma lei estadual obrigando a execução do hino e o hasteamento da bandeira nacional no ensino fundamental.

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/10/23/ult105u7160.jhtm

Só eu que acho isso uma coisa idiota?

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: Novo projeto de lei quer obrigar execução do hino nacional nas escolas de SP
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2008, 15:52:14 »

Eu não tenho uma posição definida sobre isso. Eu gostava disso quando era pequeno :P

Não conheço argumentos contrários. Me diga, que mal há?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Novo projeto de lei quer obrigar execução do hino nacional nas escolas de SP
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2008, 15:52:55 »

Eu não tenho uma posição definida sobre isso. Eu gostava disso quando era pequeno :P

Não conheço argumentos contrários. Me diga, que mal há?

Perda de tempo?

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2008, 15:53:48 »

É só esse o argumento contrário que se pode opor?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2008, 15:55:36 »
As crianças se tornarão mais patrióticas por serem obrigadas a cantar o hino diariamente?

Pra mim isso é doutrinação não "educação cívica"

PS: eu sempre odiei cantar o hino (continuo odiando). Não sinto orgulho nenhum deste país.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:00:58 »

Para mim, equivale a obrigatoriedade de rezar. Para um não-patriota isto é tão incômodo quanto para um ateu.

O pior de tudo é que no hino há um juramento "Verás que um filho teu não foge à luta, nem temes quem te adora à própria morte...", que eu por exemplo, jamais cumpriria.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:06:04 »

Então as objeções são perda de tempo e ofensa aos não-patriotas.

Mesmo sendo somente uma vez por semana, como o texto diz, vocês acham a medida um absurdo?

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:09:46 »

Sim. Troque o hino do Brasil pelo argentino e pense novamente nisto.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:11:38 »
Sim. o patriotismo deve vir do orgulho que o cidadão tem de seu país e sua história, não de lavagem cerebral. Cantar o hino não torna ninguem mais patriota.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:15:32 »

Mas cantar o hino nacional é uma forma de lavagem cerebral? Engraçado que não tem essa conotação em jogos da seleção de futebol, nem em jogos olímpicos.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:17:29 »

O hino é praticamente um juramento, uma adoração exaltada a uma abstração política. Nas crianças, equivale a lavagem cerebral assim como as orações religiosas.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:24:25 »
Como educadora, eu lembro que isso é noção de civismo, não lavagem cerebral.Ensinar, dar a idéia do que é respeito pela bandeira nacional e  seu hino nacional nada tem a ver com lavagem cerebral.É uma vez por semana apenas.
Quando criança eu tive aulas de moral cívica e foi então que aprendi a cantar o hino nacional.Nas solenidades e  oportunidades  que tenho para  cantar o hino, percebo que sou das poucas que o sabe cantar na íntegra e então  me sinto muito bem em ter tido aulas de moral e cívica, que antes de ter sido lagem cerebral, me ensinou a  interpretação do hino, a canta-lo e  a ter uma postura  correta em solenidades necessarias.
Quanto a ter ogulho de sua pátria, isso é absolutamente pessoal.Ninguém , por mais que tente, irá incutir isso em você ou em quem quer que seja.
Aprender não ocupa espaço alheio, só faz você exercitar o seu cerebro e concluir se vale a pena ou não por em prática o aprendizado.
Namastê.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:31:52 »

Se você estivesse falando de um adulto, eu concordaria. O atrativo do hino para as crianças não é o significado, mas a música, é uma sensação tribal. Para quê ensinar respeito pela bandeira nacional? Porquê ela mereceria respeito, para começar?

Pessoas não são (pelo menos não deveriam ser) propriedades de países. Países são apenas instituições, são coisas, e não merecem o mínimo respeito como tal.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:34:29 »
Concordo com o Galthaar.

Querem ensinar as crianças a serem patriotas, mas sem explicar o porque.
Orgulho pelo país tem que vir de forma natural e fundada, não por  ad nauseam

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:39:23 »

A alegoria que a bandeira representa é a identidade do povo. O juramento não é político, mas abstrato e dirigido ao sentimento de nação, que é o que nos diferenciam de argentinos, africanos e qualquer outro país, e nos caracterizam como brasileiros.

Você tem a liberdade de não gostar de seu país, tranquilamente. E tem também a liberdade de gostar de seu país e não querer externar tal sentimento por meio do hino nacional. Mas uma vez que o hino nacional é parte importante da identidade e cultura do nosso povo, e como a melhor forma de ensiná-lo é cantando, não acham justificado cantar uma vez por semana?

Que outra forma há de ensinar o hino nacional às crianças?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:40:38 »

Mas cantar o hino nacional é uma forma de lavagem cerebral? Engraçado que não tem essa conotação em jogos da seleção de futebol (...)

Vai ver pela falta do que "lavar".

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:42:48 »

Não sei caras, mas acho que vocês estão muito revoltados :P

Não vejo nada de irracional em crianças cantando o hino nacional na escola.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:45:53 »

A alegoria que a bandeira representa é a identidade do povo. O juramento não é político, mas abstrato e dirigido ao sentimento de nação, que é o que nos diferenciam de argentinos, africanos e qualquer outro país, e nos caracterizam como brasileiros.

Você tem a liberdade de não gostar de seu país, tranquilamente. E tem também a liberdade de gostar de seu país e não querer externar tal sentimento por meio do hino nacional. Mas uma vez que o hino nacional é parte importante da identidade e cultura do nosso povo, e como a melhor forma de ensiná-lo é cantando, não acham justificado cantar uma vez por semana?

Que outra forma há de ensinar o hino nacional às crianças?

A grande questão não é o hino em sí, mas o fato de obrigar as crianças a cantar o hino.

Se fosse opcional a participação da criança na cerimônia eu não veria o menor problema.
A partir do momento que está obrigando os mesmo a cantar o hino a lei está indo para um caminho errado.

Lembrando que tem uma lei que obriga a execução do hino antes de eventos esportivos. (toda vez que vou ao estádio de futebol é a mesma história)

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:49:48 »
Crianças não tem pensamento crítico suficientemente desenvolvido para separar a senção tribalista que se obtém quando se canta um hino, do significado real dele. Identidade? Tenho mais identidade com uma canção do Gabriel, o Pensador do que com o hino... Ninguém "é" brasileiro, simplesmente nasce no Brasil (e eu diria que paga um preço caro por isto).

O hino brasileiro não acrescenta nada, não possui nenhuma lição moral ou científca. Deveria ser ensinado simplesmente como um registro, tocado uma vez e ensinada e interpretada a letra.

Como o Diego falou, o problema real está na obrigatoriedade. Eu, como pai, detestaria ver meu filho submetido a isto que considero um "circo" que arrasta para um patriotismo puramente religioso.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:52:45 »

Mas não acham que ensinar o hino de nossa nação é ensinar nossa cultura?

Assim como se ensina história na escola, não se deve ensinar o hino nacional a crianças?

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:54:00 »

Sim, mas como eu falei, apenas como um registro, não obrigando a cantá-lo.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:54:39 »

E há alguma forma de ensiná-lo que não seja cantando?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:55:32 »

Mas não acham que ensinar o hino de nossa nação é ensinar nossa cultura?

Assim como se ensina história na escola, não se deve ensinar o hino nacional a crianças?

Mas ensinar é uma coisa... doutrinar é outra.

Se vamos ensinar o hino, então terá que ter aulas sobre ele, qual o seu significado, qual o seu valor, história, etc.

Cantar por cantar é doutrinar.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:55:50 »
Sim, tocando e ensinando o que significa a letra e em que contexto foi escrita.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #24 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:56:07 »

Se você estivesse falando de um adulto, eu concordaria. O atrativo do hino para as crianças não é o significado, mas a música, é uma sensação tribal. Para quê ensinar respeito pela bandeira nacional? Porquê ela mereceria respeito, para começar?

Pessoas não são (pelo menos não deveriam ser) propriedades de países. Países são apenas instituições, são coisas, e não merecem o mínimo respeito como tal.

Galthaar, eu falo de crianças sim.É importante ensinar a idéia do respeito  ao país, através dos símbolos deste, como a bandeira e o hino.Assim como é muito produtivo dar  as crianças noção de cidadania, seus direitos e deveres.Dar noção do é que é votar, do que é democracia e de como  eles  poderão exerce-la.É na escola que a criança tem o primeiro contato com deveres e também é lá que exercitará seus primeiros direitos.Que entre eles está o de ser informada e formada nos vários aspectos do saber.É lá na escola que irá se socializar com os colegas  e no ambiente cultural.Se a escola não iniciar tais aprendizados , corre-se o risco dessa criança nunca vir a entender o que é  sociedade, e como conviver em sociedade.
Namastê.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!