Autor Tópico: Novo projeto de lei quer obrigar execução do hino nacional nas escolas de SP  (Lida 11621 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Novo projeto de lei quer obrigar execução do hino nacional nas escolas de SP
« Resposta #150 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 22:56:58 »
Hum...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Novo projeto de lei quer obrigar execução do hino nacional nas escolas de SP
« Resposta #151 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 23:17:51 »
Dois...  ::) :duh: :zzz:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #152 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 23:34:20 »
Melhor que nada, não é?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #153 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 23:47:14 »
O hino, a bandeira nacional, são símbolos apenas, desses aspectos fundamentais do respeito às nações.E sinceramente nada há de nocivo em ensinar  o hino, estimular que as crianças cantem o hino de seu pais nas escolas.Ao contrario pode ser aproveitado para o que você mesmo disse , o inicio de ensinamentos  importantíssimos, como noções de que esta mesma criança é um cidadão que tem direitos  assegurados por lei, mesmo que ainda saiba,assim como  tem deveres  também.Enfim, pode ser o início de um diálogo necessário aos que apenas começam  um caminhar  no universo do ensino e da educação, não só escolar, mas como leitura de mundo também.

Quando estudei, minha escola sempre comemorava a semana da pátria: tínhamos apresentações, todas as atividades em classe eram voltadas para a celebração da independência e o hino nacional era cantado pontualmente às oito e meia da manhã. Além do hino, um aluno era escolhido para hastear a bandeira e esse posto era disputadíssimo todos os anos.

Naquela época (não sou tão velha assim, antes que pensem) meus professores ensinavam o respeito que se deve ter para com o outro e para com a nossa pátria. Aprendíamos a valorizar o país por ser nossa terra e por pensar em construir um Brasil diferente através da profissão que escolhêssemos (uma das atividades era: qual será sua profissão e o que fará para melhorar o lugar onde vive?). Aquela semana de setembro representava muito para os alunos: era ansiosamente aguardada todos os anos. Valorizávamos o país por nos sentirmos parte dele - assim como valorizávamos nossa cidade, nosso Estado.

Antes de ensinar alunos a cantar o hino automaticamente, a preocupação deve-ser em ensinar o que é cidadania, o que são direitos e garantias, o que é o governo e o poder do povo em alterar o futuro do país. Símbolos nacionais são apenas símbolos, não acrescem valores aos brasileiros que os repetem incansavelmente. Antes dos símbolos, aprender o que é 'estar no Brasil e ser no Brasil' é essencial para que esse respeito e reverência nasçam com naturalidade - era isso que tínhamos quando estudei e o que me faz respeitar os símbolos do meu país.  :)

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #154 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 23:50:30 »

Antes de ensinar alunos a cantar o hino automaticamente, a preocupação deve-ser em ensinar o que é cidadania, o que são direitos e garantias, o que é o governo e o poder do povo em alterar o futuro do país. Símbolos nacionais são apenas símbolos, não acrescem valores aos brasileiros que os repetem incansavelmente. Antes dos símbolos, aprender o que é 'estar no Brasil e ser no Brasil' é essencial para que esse respeito e reverência nasçam com naturalidade - era isso que tínhamos quando estudei e o que me faz respeitar os símbolos do meu país.  :)

:ok: :ok: :ok: :ok: :ok:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #155 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 00:31:23 »
Respeito não se impõe, se conquista. Se as pessoas precisam ser obrigadas a gostar da pátria, o país não deve de estar cheirando bem.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #156 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 00:34:14 »
Respeito não se impõe, se conquista. Se as pessoas precisam ser obrigadas a gostar da pátria, o país não deve de estar cheirando bem.

:ok:

Como se ensinar crianças e adolescentes a cantar o hino e saber as cores da bandeira (mas isso se aprende nos jogos da seleção) fosse despertar instantaneamente o pensamento crítico delas... ::)  Seria trágico, se não fosse cômico...  |(

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #157 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 00:52:56 »
Isso é doutrinação, é o oposto a despertar o pensamento crítico.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #158 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 02:43:31 »
Os professores (alguns) estão mais preocupados em fazer doutrinação esquerdista nos alunos, do que ensinar noções sobre direitos e cidadania...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #159 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 08:15:52 »
Infelizmente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 08:18:09 »

Patriotismo  ( o qual eu acho nefasto para a população humana )  é ENSINADO para crianças  em países como EUA.

Não é uma coisa espontânea.  Aliás, como quase tudo que fazemos, patriotismo é uma coisa socialmente aprendida.

.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #161 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 09:32:54 »
EUA?

Bush ficava fazendo o típico discurso sobre a guerra no Iraque "Eles querem tirar nossa liberdade, democracia e igualdade de sexos!!" aí ninguém gostava e chamavam o povo americano de burro.

Agora quando se trata em implantar no Brasil, aí falam que cria sentimento crítico.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 15:25:18 »
Os professores (alguns) estão mais preocupados em fazer doutrinação esquerdista nos alunos, do que ensinar noções sobre direitos e cidadania...

Geralmente essas patriotices são associadas à direita tradicional.

Bom, concordo com o discurso geral aqui: o importante é ensinar cidadania e ética, em vez de impor um patriotismo ritualístico e de contornos religiosos.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #163 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 18:18:44 »
Quando estudei, minha escola sempre comemorava a semana da pátria: tínhamos apresentações, todas as atividades em classe eram voltadas para a celebração da independência e o hino nacional era cantado pontualmente às oito e meia da manhã. Além do hino, um aluno era escolhido para hastear a bandeira e esse posto era disputadíssimo todos os anos. (...) Aquela semana de setembro representava muito para os alunos: era ansiosamente aguardada todos os anos. Valorizávamos o país por nos sentirmos parte dele - assim como valorizávamos nossa cidade, nosso Estado.

Acho que você está romantizando demais.

Primeiramente as escolas são conhecidas pela rotina tediosa. Qualquer atividade que fuja da mesmisse é adorada pelos alunos.

Segundo, pelo que você disse, era uma semana festiva. Provavelmente com mais tempo de atividades do que de aula normal. Exatamente o tipo de coisa que a maioria dos alunos gostam.

Por fim, o posto "disputadíssimo" tinha uma importância e destaque que lhe era atribuída pelos professores. Hastear a bandeira era ser o centro das atenções pelo menos por alguns momentos. Destaque e atenção. Exatamente o que crianças e adolescentes adoram.

É óbvio que a semana seria ansiosamente esperada. Menos aulas, mais diversão, mais "eventos sociais". Talvez você valorizasse a pátria e tudo o mais. Talvez esse fosse o seu motivo por gostar tanto da tal semana da pátria. Mas eu duvido que fosse o motivo da maioria dos seus colegas.

Particularmente, acho patriotismo ridículo e nocivo. Prefiro a racionalidade. O cidadão deve seguir as leis e as normas de convivência porque é o mais vantajoso para o cidadão e para o país/cidade/estado. Todos saem ganhando. Simples lógica e visão de longo prazo. E não porque ele ama o país. Amor pelo país pode facilmente ser manipulado. Levar a guerras, conflitos internos e outros problemas por causa de sentimentalismo. Apelar para os sentimentos é a primeira estratégia de qualquer corrupto para manipular um povo. E funciona maravilhosamente bem.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #164 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 18:48:54 »
Particularmente, acho patriotismo ridículo e nocivo. Prefiro a racionalidade. O cidadão deve seguir as leis e as normas de convivência porque é o mais vantajoso para o cidadão e para o país/cidade/estado. Todos saem ganhando. Simples lógica e visão de longo prazo. E não porque ele ama o país. Amor pelo país pode facilmente ser manipulado. Levar a guerras, conflitos internos e outros problemas por causa de sentimentalismo. Apelar para os sentimentos é a primeira estratégia de qualquer corrupto para manipular um povo. E funciona maravilhosamente bem.
Falou o que tinha que falar...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:39:33 »
Concordo com Orbe também. Pode começar a haver inclusive uma aura religiosa em torno do seu próprio país.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #166 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:01:55 »
Acho que você está romantizando demais.

Primeiramente as escolas são conhecidas pela rotina tediosa. Qualquer atividade que fuja da mesmisse é adorada pelos alunos.

Segundo, pelo que você disse, era uma semana festiva. Provavelmente com mais tempo de atividades do que de aula normal. Exatamente o tipo de coisa que a maioria dos alunos gostam.

Por fim, o posto "disputadíssimo" tinha uma importância e destaque que lhe era atribuída pelos professores. Hastear a bandeira era ser o centro das atenções pelo menos por alguns momentos. Destaque e atenção. Exatamente o que crianças e adolescentes adoram.

É óbvio que a semana seria ansiosamente esperada. Menos aulas, mais diversão, mais "eventos sociais". Talvez você valorizasse a pátria e tudo o mais. Talvez esse fosse o seu motivo por gostar tanto da tal semana da pátria. Mas eu duvido que fosse o motivo da maioria dos seus colegas.

Bem, felizmente minha escola não vivenciava uma rotina tediosa. Tive o privilégio de estudar numa escola em que se promovia a cultura local e nacional, além de incentivar os alunos a despertarem o interesse por diversas áreas do conhecimento. Você não entendeu quando eu disse que todas as atividades voltavam-se para comemorar a semana da pátria: atividades normais. Não havia dispensa das aulas nem festinhas com todo mundo vestido de verde e amarelo.

E eu estava me referindo a mim, Orbe. Alguns colegas partilhavam do mesmo sentimento, mas certamente não todos - toda regra admite exceção sempre, não? Bem, eu apreciava a ótica como as coisas eram abordadas: não aprendi a me orgulhar de uma bandeira ou de um hino, mas a respeitar os que estavam sob o mesmo manto que esses símbolos representava. Não aprendíamos patriotismo, nacionalismo ou algo do gênero.

Partilhamos da mesma opinião quanto a isso. Aliás, foi isso que eu disse.  :ok:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #167 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:47:36 »
Eu amo o Brazil, em ano de copa!!  :hihi:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #168 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:48:16 »
Eu amo o Brazil, em ano de copa!!  :hihi:

:histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!